Homens de Canivete

  • 196 Respostas
  • 104422 Visualizações
*

MAGB-ILHA

Re:Homens de Canivete
« Resposta #140 Online: 21 Fevereiro 2016 às 22:21:29 »
Olá Ivison,

Tenho mais algumas caixas, já que coleciono canivetes desde 1972. Tenho alguns bem interessantes e outros de puro ajuntamento, até por que não dizer, fajutos, mas como é uma coleção tem os verdadeiros e os falsificados.
Quando ao do Karl Elsener, é um scrimshaw em um Victorinox com a face do fundador da mesma, e o mais interessante é que é o modelo possui uma lamina para abrir relógios que tenham fundo de pressão.

Os meus prediletos são os antigos de caça e os de pesca que são mais raros que os de caça. Não curto muito os mais modernos, prefiro normalmente os mais antigos. O mais velho que tenho catalogado segundo Levine's Guide é de 1861, da marinha Britânica.
Gosto muito de canivetes e os da Victorinox passam de 75 entre as varias evoluções do SwissChamp desde 1972.
Espero que tenham gostado e caso queiram posso postar mais alguns.
Abraço 

*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re:Homens de Canivete
« Resposta #141 Online: 21 Fevereiro 2016 às 23:04:21 »
 
  Magb,

 Muito legal a sua coleção, especialmente os Laguiole, curto muito estes modelos e os espanhois, navajas. Se possivel poste mais fotos.
Abs

Clélio

*

Alberto Ferreira

Re:Homens de Canivete
« Resposta #142 Online: 22 Fevereiro 2016 às 08:41:56 »
Bom dia!

Já que o amigo Clélio (um especial abraço!  8)) observou os Laguiole da bela coleção do MAGB, eu lembrei do meu...  ::)

Bem,...
Eu não coleciono canivetes, apenas tenho alguns que curto muito usar.
Estes dão dois dos que eu mais gosto...



O Victorinox me acompanha há muitos anos...
Tem as marcas das "batalhas" do dia-a-dia, falta até um pequeno pedaço da "guarda" - depois que caiu de um telhado  :-[  :D, pois eu sigo com ele a máxima dos fãs da marca... "Não saia de casa sem ele".
Pau pra toda obra!  De tamanho conveniente e usável, pois cabe no bolso da calça sem forçar a barra... ;)

O Languiole, com a famosa "abelha" com que o Napoleão "condecorou" a região, tem um lado funcional que o aproxima de uma outra paixão, os vinhos.  8)

Abraços a todos!
Alberto

*

Offline ivison

  • ****
  • 386
    • Ver perfil
Re:Homens de Canivete
« Resposta #143 Online: 22 Fevereiro 2016 às 11:25:30 »
Salve Magb,

Estas caixas dão horas e mais horas de conversas...  tem muita história... e não falo só da história sobre a peça mas sim a história de como a conseguiu.... o papo bom!... ;D ;D ;D ;D ;D

O Alberto sempre um mago pois sempre puxa da cartola um "truque" novo... realmente não é correto chamar de magia pois parece fácil... o melhor é chamar de experiência. Um homem onde a soberba não faz parte de seu dicionário... e olha que possui peças maravilhosas... um caso em particular posso relatar... meu primeiro relógio mecânico comprador online no antigo Arremate... guardo este relógio a muitos anos... já comprei e vendi vários ... mas este esta guardo até hoje e não sairá da caixinha de "cacarecos"... como alguns gostam de dizer... ;D ;D ;D ;D ;D ;D



Os canivetes Victorinox são hour concour... eles nem precisam entrar nos concursos... quem nunca sonho em ter um multi-funções da marca? Atualmente é algo mais fácil de ter mas a uns 25 anos era difícil e MUITO caro...

Tenho 3 Victorinox e que possuem características diferentes....

Com este, que é igual ao do Alberto que usei muito muito muito... vejam o estada das talhas e bolsa... ;D ;D ;D ;D ..., sofri um acidente que mudou meu conceito sobre trava em lâminas... com esta lâminas ( e menor ) estava tentando  abrir uma tampa de garrafa PET que estava travada... fiz muita força e a lâmina escorregou e fechou sobre meu dedão... acabou a alegria! E deão com rasgo !
   


Após este acidente procurei um canivete com trava na lâmina... ainda não estava difundida as travas em canivetes e só achava se sistema "victorinox" era mais comum...



E por ultimo o bebê da família...


Vocês poderão observar que todos foram "judiados" pois como já falei sou um "usador" se piedade.... ;D ;D ;D ;D ;D

Depois irei mostrar as outras crianças...

