Ajuda com seiko 6119C

  • 8 Respostas
  • 2686 Visualizações
Ajuda com seiko 6119C
« Online: 03 Novembro 2012 às 23:12:14 »
Prezados;

Tenho 2 seikos 6119C. Um eu comprei, um achado, estava parado a muitos anos e após uma boa revisão, voltou a vida com precisão e reserva de marcha excelentes. Porém o outro...esse foi do meu avô e esse realmente foi BEM usado. Passou por uma revisão também, só que ele está diria....bastante elástico. No pulso até vai bem mais fora dele adianta ou atrasa bem acima da média, tipo uns 2 minutos prá mais ou prá menos...além de ter uma reserva de marcha bem menor do que o outro. O que pode ser? Corda "sambada"? existe alguma solução para isso, comprar uma corda nova, será que encontra uma que sirva nesse movimento? Desde já agradeço qualquer ajuda.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Ajuda com seiko 6119C
« Resposta #1 Online: 03 Novembro 2012 às 23:42:45 »
Dificil dizer, mas pode ser corda. Mas antes, eu apostaria bem mais em um mancal do tambor de corda ovalado, que faz o tambor raspar na ponte e/ou na platina.

Abraços!

Adriano

Re: Ajuda com seiko 6119C
« Resposta #2 Online: 04 Novembro 2012 às 12:13:05 »
Muito Obrigado pela resposta Adriano!

grande abraço;

Geso.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Ajuda com seiko 6119C
« Resposta #3 Online: 04 Novembro 2012 às 13:34:57 »
Agora, quem revisou? Se você mesmo, procure lembrar se o tambor não tinha marcas onde o acabamento saiu e apareceu o latão. Isso é sinal de tambor empenado por causa do mancal. E é difícil você corrigir isso sozinho. É coisa para profissional.

Mas se foi revisado por um relojoeiro, ele tem  obrigação de te entregar o relógio funcionando direito. Isso não foi revisão bem feita.

Abraços!

Adriano

Re: Ajuda com seiko 6119C
« Resposta #4 Online: 04 Novembro 2012 às 14:23:15 »
Esses aspectos tratados pelo amigo Adriano são importantes no geral!!!
Primeiro uma boa revisão...
Depois, as marcas que são vistas no mecanismo denunciam muitas coisas, desde mãos ruins que tratam nossos preciosos mecanismos, além de desgastes do uso intenso, que se retratam por riscos e marcas!!! :-\ :-\ :-\
No caso de se retratar um desgaste nos furos dos eixos do tambor de corda, uma solução mais fácil, digamos, que não dependeria "tanto" da experiência do relojoeiro em "puncionar"corretamente o furo, seria a troca da(s) platina(s)... tem que se ver se o caso é no singular ou no plural!!! ;D ;D ;D
Caso seja o caso da troca das mesmas, me avise... tenho umas sucatas de 6119, e terei satisfação em ajudar!!!  ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio 
Abraço
Paulo Sergio

Re: Ajuda com seiko 6119C
« Resposta #5 Online: 04 Novembro 2012 às 16:29:31 »
A revisão foi feita por um relojoeiro. Vou levar ele lá de novo e retratar esses aspectos, pois antes de comprar esse meu último 6119(o que funciona que é um espetáculo), achava que podia ser particularidade do movimento....até vi vários comentários exaltando o 6119, e eu pensava como? Meus 7009 funcionam bem melhor! Então, têm um problema aí. O lance é que eu gosto tando desse 6119, por ter sido do meu avô, que ver ele funcionando capenga desse jeito me dá tristeza. Se o meu relojoeiro daqui não der jeito vou ver o que faço. Prá ele ficar bom eu mando pra sampa se for o caso. Agradeço mais uma vez os amigos do fórum, é muito bom fazer parte desse espaço. Um grande abraço a todos!

Geso.

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Ajuda com seiko 6119C
« Resposta #6 Online: 04 Novembro 2012 às 18:46:42 »
Uma outra possibilidade seria trocar o movimento por completo..! Um movimento funcional por esse errático..! Tens que avaliar o custo x benefício!

O relógio do Avô merece estar funcionando 100%  :)

Abraços!

Re: Ajuda com seiko 6119C
« Resposta #7 Online: 27 Junho 2013 às 10:19:31 »
Geso Jr, tenho um Seiko 7006-8006 que aparenta ter o mesmo problema que o seu Seiko 6119c, levei a um relojoalheiro daqui da minha cidade, e não mudou muita coisa não... Você conseguiu resolver o seu problema?

Abraço.

Re: Ajuda com seiko 6119C
« Resposta #8 Online: 27 Junho 2013 às 21:32:08 »
Prezado Hugo;

Há um certo tempo fiz outra revisão nele. Apresentei os aspectos e o relojoeiro me disse que não era caso de troca de peças, mais fez tudo de novo. Ele melhorou sim mais realmente ainda está aquém do outro(creio ser devido a sua história....) Mais tá aí firme forte e elegante sem a elasticidade que aparentava. Só a reserva de marcha que está ainda deixando a desejar....

Um abraço

Geso.