E não é que o nome contido no mostrador faz diferença? Minerva vs Montblanc

  • 32 Respostas
  • 9460 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Um conjunto de fotos do Pythagore comemorativo lançado em 2001, talvez um dos últimos modelos a ostentar o nome Minverva no mostrador.
Imaginem agora o mesmo relógio. Façam uma fotografia mental, DO MESMO relógio, apenas trocando o Minerva que está escrito por Montblanc. E aí?

http://montblanc.watchprosite.com/?show=nblog.post&ti=822683&fi=1006


Flávio
« Última modificação: 25 Outubro 2012 às 11:50:58 por flavio »

Re: E não é que o nome contido no mostrador faz diferença? Minverva vs Montblanc
« Resposta #1 Online: 25 Outubro 2012 às 11:29:24 »
dois lados da mesma moeda....e um não menos legítimo que o outro.

para o leigo: nossa, este relógio Montblanc é lindíssimo!

para quem entende de relógio: nossa, esse relógio Minerva tem um movimento maravilhoso!

enfim, a maioria dos frequentadores do fórum olham apenas estética...e alguns nunca tiveram, sequer, a curiosidade de olharem dentro de um relógio, e entenderem a diferenciação entre movimentos maravilhosos e aqueles não tão maravilhosos.

para esses, a estética é o que vale....e convenhamos, o nome "Minerva" não é nem um pouco glamuroso..................e nem lavava mais branco.... :D

abraços.
« Última modificação: 25 Outubro 2012 às 12:05:02 por Paulistano »

*

Offline Sifion

  • *****
  • 640
    • Ver perfil
Re: E não é que o nome contido no mostrador faz diferença? Minverva vs Montblanc
« Resposta #2 Online: 25 Outubro 2012 às 11:42:25 »
Algum do amigos pode explicar a ligação Minerva - Montblanc....

Minerva = Montblanc, é isso? A MB comprou a minerva?......

Eu fiz uma busca rápida e só encontrei que a Minerva é uma marca bem antiga, mas não vi nada sobre a situação dela atualmente.

Agradeço.

Ah e eu achei o tópico dessa foto aí...esse link tem algumas outras.

http://montblanc.watchprosite.com/show-forumpost/fi-1006/pi-5534488/ti-820038/s-0/

Abraços.

*

vinniearques

Re: E não é que o nome contido no mostrador faz diferença? Minverva vs Montblanc
« Resposta #3 Online: 25 Outubro 2012 às 11:47:11 »
Algum do amigos pode explicar a ligação Minerva - Montblanc....

Minerva = Montblanc, é isso? A MB comprou a minerva?......

Eu fiz uma busca rápida e só encontrei que a Minerva é uma marca bem antiga, mas não vi nada sobre a situação dela atualmente.

Agradeço.

Ah e eu achei o tópico dessa foto aí...esse link tem algumas outras.

http://montblanc.watchprosite.com/show-forumpost/fi-1006/pi-5534488/ti-820038/s-0/

Abraços.

A Montblanc Comprou a Minerva!

Mais os puristas preferiam que o nome do mostrador não tivesse mudado!

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: E não é que o nome contido no mostrador faz diferença? Minerva vs Montblanc
« Resposta #4 Online: 25 Outubro 2012 às 12:44:13 »
A Montblanc comprou nada.

O grupo Richemont comprou a Minerva e colocou a empresa sob a aba da Montblanc, pois naquele momento a MB era a marca a ser trabalhada, conforme o plano do grupo (assim como o Swatch Group colocou a Lemania sob a Breguet e a F. Piguet sob a Blancpain).

O Richemont tem um pool de marcas, às quais, individualmente, ela precisa dar alavancar cada uma a seu tempo... a bola da vez, saca? Já foi o tempo da Lange, da JLC, da Panerai, etc., etc., e as marcas vão se revezando, pra não roubar atenção uma da outra.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: E não é que o nome contido no mostrador faz diferença? Minerva vs Montblanc
« Resposta #5 Online: 25 Outubro 2012 às 12:57:17 »
Bela estratégia do Richemont.  ;)

E quanto ao nome, Montblanc é mais comercial que Minerva.

Mas ainda tenho esperanças de ver no mercado um lançamento com o Minerva no mostrador...
Rafael.

*

Offline Sifion

  • *****
  • 640
    • Ver perfil
Re: E não é que o nome contido no mostrador faz diferença? Minerva vs Montblanc
« Resposta #6 Online: 25 Outubro 2012 às 13:00:42 »
Eu fui olhar agora o Site da Richemont por curiosidade...

