É com um professor fantástico e paciente que se aprende! Obrigado Derly!

  • 16 Respostas
  • 5123 Visualizações
Bom dia a todos,
vou relatar aqui uma experiência que pode ser útil aos amadores como eu.

Comecei com relógios de bolso mais simples sem calendário ... acho que já falei disto aqui lá no passado ... imaginava que, sendo maiores, seria mais fácil. Bom, hoje sei que são mais simples, sem dúvida são ... maiores também, fica mais fácil enxergar as coisas lá dentro. Desde então desmontei e montei uns 13 de bolso sem problemas.

Coisa de um mês atrás, inspirado nos desmontes do Cigano, resolvi partir pra prática e "revisar" um velho Seiko 7009 que havia comprado no ML há uns 2 anos,logo que comecei a mexer com relógios.

Contando com a inestimável e paciente ajuda do nosso colega Meneghetti  8) 8) 8), comecei o desmonte.

Como não tenho máquina de lavar, limpei o danado na mão mesmo, como se fazia antigamente ... benzina, pincel e rodico.

Como era minha primeira experiência com relógios de calendário, fui fotografando o desmonte para não perder a sequência de montagem (aliás aqui vai a primeira dica ... antes de retirar cada peça, fotografe de todos os ângulos para poder ter a referência depois ... fica muito mais tranquilo  ;) ). Desmontei tudo ... só não retirei a corda do tambor e nem desmontei o balanço. Coloquei tudo na benzina e com um pincel macio "escovei" tudo com cuidado ... principalmente o balanço.

Comecei a montagem e, com a ajuda das fotos que tirei, foi RAZOAVELMENTE tranquilo ... claro com a ajuda também das fotos do Cigano e da paciência do Meneghetti!  8)

No final sobrou o balanço ...

E cadê que conseguia encaixar o maldito ... >:( >:( >:( o máximo que conseguia era umas duas oscilações e parava ... pra mim, cá do alto de meu amadorismo, a elipse não encaixava na boca da âncora nem por decreto.

Sem brincadeira, tentei umas 40 vezes e nada ... o Meneghetti me perguntou se a âncora estava dando escapamento ... testei e estava ... sem problemas aí.

Bom, depois de apanhar igual cachorro sem dono, pedi arrego ... procurei um relojoeiro foda aqui de BH que me foi apresentado pelo Xerife Flávio, o Derly!

Combinei com ele e ontem fui lá no fim da tarde levando o movimento pra ele me explicar como colocar e encaixar a maldita ponte do balanço (e de quebra, a elipse na boca da âncora ...pra mim, a origem do problema) .... achava que tinha algum macete pra isso!

O Derly pegou o movimento e já foi direto na "toca da ariranha" ... ele colocou a ponte, encaixou a elipse na boca da âncora e testou. Da mesma forma deu algumas osciladas e parou!

Examinado com uma lupa me perguntou se havia desmontado e limpado o antichoque do danado. Disse a ele que ainda não tinha coragem de fazer uma operação desta complexidade.

De cara me disse que o troço estava muito sujo! Me explicou como eu deveria desmontar e limpar e, como ainda estava com muitas dúvidas na retirada e posterior montagem da geringonça, como um legítimo professor, pegou a pinça e desmontou o danado com calma me explicando cada passo. Como retirar a mola, como limpar, como colocar de volta etc etc etc ...

Como não tenho e nem pretendo ter por enquanto máquina de lavar, me ensinou a limpar como antigamente ... na mão ... com benzina, que é como eu iria fazer (imagino o desespero dele em ensinar a fazer um troço com uma técnica há muito não mais utilizada ... mas era assim que eu iria fazer, portanto era melhor me ensinar da melhor forma possível).

E como um professor paciente, desmontou tudo  ... lavou na benzina, limpou com palito, lubrificou e montou me explicando pacientemente cada passo ... cada detalhe ... e pra meu espanto, tudo em menos de 10 minutos!!!  :o :o :o ... e voilá ... o danado começo a funcionar na mesma hora! Mas sempre dizendo que AQUELA NÃO ERA A MELHOR FORMA DE SE FAZER AQUILO etc etc! 8) Afinal, ele tem um nome (e trocentos anos de experiência) a zelar!

Me lembrei na mesma hora de uma pergunta do Adriano em um tópico onde o Cigano desmontou , limpou e montou um relógio que agora não me lembro.

O Adriano perguntou se ele não desmontava a pedra e contra pedra do antichoque ... dizendo que era importante etc e tal ... na hora pensei ... pô, que rigorismo do Adriano! Deve ser super difícil "entrar" sujeira lá ... o troço é virtualmente quase lacrado pela contra pedra! E, ainda por cima, um pivô super fininho .. que diferença iria fazer pra um hobista como nós alguns microsegundos a mais ou a menos? ??? Claro que se fosse um profissa isto faria sentido mas pra amadores como a gente ... que diferença faria? ??? LEDO ENGANO!

Quando o Derly desmontou, limpou e lubrificou, vi que FAZ TODA A DIFERENÇA ... PRA MIM, UM DETALHEZINHO DE NADA!

