Monitor Cardíaco, alguém usa?

  • 26 Respostas
  • 9268 Visualizações
*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Monitor Cardíaco, alguém usa?
« Online: 28 Agosto 2012 às 00:55:28 »
Galera, alguém aqui usa monitor cardíaco?
O que acham de um tópico para reunir informações sobre eles?

Moderadores, se acharem que o tópico está muito fora do contexto podem deletar.
Um abraço
Fábio

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Monitor Cardíaco, alguém usa?
« Resposta #1 Online: 28 Agosto 2012 às 07:44:05 »
Volta e meia eu uso... ;D Acho que inclusive dentro de alguns dias vou usar novamente. Só que não é de pulso, tá mais para "Big-Ben".
 ;)
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline ThiagoDF

  • *****
  • 1.996
    • Ver perfil
Re: Monitor Cardíaco, alguém usa?
« Resposta #2 Online: 28 Agosto 2012 às 09:25:33 »
Uso um Polar RS400.
Membro do RedBarBrazil

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re: Monitor Cardíaco, alguém usa?
« Resposta #3 Online: 28 Agosto 2012 às 09:34:35 »
Eu uso um Polar RS300X, com a cinta peitoral e o pedometro, adoro ele e recomendo a marca sempre que posso.
"All your base are belong to us"

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Monitor Cardíaco, alguém usa?
« Resposta #4 Online: 28 Agosto 2012 às 10:04:28 »
Só no hospital...  :-[

 ;D ;D ;D

Abraços!

Adriano

*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re: Monitor Cardíaco, alguém usa?
« Resposta #5 Online: 28 Agosto 2012 às 10:10:11 »
 Eu usava um Garmin Forerunner 305, porém não usava a cinta do monitor apenas as funções crono e gps show de bola ;) Até um tibialgia interromper minha carreira... :'( que prometo retomar para o Rio 2016  ;D ;D

Abs a todos

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Monitor Cardíaco, alguém usa?
« Resposta #6 Online: 28 Agosto 2012 às 11:34:25 »
Acredito que este tópico deva ser movido para o botequim, apesar de o monitor ser...Bem, um relógio.

Nos meus tempos de treino sério de mountain bike, usava um Polar S210, ainda feito na Finlândia, porque permitia programação de 5 zonas alvo com até 5 alarmes, algo imprescindível para intervalados. Hoje ele está na gaveta com a bateria retirada para não "derreter" lá dentro.


Flávio

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Monitor Cardíaco, alguém usa?
« Resposta #7 Online: 28 Agosto 2012 às 15:31:09 »
Galera, obrigado pelas opiniões.
Flávio, na hora que criei o tópico, fiquei na dúvida sobre criá-lo no Botequim ou aqui, se achar melhor pode transferir para lá.

Esses monitores cardíacos ajudam mesmo no desenvolvimento /  treino?
O fato de você saber em que zona de batimento está trabalhando / treinando tras benefícios reais para o treino ou é só para evitar exagerar mesmo?

Os que usam, não querem dar um parecer mais técnico sobre o assunto?
Um abraço
Fábio

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Monitor Cardíaco, alguém usa?
« Resposta #8 Online: 28 Agosto 2012 às 15:37:18 »
Com certeza deve ser movido para o botequim, porque se eu começar a falar de treinamento esportivo...Num fórum de moutain bike que participo escrevi dezenas de artigos e posts de "como utilizar um monitor" ou fazer uma planilha de treinamento esportivo. O tema...Bem, notei agora que temos 150 mil mensagens postadas aqui. Seria o mesmo número de respostas que eu daria SÓ PARA ESSA PERGUNTA QUE FEZ.


Flávio

Re: Monitor Cardíaco, alguém usa?
« Resposta #9 Online: 28 Agosto 2012 às 16:23:26 »
Está aí um negócio que preciso comprar.

Qual modelo vocês indicam?? Um básico, nada de especial.

Abs!
Rafael.

