[Desmonte/Revisão] Miyota 8200 de um Citizen Diver Ny2300 !

  • 27 Respostas
  • 11547 Visualizações
*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
[Desmonte/Revisão] Miyota 8200 de um Citizen Diver Ny2300 !
« Online: 20 Julho 2012 às 00:40:20 »
Olá pessoal mais um desmonte, até que enfim sobrou um tempinho para posta-lo.
Esse fiz também nesses dias de ausência do fórum.
Esse desmonte/revisão desta vez foi feito em uma Miyota 8200, pertencente ao um Citizen 200M modelo Ny2300, aquele que ganhei do nosso caro amigo "X" enviada através do caríssimo Mac1969 (Marcelo). ;)

Dados técnicos. neste LINK

Vamos ao que interessa, o desmonte.

Movimento ainda dentro da caixa.


Movimento fora da caixa.


Retirando os ponteiros.


Ponteiros retirados.


Mostrador retirado.


Movimento pronto para começar o desmonte.


Rotor de carga retirado.

Como podem ver, ele tem carregamento unidirecional, mais sem problemas, já que aceita corda pela corôa, mais durante o tempo que usei, o unidirecional, é mais do que suficiente para manter uma boa reserva de marcha.

Balanço completo, retirado.



âncora e sua ponte, retiradas.



Ponte da rodagem e tambor de corda, retirada.


Assim como na maioria dos relógios japoneses, um ponte para praticamente tudo...


Rodagem retirada, faltando apenas a roda central ou de centro...



Tambor e roda de carga, retirados.



Esse eixo, com uma engrenagem na ponta, é a roda de segundos


Roda de carga pela corôa, retirada.



Desmontando o calendário.



Celendário já sem a ponte e a roda intermediária do calendário.




Calendário, já sem a roda dos dias dos meses, e sua mola clique.




Rodas de horas e pinhão de transmissão da minuteria retiradas.



Molas de impulsão do calendário, retiradas.



Corôa/tige com o pinhão coulant macho e pinhão de transmissão fêmea, mola da tirete, báscula, pinhão de transmissão da minuteria,



Apenas a tirete ficou, pois ela parece ser presa, então não quis forçar para evitar danos.


E outra coisa que reparei agora, esqueci de fotografar, a Chaussé, e a roda de centro com sua ponte removidas... :'( :'(
Acho que foi quando fui atender uma pessoa no portão, acabei esquecendo....

Resumindo, o relógio veio de um colega já antigo do fórum, que pediu sigilo, enviado pelo nosso colega Mac, ele precisava de uma revisão, pois funcionava e pára, então veja o vídeo a baixo, o resultado depois de limpo, lubrificado e montado.

Video

Agradecimentos.
Muito obrigado aos colegas do fórum, Mac1969, nosso colega "X" e Meneghetti...
Desde já fico grato pela oportunidade.

Por hora é só pessoal, o relógio ficou bacana, funcionando muito bem, fazendo por dia +/-3s.
E já sabem, qualquer sugestão, criticas é só dizer, ainda sou um mero aprendiz, tanto é que nunca tinha desmontando um movimento Citizen, e adorei, achei muito mais fácil que os 4694X (Orient) e os 6119 (Seiko) !!

Bom pessoal até o próximo, e creio que será um Seiko de novo !! ::) ;)
« Última modificação: 20 Julho 2012 às 00:47:13 por Cigano »
Abraços,
Cigano!

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: [Desmonte/Revisão] Miyota 8200 de um Citizen Diver Ny2300 !
« Resposta #1 Online: 20 Julho 2012 às 01:10:37 »
puts, que legal, cigano!
obrigado pelas fotos! deu pra ver todos os detalhes, quanto cuidado nas fotografias!

é, isso seria uma coisa que eu nunca faria, desatento como sou, com tantos detalhes... 8200, acho que é muito semelhante ao 8203 dum ny0054 que tenho. mas o meu não tá a 3+s/d, o meu tá um pouquinho mais acelerado, mas continua muito melhor que meus 3 seiko.... hehehehehe - já li que o sistema de carregamento unidirecional pode ser até mais eficiente que muito bidirecional... info do mestre adriano. acho que é o caso destes mov. da citizen.

esse é um reloginho que tá na minha mira faz tempo. um dia pego um. só sobrar um dindin, que vida de professor não é fácil.
obrigado por dividir, e com tantos detalhes.

parabéns!

