[Desmonte/Revisão] Seiko 7625 17 Jewels - Modelo 8033

  • 10 Respostas
  • 6712 Visualizações
*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
[Desmonte/Revisão] Seiko 7625 17 Jewels - Modelo 8033
« Online: 03 Outubro 2012 às 18:47:38 »
Olá caros colegas, venho compartilhar com vocês mais um desmonte/revisão de um Seiko, desta vez calibre 7625 feita ontem.
Este relógio já fez uma aparição aqui Antes e Depois

Ele veio naquele lote que recebi do nosso caro amigo Pandolfi, então este é o 2º a ser desmontado e revisado, o próximo será um 6119... ::) :D

Bom vamos lá ao que interessa.

Relógio em questão já aberto.


Retirada a massa oscilante.



Movimento retirado. E preparando para retirada dos ponteiros.



Ponteiros retirados.


OBS: Mancha no mostrador é reflexo. ;)

Mostrador retirado.



Balanço completo, retirado.



Módulo automático, retirado.




Âncora e sua ponte, retiradas.



Roda de carga e mola clique do tambor de corda, retiradas.



Tambor de corda e sua ponte retiradas



Ponte da rodagem, retirada.


OBS: Reparem que neste calibre, a ponte da rodagem é separada da do tambor de cordas, na maioria dos calibres da Seiko, é uma só ponte para as rodas e tambor de corda.

Rodas retiradas, sobrando a penas a roda de centro. Ela sai após a retirada da Chaussé !!


Aqui vemos a, roda primeira, roda de segundos, roda de escape, por último, ponte da roda de centro.

Vamos para outro lado, que é a parte do calendário.

Retirada a roda de horas, chauseé e roda de centro.




Retirada o disco do calendário.



Engrenagem do calendário, e mola clique, retirada



Roda intermediaria retirada.



Mola da báscula retirada.



Com a retirada da tirete e sua mola, báscula e sua mola e pinhão coulant, a platina ficou desnuda... ;D ;D



Agora que peguei o jeito, vamos lá, retirei o diashok do balanço na platina, e na sua ponte.



Aqui já montado diashock, na platina principal depois de limpo e com uma "gotinha" de óleo bem no centro, para mim que tenho problema de visão, tive que repetir umas 3x, pois parecia que num estava bom.



Agora o mesmo procedimento, no da ponte do balanço. Mola já retirada, em segundo plano.



Aqui pedra e contra pedra e sua mola, limpas esperando voltar ao local..


Pronto já montado!!


Agora uma prova do funcionamento do relógio em vídeo.
Video Seiko 7625


Desde já peço desculpas pela qualidade das fotos, pois foram feitas com celular, e estava com dia nublado ontem, então já sabem né, o resultado fica ruim.

Resumo:
O calendário estava parado, descobri o defeito, porém agora ele tenta passar e não passa. De ontem para hoje, ele adiantou 12s, nas primeiras 3hs, não avia mudança perceptível na precisão.
É um calibre muito bem simples e muito bacana, porém se quebrar algo dele, deve ser difícil de achar peças, igual a peça do calendário, no mais é um relógio legal de revisar, sem complexidades.


Agradecimentos:
Primeiramente ao caro Pandolfi, pela oportunidade, ao caro Murilo, pois com os livros que ele me presenteou, está me ajudando também, estou lendo o do Harold C. Kelly. E aos caros mestres Wilson, Meneghetti e Adriano, pois sempre passando dicas muito boas.

E também ao caro Gabo, pois a colaboração dele foi essencial para que essa revisão acontecesse. Pois aqui em CG-MS está restrito a venda de benzina nas farmácias, só quem possui CNPJ pode adquirir o produto!!
Muito obrigado caro Gabo!!

Mais uma vez peço desculpas pelas qualidades das imagens !! :P :-[

Se houver algum erro podem me puxar a orelha, pois sou aprendiz, e críticas e sugestões, sempre serão muito bem vindas.

Obrigado desde já pela visita e até breve com o próximo desmonte/revisão!!

Abraços,
Cigano!

Re: [Desmonte/Revisão] Seiko 7625 17 Jewels - Modelo 8033
« Resposta #1 Online: 03 Outubro 2012 às 19:21:32 »
Showww.

AEEÈ`mais um com vida! ;) ;)

Gostei desse modelo e dos ponteiros/ mostrador!

Para min vc é um Veterano!

