Aqui nesse Fórum não achei informações sobre esse relógio antes de comprá-lo; Infelizmente faltam reviews de relógios mais baratos, mais comuns. Talvez por que ninguém tenha se predisposto a escrever sobre eles, comuns que sejam na coleção de muita gente.
Mas fiz apenas uma pequena análise pós compra e com pelo menos uns 20 dias de uso de um diver com certificação ISO 6245 dos mais baratos do mercado. Eu comprei num site de compras pela internet, depois de planejar - sem nunca ir adiante - durante mais de um ano. Tinha vontade de ter um, mas tendo outros relógios fui protelando até que fiz a compra por impulso. Não me arrependi nem um pouco.
Fiz fotos simples, apenas para ilustrar. Não achei fotos na internet, mesmo entre as mais bem batidas, que retratem bem o relógio. Recomendo olhar o relógio em mãos, muito mais bonito que em qualquer fotografia.
O relógio veio numa bela caixa branca, com os manuais e certificado de garantia internacional.
O NY0040 é um diver produzido pela Citizen há pelo menos 15 anos, senão mais. Possui algumas variações de cor do dial, sendo mais comum o dial preto, com o meu, mas existindo também com dial azul, amarelo e com tratamento refletivo. Há algumas variações, como o NY0045, que possui detalhes dourados no bezel e dial preto, e NY0046, igualmente com detalhes dourados mas dial luminescente.
Uma das características marcantes - e desejadas por mim - é o fato de que o NY0040 é um destro/lefty watch, um relógio cuja coroa está ao lado esquerdo de quem olha o relógio, e não no lado direito. Tradicionalmente relógios possuem coroa no lado direito, à posição de 3 horas, desde a época em que eram em sua grande maioria acionados por corda manual, pelo menos diariamente.
Mas, já depois do surgimento dos relógios de pulso com corda automática, e o aumento de tamanho das caixas para serem resistentes à profundidade, começou a ser desejável possuir o relógio coroas em outros locais, de modo a não pressionar o dorso da mão, quando movimentada.
Até onde sei, coube à Panerai produzir os primeiros relógios de mergulho com coroa à esquerda, nos anos 50 ou 60. Não consegui descobrir qual foi o primeiro modelo com essa característica, ainda.
Mas a indústria japonesa não se furtou às inovações, de modo que é bem antigo o uso de coroa às 4 horas pela Seiko em diversos relógios, por exemplo. Às 4 hs, o conforto aumenta bastante. Mas não tanto quanto possuir a coroa no outro lado do relógio.
Mas vamos ao NY0040.
Meu exemplar veio equipado com pulseira em borracha, com a marcação "N.D limits" e a tabelinha. Pulseira comum a diversos relógios da citizen. Possui dial preto.
O relógio possui a coroa às 8 horas.
De garra a garra possui 47 mms e mede 42mms de largura, excluída a coroa. Portanto, é um relógio de tamanho médio. Garras com espaço para pulseiras de 20mm.
Possui 12mm de altura.
O cristal, mineral, é plano, estando no mesmo nível do bezel. Tem 32mm de diâmetro aparente.
O dial é preto, liso. Com os dizeres "citizen" e "automatic", em branco, e o logo, em vermelho, na parte de cima do dial.
Abaixo, em branco, os dizeres "diver´s" "water resist", e em vermelho, "200m".
Ao pé do dial, visível apenas com lupa, a sigla "N-8203-815869-KA".
O dial possui marcação luminosa em todas as indicações de hora. circulares as 1, 2, 4, 5, 7, 8 10 e 11 hs.
Marcações retangulares ou trapezoidais a 3, 6 9 e 12 hs.
Aqui um detalhe. tendo janela para data e dia no dial, mesmo assim possui marcação luminosa a 3 horas. Essa marcação não existe em meus outros divers que possuem janela pra data e dia.
Todas as marcações luminosas são emolduradas em detalhes cromados, assim como são cromados os 3 ponteiros, que possuem lume.
O segundeiro possui lume oposto à ponta.
O anel que circunda o dial é preto, com marcação dos minutos.
O bezel tem algumas características interessantes. primeiro é que as ranhuras de pega não cobrem toda a circularidade, mas existem apenas entre os locais onde se marcam as dezenas de minutos. assim, sobre as marcações no bezel de 10, 20, 30, 40, 50 e 60/0 o bezel é liso.
Possui o bezel marcação de minuto a minuto, e não apenas nos primeiros 15 minutos. Há lume na marcação triangular de 60/0 minutos, devidamente protegido por lente.
O decalque de marcação é um aro metálico com fundo preto e marcações na cor do metal.
Possui 60 clicks, não é exatamente suave ao girar mas, no meu exemplar, as marcações coincidem perfeitamente.
A caixa do relógio possui um desenho bem limpo. Na largura não ultrapassa o bezel. Possui tratamento escovado em cima e polido embaixo, sendo que dada a curvatura do fundo subindo para as laterais, esse tratamento polido atinge as laterais.
A tampa sobressai-se ao fundo. O bastante para ultrapassar as garras que prendem a pulseira, mesmo estas sendo curvadas.
A tampa é igualmente polida, sem algum desenho bonito como o tsunami da Seiko, msas apenas com o logo da linha Promaster, mas possui todas as informações que dela devem constar.
O relógio é equipado com movimento Miyota 8203 (o mesmo que equipa o NY0054 e o Autozilla, entr eoutros relógios). Lembrando que Miyota é empresa do grupo Citizen, dedicada à fabricação de movimentos mecânicos e a quartz.