Re: [Desmonte/Revisão] Miyota 8200 de um Citizen Diver Ny2300 !
« Resposta #2 Online: 20 Julho 2012 às 01:32:08 »
 8) 8) 8) Bom dia amigo e aluno  8) 8) belo trabalho amigão  8) 8)
Parabéns mais uma vez pelos belos serviços realizado por você em seus relogios 8)
Abraços  8) 8)
Meneghetti  8) 8)
 

*

Alberto Ferreira

Re: [Desmonte/Revisão] Miyota 8200 de um Citizen Diver Ny2300 !
« Resposta #3 Online: 20 Julho 2012 às 10:05:38 »
Salve!

Parabéns, Cigano!

A sua atenção e os resultados obtidos, mesmo com os recursos que você dispõe, mostram o caminho.

E eu tenho certeza que estão servindo de inspiração para todos nós.

Grato por compartilhar conosco os seus progressos!
Abraços!
Alberto

Re: [Desmonte/Revisão] Miyota 8200 de um Citizen Diver Ny2300 !
« Resposta #4 Online: 20 Julho 2012 às 10:06:07 »
Wow!!! Cada dia o amigo se supera, belo trabalho!

abs

AFTP

*

vinniearques

Re: [Desmonte/Revisão] Miyota 8200 de um Citizen Diver Ny2300 !
« Resposta #5 Online: 20 Julho 2012 às 10:16:09 »
Tá profissa ein cigano!

to de queixo caido cara, cada dia melhor!

parabens!

Re: [Desmonte/Revisão] Miyota 8200 de um Citizen Diver Ny2300 !
« Resposta #6 Online: 20 Julho 2012 às 11:45:36 »
Nossa Cigano deu aquela vontade de pegar numas chavinhas pra desossar algum pobre coitado... heheh

Ta de parabéns!

Quem for o dono dele, não vai se preocupar tão cedo!ehhehe

Abs

Filipe

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

*

Pandolfi

Re: [Desmonte/Revisão] Miyota 8200 de um Citizen Diver Ny2300 !
« Resposta #7 Online: 20 Julho 2012 às 20:20:35 »
Ei amigo Cigano, parabéns.
Me diga, esqueceu de fotografar a Chaussé quando foi ao portáo atrás de algum rabo de saia, náo foi náo?
Desculpe, é só um chiste, é porque hoje é o Dia do Amigo.
Grande abraço.
Pandolfi


*

Jefferson

Re: [Desmonte/Revisão] Miyota 8200 de um Citizen Diver Ny2300 !
« Resposta #8 Online: 20 Julho 2012 às 20:50:48 »
Olá pessoal,

Cigano, seus desmontes estão cada vez melhores, inclusive no aspecto do registro, qualidade das fotos, etc.

Abraços,

Jefferson

Re: [Desmonte/Revisão] Miyota 8200 de um Citizen Diver Ny2300 !
« Resposta #9 Online: 21 Julho 2012 às 09:37:08 »
Cigano, mandou muuuito bem!!!!

 ;D ;D ;D ;D ;D ;D


[ ] ´s...........................
"O homem saiu do campo e criou a cidade grande para, nela poder trabalhar, ganhar dinheiro e voltar para desfrutar o campo. Parábola estúpida! O que se pode esperar de um cérebro acanhado em um sábado à noite?" Setembro 2.005

Re: [Desmonte/Revisão] Miyota 8200 de um Citizen Diver Ny2300 !
« Resposta #10 Online: 21 Julho 2012 às 12:48:26 »
Parabéns pelo belo trabalho, Cigano!

abrç

*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re: [Desmonte/Revisão] Miyota 8200 de um Citizen Diver Ny2300 !
« Resposta #11 Online: 21 Julho 2012 às 12:51:47 »
Agora já está com uma cara mais profissional. Mandou bem!  :D

*

Offline Duarte

  • ***
  • 148
    • Ver perfil
Re: [Desmonte/Revisão] Miyota 8200 de um Citizen Diver Ny2300 !
« Resposta #12 Online: 21 Julho 2012 às 13:54:52 »
Fala cigano...Parabens amigo.

Acho que vou começar a enviar relógios para vc fazer a revisão srrsrsrsrsrsrsr

Um abraço,

Duarte.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: [Desmonte/Revisão] Miyota 8200 de um Citizen Diver Ny2300 !
« Resposta #13 Online: 21 Julho 2012 às 15:24:25 »
Engraçado, eu já acho o Citizen consideravelmente mais complexo que os Orient. 469 e Seiko 6119, justamente por estes últimos não  terem corda pela coroa e por terem segundeiro direto.