Eles são donos SÓ da:

Vacheron Constantin
Baume & Mercier
Jaeger-LeCoultre
Lange & Söhne
Cartier
Officine Panerai
IWC
Piaget
Montblanc
60% da Roger Dubuis
Van Cleef & Arpels
Ralph Lauren Watches

Isso só de relógios  :o :o

No site deles não tem a Minerva, no entanto. Talvez seja realmente por ela estar sob o controle da MB.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: E não é que o nome contido no mostrador faz diferença? Minerva vs Montblanc
« Resposta #7 Online: 25 Outubro 2012 às 13:17:46 »
Sim, a Minerva, como empresa de relógios não existe mais. Agora é Montblanc.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: E não é que o nome contido no mostrador faz diferença? Minverva vs Montblanc
« Resposta #8 Online: 25 Outubro 2012 às 21:59:53 »
dois lados da mesma moeda....e um não menos legítimo que o outro.

para o leigo: nossa, este relógio Montblanc é lindíssimo!

para quem entende de relógio: nossa, esse relógio Minerva tem um movimento maravilhoso!

enfim, a maioria dos frequentadores do fórum olham apenas estética...e alguns nunca tiveram, sequer, a curiosidade de olharem dentro de um relógio, e entenderem a diferenciação entre movimentos maravilhosos e aqueles não tão maravilhosos.

para esses, a estética é o que vale....e convenhamos, o nome "Minerva" não é nem um pouco glamuroso..................e nem lavava mais branco.... :D

abraços.

Falou tudo Paulistano, e vou *recitar*: a maioria dos frequentadores do fórum olham apenas estética...e alguns nunca tiveram, sequer, a curiosidade de olharem dentro de um relógio, e entenderem a diferenciação entre movimentos maravilhosos e aqueles não tão maravilhosos.

Fica a dica pessoal! Quando fala maravilhosos, alguns são alem disso!

Abraços a todos.

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: E não é que o nome contido no mostrador faz diferença? Minerva vs Montblanc
« Resposta #9 Online: 25 Outubro 2012 às 22:42:55 »
Quando comecei a "mexer" com essa história de relojoaria, lá nos idos de 2000, o Minerva Pythagore era um sonho. Não porque eu achasse o relógio o supra sumo da beleza, mas porque entregava, na época, muito por um preço razoável. Como assim Flávio? Vão achar que estou mentindo, mas os preços subiram tanto na última década que é difícil explicar para alguém que um relógio desses custava, em 2000, exatamente 1000 dólares. Em 2001 eu quase fui à França pela primeira vez (o que de fato acabou ocorrendo somente em 2005), e cheguei a encomendar na Blet, representante da época, um Pythagore. Eles não eram relógios grandes, tinham 35 mm, até mesmo pequenos para a época, já que o "padrão" era até um pouquinho maior, 36 mm (para relógios sem complicação alguma).

O movimento 48, conquanto não muito bem acabado, era fabricado em "casa" pela Minerva e, na sua concepção, levara em consideração a proporção áurea. Na verdade, esse movimento era (é) um museu, praticamente não tendo sido alterado desde 1943.

O que não entendo até hoje é o motivo de o movimento mais clássico da Minerva, esse aí, ter sido "esquecido" pela sua atual controladora, a Montblanc. Tudo bem que a praia da Montblanc Minerva é outra atualmente, os relógios complicados, razão pela qual o calibre 48 não teria lugar na sua linha, mas é uma pena ele não ser mais fabricado.

Alguns textos rápidos que achei na net:

Do Timezone, 2001, onde indicavam relógios com calibres feitos em casa a preço (sugerido) razoável. Reparem como reclamam que o Minerva havia subido para impressionantes 1600 dólares!

http://people.timezone.com/library/comarticles/comarticles631837166836406250

Aqui um tópico completo sobre o dito, inclusive com um desenho esquemático do movimento e a proporção áurea usada nele (todas as linhas do movimento, as medidas, divididas entre si resultam no pi)

http://forum.chronomania.net/mix_entry.php?id=93788&PHPSESSID=e5f2431ec0371ae8d543399aa05e4101

Nesta época eu ganhei um relógio (Omega Speedmaster, foi em 1998, custou 1500 dólares), comprei um Longines Avigation (2000, custou cerca de 1200 dólares) e um Revue Thommen idêntico ao do texto do TZ, por ridículos 750 dólares (era uma boa grana na época, mas para terem uma noção, juntei dos meus dois salários por mês que recebia como estagiário do TJMG).

