Ponteiros + bucha + contra-pino

  • 7 Respostas
  • 6852 Visualizações
Ponteiros + bucha + contra-pino
« Online: 26 Dezembro 2012 às 18:51:55 »
Olá pessoal,

eu tenho um relógio antigo e estou a procura de algumas peças, tenho navegado pela Internet e achei algumas, mas não sei qual a referência seria adequada para meu relógio.

De início estou a procurar da bucha e do contra-pino que ficam acima dos ponteiros dos minutos.
Queria saber a referência da bucha, pois tem visto algumas inclusive no ebay mas não sei se são adequadas ao meu relógio, assim como alguns tapered pins que também não sei se são adequados.

Se alguém souber  me ajudar, ficarei muito grato.

Posterioremente quero também conseguir o mostrador e pendulos originais pois o que estão nele não são, podendo ser peças novas.

Meu relógio é um Ansonia Kobe Mosaic 8" conforme exemplificado na figura abaixo.


*

Alberto Ferreira

Re: Ponteiros + bucha + contra-pino
« Resposta #1 Online: 26 Dezembro 2012 às 19:06:11 »
Bonito este modelo do seu Ansonia, Vianney.

Alguns colegas nossos, por hobby, até gostam de fazer manutenção e/ou restaurações de relógios deste tipo.

Eu creio que eles terão prazer em tentar ajudá-lo.
Aguarde.

Abraços,
Alberto

Re: Ponteiros + bucha + contra-pino
« Resposta #2 Online: 26 Dezembro 2012 às 20:13:01 »
Gostei do modelo...mas........a foto que você postou é do seu relógio?

gostaria de ver uma foto do seu....para poder te ajudar numa possível restauração...ah, como é bom restaurar esses relógios....

os ponteiros desse postado são originais, bem como o mostrador....contudo, se precisar de mostrador original, sei quem tem. Eu disse ORIGINAL, E NÃO CÓPIA!. Os ponteiros originais são muito difíceis de conseguir...mas temos réplicas praticamente perfeitas, feitas por um artesão de SP chamado Sherman.....os ponteiros feitos por ele podem ser, igualmente, encontrados em fornituras de SP, como Luis de Lucia e Senador.

quanto as buchas, em qualquer fornitura do centro de SP você irá encontrá-las....mas, lembre-se: isto não é um serviço para quem não é relojoeiro....a troca de bucha é simples, mas os furos no movimento ansônia são direto na platina, e isso requer uma grande habilidade e ferramentas próprias...

enfim, temos exemplos de restaurações de modêlos semelhantes a este seu...procure no tópico "Antes e depois"....

se precisar de ajuda, me fale.

abraços e boa sorte.

Re: Ponteiros + bucha + contra-pino
« Resposta #3 Online: 26 Dezembro 2012 às 21:09:35 »
Caros colegas, muito obrigado.  Eu gosto muito desse relógio e gostaria de aprender a mexer com ele. Não sou de São Paulo, estou um pouco longe em Recife, esse relógio é do meu pai e foi do meu avô tem mais de cem anos. Meu pai levou a ultima vez a um relojoeiro aqui da cidade e ele fez uma lambança no relógio, ele voltou com algumas manchas na madeira, mostrador com marcas de dedos, vidro arranhado ponteiros não originais e sem o contra pino de fixação e arruela que é o que chamei de bucha que ficam sobre os ponteiros dos minutos. E o pior os ponteiros vieram colados com cola, tenho que descolar o ponteiros dos mintos com cuidado e rezar para não ter entrado cola no furo do contra-pino. Pior que meu pai sempre levou o relógio nessa pessoa e sempre fez um serviço muito bom. Ai como eu acho uma área muito interessante e sempre quis aprender, quero aprender a trabalhar com esses equipamentos.

OS ponteiros eu comprei umas réplicas no ebay, sendo que eu não prestei atenção e comprei o modelo para eixo de minutos com furo oblongo e não quadrado, então irei ter que comprar novos e ficarei com esse par sobrando.

Eu não me importaria de ser uma réplica do mostrador e pendulo pois sei que é difícl encontrar um em bom estado nos dias de hoje. 

A princípio de imediato eu quero saber se esses contra-pinos e buchas serviriam para meu relógio: http://www.ebay.com/itm/Brass-Tapered-pins-and-Sq-Hole-Hand-Washers-set-of-10-/370720634550?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item5650abf6b6

E gostaria de saber onde encontrar essas outras peças. Essas fornituras tem site?

Tenho estudado de como trabalhar como relógios e cada dia mais vejo que o negócio é mais interessante do que eu pensava.

Obrigado pelas dicas, em breve posto as fotos.
Vianney

Re: Ponteiros + bucha + contra-pino
« Resposta #4 Online: 26 Dezembro 2012 às 21:49:14 »
sendo assim, eu desaconselho vc tentar restaurar seu relógio sozinho.....é muito mais complexo do que vc imagina.

abraços

Re: Ponteiros + bucha + contra-pino
« Resposta #5 Online: 27 Dezembro 2012 às 03:16:21 »
sendo assim, eu desaconselho vc tentar restaurar seu relógio sozinho.....é muito mais complexo do que vc imagina.

abraços

Oi Paulistano, obrigado pela preocupação, é a mesma que tenho.