De todo modo, aproveito para explicar o segundeiro indireto do Citizen. Segundeiros indiretos não são projetos "naturais", mas contrações ou adaptações de antigos  mecanismos com segundeiro separado, que por sua vez são heranças do layout clássico e mais natural dos mecanismos de relógios de bolso.

É sabido que a quarta roda e roda de segundos são a mesma coisa: dão uma volta a cada 60 segundos. Logo, o ponteiro de segundos tem que estar atrelado à ela. O problema é que no layout clássico, a quarta roda não fica no centro do mecanismo, logo, é necessária uma traquitana para fazer o ponteiro de segundos ficar no centro.

Um mecanismo que é classico e que pode-se observar facilmente a adaptação do segundeiro separado é no Omega 30mm. Os 30T2 SC, com segundeiro central, por exemplo, evidenciam a quarta roda com uma engrenagem extra sobre ela, uma ponte que suporta um pinhão central, e a roda de centro e chaussé vazadas.

Numa forma mais moderna, o pinhão central não é montado com o suporte de uma ponte, mas sob a tensão de uma mola. O atrito é menor, mas torna o segundeiro susceptível a saltos inconsistentes e paradas em caso de impactos , se a mola não contiver a pressão correta. Isso fica evidente nos Citizen 8200 e nos Omega 55x.

A configuração moderna de segundeiro central é mais simples e transfere a quarta roda para o centrol do mecanismo, dispensando intermediários entre o eixo de segundos central e a quarta roda. Configuração que hoje é padrão,

Abraços!

Adriano
« Última modificação: 21 Julho 2012 às 15:39:40 por Adriano »

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: [Desmonte/Revisão] Miyota 8200 de um Citizen Diver Ny2300 !
« Resposta #14 Online: 21 Julho 2012 às 18:51:53 »
adriano, especulando em cima de seus conhecimentos, um mov. seiko, como um 7s26, se tivesse um sistema de carregamento unidirecional, que é bem simples, seria um movimento com um número menor de peças? e, com isso, menos suscetível a problemas?

pois peça que não existe não quebra.

eu conheço muito pouco de movimentos, mas qual poderíamos dizer que fosse um primor de simplicidade, sem deixar de ter um mínimo de precisão, acurácia e etc?

*

BigPaul

Re: [Desmonte/Revisão] Miyota 8200 de um Citizen Diver Ny2300 !
« Resposta #15 Online: 21 Julho 2012 às 19:55:58 »
Tambem engrosso os elogios dos colegas aqui

Parabens Cigano, olha quando eu tiver um vintage precisando de reparos ja sei quem vou procurar rsrsrs

abracos

Paul

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: [Desmonte/Revisão] Miyota 8200 de um Citizen Diver Ny2300 !
« Resposta #16 Online: 22 Julho 2012 às 00:10:41 »
puts, que legal, cigano!
obrigado pelas fotos! deu pra ver todos os detalhes, quanto cuidado nas fotografias!

é, isso seria uma coisa que eu nunca faria, desatento como sou, com tantos detalhes... 8200, acho que é muito semelhante ao 8203 dum ny0054 que tenho. mas o meu não tá a 3+s/d, o meu tá um pouquinho mais acelerado, mas continua muito melhor que meus 3 seiko.... hehehehehe - já li que o sistema de carregamento unidirecional pode ser até mais eficiente que muito bidirecional... info do mestre adriano. acho que é o caso destes mov. da citizen.

esse é um reloginho que tá na minha mira faz tempo. um dia pego um. só sobrar um dindin, que vida de professor não é fácil.
obrigado por dividir, e com tantos detalhes.

parabéns!


Caro Ogum, eu é quem agradeço por comentar, olha são bem parecidas, até os dados, pois é uma varição do 8200...
Veja os dados técnicos do Dr. Ranfft.