No final da PRECIOSA AULA, o Derly me disse que faria somente na parte de cima e que eu deveria fazer o mesmo na parte de baixo da roda do balanço. Comecei a rir ... pô Derly, acho que nunca conseguirei montar esse troço de novo ... isto se não perder a contra pedra na hora da limpeza kkkkkkk!

É nestas horas que a gente conhece um cabra bão (como diz o Xerife Flávio) ... ele me disse que havia me ensinado e portanto eu sabia ... o que não tinha era prática!
Abriu uma gaveta da sua bancada, tirou de lá um pacotinho com uma porrada de pedras e contra pedras e me deu dizendo ... leva aí de presente pra você treinar ... se perder, tem algumas aí pra substituir! Minha cara caiu no chão de tão sem graça! :-[ :-[

Pô, cheguei lá no meio da tarde, o sujeito com a bancada cheia de serviço pra fazer, parou tudo pra me ensinar ... uma aula de encher os olhos ... só faltou pegar na minha mão pra ensinar a tirar e por de volta a mola da contra pedra ... isso sem falar na limpeza "artesanal" a pedido meu ... insisto, sempre dizendo que aquela não era a forma correta de se fazer o serviço ... e ainda por cima um valioso presente pra treinamento!

Rapaz, fiquei pensando ... somente numa profissão quase extinta, ainda pode existir um profissional de grande competência como o Derly, pra ter uma atitude destas! Não é atoa que o Xerife, lá do alto de toda sua sabedoria, confia no "cabra"! Ele é muito bom mesmo ... em relojoaria eu já sabia, até pelo que sempre me disse meu "tutor", o Gabriel ... mas como professor, fiquei sabendo ontem!

OBRIGADO PELA FANTÁSTICA E PACIENTE AULA, DERLY! Te devo esta! ;) ;) ;)

Uma pena que ele não participe deste forum ... seria uma contribuição fantástica não só pros profissionais daqui mas também, e principalmente, pros amadores/hobistas como eu!

Portanto, fica aqui minha dica pra turma hobista ... percam o medo e mandem bala no antichoque também. Se precisarem de contra pedras, acho que terei algumas ainda  ;D ;D ;D

Abração pra todos,
Lourival

« Última modificação: 02 Agosto 2012 às 10:25:38 por Lourival »

Re: É com um professor fantástico e paciente que se aprende! Obrigado Derly!
« Resposta #1 Online: 02 Agosto 2012 às 11:10:42 »
Muito legal, Lourival.

Uma mensagem que dá gosto de ler! Essa valeu o dia.

Abraços do Mário
Amplexos do Mário

Re: É com um professor fantástico e paciente que se aprende! Obrigado Derly!
« Resposta #2 Online: 02 Agosto 2012 às 11:13:19 »
Muuuuuuito legal! Fiquei muito contente por você!

E que grande exemplo de profissional!

Abraços,

Rafa

*

Offline ThiagoDF

  • *****
  • 1.996
    • Ver perfil
Re: É com um professor fantástico e paciente que se aprende! Obrigado Derly!
« Resposta #3 Online: 02 Agosto 2012 às 11:56:10 »
Muito legal esse depoimento Lourival, parabéns pela experiência! ;)
Membro do RedBarBrazil

Re: É com um professor fantástico e paciente que se aprende! Obrigado Derly!
« Resposta #4 Online: 02 Agosto 2012 às 12:04:05 »
Combinação cada vez mais rara de pessoa e profissional!

Obrigado por compartilhar a lição conosco, Lourival.  ;D

abrç


*

Alberto Ferreira

Re: É com um professor fantástico e paciente que se aprende! Obrigado Derly!
« Resposta #5 Online: 02 Agosto 2012 às 12:11:29 »
Salve!

Que belo, e oportuno, depoimento, Lourival!

Emocionante ler.

Que fique aqui o nosso tributo aos profissionais como o Derly, que muitos, como eu, só conhecíamos pelos comentários e referências dos amigos.

E nós também te devemos esta, Lourival!  8)

Abraços!
Alberto

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: É com um professor fantástico e paciente que se aprende! Obrigado Derly!
« Resposta #6 Online: 02 Agosto 2012 às 12:27:06 »
Lourival


Essa a graça da relojoaria, pouco me importa se os relógios SÃO FEITOS artesanalmente ou não. Lá pelas tantas, o trabalho artesanal será imprescindível. E, como na primeira vez que foi lá em casa e te dei, inclusive, o Rodico que está usando, para nós, hobbistas, ainda acho muito, mas mutio mais legal fazer o lance de forma absolutamente tradicional, demorada, limpando peça a peça. Você passa a prestar atenção nos detalhes das peças, etc. Claro, em revisões em massa e buscando qualidade mesmo, isso seria impensável. Mas na época em que ainda desmontava relógios - isso há muito tempo - , poderia ter comprado uma barata máquina de ultrassom, jogado tudo lá dentro e...Qual seria a graça do quebra cabeça?

