cronógrafo

  • 6 Respostas
  • 2071 Visualizações
cronógrafo
« Online: 19 Outubro 2012 às 09:31:13 »
Sempre gostei de relógios com o mostrador "mais limpo", logo sou fã de divers. Nunca tive um cronógrafo e, tomando por base um speedmaster, gostatia de saber como funciona todas aquelas inscrições na luneta do relógio. Não sei se minha dúvida é banal, mas estou curioso sobre o assunto....obrigado.
sic transit gloria mundi

*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
Re: cronógrafo
« Resposta #1 Online: 19 Outubro 2012 às 09:43:51 »

Comece pelo site do Flávio, tem uma explicação bem completa:
http://www.relogiosmecanicos.com.br/cronografo.html
“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”

Re: cronógrafo
« Resposta #2 Online: 19 Outubro 2012 às 10:01:40 »
Essa explicação do site mãe está muito boa!  ;)

Existem algumas funções que nunca vi pessoalmente:

[espirômetro]
O espirômetro (seta C) indica o número de respirações por minuto.
O observador inicia o cronógrafo com o início da inspiração do paciente e pára com a 15ª, 20ª ou 25ª expiração, dependendo da calibragem escrita no mostrador. O ponteiro indicará a quantidade de respirações por minuto.

[Volume de produção]
A escala de volume de produção (seta E) é especialmente útil para fabricantes em larga escala, permitindo que determinem o número de produtos feitos por hora.
O cronógrafo deve ser ligado com o início da fabricação de um produto e parado com sua finalização. O resultado é o número de produtos fabricados em uma hora.

E uma de minhas preferidas, adorava fazer essa conta de cabeça pra saber aonde caiu o raio!
[telemêtro]
Através desta escala (seta B), é possível medir a distância de um fenômeno que seja visível e audível.
O cronógrafo é iniciado assim que o fenômeno é visto e parado quando este for ouvido. O resultado apontado pelo ponteiro do cronógrafo é a distância, em quilômetros, do fenômeno.

Abs
Rafael.

*

Offline klaus

  • *****
  • 504
    • Ver perfil
Re: cronógrafo
« Resposta #3 Online: 19 Outubro 2012 às 10:10:08 »
muito bom o artigo
ainda nao tinha visto, apesar de eu ser do antigo forum tambem :)

Re: cronógrafo
« Resposta #4 Online: 19 Outubro 2012 às 11:34:50 »
muito legal o texto...valeu
sic transit gloria mundi

*

Offline ThiagoDF

  • *****
  • 1.996
    • Ver perfil
Re: cronógrafo
« Resposta #5 Online: 19 Outubro 2012 às 11:35:14 »
No Speed seria um taquímetro, serve para medir a velocidade que vc está.

Salvo engano, para medir, deve-se ligar o cronografo e, após um KM (ou milha, depende do relógio), vc para o cronografo e vê em que velocidade o ponteiro está parado.


Abraço!
Membro do RedBarBrazil

*

Alberto Ferreira

Re: cronógrafo
« Resposta #6 Online: 19 Outubro 2012 às 12:00:52 »
Salve!

Falando dos "cronos"...
No "dia-a-dia" (ou quase), como muitos aqui, eu os curto de uma maneira geral...  E esteticamente.
E os uso mesmo sem eventualmente não ter nada para "cronometrar"...  ::)
 ;)

E...
Eu acho interessantes aqueles que dividem o minuto em 100 partes, e não nas usuais 60.
O que é bom para fazer certos cálculos.  ::)  ;)

Mas,...
Profissionalmente...
Por exemplo, medindo os tempos entre determinadas operações ligadas a softwares, treinamento, etc, eu prefiro, disparado, os digitais. Não pela "precisão", mas pela leitura mais intuitiva e facilidade de utilização.

Abraços!
Alberto