*

Offline FPiccinin

  • *****
  • 1.633
    • Ver perfil
Re: Monitor Cardíaco, alguém usa?
« Resposta #10 Online: 28 Agosto 2012 às 17:29:56 »
Boa Tarde,

Eu uso monitor cardiaco em meus treinos de corrida e de bike.
Corrida na esteira uso um Polar S625X
Corrida na rua uso um Garmin forerunner 405
Bike uso um Garmin for edge 800

O monitor cardiaco para o treinamento esportivo é uma ferramente importante, uma vez que informa dados concretos que podem ser utilizados para medir a sua evolução ou durante uma competição o volume de potencia aplicada, claro que o termo potencia ai foi para ilustrar, para potencia existem os medidores de potencia que é uma outra coisa.
Na proxima semana estou indo correr uma prova de ciclismo em Whistler no Canadá e estava olhando meu treino esse final-de-semana na regiao de campos do jordão. O GPS é muito legal para isso, pois você consegue saber sua velocidade, cadencia (pedaladas / minuto), inclinação do terreno e a temperatura.
O tem um excelente algoritmo por exemplo para a queima calorica, dizem que não é melhor que o Suunto, mas é muito bom!
Se eu pudesse classificar os monitores mais conhecidos eu diria que para fitness um polar basico é suficiente, digo polar e nao timex, oregon e etc..pois um monitor se utilizado sempre precisara de algum reparo seja uma bateria, pulseira, etc...e a polar ao menos comigo sempre foi boa no pós venda.
Se é para a atividade esportiva outdoor, garmin, mesmo o pós venda no Brasil sendo horrivel.

Abs
Abs

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Monitor Cardíaco, alguém usa?
« Resposta #11 Online: 28 Agosto 2012 às 17:50:01 »
Eu poderia escrever demais aqui, mas vou apenas falar algumas coisas.

Sigam até o site www.mountainbikebh.com.br e procurem pelos meus posts. Lá uso o nome Flávio Página, com um avatar do Spectreman. Apesar de não escrever há séculos no site, já escrevi muito, mas muito  mesmo.

Se alguém quer REALMENTE embarcar em treinamento sério, recomendo a leitura de um livro apenas, que irá te bitolar para o resto da vida e tornar seus treinos uma chatice. Mas te levará a estar entre os melhores ciclistas do seu estado (eu fiquei entre os 10 melhores uns 4 anos seguidos  :P  ). The Cyclists Training Bible.

Eu sinceramente acho que o monitor é interessante para fazer com que o leigo tenha dimensão do que significa, em esforço, tantos batimentos cardíacos dele. Depois, você consegue fazer os treinos sem a bitolação do monitor e de forma mais divertida. Falaram no medidor de potência. Sim, medidor de potência é o ó do borogodó, mas mais bitolante do que os monitores cardíacos, porque um watt é um watt, um batimento não é um batimento, se é que NÂo me fiz entender... ::)

Mas voltando aos monitores. Qualquer monitor presta, porém, para um treino miminamente efetivo, ele tem que permitir programação de múltiplas zonas de treino e ter alarmes para tais zonas. No mínimo 3 ( o meu, antigo, tinha 5).

Cadências, altitude, distância, com todo respeito, isso é tudo perfumaria. O que importa em um monitor é a programação por sua parte de múltiplas zonas de treino e alarme nessas zonas, programáveis por tempo ou alcance de zona determinada.

O meu antigo S210 que aida tenho, da Polar, permitia 5 programações.

Mas no fundo...Hoje faria tudo diferente, pedalaria umas 3 vezes na semana (dia sim, dia não) com intervalados de falha total, tempo curto (uma hora no máximo, já que sempre treinei para provas de XC com uma hora e meia) e um longo treino de final de semana com umas 3 horas, sem me preocupar com monitores, essas bagaceiras.

Mas para quem quer se aventurar, recomendo o livro do Friel que citei. Ou, inicialmente, os vários posts que escrevi ao longo dos anos no site mtb bh.


Flávio

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Monitor Cardíaco, alguém usa?
« Resposta #12 Online: 28 Agosto 2012 às 23:24:57 »
To vendo que o tópico está evoluindo, hehehehe.
Agora me sinto a vontade para contar meu caso.

