Comecei meu primeiro barco!

  • 30 Respostas
  • 15224 Visualizações
*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Comecei meu primeiro barco!
« Online: 07 Novembro 2012 às 19:15:13 »
Então, resolvi botar mãos à massa e partir logo pro nautimodelismo!

Procurei um projeto na internet



Redesenhei as peças no Corel Draw



E mandei para uma empresa para cortar as peças a laser



Detalhe do início do esqueleto (dá para ter uma ideia da escala - o barco real tem 18 metros de comprimento)




Assim que for progredindo vou atualizando aqui.



Abração!
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

edulpj

Re: Comecei meu primeiro barco!
« Resposta #1 Online: 08 Novembro 2012 às 06:25:25 »
Belo cavername... Você pretende criar um modelo estático ou funcional???

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Comecei meu primeiro barco!
« Resposta #2 Online: 08 Novembro 2012 às 08:23:07 »
 Grande Noé!

 Parabéns! Encha o bicho de pimenta e mande entregar aqui no Rio, via marítima !!! ;D ;D ;D ;D ;D ;D

 Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

Re: Comecei meu primeiro barco!
« Resposta #3 Online: 08 Novembro 2012 às 10:19:06 »
Quando eu vi o tópico do post e a planta achei que era um barco de verdade!

Acabo de comprar a minha primeira lancha e achei que tinha encontrado um "colega de mar" por aqui.

De qualquer forma, sucesso no projeto e mantenha o post atualizado com seus progressos. Quem sabe uma hora você não anima em fazer um barco maiorzinho, tipo que caibam algumas pessoas dentro?  ;D

Abraços.

*

Pandolfi

Re: Comecei meu primeiro barco!
« Resposta #4 Online: 08 Novembro 2012 às 10:40:36 »
Também pensei que era de verdade.
Na realidade é, mas em escala menor.
Parabéns pela iniciativa, queremos ver o progresso...
Grande abraço.
Pandolfi

Re: Comecei meu primeiro barco!
« Resposta #5 Online: 08 Novembro 2012 às 11:01:38 »
Grande Noé!
 Parabéns! Encha o bicho de pimenta e mande entregar aqui no Rio, via marítima !!! ;D ;D ;D ;D ;D ;D
Pô Solano, sacanagem ... de Brasilia pro Rio via marítima ??? :P :P :P :P Coitado do Paulo sô!!!!! :D  :D :D

E aí Paulo, você já conhecia a quele site que te mandei???
Abração e estamos aqui na platéia!
Lourival

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Comecei meu primeiro barco!
« Resposta #6 Online: 08 Novembro 2012 às 11:07:24 »
 Lourival

 Vai ser na grande enchente ( Noé entende disso ) : " O sertão vai virar mar e o mar vai virar sertão!!! "

 ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

Alberto Ferreira

Re: Comecei meu primeiro barco!
« Resposta #7 Online: 08 Novembro 2012 às 11:20:24 »
Nova Iorque que o diga...  ::)

 ;D

*

edulpj

Re: Comecei meu primeiro barco!
« Resposta #8 Online: 08 Novembro 2012 às 11:22:53 »
Lourival

 Vai ser na grande enchente ( Noé entende disso ) : " O sertão vai virar mar e o mar vai virar sertão!!! "

 ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Tinha um famoso beato que afirmava isso...

Re: Comecei meu primeiro barco!
« Resposta #9 Online: 08 Novembro 2012 às 12:01:59 »
Paulo,

Gostei muito do seu projeto e estou curioso para saber se vai fazer o resto das peças em scratchbuilding, principalmente a parte do velame (é assim que se chama?).

Abraços e parabéns pelo projeto.
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

*

Alberto Ferreira

Re: Comecei meu primeiro barco!
« Resposta #10 Online: 08 Novembro 2012 às 12:03:26 »
Lourival

 Vai ser na grande enchente ( Noé entende disso ) : " O sertão vai virar mar e o mar vai virar sertão!!! "

 ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Tinha um famoso beato que afirmava isso...


 ::)

Verdade.
E eu acho que alguns geólogos e paleontólogos também acham...   ::)
 8)

Alberto

*

Alberto Ferreira

Re: Comecei meu primeiro barco!
« Resposta #11 Online: 08 Novembro 2012 às 12:05:59 »
Pois é, amigo Paulo...

Você falou em velas de junco, foi isso?

