Menu principal

O que é esse mostrador de Constellation???

Iniciado por Adriano, 10 Janeiro 2013 às 11:03:39

tópico anterior - próximo tópico

Leandro

De quando é este Constellation?

O Kim Jong-il nasceu em 1941 (ou 1942, dependendo da fonte), mas só foi ditador de 1994 a 2011.  Será que a Omega faria um Constellation com a assinatura dele antes de assumir o mandato?  Constellations assim eram fabricados em 1994?

Um abraço,
Leandro

zugo

Citação de: Leandro online 15 Janeiro 2013 às 15:18:04
De quando é este Constellation?

O Kim Jong-il nasceu em 1941 (ou 1942, dependendo da fonte), mas só foi ditador de 1994 a 2011.  Será que a Omega faria um Constellation com a assinatura dele antes de assumir o mandato?  Constellations assim eram fabricados em 1994?

Um abraço,
Leandro

Aparentemente a prática data desde 1972:
http://english.chosun.com/site/data/html_dir/2011/04/04/2011040400498.html
CitarCho Myung-chul, a senior researcher at the Korea Institute for International Economic Policy, said, "For Kim Il-sung's 60th birthday in 1972, Kim Jong-il presented senior party and government officials with Swiss Omega watches that had Kim Il-sung's name engraved on them, and since then he's given out watches on Feb. 16, his own birthday, and April 15, Kim Il-sung's birthday, every year."

Mais algumas informações que corroboram que seja a assinatura do dito cujo:

http://blogs.wsj.com/wealth/2010/08/20/kim-jong-ils-favorite-luxury-brands/
CitarFor his timepieces, he prefers Omega, which he also gave out to staff. Even his beverage tastes ran on the pricey side. Apparently, he had a thirst for Perrier bottled water and Martell Cognac.

http://www.opendemocracy.net/globalization-institutions_government/north_korea_2686.jsp
CitarShe described how, on joining Kim's court, she was given handmade Italian shoes, Japanese designer clothes (Yamoto, Kenzo, Mori) and an Omega watch inscribed with Kim Jong Il's name. A check of Swiss trade statistics shows that in 1998, North Korea did indeed import $2.7 million's worth of luxury watches.

Opinião que não interessa pra ninguém: Não importando a época, eu particularmente acho uma vergonha para a empresa. Enquanto o povo norte-coreano sofre de FOME com um pseudo-comunismo o seu grande líder gasta o dinheiro público em alta relojoaria suíça. Uma coisa é ele comprar um Omega como qualquer mortal, outra é a empresa fazer um customizado em "sua homenagem". Claramente um dinheiro que a empresa não precisa e algo que, pelo menos na minha visão, não traz prestígio algum e degrada fortemente a sua imagem.

Abraços!

Paulo Sergio

Simples... mercado... oferta/procura!!!  ;) ;) ;)
Há quem fabrique granadas... munições diversas... aviões de combate... e muitas coisas mais... há fábricas, há compradores... isso se chama mercado!!!  ;) ;) ;)
Com relógios seria diferente? ? ?  :-\ :-\ :-\
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Alberto Ferreira

Concordo com o Leandro.
Sem discutir as fontes, que me parecem ser mesmo confiáveis.
E sem considerar as visões mais pragmáticas, ou quiçá mais realistas.

A questão, para mim, é relativamente simples...

A Omega poderia passar sem essa?

E a minha resposta seria...
Sim, poderia.  Melhor dizendo, deveria.

Alberto

DonPepe

Citação de: Alberto Ferreira online 15 Janeiro 2013 às 23:00:42
Concordo com o Leandro.
Sem discutir as fontes, que me parecem ser mesmo confiáveis.
E sem considerar as visões mais pragmáticas, ou quiçá mais realistas.

A questão, para mim, é relativamente simples...

A Omega poderia passar sem essa?

E a minha resposta seria...
Sim, poderia.  Melhor dizendo, deveria.

Alberto

Apesar de ser minha marca favorita, concordo totalmente...

Respeito outras opiniões, mas esse troço de ser pragmático não é comigo. Tem coisas que o dinheiro não compra e a reputação é uma delas. Sujá-la por conta de "trinta dinheiros" de um ditadorzinho mequetrefe não parece algo muito inteligente... Não é a primeira e infelizmente duvido que seja a última empresa séria a cometer esse erro.