Citizen 8203A (Miyota)

Features
automatic
sweep second
day: quickset, 2 languages
date: quickset

Data
11.5''', Dm= 25.6mm, Do= 26mm
H= 5.2mm (5.67mm)
F= 2.0mm
T= 2.3mm (2.5mm)
(in brackets with rotor screw, dial spacer)
21 jewels
f = 21600 A/h
power reserve 43h

Balance staff Citizen 039-1020
balance with hairspring

Stem Citizen 065-212

Main spring / battery
Citizen 001-8700
barrel complete



Miyota 8200 (Citizen)

Features
automatic
sweep second
day: quickset
date: quickset

Data
11.5''', Dm= 25.6mm, Do= 26mm
H= 5.2mm (5.67mm)
F= 2.0mm
T= 2.3mm (2.5mm)
(in brackets with rotor screw, dial spacer)
21 jewels
f = 21600 A/h
power reserve 45h

Balance staff Citizen 039-1020
balance with hairspring

Stem Citizen 065-212

Main spring / battery
Citizen 001-8700
barrel complete


Comece com uma sucata, de relógio de bolso, pois com o tempo você vai pegando o jeito, é muito bacana, eu enrolei o Meneghetti um tempão por medo, pois ganhei dele um Mirvaine de bolso, para desmontar, com UT6497 (tem no fórum este desmonte)... depois deste que desmontei por algumas vezes, fui para os que estavam parados que tinham a possibilidades de voltar a vida, não deu outra, consegui fazer alguns funcionar, e outros não, por conta de peças danificadas, ou até mesmo falta delas...

Hoje eu ainda tenho algumas dificuldades, a 1ª é minhas vistas, tenho Ceratocone, a 2ª é o meu ferramental que é bem fraquinho, bem para hobysta, não comprei uns bacanas, pois são meio (+$$$)... Mais um dia eu pretendo comprar umas coisas mais bacanas...

E eu estou adorando este Citizen, tem uma precisão muito boa, ele é mais preciso que o SKX009 que tenho, que possui uma 7S26, que adiantou +6s na frente do Citizen, ambos cronometrado com um Casio digital por 24hs, com os mostradores para cima.
E valeu pela informação do carregamento, eu não tinha esta informação...

Me desculpe a demora em responde-lo, pois saí do dia da postagem, só voltei hoje...

Tenha uma ótima semana!!

8) 8) 8) Bom dia amigo e aluno  8) 8) belo trabalho amigão  8) 8)
Parabéns mais uma vez pelos belos serviços realizado por você em seus relogios 8)
Abraços  8) 8)
Meneghetti  8) 8)
 

Muito obrigado caro amigo e mestre... Bom aprendi contigo e com os colegas do forum!! rsrsrs
Muito obrigado, é muito bacana e satisfatório para um hobbista consertar suas próprias peças do ajuntamento...
O que é normal em outros hobbies!!
Obrigado pelo comentário, e tenha uma ótima semana!!


Salve!

Parabéns, Cigano!

A sua atenção e os resultados obtidos, mesmo com os recursos que você dispõe, mostram o caminho.

E eu tenho certeza que estão servindo de inspiração para todos nós.

Grato por compartilhar conosco os seus progressos!
Abraços!
Alberto

Muitíssimo obrigado caro Alberto, fico feliz em ver um "pitaco" em minha postagem.
É verdade, eu caro Alberto, tem uns colegas aqui demonstra muito interesse em querer desmontar um movimento, um deles, é o nosso amigo Jefferson, eu gostaria de ver um desmonte, pois ele fez uns trabalhos estéticos "home made" em alguns relógios dele, que por sinal ficaram muito bons, e sei que ele tem vontade de desmontar um movimento...

Eu que agradeço o seu comentário, e muito incentivador !!

É uma forma de eu retribuir com os caros colegas, o que aprendi e tenho aprendendo, depois que conheci o fórum, e claro a força que o Meneghetti me deu no começo... ou seja o ponta pé!!  8)

Tenha um ótimo domingão caro Alberto !!

Wow!!! Cada dia o amigo se supera, belo trabalho!

abs

AFTP

Muito obrigado caro AFTP, eu tento seguir as dicas que vejo no fórum, especialmente as do Adriano, e Wilson, além das do Meneghetti via MP´s !!!

Por enquanto, eu vejo como uma pequena extensão do nosso hobby, eu digo pequeno, pelo fato de eu ser amador, e ter muito que aprender...

Obrigado, E tenha um ótimo domingão!!

Tá profissa ein cigano!

to de queixo caido cara, cada dia melhor!

parabens!
Muito obrigado caro Vinnie, e estou torcendo positivamente, é claro, para que nós vejamos um desmonte seu, num futuro próximo, sei que você tem força de vontade em aprender este ofício na pratica... Bom... andei sabendo por aí !! ::)

E muito obrigado pelos elogios !!

Tenha um ótimo domingão !! ;)


Nossa Cigano deu aquela vontade de pegar numas chavinhas pra desossar algum pobre coitado... heheh

Ta de parabéns!

