QUAL O PRIMEIRO MOVIMENTO USADO PELA OMEGA NOS RELOGIOS DE PULSO?

  • 3 Respostas
  • 1713 Visualizações
*

Offline amadeu

  • ****
  • 429
    • Ver perfil
QUAL O PRIMEIRO MOVIMENTO USADO PELA OMEGA NOS RELOGIOS DE PULSO?
« Online: 30 Outubro 2012 às 12:26:24 »
PESSOAL
Nao sei se tal assunto jah foi aqui abordado. Nao me recordo de ter lido algo sobre isso.
Alguem saberia informar qual foi o primeiro movimento utillizad e construido pela omega para os relogios de pulso?
seria o calibre 27,3?

abraços.

amadeu

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: QUAL O PRIMEIRO MOVIMENTO USADO PELA OMEGA NOS RELOGIOS DE PULSO?
« Resposta #1 Online: 30 Outubro 2012 às 13:26:56 »
Rapaz... não tem uma mais fácil aí não?

Bem, acho que a pessoa mais indicada para responder isso, já sabem que é né? Então eu vou apenas dar meu palpite, meus chutes.

Amigo Amadeu, acho que você quis dizer calibre 23.7mm e não 27.3mm, correto?

No meu entender, sim, o 23.7mm foi o primeiro mecanismo Omega de pulso, especialmente no critério que você colocou: "construído e utilizado" para relógios de pulso. A discussão não é tão simples por uma razão: uma coisa é ser construído para ser de pulso, outra é ser usado como tal. E temos, de verdade, três alternativas: os calibres de bolso utilizados em relógio de pulso, os calibres de pulso utilizados no pulso, e os calibres de pulso não utilizados no pulso.

Então, se formos ver qual o primeiro usado no pulso, não é o 23.7mm, mas sim um de bolso. Aqueles, militares, calibre 17, 18 ou 19 linhas... nem sei ao certo. A Omega nem chamava Omega.

Mas se formos ver o primeiro calibre de pequeno diâmetro, e portanto, supostamente de pulso, entendo que foi o 23.7mm. Mas não sei dizer ao certo de quando ele realmente é: já li que é de 1918, 1919 e 1920. Minha tendência é crer em 1918, pois a fonte é o Marco Richon.

Abraços!

Adriano

*

Offline amadeu

  • ****
  • 429
    • Ver perfil
Re: QUAL O PRIMEIRO MOVIMENTO USADO PELA OMEGA NOS RELOGIOS DE PULSO?
« Resposta #2 Online: 30 Outubro 2012 às 13:42:08 »
rssssss opa adriano.
sim errei na digitaçao 23,7.
eh tambem acho que aqueles militares, que ainda tinham ateh uam proteçao tipo tela sobre o mostrador (lindos por sinal)
ainda eram calibres de bolso adaptados para pulso.
tinha esta duvida ha algum tempo e nunca postava aqui
pena que o mestre se ausentou temporariamente de nosso meio. mas ele volta tenho certeza. qq dia abriremos uma campanha para isso.  ;)
abs
amadeu.

Re: QUAL O PRIMEIRO MOVIMENTO USADO PELA OMEGA NOS RELOGIOS DE PULSO?
« Resposta #3 Online: 30 Outubro 2012 às 13:44:56 »
Gostei do tópico!

Ta tirando umas férias...

Abraços e coloquem fotinhas....

Filipe

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!