Acabou a farça da Omega, Rolex que foi a lua é leiloado

  • 51 Respostas
  • 11737 Visualizações
*

Offline fbmj

  • *****
  • 1.827
    • Ver perfil
Acabou a farça da Omega, Rolex que foi a lua é leiloado
« Online: 30 Julho 2012 às 13:23:27 »
A Omega alega com muito orgulho na parte de trás de sus speedmaster que ele fio o único relógio a ir a lua. No entanto segundo o site Jake's Rolex World foi leiloado um rolex usado na Apollo 17. Leiam a reportagem na íntegra : http://rolexblog.blogspot.com.br/2009/10/first-rolex-moon-watch-to-be-auctioned.html

*

vinniearques

Re: Acabou a farça da Omega, Rolex que foi a lua é leiloado
« Resposta #1 Online: 30 Julho 2012 às 13:25:45 »
está aberta a temporada de pancadaria........................ e que comecem as lutas:

Re: Acabou a farça da Omega, Rolex que foi a lua é leiloado
« Resposta #2 Online: 30 Julho 2012 às 13:29:05 »



Me parece que eles dizem "o primeiro" e não o único.

Abs, gabo  :)

*

vinniearques

Re: Acabou a farça da Omega, Rolex que foi a lua é leiloado
« Resposta #3 Online: 30 Julho 2012 às 13:35:23 »
E pelo que sei é o único de fato escolhido pela nasa e considerado equipamento "oficial" ( me faltou um termo melhor) agora se o astronauta quisesse levar um sicura jump  ;D ;D ;D não sei se era proibido!

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re: Acabou a farça da Omega, Rolex que foi a lua é leiloado
« Resposta #4 Online: 30 Julho 2012 às 13:36:08 »
Na verdade nenhum relógio esteve na lua, é tudo uma grande fraude, podem acreditar, eu li na internet. ;D ;D ;D ;D ;D

http://www.afraudedoseculo.com.br/
"All your base are belong to us"

*

Offline fbmj

  • *****
  • 1.827
    • Ver perfil
Re: Acabou a farça da Omega, Rolex que foi a lua é leiloado
« Resposta #5 Online: 30 Julho 2012 às 13:40:37 »



Me parece que eles dizem "o primeiro" e não o único.

Abs, gabo  :)

É verdade, desculpem meu equívoco, no entanto acreditava-se que apenas os omegas tiam ido a lua.

*

vinniearques

Re: Acabou a farça da Omega, Rolex que foi a lua é leiloado
« Resposta #6 Online: 30 Julho 2012 às 13:42:52 »

É verdade, desculpem meu equívoco, no entanto acreditava-se que apenas os omegas tiam ido a lua.

Na verdade não se acreditava nisso não! sabe-se que outros TANTOS relógios foram em expedições por ai! Seiko é um exemplo!

*

Offline LF

  • ****
  • 432
    • Ver perfil
Re: Acabou a farça da Omega, Rolex que foi a lua é leiloado
« Resposta #7 Online: 30 Julho 2012 às 13:56:55 »
Pra apimentar um pouco a discussão (como se eu não tivesse nada melhor pra fazer nessa hora!), vejam a foto da tampa traseira do meu Speedy: "The First and ONLY watch worn on the moon".  ;D

Sinceramente, não to nem aí pra isso... Gosto do 861 (er, 1861 neste caso...) porque eu gosto e pronto. Pergunta: algum outro calibre que foi à lua (se é que fomos à lua, né Schutz? rs) ainda está em produção?

Abs!

LF


Re: Acabou a farça da Omega, Rolex que foi a lua é leiloado
« Resposta #8 Online: 30 Julho 2012 às 13:59:02 »
isso é papo de quem não tem um speed 69's... ;)

*

Offline fbmj

  • *****
  • 1.827
    • Ver perfil
Re: Acabou a farça da Omega, Rolex que foi a lua é leiloado
« Resposta #9 Online: 30 Julho 2012 às 14:03:18 »
Pra apimentar um pouco a discussão (como se eu não tivesse nada melhor pra fazer nessa hora!), vejam a foto da tampa traseira do meu Speedy: "The First and ONLY watch worn on the moon".  ;D

Sinceramente, não to nem aí pra isso... Gosto do 861 (er, 1861 neste caso...) porque eu gosto e pronto. Pergunta: algum outro calibre que foi à lua (se é que fomos à lua, né Schutz? rs) ainda está em produção?

Abs!