Quem for o dono dele, não vai se preocupar tão cedo!ehhehe

Abs

Filipe


Opa, gosto de ver seus desmontes também, estou no aguardo do seu próximo...

Muito obrigado, e eu mesmo sou o dono, e fiquei muito satisfeito com o funcionamento do "bichinho" !! :D

Muito obrigado, e tenha um ótimo domingão!! ;)


Ei amigo Cigano, parabéns.
Me diga, esqueceu de fotografar a Chaussé quando foi ao portáo atrás de algum rabo de saia, náo foi náo?
Desculpe, é só um chiste, é porque hoje é o Dia do Amigo.
Grande abraço.
Pandolfi


Caríssimo amigo Pandolfi, muito obrigado pela parabenização, fico feliz por isso, e por terem gostado!
Não não, antes fosse...hehehe foi o carteiro deixando umas continhas à pagar  :-\
Puxa eu não marquei presença no fórum no Dia do Amigo, estava ajudando o meu pai a resolver em umas burocracias do dia a dia do brasileiro  :'(!!

Obrigado pelas palavras caro Pandolfi, e tenha um ótimo domingão! ;)


Olá pessoal,

Cigano, seus desmontes estão cada vez melhores, inclusive no aspecto do registro, qualidade das fotos, etc.

Abraços,

Jefferson

Caro Jefferson, até citei o seu nome lá em cima....
Muito obrigado, com tempo a gente cria um critério e a tendência é tentar seguir, as vezes dá certo as vezes...hehehe
As fotos só saíram melhores, porque mudei o posição da minha luminária, eu uso o meu celular com uma lupa de relojoeiro (gambiarra)...heheh

Obrigado caro Jefferson, e tenha um ótimo domingão! ;)


Cigano, mandou muuuito bem!!!!

 ;D ;D ;D ;D ;D ;D


[ ] ´s...........................

Muito obrigado caro Mac1969, pois você e o caro amigo "X", foram os responsáveis para que esse desmonte acontecesse, pois eu pesquisei muito na net, um desmonte desta 8200 para ter uma base de como era, antes de desmontar esse, eu não achei nenhum completo, e muito menos um foto após foto, como eu faço... Agora temos um e no nosso fórum, e no do Rovel também  8)!!

Muito obrigado, e tenha um ótimo domingão! ;)


Parabéns pelo belo trabalho, Cigano!

abrç

Muito obrigado caro Fsguimarães, e como eu não estou lembrado de ter lhe dado as boas vindas, seja muito bem vindo, e fico grato por comentar, e pelo elogio!!

Tenha um ótimo domingão! ;)


Agora já está com uma cara mais profissional. Mandou bem!  :D

Olá caro amigo zÉ, fico muito grato por suas palavras, são puro incentivo, eu tento fazer o melhor para compartilhar com os caros colegas, e para melhor entendimento, sei que tem alguns erros, e podem falar, assim eu tentarei melhorar no próximo.

Muito obrigado, e tenha um ótimo domingão!! ;)


Fala cigano...Parabens amigo.

Acho que vou começar a enviar relógios para vc fazer a revisão srrsrsrsrsrsrsr

Um abraço,

Duarte.
Muito obrigado caro Duarte, mais tem um "pobreminha"!... pois não me responsabilizarei pelas molinhas voadores!! ;D ;D ;D

Muito obrigado, e tenha um ótimo domingão! ;)


Engraçado, eu já acho o Citizen consideravelmente mais complexo que os Orient. 469 e Seiko 6119, justamente por estes últimos não  terem corda pela coroa e por terem segundeiro direto.

De todo modo, aproveito para explicar o segundeiro indireto do Citizen. Segundeiros indiretos não são projetos "naturais", mas contrações ou adaptações de antigos  mecanismos com segundeiro separado, que por sua vez são heranças do layout clássico e mais natural dos mecanismos de relógios de bolso.

É sabido que a quarta roda e roda de segundos são a mesma coisa: dão uma volta a cada 60 segundos. Logo, o ponteiro de segundos tem que estar atrelado à ela. O problema é que no layout clássico, a quarta roda não fica no centro do mecanismo, logo, é necessária uma traquitana para fazer o ponteiro de segundos ficar no centro.

Um mecanismo que é classico e que pode-se observar facilmente a adaptação do segundeiro separado é no Omega 30mm. Os 30T2 SC, com segundeiro central, por exemplo, evidenciam a quarta roda com uma engrenagem extra sobre ela, uma ponte que suporta um pinhão central, e a roda de centro e chaussé vazadas.