Abraços Amigo.

Poste o 6119 tambem! Aguardo ansioso
« Última modificação: 03 Outubro 2012 às 19:27:50 por Filipeandrade »

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

Re: [Desmonte/Revisão] Seiko 7625 17 Jewels - Modelo 8033
« Resposta #2 Online: 03 Outubro 2012 às 19:26:50 »
Com a bensina agora, vai chover de desmontes!

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

*

Pandolfi

Re: [Desmonte/Revisão] Seiko 7625 17 Jewels - Modelo 8033
« Resposta #3 Online: 03 Outubro 2012 às 21:24:47 »
Parabéns pelo trabalho Cigano...
Grande abraço.
Pandolfi

Re: [Desmonte/Revisão] Seiko 7625 17 Jewels - Modelo 8033
« Resposta #4 Online: 03 Outubro 2012 às 22:15:30 »
ESPETÁCULO! PARABÉNS MESTRE CIGANO.
grande abraço.

Re: [Desmonte/Revisão] Seiko 7625 17 Jewels - Modelo 8033
« Resposta #5 Online: 03 Outubro 2012 às 22:16:23 »
 >:( >:( >:( não sou mestre  >:( >:( >:(
 8) 8) 8) Muito bom esse post seu ai parabéns meu amigo é um belo seiko meu amigo  8)
Abraços  8) 8)
Meneghetti 8) 8) 8)   

Re: [Desmonte/Revisão] Seiko 7625 17 Jewels - Modelo 8033
« Resposta #6 Online: 04 Outubro 2012 às 09:15:03 »
Mais um desmonte bacana, heim Cigano?
Você disse que achou o defeito no calendário ... qual era? Acho legal que, em caso de desmontes onde o colega descobrir o defeito, ele descrevê-lo detalhadamente. Algo do tipo ... os sintomas (como e quando o defeito se apresentava), como descobrir e o que fazer para solucionar ... seria uma ótima referência para os amadores como nós!
Abração e parabéns pelo trabalho ( :o :o :o pô rapaz, você já está fera nesse trem de desmontar diashocs ...  :o :o :o)
Lourival

*

Offline Sifion

  • *****
  • 640
    • Ver perfil
Re: [Desmonte/Revisão] Seiko 7625 17 Jewels - Modelo 8033
« Resposta #7 Online: 04 Outubro 2012 às 09:34:04 »
Parabéns Cigano. Acho muito show esses seus desmontes.

Me explica só o porque daquele pedaço de papel quando da retirada dos ponteiros? como é feito?

Abraços!

*

Offline ThiagoDF

  • *****
  • 1.996
    • Ver perfil
Re: [Desmonte/Revisão] Seiko 7625 17 Jewels - Modelo 8033
« Resposta #8 Online: 04 Outubro 2012 às 15:22:30 »
Parabéns Cigano! ;)
Membro do RedBarBrazil

*

Jefferson

Re: [Desmonte/Revisão] Seiko 7625 17 Jewels - Modelo 8033
« Resposta #9 Online: 04 Outubro 2012 às 16:56:35 »
Olá pessoal,

Cigano, parabéns! A cada postagem um avanço, tanto no desmonte como na descrição e fotos, que por sinal estão muito boas!

Me adiantando, respondo ao Sifion. Aquele papel que o Cigano colocou entre o mostrador e os ponteiros é usado para proteger o mostrador de riscos, ao longo do processo de remoção dos ponteiros.

É necessário para que o extrator de ponteiros não encoste diretamente sobre a pintura do mostrador.

Abraços,

Jefferson

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: [Desmonte/Revisão] Seiko 7625 17 Jewels - Modelo 8033
« Resposta #10 Online: 04 Outubro 2012 às 21:50:41 »
Showww.

AEEÈ`mais um com vida! ;) ;)

Gostei desse modelo e dos ponteiros/ mostrador!

Para min vc é um Veterano!

Abraços Amigo.

Poste o 6119 tambem! Aguardo ansioso


Muitíssimo grato pelas suas palavras caro Filipe, mais ainda me sinto como um aprendiz, pois tem muita coisa a aprender !!
Sim esse mostrador e os ponteiros estão show para um relógio que é da década de 60, vou ver com mais precisão em que época ele foi fabricado, mais é da década de 60!!



Com a bensina agora, vai chover de desmontes!