Eu também estou curioso para ver o resultado.  8)

Abraços a todos!
Alberto

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Comecei meu primeiro barco!
« Resposta #12 Online: 08 Novembro 2012 às 13:07:12 »
Belo cavername... Você pretende criar um modelo estático ou funcional???

Vai ser estático. Na verdade "vão ser"... é que a empresa que efetuou o corte das cavernas superaqueceu a primeira placa (esta que está nas fotos), danificando algumas cavernas. Claro que efetuou o corte novamente, desta vez perfeito. Só que me mandaram as duas placas. Assim, vou montar dois modelos: um com vela junco e outro com vela latina.

Grande Noé!

 Parabéns! Encha o bicho de pimenta e mande entregar aqui no Rio, via marítima !!! ;D ;D ;D ;D ;D ;D

 Abs,

Pô Solano, achei que você tinha gostado da pimenta! Mas se só vai querer o que cabe neste barquinho, é sinal de que não gostou...  :'( ( ;D ;D ;D)

Quando eu vi o tópico do post e a planta achei que era um barco de verdade!

Acabo de comprar a minha primeira lancha e achei que tinha encontrado um "colega de mar" por aqui.

De qualquer forma, sucesso no projeto e mantenha o post atualizado com seus progressos. Quem sabe uma hora você não anima em fazer um barco maiorzinho, tipo que caibam algumas pessoas dentro?  ;D

Abraços.

Na verdade você encontrou um "futuro colega de mar"! É que eu estou esperando sair a minha aposentadoria para arrumar um barquinho. 90% decidido de que será um trawler ou troller (parecidos, mas bem diferentes...) na casa dos 30 pés. E a ideia de construção caseira é quase certa, embora com toda a certesa irei contratar alguns peões e ficar dando as ordens...  ::)
Ah, sim, o projeto É de um barco de verdade. É um veleiro de 60 pés (18,2 metros).

Também pensei que era de verdade.
Na realidade é, mas em escala menor.
Parabéns pela iniciativa, queremos ver o progresso...
Grande abraço.
Pandolfi


Grande Pandolfi, pode deixar que vou atualizando sempre por aqui. Mas já te adianto que o trem vai demorar...

E aí Paulo, você já conhecia a quele site que te mandei???
Abração e estamos aqui na platéia!
Lourival

Lourival, conhecia sim, mas já havia mandado cortar noutra empresa. O próximo vou mandar para a Artimanha. Obrigado pela lembrança!

Paulo,

Gostei muito do seu projeto e estou curioso para saber se vai fazer o resto das peças em scratchbuilding, principalmente a parte do velame (é assim que se chama?).

Abraços e parabéns pelo projeto.

Oi Carretera18. Sim, todas as demais peças serão em scratchbuilding. Inclusive o velame (nome correto sim).

Pois é, amigo Paulo...

Você falou em velas de junco, foi isso?

Eu também estou curioso para ver o resultado.  8)

Abraços a todos!
Alberto

Exatamente Mestre Alberto. Velas de junco. Gosto demais do visual destas velas e já a algum tempo venho estudando sobre elas. Resumindo, são um meio termo entre a vela latina e a vela gaff (carangueja), isto no tocante a desempenho. Mas se levarmos em consideração o tipo de material utilizado, facilidade de uso, manutenção e durabilidade, enfim, o famoso "custo x benefício", e numa ótica totalmente voltada ao cruzeiro (nada de aplicações esportivas tipo regata), a vela junco é absolutamente insuperável!
« Última modificação: 08 Novembro 2012 às 13:09:52 por paulorocha »
Um grande abraço

Paulo Rocha

Re: Comecei meu primeiro barco!
« Resposta #13 Online: 08 Novembro 2012 às 13:11:00 »
Vai ser na grande enchente ( Noé entende disso ) : " O sertão vai virar mar e o mar vai virar sertão!!! "
 ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D
Putz, grande enchente? :o :o :o Ainda bem que estou cá no alto das montanhas ;D ;D ;D ;D ;D

Re: Comecei meu primeiro barco!
« Resposta #14 Online: 08 Novembro 2012 às 15:24:15 »
Paulo, eu comprei uma lancha 25 pés pela praticidade e porque sou analfabeto de navegação. Agora é que estou iniciando os estudos para tirar o Arrais Amador, e pretendo seguir estudando, não para passar nas provas para para efetivamente aprender a navegar. Deixei a lancha em Angra e no sábado passado que eu efetivamente "tomei posse", pois foi a entrega técnica da embarcação.