Justamente por isso estou a procura de material para estudar e saber o que pode ser feito, como e quando, até para saber o que eu poderia fazer e não. Porque estou com medo de deixar esse relógio na mão de qualquer pessoa, é de família, meu pai gosta muito dele, e ele me lembra minha infância, tem o mesmo som das batidas de quando eu ia passar dias na casa de minha avó.

Rapaz ele ta novo, a princípio não vejo complexidade não, mas a princípio. Pois o que tem para arrumar nele a princípio é coisa pouca. Se por acaso chegar a um ponto que eu perceba que não dá para mim eu paro vou estudar se precisar de ferramentas especiais ai vejo o que faço, mas nunca irei fazer nada sem antes saber o que estou fazendo nem porque estou fazendo, isso é uma coisa que sempre fiz.

Agora esse relógio  ele foi mantido a mais de 100 anos sem ferramentas especiais, não me pregunte como. Quando ele era do meu avô ela lubrificado com graxa, e esse danado ainda está com cordas originais a máquina toda original, e não atrasa e as cordas estão inteiras. E depois que meu pai passou a cuidar dele a uns 9 anos atrás ele passou a lubrifica-lo com óleo de relógio mesmo pelo meu próprio pai. Minha outra avó, por parte de mãe, tinha uma tipo capelinha que estava com aparência de zero, mais novo que esse, e ela mesmo desmontava e lubrificava com seus mais de 70 anos, era bem simples a manutenção e o relógio nunca deu problema. Digamos que esses ansônias são meio que tanques de guerra antigos e é uma das coisas que me faz gostar ainda mais deles. O que era da minha avó não sei onde está, deve está com algum dos meus tios.

Mas quero estudar e aprender como fazer até porque para saber até onde posso e devo ir com os conhecimentos que tenho e principalmente ferramentas e recursos, e o que preciso ter e aprender se quiser chegar a fazer determinada coisa.  Por enquanto eu mesmo vou mantê-lo,  pelo menos lubrificação e limpeza básicas é o meu passo inicial. Não confio mais em ninguém, aqui em Recife tem um monte de gente com relógio tipo desses parado e alguns só funcionam algumas horas porque a corda está incompleta e nos lugares que conserta pelo que procurei saber dizem que teriam que arrumar cordas de máquinas quebradas e isso é quase impossível, sendo que eu descobri que se vende essas cordas novas na net, e outras peças fora do país,  ai to desconfiado de deixar o relógio em qualquer lugar, prefiro deixá-lo aqui, até porque ele está funcionando e muito bem.


O que preciso fazer no momento é apenas soltar os ponteiros e colocar um novo e só, depois penso em trocar o mostrador que é mais fácil que desmontar um computador de mesa e colocar um novo, e trocar o pendulo a princípio não preciso nem de ferramenta, no máximo irei precisar de uma chave de fenda para tirar o mostrador. A parte de soltar o ponteiro me preocupa um pouco, mas falei com um colega pela net que conserta esse tipo de relógio falou que eu poderia forçar  com uma chave que ele solta sem danificar o relógio.

Agora aprender eu quero, primeiro pelo prazer de aprender e conhecer as técnicas e o funcionamento dos mecanismos que já to aprendendo, segundo para não depender mais desse povo por aqui. Meu pai ainda pagou 100 reais para o cara fazer essa porcaria no relógio. O relógio ainda está com aspecto de novo, vocês vão ver quando eu postar as fotos, deixa eu arrumar uma máquina fotográficas decente. Ele ta na parede funcionando o que quero fazer é tirar essa gambiarra dos ponteiros e depois aos poucos deixá-lo igual ao original.

E como falei não necessariamente precisam ser peças originais, se forem réplicas bem feitas e de qualidade serão bem vindas, até porque a caixa dele é uma réplica minha tia iria jogar ele fora, estava em um saco plástico num depósito na casa da minha avó a caixa original estava desmanchando, e fora que no interior do estado não havia ninguém especializado durante esse 100 anos. O pendulo foi trocado também ao longo desses 100 anos, o pendulo é o mesmo de um regulator da ansonia. Me parece que essa já é a terceira caixa dele desde que meu avô adquiriu ele precisou trocar uma vez. Eu não conheci meu avô, pois se ele estivesse vivo teria uns 130 anos acredito eu, ele casou com minha avô com uma certa idade. Esse relógio é muito importante para meu pai, e para mim pois me lembra minha infância na casa da minha avó durante as férias.

A compra dos ponteiros foi displicência minha quando chegaram eu percebi que comprei com furo errado, pois os anúncios tem o mesmo título são os mesmo ponteiros com as mesmas dimensões. Não saíram muito caros, foi um preço mais encontra que os que encontrei bem surrados e empenados por aqui.

