IWC 3777 com ponteiro travando?

  • 17 Respostas
  • 7194 Visualizações
*

Offline dwbr

  • ****
  • 387
    • Ver perfil
IWC 3777 com ponteiro travando?
« Online: 22 Setembro 2012 às 02:53:46 »
Em vez de ir para o "Novas aquisições" esse vai para uma dúvida técnica... Peguei ontem esse IWC e chegando em casa achei MUITO estranho o comportamento do ponteiro de segundos com o cronógrafo ativo.
O modelo é um 3777 e o movimento é "baseado" (para não falar que é um de fato) no Valjoux 7750. Fiz até um video para ter certeza que não estou maluco antes de levar na IWC lá do JK.
Do lado está um Navitimer... http://www.youtube.com/watch?v=Xa2R72-G-GE&feature=g-upl

Estou vendo coisas ou está mesmo estranho? :)
.·.

Re: IWC 3777 com ponteiro travando?
« Resposta #1 Online: 22 Setembro 2012 às 07:36:01 »
Coloca ele na horizontal, de fundo para baixo e faz o teste. abs

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re: IWC 3777 com ponteiro travando?
« Resposta #2 Online: 22 Setembro 2012 às 11:01:42 »
Quando me refiro ao meu Longines Avigation funcionando com o crono "aos saltos", é justamente isso! Até hoje não sei o que acontece. Porém, isso não é normal em NENHUM crono meu, apenas no Longines.
E não sei o que causa isso. Lanço a pergunta aos práticos.

Flávio

*

Offline dwbr

  • ****
  • 387
    • Ver perfil
Re: IWC 3777 com ponteiro travando?
« Resposta #3 Online: 22 Setembro 2012 às 14:03:14 »
Oi Filipe, fiz os testes e ficou assim:

"Travadas" no ponteiro como no video com as 12h para cima e na horizontal.
Tudo perfeito, 4hz certinho com 3h ou 9h para cima.
Com 6h para cima ficou no meio termo, uma ou duas paradas.

Esqueci de testar de ponta cabeça na horizontal. :)

Obrigado!


Coloca ele na horizontal, de fundo para baixo e faz o teste. abs
.·.

*

Offline dwbr

  • ****
  • 387
    • Ver perfil
Re: IWC 3777 com ponteiro travando?
« Resposta #4 Online: 22 Setembro 2012 às 14:08:03 »
Pois é Fávio! Crono tenho apenas um Speedmaster manual e esse Navitimer do video, nenhum deles faz esses saltos. Fiquei procurando na net mas e parece ser algo comum de acontecer nos Valjoux.
De qualquer forma poderia passar direto lá na IWC para perguntar, mas achei legal fazer o video e postar antes... Espero que a solução sirva também para seu Longines, esses saltos são irritantes! :)

Quando me refiro ao meu Longines Avigation funcionando com o crono "aos saltos", é justamente isso! Até hoje não sei o que acontece. Porém, isso não é normal em NENHUM crono meu, apenas no Longines.
E não sei o que causa isso. Lanço a pergunta aos práticos.

Flávio
.·.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: IWC 3777 com ponteiro travando?
« Resposta #5 Online: 22 Setembro 2012 às 14:46:13 »
Todo crono com embreagem horizontal está sujeito à isso. Os que usam pinhão oscilante estão mais sujeitos ainda mesmo com excepcional qualidade de manufatura como é o caso do IWC. Não há milagre, exceto o que a Patek fez nos dentes da embreagem vertical do seu mais novo crono.

Logo, é normal mas pode ser ajustado. Um relojoeiro especializado nessa máquina pode avaliar a profundidade do engajamento do pinhão com a roda de centro e ajustar ela. Mas não se espante se não houver como melhorar. Pois é pouco provável que um IWC saia de fábrica com o ajuste do excêntrico qualquer coisa fora do perfeito. Logo, o mais provável é que já esteja com o ajuste ideal. Só resta conviver com isso.

Lembrem-se do que eu já disse: pode ser da Omega, pode ser da IWC, mas continua sendo um 7750. Há muitas melhorias entre um ETA e um amplamente modificado. Mas não há milagre: continua sendo uma embreagem horizontal da mais tosca que há, que é a de pinhão oscilante.

Abraços!

Adriano
« Última modificação: 23 Setembro 2012 às 12:36:48 por Adriano »

*

Offline dwbr

  • ****
  • 387
    • Ver perfil
Re: IWC 3777 com ponteiro travando?
« Resposta #6 Online: 22 Setembro 2012 às 17:06:46 »
Obrigado Adriano pela explicação! O cronógrafo é algo que nunca usei de fato nos mecânicos, então não sei se vale a pena tentar um ajuste agora ou aproveitar para tentar o ajuste daqui alguns anos na manutenção de rotina. Aparentemente não há problemas de precisão, mesmo com o cronógrafo ligado a diferença está dentro do esperado.
.·.

