Homens de Canivete

  • 196 Respostas
  • 104496 Visualizações
Re:Homens de Canivete
« Resposta #160 Online: 01 Março 2016 às 15:30:48 »
Queria postar alguns dos meus, mas depois dos que foram mostrados e da aula dada, fiquei acanhado.

Tenho um Opinel, um Smith Wesson, um spyderco, dois Leatherman e alguns outros de menor valor

Compartilha conosco, JotaA.  ;D
"Treinar intensamente o corpo para absorver o espírito, diz a tradição." (Musashi, Miyamoto)

Re:Homens de Canivete
« Resposta #161 Online: 01 Março 2016 às 15:31:48 »
Uma curiosidade que encontrei...
"Treinar intensamente o corpo para absorver o espírito, diz a tradição." (Musashi, Miyamoto)

*

MAGB-ILHA

Re:Homens de Canivete
« Resposta #162 Online: 01 Março 2016 às 22:38:32 »
Fala Sério JotA!  Aqui todo mundo é igual. Apenas trocamos alguma informação e fotos. Manda ver, sem essa de acanhado. Posta aí vai.
Forte abraço.

*

MAGB-ILHA

Re:Homens de Canivete
« Resposta #163 Online: 01 Março 2016 às 22:43:00 »
Lobo do Mar, show de bola! onde será que poderemos encontrar isso aqui para ver ao vivo?
Forte abraço

Re:Homens de Canivete
« Resposta #164 Online: 02 Março 2016 às 09:59:44 »
Lobo do Mar, show de bola! onde será que poderemos encontrar isso aqui para ver ao vivo?
Forte abraço

Não tenho a menor ideia rsrs
Vou começar a procurar... Qualquer coisa informo aqui.
Abs.
"Treinar intensamente o corpo para absorver o espírito, diz a tradição." (Musashi, Miyamoto)

*

MAGB-ILHA

Re:Homens de Canivete
« Resposta #165 Online: 02 Março 2016 às 10:15:16 »
Beleza, boa sorte na caça a peça. Abraço forte.

*

MAGB-ILHA

Re:Homens de Canivete
« Resposta #166 Online: 06 Março 2016 às 20:09:44 »

  Magb,

 Muito legal a sua coleção, especialmente os Laguiole, curto muito estes modelos e os espanhois, navajas. Se possivel poste mais fotos.
Abs

Clélio

Clélio, ja te enviei o meu Whatsapp e respondi por inbox. MAs nao tenho muita experiencia no f´prum e nunca aparece a mensage m que te enviei. A foto do teu Whatsapp aparece um garotinho com uma moça .... Está certo?
Forte abraço

*

Offline Serpa

  • *
  • 17
    • Ver perfil
Re:Homens de Canivete
« Resposta #167 Online: 07 Março 2016 às 14:32:16 »
Sempre carrego meu hunter em caso de holocausto zumbi...


*

MAGB-ILHA

Re:Homens de Canivete
« Resposta #168 Online: 07 Março 2016 às 22:06:39 »
Olá Serpa,

Olhe a evolução do Hunter, não confundir com o Huntsman.
Os primeiros eram de Delrin imitando chifre, isso nos anos 60/70


Observe o detalhe do protetor de serra, somente ele o o Mauser é que possuem esse protetor (que eu já tenha visto) nos canivetes da Victorinox.

No final dos anos 80 para inicio dos anos 90 ele passou a ter uma lamina com trava e a lamina de pelar encolheu. O símbolo da Victorinox era encrustado no plástico rugoso que era uma novidade vista com reservas pelos puristas da marca.

Depois resolveram por a imagem de um veado e de um antílope.

O do Antílope ainda não consegui... :'( :'( :'(
Mas a Wenger de então ainda concorrente lançou um modelo bem mais robusto e de maior tamanho.

Até a Victorinox chegar ao teu modelo em 2012/2013.

É um ótimo canivete. Parabéns.

*

Offline Vargas

  • *****
  • 599
    • Ver perfil
Re:Homens de Canivete
« Resposta #169 Online: 09 Março 2016 às 17:32:35 »
Não sou colecionador mas tenho esse para os relógios (AF) com lâmina Wenger. Lembrei dele para postar por conta do post sobre ferramenta para relógio e a menção da AF.

Abs.

Vargas


*

MAGB-ILHA

Re:Homens de Canivete
« Resposta #170 Online: 11 Março 2016 às 14:21:25 »
Show Vargas.
Este modelo é super simples e eficiente. As talas são de alumínio (ALOX) e a lamina é excelente.
Guarde com carinho, pois não teremos mais peças Wenger genuínas, agora todas são supervisionadas pela Victorinox.
Porém o mais estranho pra mim é o fato de que a Wenger possuia muito mais patentes registradas do que a Victorinox, com uma variedade de laminas muito superior, mas a Victorinox não incorporou nenhuma a qualquer modelo novo ou original dela.
Grande abraço,

*

Offline ejr888

  • *****
  • 1.347
  • EJR888
    • Ver perfil
Re:Homens de Canivete
« Resposta #171 Online: 11 Março 2016 às 15:11:03 »
Boa tarde confrades!