Os tempos mudaram...


Flávio
« Última modificação: 26 Outubro 2012 às 00:37:40 por flavio »

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: E não é que o nome contido no mostrador faz diferença? Minerva vs Montblanc
« Resposta #10 Online: 25 Outubro 2012 às 23:38:31 »
Ah, e consultando meus alfarrábios, achei um catálogo deles da época. Eles faziam apenas o Pythagore, Palladio (crono com Valjoux 7750 sem modificações, mas na melhor configuração, como cronômetro), Palladio dual time (7750 GMT) e uma série limitada, com Valjoux 23 e 72, chamada Phebus (fizeram 50 com velhos 23 e 80 com também velhos NOS 72). Para o aniversário da empresa, em 1998, deveriam ter feito 300 cronos chamados Heritage, MUUUUUUUUUUUUUUUUUITO BELOS, com 39 mm e movimentos NOS Venus 175, mas acabaram construindo apenas uns 100. Essas edições limitadas da Minerva para o seu aniversário são MUITO, MAS MUITO RARAS. Na época custavam cerca de 4000 mil dólares o que, pelos preços que viram acima para GPs, Rolexes, etc, era muita grana. Um Submariner na época não custava 4000 dólares. Hoje, para um relógio desses calibre, 4000 dólares parecem ser uma ninharia, ainda que um bom dinheiro. Mas eram bonitos... Encontrei uma página na net com fotos deles:

http://www.vfcapital.com/Minerva/heritage.htm

Atualmente, é possível encontrá-los à venda, com alguma sorte, por cerca de 7 a 8 mil dólares em sites especializados. Uma boa grana? Sim. Mas esses relógios são representativos da última leva da Minerva, depois, a fábrica quebrou e acabou sendo comprada pela Montblanc (pelo grupo da Montblanc).

E que fique claro aos novos. Os relógios atuais Montblanc Villeret (e alguns deles vem escrito Minerva) são muito mais fantásticos e bem feitos que os antigos Minverva. Muito! O purismo ao qual me refiro é que a Montblanc, buscando certa "legitimidade" no mundo dos relógios, foi correr atrás justamente da Minerva e, por uma questão de mercado, acabou por implodir a marca, já que o nome Montblanc tinha muito mais peso.

Mas isso ainda me é estranho, mesmo sabendo que, no final das contas, todas as fábricas são farinha do mesmo saco (pertencem a grupos diversos).

Mas dou a mesma explicação com outra coisa que ainda curto, apesar de não fazer mais de forma esportiva, o ciclismo. Em 1993 eu corria com o apoio da representante Trek no Brasil. Em 1994, a Trek bicicletas já havia comprado a Klein, uma famosa marca, Lemond (idem) e Gary Fisher. Todas eram feitas na mesma fábrica mas com designs completamente diferentes. Quem é do "ramo" sabe. Aos poucos, eles foram implodindo as marcas, que só serviam para agregar valor à Trek enquanto durassem, até que a última - a Fisher- foi extinta ano passado. Hoje existe, dentro da linha Trek, uma tal "Gary Fisher" collection. Não consigo explicar caras, mas eu corri pela Fisher, minha relação com as bikes Fisher sempre foi sexual praticamente! Hoje, as Treks nada mais são do que Fishers com o nome Trek escrito. Compraria uma Trek "wanna be" Fisher? Não. Mas como Flávio! Desde 1994 elas eram feitas na mesma fábrica!

Sim, mas cada uma com sua identidade!

Voltando aos relógios, há coisas que vem para o bem e para o mal, mas mesmo quando vem para o bem, não consigo engolir. Por exemplo. Os relógios Montblanc Vilerett são FANTÁSTICOS, mas eu não compraria, simplesmente porque não consigo ver legitimidade na Montblanc como fábrica de relógios. No entanto, se a mesma Montblanc fabricasse os mesmos relógios, mas com o nome Minerva no mostrador (já que tudo é feito mesmo na antiga fábrica da Minerva, que foi modernizada), eu compraria. Freud explica...

A Blancpain. A Blancpain atual é uma farsa como empresa, já que foi tirada do limbo pelo Jean Claude Biver, que comprou o nome Blancpain. A fábrica já não fazia mais nada. No entanto, acho que possuem legitimidade e, apesar de terem mudado muito o estilo dos relógios, para algo mais classudo, qurendo ou não houve uma perpetuação de tradição. Isso ocorre com os carros. A Lamborghini hoje é da Volks. Mas ninguém nega que eles tenham legitimidade, apesar de toda grana e know how que a Volks injetou na Lambo.