Paulistando eu agradeceria se me passasse os contatos dessas pessoas que me falou e dessas foniculturas, pois tudo que achei até agora foi praticamente fora do Brasil. Encontra fornecedores de peças suprimentos e ferramentas aqui seria muito bom.  Pois me interesso por esse mostrador, pêndulos e outras peças para esse relógio. 

Acho que amanhã coloco as fotos, você vão ver como ele ta bonito se não fosse a gambiarra que o cara fez.  E o pior que não entendo que meu pai tinha levado a ele outra vez e tinha gostado muito. Ele deixou de ele mesmo fazer por questões de tempo, ai resolvi agora meio que tentar assumir o relógio. Pois gosto muito de saber como as coisas funciona e concertá-las, eu sou meio curioso por natureza, tenho que me controlar muitas vezes, o bom disso que você acaba aprendendo muitas coisas, o ruim que o tempo nem sempre dá para tudo. Um dia mais para frente até pensei em ir comprando as peças e montar um relógio antigos desses do zero, a máquina seria o mais fácil pelas minhas pesquisas, mas isso é projeto para o futuro.

PS: pelo que vi o cara colocou um ponteiro para um relógio bem maior e colou de um lado do furo ao eixo dos minutos, vou tirar uma foto mostrando.


Enfim, vou tirar as fotos e postar aqui.

Mais uma vez obrigado.
Vianney

Re: Ponteiros + bucha + contra-pino
« Resposta #6 Online: 29 Dezembro 2012 às 15:24:53 »
Me desculpem a demora em postar as fotos, pois só agora tive condições de tirá-las.  :)

Como falei o relógio está com aspecto de novo, só quero deixar com a cara de original, para isso falta o pendulo e a parte metálica do mostrador com anel interno pequeno e provavelmente outro mostrador de papel, já que esse ta grande, pena que esse tem aspecto muito parecido com original com retângulos nas marcações das horas no lugar de retângulos como tem a maioria das cópias. e não sei onde arrumar desses com triângulos.

Um dia tem fé que vou aos poucos arrumando as peças, por enquanto ele vai ficar na minha parede funcionando firme e forte. E é uma mão na roda quando falta energia.  ;D






Essa foto mostra o relógio como um todo








Essas duas próximas mostram a parte superior o e mostrador



OBS: Note que os ponteiros são enormes se comparados com a versão original. E o mostrador de papel é maior que a face do relógio.
OBS: Essa versão do Kobe Mosaic é uma versão de 8 polegadas e duas cordas(há também uma sem o toque das horas) e outras de 10 polegadas, ou seja para esse relógio o mostrador de papel tem que ter 7 polegadas, o que dá ±17,5cm de diâmetro.





Essa foto mostra o pendulo. Acredito que seja original da Ansonia, mas de outro modelo, um Regulator talvez. (To precisando fazer um limpeza nele novamente, pois pedeu o brilho)








Aqui você pode ver o detalhe do encaixe dos ponteiros no eixo. Note que o furo do ponteiro dos minutos é bem
maior que o eixo do relógio e é redondo enquanto o eixo do relógio é quadrado. Ainda mais esse ponteiros estão em um estado muito desgastado, todos torto e sinais de que foram pintado a mão por cima do ferrugem sem nem ter uma preparação prévia. Ou seja,  esse ponteiro dos minutos foi colado ai de alguma forma.  :(








Aqui o detalhe de uma mancha na madeira que também veio depois da revisão, não sei se é de fita adesiva ou outra coisa, essa mancha fica no anel(tampa) de madeira que segura o vidro do mostrador, próxima ao aldraba de fixação dessa tampa de madeira com o corpo do relógio.  :(






Espero que tenham gostado do relógio. E ele aparentemente não precisa de grandes restauros. Mas ele estava em melhor estado antes de ir para revisão. Tem outras coisas como manchas no papel do mostrador e alguns arranhões no vidro do mostrador que não podem ser vistos nas fotos.  >:(

Obrigado e um Feliz 2013
Vianney
« Última modificação: 29 Dezembro 2012 às 15:51:49 por Vianney »

Re: Ponteiros + bucha + contra-pino
« Resposta #7 Online: 03 Janeiro 2013 às 17:20:47 »
Olá !


Eu com calma verifique as medidas e referências  comprei uns contrapinos e arruelas e um par de ponteiros novos para ele na Internet. Tive que comprar 10 contrapinos e 10 arruelas de fixação do eixo dos minutos pois é mínimo que vendem. O bom que são baratos.

Tentei de início na fornitura Luiz e Lucia mas ele me informaram que não tem esse tipo de ponteiros ai tive que trazer de fora do país infelizmente.

Tentei contato com o restaurador de relógios indicado pelo Paulistano mas ainda não tive sucesso. :(

Aos poucos vou comprando as peças para deixa-lo com cara de original.

Desculpe qualquer coisa. E obrigado. Pela ajuda!

E ai o que acharam do relógio? Alguma sugestão ou dica?

Abraço,
Vianney