E já naquela época, aos trancos e barrancos, eu desmontava todas as contra pedras, lubrificava tudo e, pior, desmontava o balanço também! Sim, entortei algumas espirais o colocando de volta no lugar, mas o que me importava era o relógio parado voltar a funcionar, pela simples limpeza e lubrificação. E o desafio do quebra cabeças. É isso aí!

E Lourival, mande um abraço para os caras, já que os encontra! Não os vejo há uns dois anos!


Flávio

*

Offline Jmm

  • ***
  • 222
  • A vida é curta mas é larga.
    • Ver perfil
Re: É com um professor fantástico e paciente que se aprende! Obrigado Derly!
« Resposta #7 Online: 02 Agosto 2012 às 12:45:10 »
Além de emocionante é motivador.
Nobre o tratamento do relojoeiro Derly. (Não o conheço.) A transmissão do conhecimento é uma grande dádiva.

Parabéns!
Ao Derly pela atitude e ao Lourival por reconhecê-la!

*

Offline Wadley

  • *****
  • 1.369
    • Ver perfil
Re: É com um professor fantástico e paciente que se aprende! Obrigado Derly!
« Resposta #8 Online: 02 Agosto 2012 às 12:53:30 »
Lourival, que beleza !!!!

Derly, se voce estiver lendo: aquele abraço mano......
Wadley

Re: É com um professor fantástico e paciente que se aprende! Obrigado Derly!
« Resposta #9 Online: 02 Agosto 2012 às 12:58:46 »
Só tenho à dizer: Emocionante a narrativa, Obrigado por compartilhar e Parabéns aos mestres (tanto ao Derly como Lourival)...Abraços BC ;) ;)
"Nunca se afaste de seus sonhos, pois se eles se forem, você continuará vivendo, mas terá deixado de existir". (Charles Chaplin)

Re: É com um professor fantástico e paciente que se aprende! Obrigado Derly!
« Resposta #10 Online: 02 Agosto 2012 às 13:10:58 »
 ;) ;) ;)
 :D :D :D
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re: É com um professor fantástico e paciente que se aprende! Obrigado Derly!
« Resposta #11 Online: 02 Agosto 2012 às 13:30:30 »
Muito bacana o relato.
"All your base are belong to us"

Re: É com um professor fantástico e paciente que se aprende! Obrigado Derly!
« Resposta #12 Online: 02 Agosto 2012 às 14:12:17 »
muito bancana a história.
são esses profissionais que tornam nosso hobby mais agradável ainda.
QUER FAZER UMA HOMENAGEM?
posta uma foto dele no tópico "RELOJOEIROS, ESSES PROFISSIONAIS..."
aí a gente passa a conhecer ele.
grande abraço e parabéns.

*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Re: É com um professor fantástico e paciente que se aprende! Obrigado Derly!
« Resposta #13 Online: 02 Agosto 2012 às 14:52:36 »
Plagiando meu amigo Mário, deu gosto de ler e valeu o dia além de render uma bela reflexão, show!! :)

[[]]'s

Re: É com um professor fantástico e paciente que se aprende! Obrigado Derly!
« Resposta #14 Online: 02 Agosto 2012 às 17:03:30 »
QUER FAZER UMA HOMENAGEM?
posta uma foto dele no tópico "RELOJOEIROS, ESSES PROFISSIONAIS..."
aí a gente passa a conhecer ele.
Rapaz, que pena que não pensei nisso  :-[ ótima ideia ... semana que vem vou tentar passar lá e fazer a foto  ;)
Abraço a todos,
Lourival

*

Offline FPiccinin

  • *****
  • 1.633
    • Ver perfil
Re: É com um professor fantástico e paciente que se aprende! Obrigado Derly!
« Resposta #15 Online: 02 Agosto 2012 às 17:52:05 »
Boa Tarde,

Na minha opinião o que eu mais sinto falta nos profissionais é a falta de paixão. Eu com 33 anos temo pelo futuro da minha geração, pois é formada por profissionais desprovidos de prazer no desempenho da função. Fico muito feliz em ler uma demontração de paixão de um profissional.
Parabens pelo relato !

Abs
« Última modificação: 02 Agosto 2012 às 17:57:18 por FPiccinin »

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: É com um professor fantástico e paciente que se aprende! Obrigado Derly!
« Resposta #16 Online: 02 Agosto 2012 às 22:44:54 »
Show Lourival, muito bacan, e você tocou em um assunto importante, no qual o caro Adriano, já tinha tocado, ainda tenho que treinar esta parte dos antishock, eu até tentei uns meses atrás, mais sem sucesso, fui na "cega" sem instruções que o mestre Adriano, passou!!
Agora, mais instruído no assunto, irei tentar novamente nos próximos dias !! 8) ::)

Obrigado pelo breve e fantástico histórico de sua evolução no ofício, e por me citar neste histórico!!
E como você citou, graças ao Meneghetti, digamos assim, meu padrinho nesta história toda, e claro aos colegas do fórum, que muito contribuem para o andar das carruagens!!
Abraços,
Cigano!