LF


Ah Ha sabia que tinha visto esta tampa traseira antes. Então retiro o que eu disse no post acima. Valeu!

*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Re: Acabou a farça da Omega, Rolex que foi a lua é leiloado
« Resposta #10 Online: 30 Julho 2012 às 14:09:21 »
Outros relógios foram à lua sem dúvidas, isso já foi discutido outras vezes aqui no forum, mas não creio que outro relógio que não seja o Speedmaster Professional tenha sido comprovadamente usado em EVA na superfície lunar.

EMHO foi isso o que a Omega quis afirmar nos dizeres "O primeiro e único relógio usado sobre a lua".

[[]]'s
« Última modificação: 30 Julho 2012 às 14:29:37 por Desotti »

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Acabou a farça da Omega, Rolex que foi a lua é leiloado
« Resposta #11 Online: 30 Julho 2012 às 14:14:08 »
Antes desse Rolex, da Apollo XVII, já havia o Waltham do Dave Scott da Apollo XV que desmentiu, em teoria, a afirmação de que o Speedmaster foi o único a estar na Lua.

O assunto foi discutido aqui:

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=7572.0

Tópico que, aliás, sugiro a leitura na íntegra, pois há informações bem equivocadas no meio dele.


De todo modo, permanece a questão: o que é ir à Lua? É orbitar a Lua sem pousar? É pousar sem descer na superíficie? Ou é estar de fato na superfície? Isso vale inclusive para os astronautas. A tripulação da Apollo VIII foi à Lua, mas apenas orbitou. Por uma ótica, os primeiros homens na Lua foram Frank Borman, Jim Lovell e Bill Anders. Lovell, aliás, foi duas vezes, mas nunca pôs os pés lá. Ele foi à Lua???? Enfim.

Pois na polêmica do Rolex, ele apenas esteve pousado, mas dentro do módulo lunar e sem ser exposto às condições do EVA. E nesse debate, o Rolex não foi usado como o Speedmaster. Enquanto a polêmica do Waltham vai mais longe. Esse sim foi teoricamente usado em EVA nas mesmas condições do Speedy, o único aliás a disputar esse posto.

Outra coisa, ninguém sabe ao certo se algum 861 foi à Lua. Estima-se que somente 321 estiveram lá.

Abraços!

Adriano

« Última modificação: 30 Julho 2012 às 14:17:15 por Adriano »

Re: Acabou a farça da Omega, Rolex que foi a lua é leiloado
« Resposta #12 Online: 30 Julho 2012 às 14:44:08 »
[VENDO] omega speedmaster 69"s........kkkkk

sempre uma bela aula!

acho que a rolex capitalizaria esse fato (de pousar na lua, e utilizar um de seus modelos em EVA) de ir, pousar e usar o relógio em solo lunar.

não o fez pq não aconteceu.

enfim, como disse o amigo acima, não dou a mínima para se o 861 esteve ou não em solo lunar. o relógio é maravilhoso...meu preferido, sem sombra de dúvidas.

ademais, quando estou com o meu speed, estou sempre no mundo da lua....kkkk

grande abraço.

*

Offline

  • *****
  • 1.255
    • Ver perfil
Re: Acabou a farça da Omega, Rolex que foi a lua é leiloado
« Resposta #13 Online: 30 Julho 2012 às 14:52:17 »
Acho que o ponto principal da discussão não é quem foi e quem não foi, já que não há dados concretos para se afirmar com precisão esse fato. E, como dito acima, qualquer astronauta poderia usar, por baixo do traje, seu relógio particular.

Para mim, o importante é que o Speed foi o ÚNICO aprovado nos testes da NASA, todos os demais, incluindo o Rolex, foram reprovados nos testes...

O próprio Eugene Cernan nos confirmou pessoalmente (perante a presença física de vários membros do Fórum: Adriano, Gravina, Mauro, Desotti, Junior RJ...) que seu Speed teve o acrílico e o bezel quebrados num tombo e .... continuou funcionando!

Portanto, o fato de outros relógios terem ido à lua não tem a menor importância histórica, já que o Speed foi o ÚNICO, repito: o ÚNICO que apresentava na época condições de atender às severas exigências da NASA para ser usado como instrumento operacional confiável.