Tenho vários canivetes comigo.
Assim que der posto fotos, não estão guardados comigo.

Entre eles estão
-1 Golftool, o canivete mais elegante que já vi da Victorinox.
-1 Classic SD para cortar unhas e cortar coisinhas no cotidiano.
-1 Laguiole com o mosquito no cabo.
-1 canivete Texas similar ao Buck pequeno.
-1 canivete Texas grande.
-1 Climber.
-1 Pioneer com 2 lâminas
-1 butterfly com cabo de madeira.
-1 canivete chinês de Hitman.
-1 Excelsior.
-1 Huntsman.
Entre outros vários... Eu era tão fanático por Victorinox que mandei uma carta e me enviaram este catálogo há 10 anos.. Quando eu comecei a adquirir outros produtos Victorinox que não foram canivetes me decepcionaram em relação a qualidade e não desejei mais os produtos como carteira, chaveiro, relógio.. Daqui para frente só quero o guarda chuva, o Swisschamp e o Swistool.



Também herdei umas facas de cutelaria profissional do meu pai que estou me desfazendo por impraticidade de portabilidade.
Tenho a faca do Highlander do Gil Hibbens.


Tenho uma com cabo de cervo de um cuteleiro de Lins, enfim já não sou muito chegado.



Abs!

*

Offline Vargas

  • *****
  • 599
    • Ver perfil
Re:Homens de Canivete
« Resposta #172 Online: 11 Março 2016 às 21:55:59 »
Show Vargas.
Este modelo é super simples e eficiente. As talas são de alumínio (ALOX) e a lamina é excelente.
Guarde com carinho, pois não teremos mais peças Wenger genuínas, agora todas são supervisionadas pela Victorinox.
Porém o mais estranho pra mim é o fato de que a Wenger possuia muito mais patentes registradas do que a Victorinox, com uma variedade de laminas muito superior, mas a Victorinox não incorporou nenhuma a qualquer modelo novo ou original dela.
Grande abraço,


Magb-Ilha, realmente posso assim dizer, simples mas eficiente. Tem o necessário para a sua finalidade (foi um dos critérios de escolha). Já sabia da descontinuidade da Wenger e será, além da utilidade, uma boa recordação. Vindo de você que vejo que conhece bastante do oficio fico contente.
Guardarei muito bem.

Grande Abraço,

Vargas


*

Alberto Ferreira

Re:Homens de Canivete
« Resposta #173 Online: 12 Março 2016 às 08:39:29 »
Bom dia, amigos!

Bem,... Como eu já disse, não coleciono, mas gosto de canivetes.
Então, motivado pelo que nos foi mostrado pelo Vargas, eu me amimei a submeter este meu Victorinox à apreciação e comentários.



Como pode ser visto eu o usei bastante, para abertura de fundos de pressão ou coisas do tipo.  ;)

E eu pergunto?
Aqueles "descascados" devem ser atribuídos (apenas) à minha negligência/incompetência no manuseio/armazenagem, ele tinha uma capinha de proteção, mas eu a perdi...  :-[

Ou isso pode acontecer até nas melhores famílias da Helvécia?  ::)

Abraços!
Alberto

Re:Homens de Canivete
« Resposta #174 Online: 13 Março 2016 às 15:26:01 »
Abraço
Paulo Sergio

*

MAGB-ILHA

Re:Homens de Canivete
« Resposta #175 Online: 13 Março 2016 às 15:36:47 »
Olá Alberto,