Abraços

Paulo Sergio

Não creio que seja uma questão de pragmatismo!!! :-\ :-\ :-\
Vejam... carros são feitos, e são vendidos para quem os usa de forma indevida... e isso não tira a responsabilidade de quem cometeu um erro com um carro... mas também não o dá para a empresa!!! ;) ;) ;)
Bater em um poste a 140km/h embriagado é problema de quem?
Agora, se cada loja for analisar o que vende, e para quem...  ;) ;) ;)
Dois centavos... que talvez não valham um!!!  ;D ;D ;D
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

DonPepe

Concordaria se fossem relógios de série, Constellations "comuns".  :)

Acho que a diferença é que nesse caso foi feita uma "série especial", sob encomenda, com direito a colocar na cara do produto a assinatura do ditador de um dos regimes mais crueis do planeta.... Se o cara tivesse comprado relógios normais de série em qualquer loja, como qualquer cidadão comum, concordo que a empresa nada teria a ver com o assunto mas quando a empresa fazer uma versão customizada em larga escala para um governo desses precisa saber onde está se enfiando...

Marcas vivem principalmente de sua imagem e da identificação que seus consumidores têm com elas e estar associada a ditadores não parece bom para a imagem de ninguém.

Para mim pelo menos pegou mal, mas concordo que cada um avalia de um jeito.

Abraço

Paulo Sergio

Abraço
Paulo Sergio

Alberto Ferreira

Sim,...
E lembremos que há relógios de marcas importantes personalizados com a imagem de sultões e afins...  Ou seja, aqui uma clara concessão ao Poder (dos afortunados sem medida) e seus símbolos.

Mas, ainda no meu entender (bem entendido...  ;)), ao tirar o seu próprio logo e colocar a assinatura, a Omega fez algo que, para mim, pegou realmente muito mal...

Ela fez um "quase" (eu disse "quase") fake, digo... franken, de seu próprio produto e, nas entrelinhas (visão minha), assumiu de forma clara que colocar a assinatura ao lado do seu logo "pegaria mal".
O que, de fato, convenhamos que seria ainda pior.

Alberto

mestreaudi

Discordo da opinião de vocês!
Não vejo mal algum nesse mostrador e muito menos condeno a Omega por tê-lo fabricado!

Claramente essa foi uma decisão de fora da empresa! Já vimos inúmeros exemplos de diversos relógios (fora de série) personalizados!
Basta ter grana para tal.

O mais incomum é ter a assinatura de uma pessoa.

Geralmente temos logos de empresas e até órgãos públicos, como da polícia italiana:

Comex clássicos:

E o mais belo personalizado de todos: Sultão de Omã.

Mais exemplos aqui: http://rolexpassionreport.com/2346/the-rolex-oman-story-of-special-rolex-watch-deliveries-to-the-sultan-of-oman/

Reparem que em nenhum desses modelos o logo foi subtraído, como nesse Omega.
Quanto à isso não vejo problemas também. O logo saiu, mas o nome continua!

Se eu fosse um colecionador de Omegas ficaria louco por esse modelo!  ;)

Abs!
Rafael.

igorschutz

Essa é uma velha discussão, que dá muito pano pra manga.

E os diversos relógios, das mais variadas marcas, com mostradores em que figuram suásticas e até mesmo figuras de Hitler e associados? Dá pra condenar um montão de gente...

O próprio Rolex com o brasão de armas de Omã... nessa época, Omã não era um país muito legal de se viver não: monarquia absolutista, o sultão não ligava muito pro povo... é tranquilo customizar um mostrador pra um regime desses, ou a Rolex deveria sentir vergonha também?

Complicada essa questão...
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Adriano

Caraca... um dia eu tive que consultar uma peça e me deparei com essa imagem. Apenas fiquei curioso para saber o que era. Juro que se eu soubesse que o desenrolar seria esse ou que terminasse com conclusões objetivas de que a Omega apóia regimes tiranos, jamais teria criado um tópico desse.

Apenas gostaria de lembrar que em momento algum foi dito para quem foi feito, porque foi feito, etc. Todas foram conclusões pessoais.

Isso me lembra certa feita, lembro-me bem, que a falecida Hebe Camargo, comentou eu seu programa, logo que o atual Papa foi eleito/empossado/promovido, seja lá qual é o termo correto, ela assumiu não simpatizar muito com ele porque ele era alemão, e tinha a coisa toda do holocausto e etc. Em segundos, me lembrei dos automóveis preferidos da Hebe: Mercedes Benz. Aparentemente ele não sabe ou se esqueceu de um personagem histórico que adorava passear em um Mercedes conversível... Um sujeito com um bigodinho engraçado...