Outro exemplo. Os relógios Graham são singulares? Sim, muito. Bem feitos? Claro, não posso negar! No entanto, o que tem a ver Graham, que nunca fabricou relógios em escala industrial e, para dizer, levou seu nome para o túmulo quando morreu, há trocentos anos, com a Graham atual. Nada! Pior: Graham era inglês e os relógios são suíços! Pior ainda: seguem estilo suíço, não inglês, que é bem característico. Pelos mesmos motivos acima, mas invertidos, não compraria um Graham. Não pelo que são, mas pelo nome que colocaram no mostrador. Se tivessem criado uma marca, por exemplo, Maharg (Graham ao contrário), talvez quisesse comprar. Freud também explica. Essa busca de "legitimidade" no mercado de luxo através de ressuscitar os mortos ou assassinar vivos é muito estranha...


Flávio

Re: E não é que o nome contido no mostrador faz diferença? Minerva vs Montblanc
« Resposta #11 Online: 26 Outubro 2012 às 09:56:15 »
Aproveitando o tópico pergunto:
- A Breitling pertence a quem ou qual grupo?
- A Zenith pertence a quem ou qual grupo?
- E a Patek?

João
João

*

vinicius

Re: E não é que o nome contido no mostrador faz diferença? Minerva vs Montblanc
« Resposta #12 Online: 26 Outubro 2012 às 10:00:58 »
- A Breitling pertence a quem ou qual grupo? Independente
- A Zenith pertence a quem ou qual grupo? LVMH
- E a Patek? Independente

Re: E não é que o nome contido no mostrador faz diferença? Minerva vs Montblanc
« Resposta #13 Online: 26 Outubro 2012 às 10:22:01 »
Então a Breitling, Rolex e Patek são independentes?
acho que são as únicas...
João
João

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: E não é que o nome contido no mostrador faz diferença? Minerva vs Montblanc
« Resposta #14 Online: 26 Outubro 2012 às 12:16:19 »
Grandes? Digo isso porque há dezenas de fabricantes independentes no mercado.

Flávio

*

Henk

Re: E não é que o nome contido no mostrador faz diferença? Minerva vs Montblanc
« Resposta #15 Online: 30 Outubro 2012 às 12:50:38 »
Olá a todos!

Não consegui traduzir o texto sobre o movimento... Fiquei com uma dúvida: A proporção áurea trouxe quais ganhos ao projeto?

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: E não é que o nome contido no mostrador faz diferença? Minerva vs Montblanc
« Resposta #16 Online: 30 Outubro 2012 às 17:26:51 »
A proporção áurea busca uma beleza estética "natural" presente na natureza. Portanto, beleza, só.


Flávio

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: E não é que o nome contido no mostrador faz diferença? Minerva vs Montblanc
« Resposta #17 Online: 30 Outubro 2012 às 18:16:32 »
E esse cal. 48 é belo...!  :-*

Ao menos aos meus olhos!

abraços!

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: E não é que o nome contido no mostrador faz diferença? Minerva vs Montblanc
« Resposta #18 Online: 31 Outubro 2012 às 15:43:39 »
Belíssimo relógio... Esse movimento é muito bonito!!

E para os colegas que não conseguiram a fotografia mental, com a grafia "Montblanc"...

Aqui vai uma ajudinha !! ;D ;D

Abraços,
Cigano!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: E não é que o nome contido no mostrador faz diferença? Minerva vs Montblanc
« Resposta #19 Online: 16 Outubro 2013 às 23:47:08 »
Desenterrei mais este tópico, porque interessante discussão foi lançada "na gringa" hoje, e parece que não sou o único a não gostar do nome Montblanc no mostrador, em que pese a belíssima execução desses movimentos  (olhem que curvas!).

Mas será que vão acabar com a tradicional ponte Minerva e o logotipo nos mostradores, implodindo de vez o nome Minerva da indústria, agora que a Montblanc já tem seu nome na relojoaria, ainda que às custas do que tomou por empréstimo?

http://montblanc.watchprosite.com/show-forumpost/fi-1006/pi-6089633/ti-891778/s-0/t-montblanc-montblancs-acquisition-of-minerva-6-years-lateris-this-the-end/


Flávio
« Última modificação: 16 Outubro 2013 às 23:58:30 por flavio »