Abraço,

Ivison


*

MAGB-ILHA

Re:Homens de Canivete
« Resposta #144 Online: 22 Fevereiro 2016 às 12:44:08 »
Clélio, pode ficar tranquilo que postarei outras fotos dos canivetes Thiers, o centro dos Laguiole, pois, existiam várias fábricas que recebiam a autorização pra gravar Laguiole em suas laminas. O pior que algumas parecem falsificações baratas, mas não são, e, outras são "falsificações" excelentes em qualidade mas não podiam colocar o nome Laguiole.
Ivison sinto muito pelo seu corte, coisa que todos já sofremos em maior ou menor grau. Mas com toda certeza este assunto comigo pode ser infindável, lamentavelmente sou bastante prolixo e com uma bagagem de 44 anos de coleção e catálogos... Teremos muito papo. ;D ;D ;D ;D
Alguns canivetes meus eu realmente uso e troco o modelo sempre que um novo é lançado. Caso específico dos Victorinox Sodier, SwissChamp e WorkChamp, qualquer alteração eu aposento o atual e adquiro o novo.
Alberto belo exemplar do Laguioloe abridor de vinhos. Vc. já viu o sabre que eles fabricam para abrir "espumantes"? está cada vez mais raro.
Agora Vou fotografar e postar aos amigos algumas peças legais. Entretanto existe um que sonho há anos, tive nas mãos e não me venderam a peça apenas para jogarem no fundo de uma gaveta. Um Puma da série Governador de caça. Foi feito em meados dos anos 60/70 e depois mudaram o formato do serrote.
Mais tarde posto algumas fotos,
Abraço a todos,

*

MAGB-ILHA

Re:Homens de Canivete
« Resposta #145 Online: 22 Fevereiro 2016 às 13:40:17 »
Família de Thiers:
Parece falso, mas é "verdadeiro" mas não tem autorização para usar o nome... Década 1960

Thiers utiliza o nome da cidade de onde saem os Laguioles, alta qualidade.

Laguiole dos anos 70, verdadeiro e com todos os direitos.

Este é original de 1997

Série Hipocampe com talas em chifre de boi.

Uma das mais belas peças de Thiers se chama Colibri. Apesar de ser diferente tem uma boa empunhadura para uma obra de arte.

Agora uma peça interessante fabricada no Brasil pela Tramontina. O interessante é o fato de que a Tramontina fabricava canivetes de qualidade e não gravava o seu nome. A marca era uma letra T dentro de um círculo.

Bem a medida que os amigos forem solicitando e eu tiver na minha coleção eu posto as fotos, bem como coloco-me a disposição para pesquisar nos meus catálogos para ajudar aos amigos e confrades a encontrar e identificar algumas peças.
Grande Abraço a todos


*

MAGB-ILHA

Re:Homens de Canivete
« Resposta #146 Online: 22 Fevereiro 2016 às 13:49:03 »
Bom dia!

Já que o amigo Clélio (um especial abraço!  8)) observou os Laguiole da bela coleção do MAGB, eu lembrei do meu...  ::)

Bem,...
Eu não coleciono canivetes, apenas tenho alguns que curto muito usar.
Estes dão dois dos que eu mais gosto...



O Victorinox me acompanha há muitos anos...
Tem as marcas das "batalhas" do dia-a-dia, falta até um pequeno pedaço da "guarda" - depois que caiu de um telhado  :-[  :D, pois eu sigo com ele a máxima dos fãs da marca... "Não saia de casa sem ele".
Pau pra toda obra!  De tamanho conveniente e usável, pois cabe no bolso da calça sem forçar a barra... ;)

O Languiole, com a famosa "abelha" com que o Napoleão "condecorou" a região, tem um lado funcional que o aproxima de uma outra paixão, os vinhos.  8)

Abraços a todos!
Alberto

Alberto

Agora observei que o teu SwisChamp é anterior a 2001, pois entre 1986 e 2000 os alicates não possuíam o corrugador no interior das hastes e nem o cortador de fios no meio das hastes.
Modelo antigo sem o corrugador.

Moderno pós 2001, com o corrugador.


*

Alberto Ferreira

Re:Homens de Canivete
« Resposta #147 Online: 22 Fevereiro 2016 às 18:35:04 »
Boa noite, amigos!

Ivison,
Eu agradeço as suas lisonjeiras palavras e por lembrar aqueles "tempos"...