O conceito do Trawler (ou troller) me interessa muito, acho que no futuro vou por este caminho também. Você já decidiu qual projeto e que material e método construtivo vai usar?

Abraço!



« Última modificação: 08 Novembro 2012 às 15:34:16 por kroiden »

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Comecei meu primeiro barco!
« Resposta #15 Online: 10 Novembro 2012 às 03:03:41 »
Que bacana, eu acho linda essas miniaturas de embarcações...
Aliás acho legal de carros, aviões e motos!!

Boa sorte caro Paulo Rocha !! 8)
Abraços,
Cigano!

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Comecei meu primeiro barco!
« Resposta #16 Online: 12 Novembro 2012 às 12:34:02 »
Paulo, eu comprei uma lancha 25 pés pela praticidade e porque sou analfabeto de navegação. Agora é que estou iniciando os estudos para tirar o Arrais Amador, e pretendo seguir estudando, não para passar nas provas para para efetivamente aprender a navegar. Deixei a lancha em Angra e no sábado passado que eu efetivamente "tomei posse", pois foi a entrega técnica da embarcação.

O conceito do Trawler (ou troller) me interessa muito, acho que no futuro vou por este caminho também. Você já decidiu qual projeto e que material e método construtivo vai usar?

Abraço!

Ainda não me decidi não, mas estou MUITO propenso a realmente escolher um Troller.

Para os colegas que não sabem do que estamos falando, tratam-se de dois tipos de barcos muito semelhantes visualmente, porém com conceitos bastante diferentes. Os dois são derivados de barcos de pesca profissional, mas a semelhança termina ai.
Os Trawlers são derivados dos barcos pesqueiros usados no Ártico, com motores muito potentes, ou melhor dizendo, com muito torque, e com cascos projetados para serem virtualmente indestrutíveis. São dos barcos mais confiáveis que existem.
Já os Trollers são derivados dos barcos usados na pesca da lagosta, tendo como característica principal a alta autonomia e baixíssimo consumo. Seus motores são normalmente muito robustos, porém de baixa potência (e baixo torque), fazendo com que eles sejam as "tartarugas do mar". Mas devagar, eles vão MUITO longe!
Como minha ideia para o futuro é navegar com calma e sempre em "Mar de Almirante", estou tendendo bastante para o lado de um Troller.


Que bacana, eu acho linda essas miniaturas de embarcações...
Aliás acho legal de carros, aviões e motos!!

Boa sorte caro Paulo Rocha !! 8)

Muito obrigado Cigano. Eu mal comecei a fazer o barquinho, mas já posso dizer que é muito divertido!  :D



E vamos a mais uma pequena atualização. Comecei a fazer o forro do barquinho, utilizando madeira balsa de 1 mm de espessura.

Fotos:

Primeira lâmina




Segunda lâmina







Como podem notar na última foto, as lâminas são colocadas simultaneamente em ambos os lados, para manter a simetria do casco.

Minha "ferramenta aplicadora de cola", uma agulha de máquina e uma colher velha para servir de depósito temporário. Estou usando cianoacrilato.




Grande abraço!
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Comecei meu primeiro barco!
« Resposta #17 Online: 12 Novembro 2012 às 12:48:32 »
Mandei para empresa cortar a laser? Paulo, quem faz esse trabalho aqui em Brasóila? E cortam o quê? E...Quanto custa?


Flávio

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Comecei meu primeiro barco!
« Resposta #18 Online: 12 Novembro 2012 às 13:00:48 »
Aqui em Brasília? Você tá brincando, né Flávio? Aqui não se acha absolutamente nada!
Mandei cortar em São Paulo, mais especificamente em Praia Grande. Acho que eles trabalham com diversos materiais (ferrosos eu sei que não rola, mas plástico, MDF, etc., dá pra cortar sem problemas).
O custo não é alto não. Neste eu gastei perto de 60 reais.
« Última modificação: 12 Novembro 2012 às 13:05:57 por paulorocha »
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

edulpj

Re: Comecei meu primeiro barco!
« Resposta #19 Online: 12 Novembro 2012 às 13:18:11 »
Se você me permite a intervenção, Paulo, cianoacrilato não é uma boa pedida para madeira... O ideal, ainda é o velho e bom PVA ("cola branca")...