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Omega - 1120 vs 2500

Iniciado por Correia, 14 Outubro 2012 às 19:14:20

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igorschutz

Taí uma informação (entre várias outras, óbvio) que eu não sabia!

Obrigado por compartilhar, Adriano! ;)
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Adriano

Aproveitando o gancho então, vou listar família da Omega baseada no 2890 e 2892. Mas antes, explicar as diferenças entre 2890, 2892 e 2892-A2.

"Senta que lá vem história", como dizia aquele programa da TV Cultura.

Como já falei aqui, o 289x usa um sistema de automático que é o mais arcaico que há, é o original da Eterna, o primeiro sistema bidirecional que a Eterna bolou, lá da década de 1940 (final dela), com uma roda inversora só. O livro do Gazeley tem um raro diagrama desse projeto e é ridículo como ele é praticamente o mesmo do 289x. O 2824 usa uma versão mais moderna do sistema Eterna, com duas rodas inversoras. O "defeito" do 289x é de nascença. A razão é bem simples: o sistema original da Eterna foi bolado numa época que os rleógios funcionavam a 18.000 a/h, 21.600 a/h no máximo, ou seja, com cordas longas, de baixa tensão, ou seja, uma molezinha de enrolar elas na árvore. Com o andar da carruagem, já na década de 1960, a frequência alta começou a virar moda. Vale lembrar, ou informar, já que pouca gente sabe, a família 282x/3x já teve versões de 36.000 a/h. Umas belezinhas, mas que pouca gente adotou pela preocupação com durabilidade. Essas versões foram abandonadas. Quase ninguém queria elas. Eram o 2826, que é que nem o 2824, só com data, o 2832 que era como o 2836, ou seja, day-date, e o 2838, que era como o 2834, ou seja, day-date com dia por extenso às 12 horas. Tem também as mesmas versões de corda manual com 36.000 a/h. Menos gente ainda sabe que a Zenith, para manter sua tradição de alta frequência, usou o 2832.

Voltando, o causo é que esse sistema da Eterna funcionava bem com cordas "molinhas". Mas alguém teve a idéia de manter esse mesmo sistema em mecanismos de alta frequência: o nosso amigo 2890, de 28.800 a/h, obviamente, com uma corda dura pacas, curta, com muita tensão. Resultado? A carga sobre o sistema do automático é enorme e a eficiência é bem prejudicada. Continuando, o 2890 é o original, pouca gente sabe, mas seu diâmetro era maior, tinha 12 1/2''' ou 29mm de diâmetro. Para caber em caixas menores, havia a opção de 11 1/2''', ou 25,6mm, que é o 2892. Resultado? O sistema de carga que já era capenga para carregar a corda de alta tensão, ficou ainda mais capenga pois o diâmetro do rotor diminuiu e ele perdeu muito momento de inércia. O 2892 original é uma lástima. Na tentativa de dar uma corrigida, a ETA veio com o 2892-A2, onde aumentou a massa do rotor, seu momento de inércia melhorou, mas... todo mundo já sabe.

Agora, aos Omegas:

- 1110, o pai de todos, era um 2892 cuspido. Dourado.
- 1111, era a versão chronometer do 1110, dourado também. Você encontra eles naqueles em Constellations e Seamasters 200m, os "tartarugas" como chamam.

- 1108, versão aprimorada do 1110, baseado no 2892-A2, ou seja, melhorado ao mesmo tempo que a base da ETA, e passou a ser rodiado.
- 1109, versão aprimorada do 1111, ou seja, chronometer.

E nesse meio termo, teve aí uma porção de 111x, de séries limitadas, esqueletos, etc. E aí veio o:

- 1120, que esse sim é um 2892-A2 consideravelmente modificado pela Omega no sistema do automático. Rolamento menor e de baixa inércia, modificações na ponte, roda inversora... A mesma abordagem que a Girard Perregaux fez, e que sabe-se lá por que razão, a ETA nunca fez. O 1120 portanto é a evolução do 1109, ou seja, ele é chronometer e com ele deixou de existir parentes sem COSC. O único baseado em ETA 289x (sem crono) passou a ser o 1120.