Pensei que se eu fosse fazer a mesma distinção, praticamente não usaria qualquer produto alemão. Quase toda empresa alemã famosa hoje usou mão-de-obra escrava de judeus durante a guerra. Ônibus Mercedes (nem cito o carro, pois não é para o meu bico), aspirina da Bayer, DVD regravável da BASF, elevador da Thyssen-Krupp...

Aliás, fazendo um "insight", vejo que fui inocente ao não esperar que esse seria mais um tópico que descambaria para todo tipo de discussão social, política, e o que mais for. Menos relojoaria.

Abraços!

Adriano

igorschutz

Vixe, se for pra descambar mesmo pra esse tipo de discussão, basta lembrar uma certa instituição que mandou um monte de gente pra fogueira há uns pares de séculos... esses papos sempre dão merda...
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Alberto Ferreira

Sim. Verdades.
As ditas por vocês, Igor e Adriano.

E eu concordo que a questão, como sempre, pode, e deve, ter várias "vertentes", que por vezes, até são "politizadas" e "emocionadas"...
Mas o tema aqui é mesmo Relojoaria.

As opiniões, pessoais, estão todas assinadas por quem postou.
São...   Pessoais, portanto.

Abraços a todos! Numa boa!  8)
Alberto

mestreaudi

Citação de: Adriano online 16 Janeiro 2013 às 11:10:36
(...)

Aliás, fazendo um "insight", vejo que fui inocente ao não esperar que esse seria mais um tópico que descambaria para todo tipo de discussão social, política, e o que mais for. Menos relojoaria.

Abraços!

Adriano

De maneira alguma Adriano!

Você e ninguém aqui sabia que se tratava da assinatura daquele cara!

Se não fosse o ogum, ainda estaríamos achando que estava escrito Omega em outra língua!  ::)

Achei o tópico válido e muito legal pela descoberta e novidade!
Creio que ninguém aqui no FRM imaginaria um negócio desses...

Mas fica a dica para conversarmos sobre relógios apenas.  ;)

abs!
Rafael.

Adriano

Citação de: igorschutz online 16 Janeiro 2013 às 11:28:49
Vixe, se for pra descambar mesmo pra esse tipo de discussão, basta lembrar uma certa instituição que mandou um monte de gente pra fogueira há uns pares de séculos... esses papos sempre dão merda...

Acho até, que em certa época, em certo lugar, fazer relógios era bruxaria... O que deve ter ido de relojoeiro para fogueira...

Aliás, quando alguém tiver a oportunidade de ir à Suíça e às proximidades de Montreux, vale uma visita ao castelo de Chillon. Quando estive lá este ano, o tema da exibição era exatamente a caça às bruxas no cantão de Vaud.

Abraços!

Adriano

Paulo Sergio

"Juro que se eu soubesse que o desenrolar seria esse ou que terminasse com conclusões objetivas de que a Omega apóia regimes tiranos, jamais teria criado um tópico desse."
"Aliás, fazendo um "insight", vejo que fui inocente ao não esperar que esse seria mais um tópico que descambaria para todo tipo de discussão social, política, e o que mais for. Menos relojoaria."

Caraca amigo Adriano... não esperava "ouvir" isso de ti!!!
Digo isso pois gosto demais deste Fórum, e de sua "liberdade" no desenvolvimento das respostas aos temas propostos...
Aprendi muito com este post!
Espero que outros, semelhantes a este, sejam propostos... somente assim aprenderemos, sempre!!! ;) ;) ;)
Amigo... "bola pra frente"!!! :) :) :)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

flávio

Também concordo, a discussão foi enriquecedora. Não há achei fora do contexto. ;)

Flávio

lucius

Muito interessante a solução do enigma.

Esta peça deve alcançar um valor colecionável brutal em função do pedigree.

Lucius
Corruptissima re publica plurimae leges

DonPepe

Caros,

Confesso que fiquei surpreso com a "temperatura" que as pessoas perceberam na discussão. Tbm achei o tópico esclarecedor e, no meu entendimento, a discussão "off topic" (realmente nada tinha a ver com relojoaria) que aconteceu depois estava num patamar saudável de troca de idéias e opiniões pessoais (totalmente pessoais).

Não gostaria que esse pequeno desvio no rumo do tópico fizesse qualquer membro do grupo refletir no futuro se deveria abrir ou não nova discussão pelo receio de o tópico desvirtuar e virar uma "guerra santa".  Isso inibiria uma característica muito bacana desse espaço que é a busca por informações novas e o espírito de descoberta. Se esse foi o efeito, peço desculpas e me comprometo a me restringir à discussão sobre a relojoaria nas próximas.

Abraços!