Sim,...
Nos "icônicos"  ::) (ou seria exagero dizer isso? Creio que sim...  ;)) tempos do Arremate, muitas boas amizades foram feitas neste nosso meio, digamos, de "ajuntadores horológicos".
Tempos de "mercados" menos "livres" (da falta de valores), mais "sérios", menos "espertos" e talvez de mais princípios. Se é que eu me faço entender.
Saudosismo? Eu não sei...  pode até ser... ::)
Saudades? Sim. Eu tenho.

E eu confesso que me assusto com a mudança para o caminho tomado e que nos leva ao que vivemos hoje em toda parte (não falo especificamente do FRM).
Como a nossa "vaca" está indo tão célere para o brejo.  :P  :-[   Como, e em tão pouco tempo, tanto tem se perdido...

Os cavalheiros que lá interagiam não tinham nenhuma "távola", não, nem tampouco se arvoravam em ser "jedi's"...
Mas os valores (de muitos) eram, e são, suas fortes raízes.
Não vou citar nomes, nós, os daqueles tempos (românticos?), sabemos quem são, afinal.
E fiquem sabendo os mais "novos", eles ainda estão por aqui.  8)

Quem fez aquelas amizades e viveu aquelas situações, viveu.
Quem não as viveu... Saberá... Lendo aqui.  ;)

Um abraço a todos os que estão tendo a paciência de ler este meu "papo"!
Alberto


*

Alberto Ferreira

Re:Homens de Canivete
« Resposta #148 Online: 22 Fevereiro 2016 às 19:06:11 »
Alberto

Agora observei que o teu SwisChamp é anterior a 2001, pois entre 1986 e 2000 os alicates não possuíam o corrugador no interior das hastes e nem o cortador de fios no meio das hastes.
...

Legal!
Grato pelas informações!
Como eu disse, não tenho profundos conhecimentos sobre canivetes, apenas gosto deles e gosto de aprender.  8)

Ah! Eu não conheço o sabre que mencionou. Não da marca Laguiole.  ::)


Se o amigo me permitir explorar os seus conhecimentos...
O que me diz do meu Laguiole?
Eu não tenho especiais referências com relação à sua originalidade, ou não, pois quando eu o comprei eu o fiz apenas porque gostei dele e achei interessante o lance que me foi contado, o do Napoleão "condecorar" com a tal imagem da abelha os soldados daquela região, por sua especial bravura.


Mas,...
Aproveitando estes nossos "papos"...
Eu vou me permitir mostrar mais um, que curto muito.

Ele tá "velhinho", bem surrado... ooops, digo, usado.
E tem uma história que me remete a boas memórias. Daquelas que não têm preço.  8)

Eu o ganhei como uma espécie de "prêmio-incentivo" por ter vencido uma prova de degustação durante um curso que fiz na L'ACADEMIE DU VIN em Paris, lá pelos meados da saudosa década de 1970, quando eu fazia uma pós na Suécia e dava umas "fugidas" de férias para a França...  ::)  ;)



Abraços!
Alberto
« Última modificação: 22 Fevereiro 2016 às 19:42:02 por Alberto Ferreira »

*

MAGB-ILHA

Re:Homens de Canivete
« Resposta #149 Online: 22 Fevereiro 2016 às 21:55:59 »
Alberto,

Vamos trocar conhecimentos ;D Vc. sabe muito de relógios, infinitamente mais do que eu, e, eu conheço um pouco sobre canivetes e disponibilizo o pouco que sei com alguns livros e catálogos para todos os amigos, fique a vontade.
Bem o Teu Laguiole é um modelo "moderno" usando o aço 440 (acho que tem este número na lamina) há alguns mais moderno com 440C gravados, então no chutomêtro acho que é uma peça fabricada nos anos 1990, isso se foi adquirido por aqui.
Quanto a Abelha ou Mosca (discussão eterna), na verdade era originalmente uma Capela de Igreja. Mas existem inúmeras histórias e todas são defendidas com unhas e dentes pelos fabricantes de Thiers (Aubrac), cada fabricante faz um canivete Laguiole próprio, mas todos sob uma só direção. Laguiole vem da palavra "La Gleisola" (1182), que significa a pequena igreja. A única lenda que realmente todos concordam é que o desenho foi sugerido pelo próprio Napoleão. Mas o mais interessante é que a fábrica Laguiole surgiu em 1829 de uma cópia espanhola, mas Napoleão faleceu em 1821...  É interessante que ele não é uma arma, mas sim um instrumento para alimentação, já que muitos vinham com o "espigão" utilizado para abrir latas então (detalhe curioso, a lata de alimentos surgiu antes do abridor de lata algumas décadas), o saca-rolhas e a lamina típica para cortar embutidos, pães e queijos ao modelo do início do século XIX.   A outra característica são os pinos de fixação da mola e os enfeites realizados com os mesmos em forma de Cruz. Segundo uma das lendas os aldeões em determinada hora do dia abriam a lamina enterravam no chão ou num toco e assim aparecia uma Cruz com os pinos de latão, perante esta Cruz eles rezavam. Era chamada,  de a Cruz dos 3 Bispos, relacionados as Paróquias de Aveyron, Cantal e Lozère. Atualmente eles fabricam faqueiros completos com talheres de luxo.