Vou fazer um TAF daqui 2 semanas e to "encalhado" na corrida de resistência, tenho que fazer 2.400m em 12 minutos, mas não consigo sair dos 12:30.
Me aconselharam um monitor cardíaco para verificar se eu estou no meu limite (aí é sentar e chorar) ou se ainda consigo puxar um pouco mais sem prejudicar minha saúde.

Cheguei a comprar um Speedo na sexta e o devolvi no sábado pois falta a ele uma função que hoje é essencial para mim, contador de voltas (o LAP) coisa que meu Timex de 20 anos faz com muita eficiência (o Speedo até faz, mas não memoriza, mostra por 5 segundos depois se apaga). Como treino numa pista de atletismo, são 6 voltas a 2 minutos cada volta, o LAP é importante para mim.

Enfim, como faltam apenas 2 semanas acabei desistindo da idéia, outras pessoas já me aconselharam o contrário, que o monitor pode me bitolar caso eu já esteja no meu limite então é melhor nem saber.

Abri o tópico porque comecei a pesquisar sobre o assunto e se após a prova eu der continuidade ao treinamento e continuar correndo aí sim valerá a pena adquirir um.
Vamos trocando mais informações a respeito.
Um abraço
Fábio

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Monitor Cardíaco, alguém usa?
« Resposta #13 Online: 29 Agosto 2012 às 00:24:36 »
Escrevendo do celular e portanto pouco, faço uma pergunta de advogado do diabo que sei a resposta:como vai saber seu tal limite com um monitor de frequência? Pense nisso...

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Monitor Cardíaco, alguém usa?
« Resposta #14 Online: 29 Agosto 2012 às 00:57:08 »
Escrevendo do celular e portanto pouco, faço uma pergunta de advogado do diabo que sei a resposta:como vai saber seu tal limite com um monitor de frequência? Pense nisso...

Com as zonas de treinamento?
220 - minha idade, zona de 85% a 95% disso.

Ou não entendi sua pergunta?
Um abraço
Fábio

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Monitor Cardíaco, alguém usa?
« Resposta #15 Online: 29 Agosto 2012 às 12:17:52 »
Não é possível saber seu limite com as tais "zonas" e explico, de forma não tão técnica.

Todo treinamento esportivo busca a super compensação, teoria divulgada inicialmente por Tudor Bompa nos anos 60 na obra Periodização do Treinamento Esportivo (tem em português, mas o livro é teórico e chato, não leiam!).

Você deve, em todo treinamento, ultrapassar o tal limite do organismo que, levado ao limite, apresentará alterações fisiológicas e pensará: pô, esse cara está me levando ao limite! Tenho, então, que elevar o que é o "meu limite" para que, da próxima vez que esse cara me punir, eu esteja apto a aguentar o tranco!

Mas a super compensação só ocorre com descanso. O treino, então, parte do pressuposto que após vários desgastes acima do limite e descanso, o corpo antingirá um outro limite e assim consecutivamente.

Há outro princípio, importantíssimo, que ao aumento do volume de treino, deve-se diminuir sua intensidade e vice versa.

Dito isso, partamos para a prática de um treino aeróbio. Qual é o seu limite? 95% dos seus batimentos máximos? E qual é o seu "batimento máximo". E...Mesmo sabendo qual o seu limite, como você manterá uma corrida, no seu caso de alguns minutos, acima do limite? Não é possível definir nada disso pela simples equação 90, 95% dos batimentos...Aliás, é impossível.

