CRICKET (Qual o Melhor!!!)

  • 23 Respostas
  • 7381 Visualizações
CRICKET (Qual o Melhor!!!)
« Online: 28 Junho 2012 às 18:33:10 »
Caros Amigos;

Já tive um JLC Memovox por um breve período, uma sacanagem de um amigo que me vendeu e se arrependeu, depois que havia sido restaurado.....bom, já foi. Fiquei com saudades de um cricket.

Mas venho incomodá-los com uma dúvida:

QUAL É O "MELHOR" CRICKET***, TECNICAMENTE (PRECISÃO, VOLUME, ETC) E SUBJETIVAMENTE (OPINIÃO PESSOAL MESMO).   

Eu andei vendo alguns e gostei muito do Vulcain Cricket e do Omega Seamaster Memomatic.

Um abraço a todos.

Renato



***Denomino assim os relógios de pulso com função despertador, mas não sei se este nome é oficial.

   

*

vinniearques

Re: CRICKET (Qual o Melhor!!!)
« Resposta #1 Online: 28 Junho 2012 às 23:06:14 »
Pra mim seiko bellmatic, adoro os modelos da linha

Calibre 4006

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: CRICKET (Qual o Melhor!!!)
« Resposta #2 Online: 28 Junho 2012 às 23:17:43 »
Sim, Criket não é um nome genérico para alarmes. Criket é um mecanismo, da Vulcain, usado depois pela Revue e agora de volta pela Vulcain.

Do ponto de vista do som, os Seiko Bell-Matic e os Omega Memomatic são uns dos piores. Os JLC Memovox antigos eram melhores que esses. Em termos quantidade de barulho, os Cricket são disparado os campeões, seja no volume como na duração. Porém na qualidade do som, os alarmes de alta relojoaria são os campeoes. Os próprios Memovox modernos tem um som bem legal, alto e cristalino, som de gongos. O Cricket é aquele som horrível, de cigarra, mas acorda qualquer um, quando não mata do coração!

Abraços!

Adriano

Re: CRICKET (Qual o Melhor!!!)
« Resposta #3 Online: 28 Junho 2012 às 23:41:31 »
para mim o memovox vintage ainda é o relógio...por tudo que representa na relojoaria.
abraços.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: CRICKET (Qual o Melhor!!!)
« Resposta #4 Online: 28 Junho 2012 às 23:57:06 »
O Adriano falou tudo. O som do Cricket não é puro, no entanto é o mais alto disparado. O som dos outros relógios despertadores é...Som de "bichinha", se poderia dizer assim. O Cricket te acorda antes de você pensar em acordar, porque fica com medo de ter um infarto.


Flávio

Re: CRICKET (Qual o Melhor!!!)
« Resposta #5 Online: 29 Junho 2012 às 00:41:48 »
Tenho um AS 5008 que é uma loucura, quem ta perto acha que é bixo voando ou a cigarra mesmo.
O legal é quando o pessoal assusta.

Abraços

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re: CRICKET (Qual o Melhor!!!)
« Resposta #6 Online: 29 Junho 2012 às 14:10:00 »
 Olá Amigos,
   Eu sempre gostei deste tipo de relógio, o primeiro que comprei foi um Poljot a corda que é o básico do básico, mecanismo simples mas funciona bem para chamar a atenção, desde que o dono não seja um dorminhoco...
   Depois veio um Technos com um visual mais bonitinho... este acabou indo embora numa troca :'(  Depois consegui um Tissot Sonourus a corda e 2 Seikos Bell... um destes Seiko estava zerado na aparencia, mas o sincronismo entre o bezel e o despertador é uma lástima...além do "barulho" não ser tão alto como o dos demais*.
    Ai uma questão: O desgaste no mecanismo pode afetar o tipo do som emitido ?? Pergunto com base na diferença entre os dois Seikos que possuo, tá certo que são de anos distintos e modelos diferentes....
   Outra coisa o meu Technos era médio em questão de som, porém num relojoeiro escutei um que poderia ser usado como alarme de incendio... ;D   

Abs a todos

*Obs: A tempos vi uma publicidade da Seiko expondo o Bellmatic como um relógio para executivos não perderem seus compromissos, ou seja talvez a idéia não fosse acordar ninguém ....