Bem quanto ao canivete abridor de vinho, o mais interessante é o saca-rolha ser do desenho Suíço (Victorinox) antigo 1950/1980, repare que há uma fenda ao longo de todo ele. Acreditava-se que assim o material da rolha poderia passar por este entalho e não se faria tanta força para furar a rolha. Hoje ainda aparecem alguns Victorinox com este detalhe que eles mantiveram até o final dos anos 80, não sei por que acho que pegam algum saca-rolha perdido e montam um canivete novo com ele. Bem este teu modelo deve ter sido mandado fabricar para algum evento que fosse realizado por alguma empresa, dependendo do ano haviam muitos fabricantes que se extinguiram que faziam isso, muitos alemães. Detalhe os melhores canivetes são Ingleses, Alemães, Suíços, Atualmente alguns Italianos e alguns Norte Americanos. Este teu se tiver mais fotos com detalhes pode ser que se descubra o fabricante.

Bem vou ficando por aqui se não vou cansar os amigos.
Grande Abraço,

*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re:Homens de Canivete
« Resposta #150 Online: 22 Fevereiro 2016 às 23:29:41 »
 Amigos,boa noite.

   Caramba, Magb você conhece mesmos do assunto  ;). Vou aproveitar e perguntar, você possui algum modelo Albacete, ou mesmo Navaja Carraca ?         Aprecio muito os modelos espanhois, porém são bem raros por aqui...se puder falar sobre eles agradeço...
 Outros que aprecio são os produzidos na região de  Paulaçoulo, modelos simples mas muito legais..
     Tem ainda os Opinel, canivetes praticos para o uso diarios, Ivison, a solução de trava dos Opinel é tão simples que surpreende...a prova  de acidentes  :)

   Mas os Laguiole são imbativeis, em minha opinião o canivete mais elegante e refinado,  perfeito para apreciadores de vinhos, então não é surpresa que o amigo Alberto possua um .

Obrigado a todos.

Abs
Clelio

*

MAGB-ILHA

Re:Homens de Canivete
« Resposta #151 Online: 23 Fevereiro 2016 às 17:41:45 »
Clélio,

Os modelos Espanhóis desta chamada "geração antiga" foram perdendo espaço primeiro para os AITOR (desde as facas do Rambo até os canivetes tipo suíços), e atualmente todos os canivetes tradicionais estão gradativamente perdendo espaço para os Táticos modernos, com aços e ângulos de perfuração precisos, com travas nas laminas e acabamento simplista e que podem ser feitos na China com maior facilidade e menos riscos de erros. Não entendo o porque de serem tão raros no Brasil, já que temos uma boa colônia espanhola de imigrantes dos anos 40/50, mas não vejo e infelizmente não possuo estes modelos originais espanhóis. Já estive com alguns nas mãos, mas creio que devido ao sistema de fechamento superior, ou por anel e terem sido estigmatizados como canivetes de ciganos, serem muito grandes em sua maioria, acho que somando isso tudo não tiveram boa aceitação por aqui. Entretanto ainda são fabricados na Espanha e vendidos a turistas e para quem os curte, a Martinez fabrica lindas peças por preços muito justo... Fácil de achar no Google lojas que enviam para o Brasil. Mas são peças novas, modernas.
Agora a região de Palaçoulo em Portugal tem uma Cutelaria a Martins, tenho um exemplar:

Entretanto ela hoje produz exemplares bem mais ao estilo OPINEL
Do que os modelos tradicionais portugueses feitos pela ICEL que é facilmente encontrado aqui no Brasil.


Quanto ao Opinel é considerado por pintores e artesãos como a melhor relação custo benefício, pois são em aço carbono e são (eram) bem baratos. Não sei quanto esta custando hoje lá fora, mas é bastante útil como lâmina de corte.
Laguiole é um dos símbolos de elegância francesa.
Mas os que são considerados por todos como antigos canivetes de cavalheiros eram os Joseph Rodgers ingleses. Os catálogos mostram os mestres cuteleiros desta fábrica ano a ano desde "1700 e guaraná com rolha" é impressionante os registros destes modelos e a sofisticação e o preço que chegam alguns modelos antigos...