Na verdade, todo treinamento aeróbio busca delimitar uma zona apenas: o limiar anaeróbio. A produção de energia em nosso organismo é realizada na presença de oxigênio. Não vou entrar na teoria e há alguns errinhos aí, mas fique assim, para mais simples compreensão. No entanto, como subproduto da produção de energia no organismo, há a produção de ácido lático. Mesmo quando se está caminhando se produz ácido lático. No entanto, seu corpo consegue metabolizá-lo numa taxa maior do que sua produção, razão pela qual você consegue caminhar 100 km em um dia seu problema (lembra-se do que disse acima, do ao aumento de intensidade, necessariamente deverá ocorrer uma diminuição de volume?). No entanto, se a intensidade do exercício aumentar, cada vez mais ácido lático será lançado no organismo, numa taxa que, em determinado momento, será maior do que o corpo consegue eliminar. A partir daí, o chamado liminar, você não consegue sustentar o exercício por muito tempo. Quanto tempo? Não é possível saber! O treinamento esportivo busca justamente isso: deslocar o seu limiar o máximo "para cima" e permitir que você sustente exercícios acima do limiar o máximo de tempo possível.

Há uma correlação NÃO TÃO MATEMÁTICA COMO NOS MEDIDORES DE POTÊNCIA, que, como dizem, indicam Watts, medida de trabalho, entre frequência cardíaca, VO2 máximo (a maior taxa de captação de oxigênio) e limiar. No entanto, para utilizar o monitor cardíaco, você deve saber o seu LIMIAR, não zonas de treino supostamente indicadas para a população em geral, com fórmulas tipo "220 menos idade", que não servem para nada.

Parece simples, mas não é tão simples usar de forma adequada um frequencímetro em treinos.

Há um teste simples que pode ser feito com um parceiro em esteira ergométrica (ou então você pagar alguém para fazer) que determina o limiar e vo2 max. Teste Conconi.

O problema é que seu limiar varia com o treino! Eu, por exemplo, me testava todo mês, através de um contra relógio de falha total de 30 minutos, com 10 de aquecimento. O passo que eu mantinha durante 20 minutos, no máximo possível, era meu liminar para aquele mês.

E todo meu treinamento era determinado pelo limiar.

Ok, para que saber isso e usar o medidor de frequência. Para que você consiga fazer treinos relativamente longos de passo, já que se passar do limiar, não conseguirá sustentar o treino por muito tempo. É por isso que no ciclismo, mesmo nas corridas, os atletas usam medidores: em uma subida muito longa como no Tour de France, o cara sabe o seu limiar e se mantém nele durante toda subida, que dura horas! Ele sabe que, estando no limiar, ele está no seu "máximo" para um esforço contínuo. Enquanto tiver energia armazenada, não quebrará (ou seja, não cairá de estafa no chão por conta de excesso de ácido lático). No mountain bike (corridas), ninguém usa frequencímetro, porque as provas são curtas (uma hora e meia no XC) e, portanto, você soca bota e frequentemente está acima do limiar. Vai aguentar muito tempo? Não, mas a corrida vira um "acima do limiar" nas subidas e ultrapassagens, abaixo do limiar em descidas, no limiar em outros pontos, de modo que aguente terminar tudo sem se quebrar.

Imagine, porém, o Usain Bolt. O esporte dele exige o máximo, que é necessariamente acima do limiar, por apenas 10 segundos. Depois de 10 segundos, ele não consegue fazer mais nada! 10 segundos! Por que? Ao aumento de intensidade, deve-se reduzir o volume...

Para um treino dar resultado, no entanto, você deve levar seu corpo ACIMA DO LIMIAR, caso contrário a super compensação não ocorre. Ou seja, você fica estagnado.

No entanto, como você não consegue se manter acima do limiar durante muito tempo, o treinamento esportivo divide "choques" de alta intensidade, sempre acima do limiar, com períodos de descanso, os intervalos.

Assim, sem se detonar, você consegue jogar seu limiar para cima. Eu, por exemplo, fazia intervalados em reta na época de polimento, normalmente a um mês de uma corrida, em treinos de uma hora. O treino durava uma hora, mas 12 minutos apenas eram "pau", treino mesmo. Por quê? Porque eu nunca conseguiria manter-me acima do limiar por uma hora! Então eu fazia um aquecimento em zona abaixo do limiar (e para isso usava o frequencímetro, para não me queimar antes do que interessava) e, depois, sentava a bota em 6 intervalados 2 por 3 (2 minutos em falha total, sem nem ao menos olhar para o frequencímetro, falha total é falha total, é sangue nos olhos! Depois, 3 minutos de descanso, até novo falha total). Se, porém, em algum momento do treino - por motivos vários, estafa, noite mal dormida, etc - eu não conseguisse uma falha total acima do limiar (e isso costumava ocorrer no sexto intervalado), eu simplesmente parava o treino, porque não fazia mais sentido, já não conseguia, por acúmulo de ácido lático, manter-me acima do limiar.