E sim, aí há as versões com crono e outros módulos. Mas os cronos (1140, 1141, 1143, 3220, 1138...) sempre se mantiveram baseados nos 2890 e não 2892, por seu diâmetro maior, que permite o acoplamento do módulo. Mas também por alguma razão desconhecida, nunca usaram o sistema de carga aprimorado pela Omega... vai entender.

E por fim, a evolução final do 1120, o 2500, que é um 1120 com escapamento co-axial. O resto todo mundo já sabe.

Abraços!

Adriano

igorschutz

Bela história, Adriano. Faça uma cópia lá nos Clássicos, por favor!
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

flávio

Corrigindo uma informação anterior que dei, os 1120 surgiram em 1996, segundo um catálogo que tenho aqui; os 1109 ainda foram utilizados por algum tempo nos Dynamic.

Adriano, o sistema de carga do 2892 é semelhante ao do ETA 1256?


Flávio

Adriano

Citação de: flavio online 27 Fevereiro 2013 às 10:18:21
Corrigindo uma informação anterior que dei, os 1120 surgiram em 1996, segundo um catálogo que tenho aqui; os 1109 ainda foram utilizados por algum tempo nos Dynamic.

Adriano, o sistema de carga do 2892 é semelhante ao do ETA 1256?


Flávio

Corrigindo a sua correção: os Dynamic continuaram usando o 1108, que é a versão non-chronometer.  ;)
Mas nunca houve irmão do 1120, com seus aprimoramentos in-house, sem COSC.

Flávio, exato, o sistema do 289x é conceitualmente e estrututalmente o mesmo sistema do 1256 (aquela aberração).

Abraços!

Adriano

flávio


Octávio Augusto

Caro Adriano,

Obrigado por compartilhar estas informações!
Abraço,

Octávio Augusto

ThiagoDF

Bela aula Adriano, grande abraço! ;)
Membro do RedBarBrazil

Carbonieri

Citação de: Adriano online 15 Outubro 2012 às 18:33:16

O próprio 2500 está no rumo da aposentadoria. Não deve passar da versão atual, a "D", que possui roda de escape feita pelo processo "LIGA". Posso estar enganado, claro, mas a tendência é que ele desapareça. Todos os modelos antes equipados com ele estão mudando para o 8500.

Abraços!

Adriano

O tópico é velho mais muito interessante. Estava relendo e conforme citado pelo Adriano o 2500 estaria para ser aposentado, então pergunto: o Seamaster Bond estaria pra ser aposentado também, ou seria utilizado um terceiro calibre nele, já que 8500 não cabe no Bond? abs
sic transit gloria mundi

Adriano

Qualquer resposta que não seja do Urquhart ou do Monachon, seria chute.

Em outras palavras: quem sabe? Mas não há nada que impede que o James Bond receba outro calibre. Talvez seja difícil manter as mesmas dimensões usando o calibre 8500, mas como falei em outro tópico, quem sabe a Omega não tem outro calibre de manufatura na manga?

Abraços!

Adriano

Dorotheo

Citação de: Adriano online 23 Dezembro 2013 às 01:40:53
Qualquer resposta que não seja do Urquhart ou do Monachon, seria chute.

Em outras palavras: quem sabe? Mas não há nada que impede que o James Bond receba outro calibre. Talvez seja difícil manter as mesmas dimensões usando o calibre 8500, mas como falei em outro tópico, quem sabe a Omega não tem outro calibre de manufatura na manga?

Abraços!

Adriano
E já que é pra chutar...
E ainda estamos falando de Bond, James Bond...
Quem sabe o próximo filme da franquia não estreie o calibre antimagnético e sem lubrificação,  nada mais 007 que isso.
Abs.
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

Veiga

Gente, bom dia. Que belo presente neste fim de ano.
Vivendo e aprendendo muito.
Obrigado e boas festas com meu abraço, Veiga.