Agora o modelo francês que fazia frente ao Rodgers Ingles era o VitryFeres, pois era feito também com material nobre e muito bem acabado.



Na realidade existem inúmeros fabricantes de certa forma "anônimos" do passado.
Nos EUA, existe um artesão cuteleiro, Sam MacDowell que faz apenas um canivete de cada modelo, sempre em osso de baleia com scrimshaw, aço cirúrgico japonês, alpaca gravada e não adianta pedir para ele fazer outro igual, ele não faz. Assim também devia acontecer no passado.
 
Vou ficar te devendo alguns espanhóis "antigos" mas caso eu me depare com algum que seja de fá$$il aquisição eu posto por aqui.
Forte abraço,




*

MAGB-ILHA

Re:Homens de Canivete
« Resposta #152 Online: 23 Fevereiro 2016 às 17:56:37 »
Uma curiosidade a ORIS solicitou a Wenger a fabricação deste modelo antigo para relojoeiro. A lamina é assim mesmo, curta e sem fio de corte apenas angulada para abrir o fundo das caixas. Provavelmente muitos anos antes da Wenger começar a vender relógios (penso eu).

Re:Homens de Canivete
« Resposta #153 Online: 24 Fevereiro 2016 às 17:40:21 »
Coleção maravilhosa do Magb, além de seu conhecimento, que torna o tópico ainda mais interessante. Tem sido o que me demoro mais a ler nesses dias.  8)
"Treinar intensamente o corpo para absorver o espírito, diz a tradição." (Musashi, Miyamoto)

*

MAGB-ILHA

Re:Homens de Canivete
« Resposta #154 Online: 24 Fevereiro 2016 às 20:30:29 »
Obrigado Lobo do Mar.
Agradeço a atenção, aproveito e me coloco a disposição de todos os confrades para expor o pouco que aprendi ao longo destes anos e dar algumas dicas dentro do que sei e aprender dos amigos que obviamente também tem muito a me oferecer.

Hoje passeado no mar tempestuoso e perigoso do ML deparei com um anuncio de uma peça idêntica a esse Wenger feito para a ORIS. Pareceu meio surrado mas nada que um trato não resolva.
Entretanto já havia muito tempo que lá não ia e fiquei chocado e perplexo com a cara de pau de um sujeito vendendo um Bocker aparentemente autentico por um preço competitivo, mas porém com as laminas não originais... Todas foram substituídas... Fiquei revoltado, pois eu vendo identifico as falcatruas, mas os incautos acabam comprando gato por lebre.
Existem anúncios que são verdadeiros casos de policia e o individuo tem 100% de aprovação, isto é, o publico comprador compra, mas desconhece o produto.
Seja como for se algum amigo for comprar e quiser que eu olhe, muitas vezes por fotos já dá para desmascarar as fraudes e falsificações, estarei junto ao grupo a disposição e sendo no Rio de Janeiro combinando direitinho posso chegar junto, principalmente na feirinha da Praça XV, mistura de céu e inferno. Já adquiri peças de valor inestimável por galinha morta e já forjarem antiguidades que ainda circulam em lojas de rua.
Grande Abraço a todos,

Re:Homens de Canivete
« Resposta #155 Online: 25 Fevereiro 2016 às 20:36:29 »
Bacana, Magb  8)
Abraço grande!
"Treinar intensamente o corpo para absorver o espírito, diz a tradição." (Musashi, Miyamoto)

*

Offline fugas

  • ****
  • 497
    • Ver perfil
Re:Homens de Canivete
« Resposta #156 Online: 27 Fevereiro 2016 às 12:50:01 »



Adquiri recentemente um leatherman cs style. Qualidade excelente, precisava de um canivete e este está me atendendo muito bem

*

MAGB-ILHA

Re:Homens de Canivete
« Resposta #157 Online: 29 Fevereiro 2016 às 18:22:51 »
Parabéns Fugas. É uma grande marca de ferramentas. Tem algumas patentes excelentes. É super útil.

*

Offline fugas

  • ****
  • 497
    • Ver perfil
Re:Homens de Canivete
« Resposta #158 Online: 29 Fevereiro 2016 às 20:41:08 »
Vlw magb, queria um canivete novo e esse sempre foi bem recomendado, muito satisfeito eu recomendo

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re:Homens de Canivete
« Resposta #159 Online: 29 Fevereiro 2016 às 21:55:40 »
Queria postar alguns dos meus, mas depois dos que foram mostrados e da aula dada, fiquei acanhado.

Tenho um Opinel, um Smith Wesson, um spyderco, dois Leatherman e alguns outros de menor valor