8203 é a versão atual da linha 82XX, em produção desde 1977 e derivada de algum movimento bem mais antigo, da época em que se colocava o segundeiro deslocado do centro do relógio. Um desmonte de uma das versões desse movimento foi bem retratado nesse fórum, pelo Cigano, aliás, muito bem. Está nesse link:
http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=7877.0É, portanto, um movimento com segundeiro indireto. Indica data e dia da semana, essa segunda indicação em duas línguas: inglês e japonês.
A carga da corda se dá por mecanismo unidirecional. Ou seja, a massa oscilante carrega corda quando deslocada apenas em uma direção, indo livremente para a outra direção. É um sistema bem simples e muito eficiente de carga automática da corda.
Além desse sistema, é possível também se dar corda manualmente, pela coroa.
a coroa possui boa pega, sendo rosqueada, protegida por discretas guardas, bem integradas aos desenho da caixa.
O mecanismo não tem função hack, de parada do segundeiro.
A coroa possui os seguintes estágios:
a. apenas desrosqueada, é possível dar corda.
b. no segundo estágio, acerta-se data e dia da semana. Para cima, ajusta-se data. Para baixo, ajusta-se dia da semana.
c. no terceiro estágio, acerta-se a hora.
O movimento possui 21 rubis e 21.600 vph, com 45 hs de carga. +/-15s, segudno o fabricante.
É um movimento usado por diversos fabricantes, uma vez que a Miyota vende esses movimentos a terceiros. E possui seus entusiastas. Tem fama de resistente, de ser um workhorse.
No link abaixo, em inglês, o desmonte comentado de um movimento semelhante, da linha 82XX, com 34 anos de uso. Recomendo se associar ao fórum para ver as fotografias deste desmonte.
http://www.equationoftime.com/forums/showthread.php?32895-Miyota-8200-The-Ultimate-Workhorse-(Part-1)&p=248110No pulso o relógio revelou-se extremamente confortável. Usei durante 21 ou 22 dias direto, tirando-o no banho e apenas numa noite para dormir. De resto, ele permaneceu no pulso enquanto eu viajava. Entrou no mar, acompanhou uns 400 kms pedalados, pegou sol, chuva, lavou louça.
Em nenhum momento parou. Aliás, em 21 dias avançou cerca de 5 minutos em relação ao celular. Revelou-se extremamente legível no escuro, mesmo horas a pós o por do sol, numa pedalada que estendeu-se noite adentro.
Aliás, o relógio parece cumprir bem os pré-requisitos da norma ISO 6245. Creio que a predileção de muita gente - o que me inclui - por relógios com essa certificação, ou mesmo os que apenas aparentam ser divers - se dá em razão do fato de que são relógios bem resistentes, pau pra toda obra, aguentando alguns abusos que outros relógios não aguentam.
Por outro lado, esse modelo da Citizen é muito bonito, sendo muito mais bonito ao vivo do que em fotografias. Não é um relógio fotogênico, daqueles lindos nos sites mas não tão bonitos no pulso. Neste modelo, se dá o inverso. Uma prima minha (que de relógios entende tanto quanto eu falo russo, ou seja, nada) pegou o relógio, olhou com cuidado e soltou essa pérola: "essa pulseira de borracha não combina com esse relógio, coloca uma daquelas pulseiras de ferro (sic) que ele é chic pra usar com terno". Talvez o que a tenha impressionado seja o detalhe das molduras cromadas para os marcadores de hora no dial.
Como citei antes, ele é vendido em diversas versões de cores do dial. Eventualmente é fornecido com bracelete metálico de elos e terminais dobrados, do tipo oyster, com extensão na fivela (clasp) para uso sobre a roupa de mergulho. Mas o mais comum é vir com a pulseira de borracha "nd limits" da citizen. Não tem logo na fivela, em inox. a borracha não é tão macia quanto numa pulseira Z da Seiko, mas possui no verso um revestimento quadriculado que deve evitar ou retardar o rasgamento.
Pretendo mais para frente equipá-lo com algum bracelete "aftermarket", com elos e terminais sólidos, ou adaptar algum bracelete de algum outro modelo da Citizen. Um detalhe, esse modelo, ao contrário do Seiko Monster (que possui praticamente as mesmas dimensões externas sendo apenas um pouco mais alto) não fica bem com bracelete de terminais retos.
Mas o fato é que esse relógio, extremamente confortável, tem frequentado bastante meu pulso. Tão confortável que diversas vezes esqueci-me de tirá-lo para dormir. Um relógio barato, bonito e bem confiável. Gostei.
Resumo:
Caixa: ótimo acabamento. Fosco/escovado em cima, polido no fundo.
Pulseira: confortável, com fácil ajuste.
Legibilidade: muito boa, adequada aos divers.
Conforto: confortável e bem leve.
Operação: coroa de boa pega com boa corda.
Mecanismo: carrega muito bem, sendo muito adequado ao uso diário.
Ficha técnica:
Relógio
Modelo: Citizen NY-0040
Referência: NY0040-09EB
Material da caixa: aço inoxidável
Material da pulseira: borracha preta
Cristal: mineral plano sem tratamento anti-reflexo
Dimensões (diâmetro x altura): 42 x 12 mm
Distância entre garras: 20mm
Impermeabilidade: 200 metros
Outras características: coroa rosqueada.
Movimento
Calibre: MIYOTA 8203
Características: automático, calendário duplo, possibilidade de corda manual.
Frequência: 21.600 a/h
Número de rubis: 21
Reserva de marcha: 45 horas