Bem, sabe como é.... sem querer ser indelicado, acho que ele foi bem usado e ficou guardado de forma inapropriada para a peça. Vou tentar esclarecer. Este canivete pelo símbolo da cruz Helvética da Victorinox não é moderno, salvo se foi trocada a tala. Ele aparentemente pode ter ficado em uma caixa ou gaveta com outras peças de metal ou em um bolso com chaves. Isso justificaria o descascado nas beiradas de Tala e nos entornos dos pinos de fixação. Salvo me perdoe se foi manuseado com mãos de pessoas que possuem acido úrico elevado ou produtos químicos.
Vc. pode ver que ele tem escrito Elinox e uma balestra na base da lamina bem diferente dos demais Victorinox. Isso aconteceu com muita frequência entre os anos 60 / 80, mas não sei por que motivo após a abertura das importações em 1991, alguns desses modelos apareceram por aqui e eram muito cobiçados pelos colecionadores. Afinal estavam comprando algo novo fabricado há mais de 30 anos (aparentemente), mas na verdade eram peças que foram montadas de última hora oriundas de algum caixote esquecido na fábrica. (não posso entrar muito em detalhes, pois realmente desconheço tal mistério, são apenas as suposiçõesde alguns colecionadores.)
Quanto a afiação da lamina grande foi feita de forma irregular. O certo é utilizar a pedra de afia da própria Victorinox com óleo e no movimento de Z com muita cautela para não alterar o angulo e arranhar a lamina (como aconteceu).
Bem vamos a parte boa. Vc. pode comprar a pedra de amolar da Victorinox (jamais aqueles afiadores em V) e como relojoeiro dar um belo polimento na lamina. Pode lavá-lo com água morna, secá-lo com um compressor de ar e depois lubrificá-lo com o óleo da Victorinox, basta uma gota, na posição em que está na foto entre a lamina e a mola na vertical de um lado e depois do outro. Vc. terá um companheiro para toda vida. Mas não caia na tentação de tentar reparar o descamado da Tala, nunca da certo com Alox.
Parabéns pelo canivete, caso Vc. morasse no Rio eu daria um jeito nele pra Vc.
Forte abraço

*

Alberto Ferreira

Re:Homens de Canivete
« Resposta #176 Online: 13 Março 2016 às 19:43:40 »
Olá Alberto,

Bem, sabe como é.... sem querer ser indelicado, acho que ele foi bem usado e ficou guardado de forma inapropriada para a peça...
...


Boa noite!
Pois é... Era o que eu temia ouvir, eu pisei na bola com o coitado, sim.  :-[
Em geral eu não sou descuidado, mas essa eu fiquei "devendo" mesmo.  Putz! :P

Citar
...
Ele aparentemente pode ter ficado em uma caixa ou gaveta com outras peças de metal ou em um bolso com chaves.
...

Sim, foi isso. Ficou muitas vezes no bolso com outras peças e sem a capinha de proteção...
Lamentável negligência de minha parte.

Citar
...
Quanto a afiação da lamina grande foi feita de forma irregular. O certo é utilizar a pedra de afia da própria Victorinox com óleo e no movimento de Z com muita cautela para não alterar o angulo e arranhar a lamina (como aconteceu).
...

Para ser franco eu nem sei como aconteceu essa arranhada na lâmina. Eu não lembro de ter feito isso...
Eu não costumo usar uma pedra para afiar pequenas lâminas.

Em geral eu uso umas ferramentas que eu trouxe da Suécia para afiar as minhas lâminas (facas de culinária), elas não tocam a lâmina, só mesmo o fio.
Para mim é um mistério essa arranhada, simplesmente não lembro da "barbeiragem".  :'(

Citar
...
...Vc. pode comprar a pedra de amolar da Victorinox (jamais aqueles afiadores em V) e como relojoeiro dar um belo polimento na lamina.
...
... Mas não caia na tentação de tentar reparar o descamado da Tala, nunca da certo com Alox.
Parabéns pelo canivete, caso Vc. morasse no Rio eu daria um jeito nele pra Vc.
Forte abraço

Grato pelas dicas e oferta de ajuda!
Eu vou tentar polir a lâmina e não vou nem tentar mexer nos "descascados"...

Um grande abraço!
Alberto

Re:Homens de Canivete
« Resposta #177 Online: 16 Março 2016 às 15:58:53 »
O canivete desta foto tem um valor especial para mim, pois ganhei do meu pai quando eu tinha 12 anos. Estávamos em São Lourenço (MG), pais, avós, irmãos. Foi o meu primeiro canivete. Isto tem quase 30 anos. Usei muito durante a adolescência. Não o uso mais, para preservá-lo. Meu pai morreu há 6 anos... O cachimbo da esquerda também era dele.



PS.: O fumo é de chocolate alpino.
"Treinar intensamente o corpo para absorver o espírito, diz a tradição." (Musashi, Miyamoto)

*

MAGB-ILHA

Re:Homens de Canivete
« Resposta #178 Online: 17 Março 2016 às 18:28:24 »
Bela história Lobo do Mar,
As nossas recordações valem mais que os valores materiais.
Olhando, por alto, este parece ser um Tramontina ou um dos últimos da Mundial Nacional, que eram cópias da Corneta.
Quanto ao chocolate alpino é super aromático.
Parabéns pelas peças e pela bela recordação.
Forte Abraço,

Re:Homens de Canivete
« Resposta #179 Online: 18 Março 2016 às 14:15:34 »
Obrigado, MAGB-ILHA  :)
Forte abraço!
"Treinar intensamente o corpo para absorver o espírito, diz a tradição." (Musashi, Miyamoto)