*

Offline dwbr

  • ****
  • 387
    • Ver perfil
Re: IWC 3777 com ponteiro travando?
« Resposta #7 Online: 23 Setembro 2012 às 01:21:02 »
Passei na IWC para ver alguns outros modelos e aproveitei para checar outros com Valjoux. Tudo exatamente igual. Logo não é problema, é "feature" do movimento... :)
Valeu mais uma vez pela dica Adriano!
.·.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: IWC 3777 com ponteiro travando?
« Resposta #8 Online: 23 Setembro 2012 às 12:34:10 »
Boa!

Um detalhe: quanto mais longo o ponteiro, mais notável são as travadinhas do ponteiro.

Abraços!

Adriano

Re: IWC 3777 com ponteiro travando?
« Resposta #9 Online: 23 Setembro 2012 às 12:39:57 »
Sempre aprendendo!!!  ;) ;) ;)
Obrigado amigos!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline jokr82

  • *****
  • 611
    • Ver perfil
Re: IWC 3777 com ponteiro travando?
« Resposta #10 Online: 25 Setembro 2012 às 12:27:48 »
Assistindo ao video me deparei com a mesma coisa!

Meu Link, Aquaracer, Longines, tudo com o 7750(VALJOUX) também acontecem isso!

Não é que nem o Navitimer só o 1887 que roda suave o crono, o restante roda suavemente dando umas travaparadinhas  :P vix acabei de inventar isso  :-X


*

Offline dwbr

  • ****
  • 387
    • Ver perfil
Re: IWC 3777 com ponteiro travando?
« Resposta #11 Online: 28 Setembro 2012 às 00:46:51 »
Pois é... o Navitimer na verdade é baseado na 7753, deve ser por isso que vai liso liso... 
Fiquei um pouco paranóico com isso e comecei a ver todos os 7750 que encontrei. Realmente todos fazem, uns mais... outro menos, mas fazem. :)
.·.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: IWC 3777 com ponteiro travando?
« Resposta #12 Online: 28 Setembro 2012 às 09:05:28 »
Não tem diferença pelo fato de ser 7753. É a mesma coisa, mesmo calibre, mesmo sistema de embreagem, tudo.

Abraço!

Adriano

*

Offline dwbr

  • ****
  • 387
    • Ver perfil
Re: IWC 3777 com ponteiro travando?
« Resposta #13 Online: 28 Setembro 2012 às 10:12:00 »
Sério Adriano? Não vou te pentelhar com as diferenças entre ambas (antes vou no google :)).

Considerando as semelhanças, tem ideia porque no Nav é tão liso? Ajuste mais fino ou no fim é sorte mesmo?
.·.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: IWC 3777 com ponteiro travando?
« Resposta #14 Online: 28 Setembro 2012 às 10:25:35 »
Imagine! É só perguntar!

Na verdade é simples: o 7753 é um 7750 com o acumulador de minutos deslocado da posição de 12h para as 3h. Só muda uma pequena parte do mecanismo debaixo do mostrador. Todo o resto é idêntico.

Eu creio que é sorte mesmo.

Abraços!

Adriano

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re: IWC 3777 com ponteiro travando?
« Resposta #15 Online: 28 Setembro 2012 às 10:37:08 »
No meu Tissot Janeiro, com o 7750 (7765) de corda manual, nada disso acontece. Loteria... Aliás, o único relógio com crono que tenho que faz isso é o Longines Avigation (ETA 2894). Nos demais, Omega Speedy Auto (Omega 1143 - 2892 mais Depraz) e Ebel E Type (Calibre 137), também não.

Flávio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: IWC 3777 com ponteiro travando?
« Resposta #16 Online: 28 Setembro 2012 às 10:45:27 »
É mas tem uma questão aí primordial: a percepção de cada um. Eu estou tão acostumado com tantos cronos que fazem isso, que nunca vejo isso. Se eu não parar, sentar e olhar só para isso, não percebo. Nem no meu Landeron 51 eu noto. E olhe que é uma tosquisse só, e para ajudar, de 18.000 bph.

Pelo contrário, acho um charme os cronos antigos que fazem isso.

Abraços!

Adriano

*

Offline dwbr

  • ****
  • 387
    • Ver perfil
Re: IWC 3777 com ponteiro travando?
« Resposta #17 Online: 30 Setembro 2012 às 20:02:50 »
Acredita que resolveu andar liso agora como no Navitimer? Como era novo, acabei usando mais o IWC nos últimos dias. Será que é o frio que está fazendo ou ele "amaciou"?  :)
De qualquer forma relógio é bem legal, ainda acostumando com o tamanho "enorme" para meus padrões de 40mm...  ;D
.·.