É por isso que nos monitores a programação de várias zonas e alarmes é importante. Eu saia de casa com minha zona de aquecimento programada, meu limiar e alarmes que, com "sangue nos olhos", indicavam-me quando parar.

Falei demais...Vamos à prática. Se você tem pouco tempo para atingir o seu objetivo, PARTINDO DO PRESSUPOSTO QUE SUA SAÚDE ESTÁ OK, POR ISSO A IMPORTÂNCIA DE UM CHECK UP, SOBRETUDO DE CORAÇÃO, porque caso contrário num esforço máximo você pode cair duro no chão, o medidor de frequência é até desnecessário. Explico e falo mais uma vez: ao aumento de intensidade, deve ocorrer a diminuição de volume.

O frequencímetro é usado em ciclos grandes, onde você não quer, antes da hora (meses antes...) submeter seu organismo a treinos excessivos que, na hora do vamos ver, te deixará cansado.

Mas se só tem um mês para treinar para um exame, como o seu, o lance é aumentar a intensidade ao máximo e o volume ao mínimo porque, COMO JÁ DEVE TER PERCEBIDO, volume não aumenta limiar! Intensidade sim! Mas com intensidade, não é possível treinar todo dia, porque senão não dá tempo para a super compensação ocorrer.

Corredores que pretendem fazer provas de 15 minutos, pois, podem ser dar ao luxo (na verdade não é luxo, porque treinar intensidade te cansa demais, já até vomitei treinando) de treinar uns 30, dia sim, dia não, com intervalados, aí depende do treinador, mas eu pensaria em algo 3 para um, ou seja, ao correr, SEMPRE ABAIXO DO LIMIAR, por isso o frequencímetro, por 3 minutos, você seguiria a um 100 metros rasos sem olhar frequencímetro por um minuto. Sangue nos olhos! Fracionando o treino em pedaços, você consegue supercompensar jogando seu limiar para o alto no decorrer do tempo. Mas seu frequencimetro deve te avisar quando o minuto passou...Por isso, repito, a importância em um monitor de alarmes de zonas.

Enfim, não basta apenas comprar um monitor e seguir conceitos pré determinado de que "220 menos sua idade" é isso, seu limiar é aquilo, quando, na verdade, o que diferencia uma pessoa (atleta) do outro é justamente qual o limiar, vo2 max e quanto tempo ele consegue estar no limiar.

Eu sinceramente prefiro usar um relógio com alarme e percepção de esforço do que um frequencímetro, pelo menos para treinos curtos. No entanto, quando você está fazendo um ciclo de treino longo, tipo um ano, a fase de base exige treinos mais leves e com mais volume e, nesses casos, o frequencímetro é um norte para que você não exagere.


Flávio

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Monitor Cardíaco, alguém usa?
« Resposta #16 Online: 29 Agosto 2012 às 19:53:34 »
Flávio, que aula hein patrão.

Confesso que me perdi em alguns pontos, mas entendi a essência do contexto e é exatamente isso que estou fazendo. Estou treinando há 2 meses, mas no momento me faltam apenas mais 2 semanas de treino, treino dia sim, dia não, com alta intensidade (ao invés de correr apenas os 2.400m da prova, tenho corrido entre 5 e 6km, variando velocidade e resistência, com intervalos de descanço de 1min.) e tem dado resultado.
Mas ainda me falta tirar 30s, desse tempo.

Domingo eu faço todo o circuito do TAF (todos os exercícios, além da corrida).