Oh se vai, espero que sim, em breve estarei com o desmonte de outro 6119, pode até ser repetitivo, de tantos 6119, mais é legal para comparação, pois vejo uns com a mesma revisão, com as gravações "Seiko 6119C - 21 Jewel" no módulo automático em cor laranja, e outros não, o porque será ??


Até logo!! ;)


Parabéns pelo trabalho Cigano...
Grande abraço.
Pandolfi


Olá caro amigo Pandolfi, muito obrigado muitos irão vir agora...rsrsrs !!
Creio que logo logo!!

Até logo!

ESPETÁCULO! PARABÉNS MESTRE CIGANO.
grande abraço.

Caro amigo Paulistano, muito obrigado... Mestre ??? Aonde ??
Pois nos meus desmontes, saiba que tem dicas e ferramentas que veio de ti!!
Agora você sei que é mestre!!
Sou muito grato por isso pela ajuda dos caros colegas do fórum !!

Até logo !! ;)


>:( >:( >:( não sou mestre  >:( >:( >:(
 8) 8) 8) Muito bom esse post seu ai parabéns meu amigo é um belo seiko meu amigo  8)
Abraços  8) 8)
Meneghetti 8) 8) 8)    
Para mim é sim, pois foi através de você que os colegas do fórum, viram o meu 1ª desmonte, e de uma sucata enviada por ti caro Meneghetti!!
Muito obrigado !!

Até logo!!


Mais um desmonte bacana, heim Cigano?
Você disse que achou o defeito no calendário ... qual era? Acho legal que, em caso de desmontes onde o colega descobrir o defeito, ele descrevê-lo detalhadamente. Algo do tipo ... os sintomas (como e quando o defeito se apresentava), como descobrir e o que fazer para solucionar ... seria uma ótima referência para os amadores como nós!
Abração e parabéns pelo trabalho ( :o :o :o pô rapaz, você já está fera nesse trem de desmontar diashocs ...  :o :o :o)
Lourival

Olá caro Lourival, pois é, foi falha minha de não ter relatado o defeito, falei dele mais não dei detalhes, esqueci!!
Me desculpem pela falha!! ;D
Então o defeito é que, na roda do calendário, tem o dedo que é metálico, e tem uma molinha também metálica, que encaixa em 2 ressalto ao redor do eixo, essa mola estava quebrada, fora do lugar, e fixada apenas com óleo velho, então eu voltei o dedo no local, agora ele tenta passar o calendário, só que quando está quase tudo passado, ele volta para aonde estava, que no caso deixei no 10!

Veja nesta foto as marcações que fiz para identificar as peças !!


Em amarelo, é a molinha.
Em azul o dedo que é preso a molinha.
Em vermelho é a roda do calendário.

Vou estudar uma alternativa para por em ordem o calendário, pois o relógio ficou com uma precisão bem considerável!!
Valeu e até logo !! ;)


Parabéns Cigano. Acho muito show esses seus desmontes.

Me explica só o porque daquele pedaço de papel quando da retirada dos ponteiros? como é feito?

Abraços!

Muito obrigado caro Sifion, sobre o papel o caro Jefferson respondeu como um mestre relojoeiro, nem preciso dizer mais nada !
Até logo!!


Parabéns Cigano! ;)

Muito obrigado caro Thiago !!

Até logo!!


Olá pessoal,

Cigano, parabéns! A cada postagem um avanço, tanto no desmonte como na descrição e fotos, que por sinal estão muito boas!

Me adiantando, respondo ao Sifion. Aquele papel que o Cigano colocou entre o mostrador e os ponteiros é usado para proteger o mostrador de riscos, ao longo do processo de remoção dos ponteiros.

É necessário para que o extrator de ponteiros não encoste diretamente sobre a pintura do mostrador.

Abraços,

Jefferson

Olá caro Jefferson, muitíssimo obrigado pelas suas palavras, pois ler os comentários dos caros colegas me deixa cada vez mais incentivado a encarar novos desafios, pois estou estudando para desmontar um Landeron 48, mais isso é coisa para o futuro !!

E muito obrigado por responder a questão ao Sifion, pois eu não saberia explicar de um modo tão preciso com você o respondeu!!

Valeu até logo!! ;)


E quero agradecer os colegas que apenas visitaram o tópico, e que alguma informação passada no desmonte, tenha sido útil !! 
Até logo!!


« Última modificação: 04 Outubro 2012 às 21:54:44 por Cigano »
Abraços,
Cigano!