Numa forma mais moderna, o pinhão central não é montado com o suporte de uma ponte, mas sob a tensão de uma mola. O atrito é menor, mas torna o segundeiro susceptível a saltos inconsistentes e paradas em caso de impactos , se a mola não contiver a pressão correta. Isso fica evidente nos Citizen 8200 e nos Omega 55x.

A configuração moderna de segundeiro central é mais simples e transfere a quarta roda para o centrol do mecanismo, dispensando intermediários entre o eixo de segundos central e a quarta roda. Configuração que hoje é padrão,

Abraços!

Adriano

Muito obrigado caro Adriano, pela aula, e pela postagem no tópico, fico feliz pela sua atenção...
No dia que eu souber 1% do que você sabe e faz desse ofício, eu ficarei feliz!!
Muto obrigado, e tenha um ótimo domingão! ;)


adriano, especulando em cima de seus conhecimentos, um mov. seiko, como um 7s26, se tivesse um sistema de carregamento unidirecional, que é bem simples, seria um movimento com um número menor de peças? e, com isso, menos suscetível a problemas?

pois peça que não existe não quebra.

eu conheço muito pouco de movimentos, mas qual poderíamos dizer que fosse um primor de simplicidade, sem deixar de ter um mínimo de precisão, acurácia e etc?

É caro Ogum, interessante sua pergunta, vamos esperar o caro Adriano responder...
Fiquei curioso a respeito também!! 8)


Tambem engrosso os elogios dos colegas aqui

Parabens Cigano, olha quando eu tiver um vintage precisando de reparos ja sei quem vou procurar rsrsrs

abracos

Paul

Quando eu li, eu gelei, pois você caro Big Paul, só tem peças de gente grande, então... não !! ;D ;D ;D

Brincadeira, se for vintage, e a corda manual, automático, melhor ainda, e até gostoso de mexer...
Não me venha com chronos, não cheguei nesta parte ainda.... ::) 8) ;D ;D

Valeu caro BP, pelo elogio, e tenha um ótimo domingão!! ;)


PS: Caros colegas, me desculpem pela demora em reponde-los, pois desde terça feira até hoje, foram uns dias meio punk !!

Até breve caros colegas! ;)

Abraços,
Cigano!

Re: [Desmonte/Revisão] Miyota 8200 de um Citizen Diver Ny2300 !
« Resposta #17 Online: 22 Julho 2012 às 01:06:30 »
Parabéns amigo Cigano... pelo relógio e sua manutenção, além do que creio ser o recorde, o de maior resposta a uma postagem do FRM!!!  ;D ;D ;D
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: [Desmonte/Revisão] Miyota 8200 de um Citizen Diver Ny2300 !
« Resposta #18 Online: 22 Julho 2012 às 13:11:13 »
adriano, especulando em cima de seus conhecimentos, um mov. seiko, como um 7s26, se tivesse um sistema de carregamento unidirecional, que é bem simples, seria um movimento com um número menor de peças? e, com isso, menos suscetível a problemas?

pois peça que não existe não quebra.

eu conheço muito pouco de movimentos, mas qual poderíamos dizer que fosse um primor de simplicidade, sem deixar de ter um mínimo de precisão, acurácia e etc?

Boa!

Não creio que um 7S26 fosse melhor com um carregamento unidirecional. Seu eventual problema de carregamento é uma questão de qualidade de fabricação ou montagem e não de projeto. Pois o magic-lever é muito simples de todo modo. É muito difícil dar problema.

Eu diria que o Seiko 61xx é um grande exemplo de projeto simples e de alta qualidade em todos os sentidos, inclusive precisão. Temos nele um sistema de carregamento simples e eficiente, construção da base moderna (roda de centro simples, vazada, segundeiro direto), calendário bilíngue, hack e corda pela coroa em algumas versões, versões cronômetro com 36.000 bph... enfim.

A maioria dos calibres da Rolex também são um exemplo extremo de simplicidades, robustes e precisão. São realmente impressionantes. Vide um 1530, ou um mais moderno, 3135. São demais.

Abraços!

Adriano

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re: [Desmonte/Revisão] Miyota 8200 de um Citizen Diver Ny2300 !
« Resposta #19 Online: 22 Julho 2012 às 13:17:24 »
Muito bom amigo Cigano!!

Abraço!
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.