Fiz sim checkup geral, teste ergométrico, eco, eletro, hemograma, nutricionista, cardio e endocrinologista, está tudo ok comigo, não por causa do TAF, mas para saber como está minha saúde mesmo, o TAF exigiu apenas um atestado médico.
To me suplementando no pré e no pós treino e está tudo indo bem.

Só falta tirar 30s. nos 2.400m, 30s. tão pouco e tão longe.
Eu já to ficando stressado com isso, nas últimas 3 medições sérias eu fiquei nos 30s.

Mas vamos tocar o barco, não quero tirar o foco do tópico, por hora continuo com meu Timex de 1980, mas continuemos a falar de frequencímetros.
Um abraço
Fábio

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Monitor Cardíaco, alguém usa?
« Resposta #17 Online: 29 Agosto 2012 às 20:33:49 »
Tópico bem legal!   
Flavio, não posso dizer que tenha entendido bem suas explicações, mas gostei de ler, são raras as fontes sobre o assunto.
Eu uso dois "monitores cardíacos", mas nenhum para esta função, não treino baseado neste parâmetro, além de achar incômodas as cintas (ainda não testei estas novas).
O primeiro, que menos uso, é um Polar Accurex plus, muito bom e confiável, tenho desde 1.998, a bateria dura perto de 1 ano, troco em casa mesmo, estou na 5ª bateria da segunda cartela de 10, fundo aparafusado, vedação a mesma desde novo e nunca deu um problema, deve ser meu relógio que mais vê água... Uso-o quando vou treinar sem muita preocupação, ou em trajetos marcados, é leve e confortável, o destaque são os 3 timers.
O segundo é um Garmin 405cx, muito útil pelas funções de GPS, que mesmo não muito precisas, servem bem como parâmetro. Hoje não me vejo treinando sem GPS, mudou 101% meu treino e mostrou deficiências que nem imaginava ter...
Treinar hoje, com GPS+mp3 e radio faz pensar como era possível (e chato) correr a 7 ou 10 anos atrás...
Para ver como será a próxima evolução entre neste link: http://pearsports.com/
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Monitor Cardíaco, alguém usa?
« Resposta #18 Online: 29 Agosto 2012 às 22:22:53 »
Falco, o Accurex é do meu tempo de equipe de bike hahahah (Trek/Fisher)! Ele, já naquela época, permitia gravação múltipla. Já GPS...Para que serve?
Todo dado coletado na sua vida, em qualquer coisa, tem que servir para alguma coisa.
Para treinar com frequência, o ÚNICO dado necessário, e que ninguém busca (e portanto ninguém treina direito) é o limiar.
O resto, como disse, é perfuraria. Tempo é importante. Quando você faz uma planilha de treino, o volume é ditado por tempo, não distância. A distância percorrida é apenas parâmetro de evolução.
Ah, e mesmo quando voltei a pedalar sério (em 2006, mas o gás acabou em um ano e meio...), continuei fazendo planilhas e anotando parâmetros e sensações na agenda, na caneta mesmo. Prefiro...


Flávio

*

Offline FPiccinin

  • *****
  • 1.633
    • Ver perfil
Re: Monitor Cardíaco, alguém usa?
« Resposta #19 Online: 30 Agosto 2012 às 21:53:16 »
Boa Noite

Flávio muito legal seus posts, o Friel é uma referencia muito solida!
Mas sobre o GPS...tá de sacabagem né?kkkk
Falco a informação do pace é muito legal mesmo, você já baixou seu treino no Garmin Connect? Se não, baixe! O aplicativo "plota" um grafico por exemplo com o perfil do terreno, seu pulso, pace e mais algumas coisas...É muito interessante por exemplo em um treino com subidas por exemplo como foi seu comportamento.
Eu por exemplo no ano passado corri a maratona de chicago, as marcações de distancia nos USA são em milhas e eu sempre medi meu pace em min/km, o GPS me ajudou muito para nao errar o ritmo. Penso que em provas de 10km por exemplo o GPS é dispensavel, mas nas meias, maratonas, ultras...é uma ferramenta muito util.
Sobre o uso no ciclismo também é muito interessante ao menos para mim, que gosto de ler os dados gerados.