Restaurar mostrador de porcelana, é possível?

  • 14 Respostas
  • 8531 Visualizações
*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Restaurar mostrador de porcelana, é possível?
« Online: 20 Junho 2012 às 11:04:50 »
Ganhei, de um amigo, uma sucata de relógio de bolso, daqueles bem vagabundos, os Roskopf. Mesmo sendo um relógio de baixíssimo valor, optei por colocá-lo funcionando. Talvez, o converta, para utilizar no pulso. O mostrador é de porcelana, bem bonito, mas, estragado. É possível a restauração?
Abraços,

SANDRO

*

Offline Marco

  • *
  • 38
    • Ver perfil
Re: Restaurar mostrador de porcelana, é possível?
« Resposta #1 Online: 20 Junho 2012 às 14:10:03 »
Olá Sandro

No caso do seu mostrador depende do quanto está estragado  :-\(seja lascado, riscado, ou faltando um pedaço, etc...).

Se não for uma área muito extensa quem sabe pode usar a Massa Milliput que é ainda uma solução eficaz para o preenchimento/reconstituição em mostradores de porcelana (de forma a manter o original). Essa massa é muito usada também em modelismo e em restauração de peças de porcelanas com ótimos resultados depois de feito os retoques finais de acabamento. Só demanda um pouco de paciência e habilidade no manuseio. Não sei se seria útil no seu caso, enfim é apenas uma sugestão, fica aqui a opção, espere mais opções para ver qual melhor se adapte ao seu problema. Espero ter ajudado.

Em tempo: existe também o Watch Repair Dial Enamel (uma pasta para reparo em mostradores antigos) vendido na http://www.esslinger.com/ entre outras lojas do ramo horológico.

Um abraço
Marco

*

Alberto Ferreira

Re: Restaurar mostrador de porcelana, é possível?
« Resposta #2 Online: 20 Junho 2012 às 16:06:29 »
Salve!

Em complemento às dicas do colega Marco e como um antigo "esmaltador" (hobista e atualmente em recesso...  ;)) que eu já fui, eu diria que estas são as chamadas restaurações a frio.

Restaurar mesmo, a quente, pelo processo original de fusão do (pó de) esmalte sobre a chapa metálica, é praticamente (ou virtualmente) impossível, em itens tão pequenos e com tantos detalhes, como são os mostradores.

A fusão do esmalte (que é um tipo, digamos assim, de vidro modificado) ocorre em um forno especial, numa temperatura da ordem de 850 - 900 graus centígrados.
O problema é que, ao refundir, para o conserto, parte do trabalho original no mostrador (as gravações, imagens, etc...) também se fundem... E certamente "borram".

Impossível, talvez nem seja...  Pouca coisa o é, se considerado o devido conhecimento, equipamento e técnica...
Mas não é coisa fácil, não.

Eu até sei de peças grandes, tipo banheiras, vasos etc, que são restaurados com o uso de um maçarico, mas mostradores, por razões óbvias, são diferentes.
Nestes o trabalho é muito delicado.



Marco,
Você tem experiência com o uso destes materiais que citou?
Se tiver, daria para você ilustrar com alguma(s) foto(s) do resultado?

Abraços!
Alberto

Re: Restaurar mostrador de porcelana, é possível?
« Resposta #3 Online: 20 Junho 2012 às 18:45:21 »
prezados amigos
como diria a minha mãe: VOU JOGAR ÁGUA NA FERVURA........

mestre, quem me conhece sabe que eu sou "encardido", que não desisto fácil quando quero algo...

durante um tempo procurei arrumar uma alternativa viável para recuperar mostradores de porcelana, a fim de restaurar um mostrador de um relógio (muito simples por sinal) que pertenceu ao avô da minha mulher...IMPOSSÍVEL.

a restauração de pequenos trincados ou lascas não pode ser feita por esmaltamento, usando o processo que vc falou (depósito de pó e aquecimento)..para vc ter uma idéia, procurei diversos protéticos para que eles avaliassem a possibilidade de restaurar o mostrador com técnicas de proteses....definitivamente não ficou bom...na verdade ficou horrível, e em alguns mostradores que arranjei com o Alexandre da Sarica, a porcelana descolou do resto, após ser aquecida para a fusão do pó.

mas não desisti....procurei entender o processo de fabricação de um mostrador de porcelana....conversei muito com o Alexandre e com o pai dele, Emanoel.....eles sabem quase tudo sobre a fabricação, mas tem algum segredo, que ninguém revela, que faz com que a "mágica" não dê certo.

para que você tenha uma idéia, o avô do Alexandre gastou uma verdadeira fortuna tentando produzir mostradores de procelana....e não conseguiu.

o próprio Emanoel foi até a suissa para aprender...teve curso na fábrica da PP(se não me engano)...tudo maravilhoso.....dava certo certo quando o professor fazia, mas quando os alunos tentavam reproduzir a "mágica", dava errado...os princípios ficaram, o resultado não.

o Alexandre me explicou que a diferença está na textura final da porcelana. Eles procuraram, até, a Ágata, que produz esmaltados há anos,, mas a porcelana utilizada por eles é muito grosseira perto das utilizadas em mostradores, e se você olhar na lupa vai ver uma verdadeira casca de laranja nos mostradores feitos com a técnica dos esmaltados comuns.

a verdade é que o processo não é conhecido....ou pelo menos não divulgado...o Alexandre me falou que numa das fábricas visitadas na suissa pelo pai dele, quem era responsável pela fabricação de mostradores era uma senhora, que conhecia o segredo e não revelava a ninguém....deve ser tipo uma bruxa, que dá uma cusparada em cada ostrador antes de metê-lo no forno.

enfim, acabei restaurando o mostrador do vovô com tinta acrílica, num branco bastante parecido com o da porcelana. passei milhares de camadas, até preencher os buraquinhos...trabalho de chinês.

por fim, a questão da "maldita massinha" que era utilizada para restauração de mostradores, ela tem uma vantagem e um grande inconveniente: a vantagem é que ela é de um branco espetacular...muito parecido com a porcelana...a desvantagem é que vc não consegue refazer letras e números em cina dela, pois ela é razoavelmente mole....é na verdade uma eca.

bem, desculpe, mas a questão é complexa, e as notícias não são boas. a solução definitiva ainda não foi encontrada, e todas as demais resvalam na famosa "gambiarra".

grande abraço a todos.

Re: Restaurar mostrador de porcelana, é possível?
« Resposta #4 Online: 20 Junho 2012 às 19:34:06 »
Paulistano, obrigado por compartilhar seu conhecimento!

Nessa questão de restaurar mostradores de porcelana é mesmo uma coisa bem complexa!

Uma coisa eu sei,

Para a fabricação desses mostradores,

O primeiro passo é fundir a argila na placa de aço(com perfeição) (somente isso)

Segundo passo, se usa umas series de lixas bem finas de forma que fique extremamente plana

Em seguida colocam-se as escritas no mostrador. O mesmo processo usado em mostradores originais (não sei se é a mesma tinta)

E o ultimo passo é levá-lo ao forno novamente (me parece que é a uma temperatura maior)

E por fim está pronto o novo enamel.

Tem um cara, da Argentina que fazia esse processo.

Outra coisa que comprova, já vi um mostrador original que tinha os números arranhados pelo ponteiro que foi passando por muito tempo em cima deles. (Mostra que usa esse método de impressão)

Abraços

Filipe

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

Re: Restaurar mostrador de porcelana, é possível?
« Resposta #5 Online: 20 Junho 2012 às 19:50:59 »
POIS É AMIGO
A QUESTÃO É A POROSIDADE DA PORCELANA....

por tudo que pesquisei, esse é o grande segredo: fazer a porcelana sem póros.

não sei se todos os mostradores são feitos da forma que você relatou...acho que não....até porque já peguei mostradores onde arranhei muito os números e eles sequer arranharam...não aconteceu nada....ultra duro o material.

o Alexandre me falou que o processo é muito bacana...vc coloca o pó sobre a chapa e coloca a coisa no forno, em altíssima temperatura....e vai observando a fusão da cerâmica, de fora do mostrador para dentro, até chegar ao furo central....vai entender.

de qualquer forma, é de grande valia as experiências aqui trocadas.

grande abraço.

Re: Restaurar mostrador de porcelana, é possível?
« Resposta #6 Online: 20 Junho 2012 às 20:12:45 »
Com certeza amigo,

Gostaria de ver tudo isso acontecer na minha frente

Abraços

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

Re: Restaurar mostrador de porcelana, é possível?
« Resposta #7 Online: 20 Junho 2012 às 20:13:29 »
Não sei se vocês sabem o que é mas um relojoeiro que conheço citou mas existe uma espécie de pasta que secando forma uma substância parecida com a cerâmica, seria isso aquela pasta citada ou existe algum material mais sofisticado?  ??? ???

*

Offline amadeu

  • ****
  • 429
    • Ver perfil
Re: Restaurar mostrador de porcelana, é possível?
« Resposta #8 Online: 20 Junho 2012 às 20:47:34 »
putz nao sou engenheiro mas sou extremamente pratico
o sandro. eh um roskopf?
entao eh facil tem um monte destes mostradores dando sopa por ahi.
manda para mim. qual o modelo eh.
tenho alguns aqui que podem ajudar.
abraços
amadeu.

*

Alberto Ferreira

Re: Restaurar mostrador de porcelana, é possível?
« Resposta #9 Online: 20 Junho 2012 às 21:25:39 »
Salve!

Amigos, uma pergunta...
Vocês leram o que eu escrevi na minha mensagem anterior?
Só para saber...  ;)

Mas, é aquilo lá, meus "cumpadis"...
Dito de uma maneira curta e um tanto "leiga", afinal nós não estamos em nenhum curso de técnicas de esmaltação...