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: CRICKET (Qual o Melhor!!!)
« Resposta #7 Online: 29 Junho 2012 às 15:51:25 »
O Cricket também era anunciado como algo para lembrar compromissos mas, tendo um, não sei como o relógio poderia lembrá-lo de alguma coisa. Uma história, já contada aqui. Certa vez estava em um churrasco com colegas e havia deixado, sem querer, o relógio preparado para disparar. Lá pelas tantas, todos meio "caneados", crrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr. Foi uma correria do infernos, até eu saí correndo! Achei que era uma abelha, um marimbondo, sei lá. O relógio é barulhento demais.

Tecnicamente falando, a grande sacada do Cricket é a utilização de um tambor exclusivo para a corda, o que confere disparos de até 30 segundos e, a membrana dupla em aço externa - não encontrada em outros relógios - e que amplifica muito o volume.

É um relógio que levarei para o caixão. Quem sabe ele me desperta de volta à vida quando tocar?


Flávio

*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re: CRICKET (Qual o Melhor!!!)
« Resposta #8 Online: 29 Junho 2012 às 15:59:53 »

 Aproveitando o tema, peço aos amigos que tem mais conhecimento que tirem algumas duvidas:

1- O Cricket foi o primeiro despertador de pulso  ?
2- O Seiko Bell Matic foi o primeiro despertador a usar movimento automático ??


 No que pese o quesito "beleza" os Memovox são imbativeis, elegantes como a maioria dos JLC... relógio para ser usado em casamento... sem alarme, claro  ;D

Re: CRICKET (Qual o Melhor!!!)
« Resposta #9 Online: 29 Junho 2012 às 18:35:01 »


Tenho mais de 10 peças, de marcas variadas, inclusive entre elas um vulcain criket, mas em materia de som o technos alarmdate disparado e o mais alto.

Abs/Thadeu

Re: CRICKET (Qual o Melhor!!!)
« Resposta #10 Online: 29 Junho 2012 às 19:18:36 »
Oi pessoal !

Esse assunto eu conheço um pouco...

Tenho hoje um Omega memomatic, um JlCMemovox, um Revue Thommen Cricket, et um Lanco Lanco-fon. Também tive um Poljot Traveller Alarm.

Eu diria que :
- O Memomatic é um ninho de problemas. quebra o tempo todo. O sistema de regulagem do alarme indicando horas  E minutos é legal, ams é meio balela, pois o alarme toca alguns minutos antes do previsto. O som é mais uma vibração do que um despertador.

- O Memovox (versão manual) é um verdadeiro despertador ! Toca forte, um espetaculo ! Mas o martelo faz barulho quando não armado.

- O RT Cricket (um cricket 1997, com O movimento Cricket historico) toca bem, sonoro, e o que acho legal é o sistema que permite ligar ou desligar o alarme.

- O Lanco-fon é extremamente delicado, alia é o unico no qual tudo é comandado com uma so corôa. Mas ainda assim permite quee se ligue ou desligue o alarme ! Tem um buraquinho no mostrador qque muda de côr pra indicar se ta ligado ou não. Mecânicamente, é nota 10 como o Memomatic. Mas o barulho é limitado...

E pra terminar, o Poljot Traveller : Movimento copia do AS, que "alimentou" a totalidade dos outros relogios alarme europeus, como os Technos. Toca bem, forte. Mas assim que acaba de tocar, o martelo fica soltinho na caixa, desagradavel !

No final, o meu favorito pra usar é... Memovox e Cricket. E nota 10 no quesito aparência pro Cricket 1997 !

1 abraço,

Bruno

Re: CRICKET (Qual o Melhor!!!)
« Resposta #11 Online: 29 Junho 2012 às 19:52:52 »
Caros amigos;

Muito obrigado a todos pelas respostas.

Fiquei muito contente com as informações.