Abraço a todos!
Marcos  Sá

“prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe” -Maquiavel

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Acabou a farça da Omega, Rolex que foi a lua é leiloado
« Resposta #14 Online: 30 Julho 2012 às 15:13:46 »
Os GMT masters eram muito usados por astronautas. Aliás, o maior piloto de todos os tempos, que acabou não sendo astronauta, o Chuck Yegger, usava GMT Master. Porém, os testes aos quais os Omega foram submetidos visavam comprovar a durabilidade em circunstâncias de EVA. Caso contrário, nem seria preciso teste algum, já que no interior da cápsula um relógio estaria submetido a menor "estresse" do que, por exemplo, aqueles que eram usados pelos pilotos na 2 guerra (lembrem-se que voavam entre 7 a 10 mil metros ) SEM PRESSURIZAÇÃO na cabine e, no caso dos bombardeiros, com a carlinga aberta, a 40 graus abaixo de zero!

Ou seja, achei o texto muito bacana, traz fatos incontestáveis mas escritos com um "tom" claramente de uma pessoa que é fâ da Rolex.

No livro da Omega sobre o Moonwatch, eles mostram diversos astronautas usando outros relógios que não o Moonwatch. Tem foto até de Seiko! Porém, em EVAs, nunca vi uma foto de um relógio diverso do Omega.

E sobre um trecho do texto, que supostamente alguém da Omega teria subornado chefão da Nasa para que o relógio fosse escolhido, é difícil acreditar, pois foge à lógica das coisas. Em um programa que, com valores atualizados, segundo o livro Guiness edição 2005 que tenho, teria custado 1.4 trilhão de dólares, vê lá se chefão da Nasa iria estar preocupado com suborno de uma empresinha furreca lá do meio de Biel que, na melhor das hipóteses, deveria girar, na época, nem um milhão de dólares?

Ou seja, sei que vários relógios foram usados por astronautas, vários Rolexes. Gosto da Rolex, tenho 3 relógios deles. Gosto da Omega também, tenho 3 relógios. Sim, é óbvio que a Omega não é boba e fez uma puta propaganda com o fato de, nas fotos de astronautas em EVA, seus relógios estarem à mostra. São fatos. Porém, dizer que a Omega tenha criado uma "conspiração" para que seu relógio fosse escolhido beira o ridículo, o autor do tal texto que me desculpe.


Flávio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Acabou a farça da Omega, Rolex que foi a lua é leiloado
« Resposta #15 Online: 30 Julho 2012 às 15:34:21 »
... com a carlinga aberta, a 40 graus abaixo de zero!...

Flávio

Pô chefe, carlinga????????? Nem meu vô chamava cockpit de carlinga!!!  ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Sacaneei!

Sobre Rolex no espaço, vide as fotos que postei do Swigert na Apollo XIII.

Abraços!

Adriano


Re: Acabou a farça da Omega, Rolex que foi a lua é leiloado
« Resposta #16 Online: 30 Julho 2012 às 15:39:33 »
Perfeito Flávio!

Concordo com vc!

Gosto pra caramba do Blog do Jake, mas como ele é um "hyper super mega Rolex fan" isso atrapalha um pouco sua visão da realidade. E a gana de querer criar moda inventando nomenclaturas pra alguns modelos me irrita...  :-X

No mais, achei o título do tópico meio exagerado.

Discordo de uma farça da Omega, mas acredito sim que outros relógios estiveram em "territórios lunares".

Nada radical para nenhum lado, são apenas os fatos!

Abs!
« Última modificação: 30 Julho 2012 às 16:30:27 por mestreaudi »
Rafael.

*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re: Acabou a farça da Omega, Rolex que foi a lua é leiloado
« Resposta #17 Online: 30 Julho 2012 às 15:40:25 »
 Caramba... isso desvalorizou meu Seiko Pogue 6139  :'( :'(

Abs

*

Offline Neme

  • *****
  • 816
    • Ver perfil
Re: Acabou a farça da Omega, Rolex que foi a lua é leiloado
« Resposta #18 Online: 30 Julho 2012 às 18:41:34 »
Pelo que eu saiba, o primeiro relógio à ir ao espaço (primeiro mesmo), foi um cronógrafo Heuer de bolso.....me corrijam se estiver errado.
Abs. felipe
Abs.
Neme!

*

edulpj

Re: Acabou a farça da Omega, Rolex que foi a lua é leiloado
« Resposta #19 Online: 30 Julho 2012 às 18:51:55 »
É por isso que eu gosto do ПОЛЕТ СТРЕЛА... Enquanto Omega e Rolex ficam nessa briguinha de lavadeira de quem foi primeiro pra lua, camarada cosmonauta Alexei Leonov já tinha usado seu СТРЕЛА na primeira EVA de todos os tempos...