Bem,...
Eu nunca esmaltei nenhum mostrador...
Mas esmaltação sobre metal eu fiz algumas, eu fui um dos doze fundadores de uma associação aí em Sampa, chamada NUBRAE, que se reunia e tinha sede na Casa da Fazenda...
...mas isso é passado.
Eu nem sei como andam as coisas por lá, se é que elas andam...  ::)  :D


Mas o que eu disse lá, na minha outra postagem, é basicamente aquilo mesmo.  ;)
 8)

Abraços,
Alberto

*

Pandolfi

Re: Restaurar mostrador de porcelana, é possível?
« Resposta #10 Online: 20 Junho 2012 às 22:23:43 »
Gente, não é possível que não exista ninguém que trabalha a porcelana neste Brasil...
Pandolfi

Re: Restaurar mostrador de porcelana, é possível?
« Resposta #11 Online: 20 Junho 2012 às 22:46:49 »
se existir vai ficar rico da noite para o dia, pois vai vender mostrador para o mundo todo.

além de virar sócio da sarica de um dia para o outro.

abraços.

*

Offline Marco

  • *
  • 38
    • Ver perfil
Re: Restaurar mostrador de porcelana, é possível?
« Resposta #12 Online: 22 Junho 2012 às 15:08:38 »
Olá Amigos! :D

Pois é pessoal o Alberto tá certo (é uma forma de restauração a frio e no caso a forma de confecção do mostrador original é como ele falou). O Paulistano falou uma grande verdade: “tudo é guardado a 7... entas chaves”ou mais ainda. Por enquanto fica apenas ao amigo SANDRO (conforme disse: o relógio que ganhou é simples) e como não postou nenhuma foto para nosso deleite forista e visual, fica o bom censo por ele julgar, de que o mostrador deva ser  restaurado ou não, e que também poderá ser uma pergunta difícil de responder, mas esta é uma escolha muito pessoal, e no final só o proprietário do relógio pode decidir e como já disse não podemos saber sem uma fotinho (depende do estrago também). Sandro talvez você deseje vê-lo como era quando novo, ou talvez quem sabe ter levemente restaurado para manter as características...., ou substituir o mostrador com uma cópia idêntica a partir do zerinho bala!!...e mantendo assim o aspecto original. Os mais puristas preferem um relógio e seu mostrador da forma original como se encontra, com todas as imperfeições. No meu ver fica: se é velho (sucata como falou) não adianta refazer um mostrador por inteiro (sem manter características originais, como tonalidades, formas, etc.. etc..) todo lindo e maravilhoso que denota mostrador ano 2012 interior e caixa 1900...e antigamente ou mais, deve-se respeitar a idade, assim como nós humanos, (quando alguém faz aquelaaa.. cirurgia plástica e pede pro médico que fique bem daquele jeitooo novinha.. novinha... – aí fica com o rosto todo esticado parecendo uma boneca de cera de tão lisa) também deve respeitar a idade do relógio, o valor não se perde com a idade, na maioria dos casos até tende aumentar.

Em tempo: – Alberto! respondendo ao seu questionamento: A experiência que tive no passado com a Milliput foi quando precisei restaurar uma peça de modelismo e estava procurando um aparelho ultrasônico mais o material para restauro em algumas lojas fora daqui, aí um colega meu tinha um pouco da milliput (que eu não conhecia até então), me arrumou um pouco. Fiquei sabendo também por esse mesmo colega que tal pasta era usada em mostradores antigos em relógios de bolso e afins (o pai dele era ourives) da relojoaria. Então começamos a divagar sobre horologia e assuntos correlatos de ourivesaria que também adoro muito (mais precisamente galvanoplastia, etc..).

Acessem o link (para deleite visual apenas):
http://www.watchdialrestoration.com/
http://www.clock-dials.co.uk/
http://www.dialrefinish.net/

Um Grande Abraço!
Marco :D

*

Alberto Ferreira

Re: Restaurar mostrador de porcelana, é possível?
« Resposta #13 Online: 22 Junho 2012 às 17:36:44 »
Salve!

Grato pelo retorno, Marco!

Abraços!
Alberto

*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re: Restaurar mostrador de porcelana, é possível?
« Resposta #14 Online: 22 Junho 2012 às 20:38:26 »
Sim, gente peguei o relógio e, já que ganhei, vou gastar mais do que vale, para fazê-lo funcionar. Quero fazer uma brincadeira e convertê-lo para o pulso. Um joalheiro daqui topou a brincadeira. Vamos ver se dará certo. O mostrador está em péssimo estado e precisa ser substituído, ou trocado.
Para postar fotos, é impossível, pois o relógio está no conserto.
Amadeu, você tem mostradores? O problema é o diâmetro, né? Precisaria estar com ele na mão.
Por quanto você me venderia um mostrador?
Resposta por MP, por favor.
Abraços,

SANDRO