Nunca imaginei que fosse tão alto o Vulcain a ponto de acordar!!! O JLC não era tão alto a este ponto.

Quanto a precisão o Vulcain Cricket é digamos satisfatório? Faria uma variação de 20s/dia?
O Cricket não atrapalharia a precisão.

E Adriano, como se chama este sistema; seria aquele negócio de "sonnerie"?

Obrigado

Renato

*

murilolsd

Re: CRICKET (Qual o Melhor!!!)
« Resposta #12 Online: 30 Junho 2012 às 09:10:28 »
Sabem aqueles relógios que podemos comprar e, sabe-se lá por qual razão, acabamos não comprando?
Pois é, um dos que eu mais me arrependo de não ter comprado foi um VULCAIN CRICKET vintage que estava até outro dia no ML.
Vendedor nota 10, preço justo, revisado pelo Carregalo.
Ô se arrependimento matasse... :'( :'( :'(

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: CRICKET (Qual o Melhor!!!)
« Resposta #13 Online: 30 Junho 2012 às 14:41:43 »
Clélio, de cabeça, sem pesquisar, que eu me lembre o Bellmatic foi o primeiro automático sim, mas com uma controvérsia: o alarme ainda é a corda. Só o mecanismo base é automático. Os novos Vulcain são assim também.

Já os Memomatic sim, o carregamento era totalmente automático, e foi o primeiro assim. Porque na verdade ele comparilha do mesmo tambor.

Abraços!

Adriano

Re: CRICKET (Qual o Melhor!!!)
« Resposta #14 Online: 30 Junho 2012 às 15:24:00 »
O AS 5008 tem 2 tambores. Se não me engano, se o rotor rodar para direita, da corda no movimento das horas, se rodar para esquerda, carrega o tambor do alarme. ( visão do movimento com o mostrador para baixo)

TECHNOS ALARMDATE

Abraços

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: CRICKET (Qual o Melhor!!!)
« Resposta #15 Online: 01 Julho 2012 às 20:25:12 »
20 segundos ao dia?  ;D Olhe o boletim de marcha do meu...

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=5251.30



Flávio

Re: CRICKET (Qual o Melhor!!!)
« Resposta #16 Online: 01 Julho 2012 às 20:41:21 »
O AS 5008 tem 2 tambores. Se não me engano, se o rotor rodar para direita, da corda no movimento das horas, se rodar para esquerda, carrega o tambor do alarme. ( visão do movimento com o mostrador para baixo)

TECHNOS ALARMDATE

Abraços


Está enganado... a corda do despertador é manual!!!  ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Abraço
Paulo Sergio

*

RÔMULO FÓZ

Re: CRICKET (Qual o Melhor!!!)
« Resposta #18 Online: 01 Julho 2012 às 21:19:39 »
Sim, Criket não é um nome genérico para alarmes. Criket é um mecanismo, da Vulcain, usado depois pela Revue e agora de volta pela Vulcain.

Do ponto de vista do som, os Seiko Bell-Matic e os Omega Memomatic são uns dos piores. Os JLC Memovox antigos eram melhores que esses. Em termos quantidade de barulho, os Cricket são disparado os campeões, seja no volume como na duração. Porém na qualidade do som, os alarmes de alta relojoaria são os campeoes. Os próprios Memovox modernos tem um som bem legal, alto e cristalino, som de gongos. O Cricket é aquele som horrível, de cigarra, mas acorda qualquer um, quando não mata do coração!

Abraços!

Adriano


rsssss, certa vez eu quase cai do sofá(quase meeeesmo) por causa do cricket vulcain que estava no pulso, um susto danado....  ;D ;D ;D
abs
romulofoz

Re: CRICKET (Qual o Melhor!!!)
« Resposta #19 Online: 02 Julho 2012 às 01:37:05 »
Amigo filipeandrade...
Desculpe, desculpe, desculpe!!!
Você tem razão... o auto do AS 5008 de um lado carrega o mecanismo das horas... do outro, carrega o despertador!!!
Eu errei!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio