[REVIEW] Citizen NY 0040

  • 51 Respostas
  • 22678 Visualizações
*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
[REVIEW] Citizen NY 0040
« Online: 16 Janeiro 2013 às 19:55:33 »
Aqui nesse Fórum não achei informações sobre esse relógio antes de comprá-lo; Infelizmente faltam reviews de relógios mais baratos, mais comuns. Talvez por que ninguém tenha se predisposto a escrever sobre eles, comuns que sejam na coleção de muita gente.

Mas fiz apenas uma pequena análise pós compra e com pelo menos uns 20 dias de uso de um diver com certificação ISO 6245 dos mais baratos do mercado. Eu comprei num site de compras pela internet, depois de planejar - sem nunca ir adiante - durante mais de um ano. Tinha vontade de ter um, mas tendo outros relógios fui protelando até que fiz a compra por impulso. Não me arrependi nem um pouco.



Fiz fotos simples, apenas para ilustrar. Não achei fotos na internet, mesmo entre as mais bem batidas, que retratem bem o relógio. Recomendo olhar o relógio em mãos, muito mais bonito que em qualquer fotografia.

O relógio veio numa bela caixa branca, com os manuais e certificado de garantia internacional.

O NY0040 é um diver produzido pela Citizen há pelo menos 15 anos, senão mais. Possui algumas variações de cor do dial, sendo mais comum o dial preto, com o meu, mas existindo também com dial azul, amarelo e com tratamento refletivo. Há algumas variações, como o  NY0045, que possui detalhes dourados no bezel e dial preto, e NY0046, igualmente com detalhes dourados mas dial luminescente.

Uma das características marcantes - e desejadas por mim - é o fato de que o NY0040 é um destro/lefty watch, um relógio cuja coroa está ao lado esquerdo de quem olha o relógio, e não no lado direito. Tradicionalmente relógios possuem coroa no lado direito, à posição de 3 horas, desde a época em que eram em sua grande maioria acionados por corda manual, pelo menos diariamente.

Mas, já depois do surgimento dos relógios de pulso com corda automática, e o aumento de tamanho das caixas para serem resistentes à profundidade, começou a ser desejável possuir o relógio coroas em outros locais, de modo a não pressionar o dorso da mão, quando movimentada.



Até onde sei, coube à Panerai produzir os primeiros relógios de mergulho com coroa à esquerda, nos anos 50 ou 60. Não consegui descobrir qual foi o primeiro modelo com essa característica, ainda.

Mas a indústria japonesa não se furtou às inovações, de modo que é bem antigo o uso de coroa às 4 horas pela Seiko em diversos relógios, por exemplo. Às 4 hs, o conforto aumenta bastante. Mas não tanto quanto possuir a coroa no outro lado do relógio.

Mas vamos ao NY0040.

Meu exemplar veio equipado com pulseira em borracha, com a marcação "N.D limits" e a tabelinha. Pulseira comum a diversos relógios da citizen. Possui dial preto.

O relógio possui a coroa às 8 horas.

De garra a garra possui 47 mms e mede 42mms de largura, excluída a coroa. Portanto, é um relógio de tamanho médio. Garras com espaço para pulseiras de 20mm.

Possui 12mm de altura.

O cristal, mineral,  é plano, estando no mesmo nível do bezel. Tem 32mm de diâmetro aparente.

O dial é preto, liso. Com os dizeres "citizen" e "automatic", em branco, e o logo, em vermelho, na parte de cima do dial.
Abaixo, em branco, os dizeres "diver´s"  "water resist", e em vermelho, "200m".

Ao pé do dial, visível apenas com lupa, a sigla "N-8203-815869-KA".

O dial possui marcação luminosa em todas as indicações de hora. circulares as 1, 2, 4, 5, 7, 8 10 e 11 hs.
Marcações retangulares ou trapezoidais a 3, 6 9 e 12 hs.



Aqui um detalhe. tendo janela para data e dia no dial, mesmo assim possui marcação luminosa a 3 horas. Essa marcação não existe em meus outros divers que possuem janela pra data e dia.

Todas as marcações luminosas são emolduradas em detalhes cromados, assim como são cromados os 3 ponteiros, que possuem lume.

O segundeiro possui lume oposto à ponta.

O anel que circunda o dial é preto, com marcação dos minutos.

O bezel tem algumas características interessantes. primeiro é que as ranhuras de pega não cobrem toda a circularidade, mas existem apenas entre os locais onde se marcam as dezenas de minutos. assim, sobre as marcações no bezel de 10, 20, 30, 40, 50 e 60/0 o bezel é liso.

Possui o bezel marcação de minuto a minuto, e não apenas nos primeiros 15 minutos. Há lume na marcação triangular de 60/0 minutos, devidamente protegido por lente.

O decalque de marcação é um aro metálico com fundo preto e marcações na cor do metal.

Possui 60 clicks, não é exatamente suave ao girar mas, no meu exemplar, as marcações coincidem perfeitamente.

A caixa do relógio possui um desenho bem limpo. Na largura não ultrapassa o bezel. Possui tratamento escovado em cima e polido embaixo, sendo que dada a curvatura do fundo subindo para as laterais, esse tratamento polido atinge as laterais.

A tampa sobressai-se ao fundo. O bastante para ultrapassar as garras que prendem a pulseira, mesmo estas sendo curvadas.

A tampa é igualmente polida, sem algum desenho bonito como o tsunami da Seiko, msas apenas com o logo da linha Promaster, mas possui todas as informações que dela devem constar.



O relógio é equipado com movimento Miyota 8203 (o mesmo que equipa o NY0054 e o Autozilla, entr eoutros relógios). Lembrando que Miyota é empresa do grupo Citizen, dedicada à fabricação de movimentos mecânicos e a quartz.

8203 é a versão atual da linha 82XX, em produção desde 1977 e derivada de algum movimento bem mais antigo, da época em que se colocava o segundeiro deslocado do centro do relógio. Um desmonte de uma das versões desse movimento foi bem retratado nesse fórum, pelo Cigano, aliás, muito bem. Está nesse link:

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=7877.0

É, portanto, um movimento com segundeiro indireto. Indica data e dia da semana, essa segunda indicação em duas línguas: inglês e japonês.

A carga da corda se dá por mecanismo unidirecional. Ou seja, a massa oscilante carrega corda quando deslocada apenas em uma direção, indo livremente para a outra direção. É um sistema bem simples e muito eficiente de carga automática da corda.

Além desse sistema, é possível também se dar corda manualmente, pela coroa.

a coroa possui boa pega, sendo rosqueada, protegida por discretas guardas, bem integradas aos desenho da caixa.

O mecanismo não tem função hack, de parada do segundeiro.

A coroa possui os seguintes estágios:

a. apenas desrosqueada, é possível dar corda.

b. no segundo estágio, acerta-se data e dia da semana. Para cima, ajusta-se data. Para baixo, ajusta-se dia da semana.

c. no terceiro estágio, acerta-se a hora.

O movimento possui 21 rubis e 21.600 vph, com 45 hs de carga. +/-15s, segudno o fabricante.

É um movimento usado por diversos fabricantes, uma vez que  a Miyota vende esses movimentos a terceiros. E possui seus entusiastas. Tem fama de resistente, de ser um workhorse.

No link abaixo, em inglês, o desmonte comentado de um movimento semelhante, da linha 82XX, com 34 anos de uso. Recomendo se associar ao fórum para ver as fotografias deste desmonte.

http://www.equationoftime.com/forums/showthread.php?32895-Miyota-8200-The-Ultimate-Workhorse-(Part-1)&p=248110

No pulso o relógio revelou-se extremamente confortável. Usei durante 21 ou 22 dias direto, tirando-o no banho e apenas numa noite para dormir. De resto, ele permaneceu no pulso enquanto eu viajava. Entrou no mar, acompanhou uns 400 kms pedalados, pegou sol, chuva, lavou louça.

Em nenhum momento parou. Aliás, em 21 dias avançou cerca de 5 minutos em relação ao celular. Revelou-se extremamente legível no escuro, mesmo horas a pós o por do sol, numa pedalada que estendeu-se noite adentro.

Aliás, o relógio parece cumprir bem os pré-requisitos da norma ISO 6245. Creio que a predileção de muita gente - o que me inclui - por relógios com essa certificação,  ou mesmo os que apenas aparentam ser divers - se dá em razão do fato de que são relógios bem resistentes, pau pra toda obra, aguentando alguns abusos que outros relógios não aguentam.

Por outro lado, esse modelo da Citizen é muito bonito, sendo muito mais bonito ao vivo do que em fotografias. Não é um relógio fotogênico, daqueles lindos nos sites mas não tão bonitos no pulso. Neste modelo, se dá o inverso. Uma prima minha (que de relógios entende tanto quanto eu falo russo, ou seja, nada) pegou o relógio, olhou com cuidado e soltou essa pérola: "essa pulseira de borracha não combina com esse relógio, coloca uma daquelas pulseiras de ferro (sic) que ele é chic pra usar com terno". Talvez o que a tenha impressionado seja o detalhe das molduras cromadas para os marcadores de hora no dial.

Como citei antes, ele é vendido em diversas versões de cores do dial. Eventualmente é fornecido com bracelete metálico de elos e terminais dobrados, do tipo oyster, com extensão na fivela (clasp) para uso sobre a roupa de mergulho. Mas o mais comum é vir com a pulseira de borracha "nd limits" da citizen. Não tem logo na fivela, em inox. a borracha não é tão macia quanto numa pulseira Z da Seiko, mas possui no verso um revestimento quadriculado que deve evitar ou retardar o rasgamento.

Pretendo mais para frente equipá-lo com algum bracelete "aftermarket", com elos e terminais sólidos, ou adaptar algum bracelete de algum outro modelo da Citizen. Um detalhe, esse modelo, ao contrário do Seiko Monster (que possui praticamente as mesmas dimensões externas sendo apenas um pouco mais alto) não fica bem com bracelete de terminais retos.

Mas o fato é que esse relógio, extremamente confortável, tem frequentado bastante meu pulso. Tão confortável que diversas vezes esqueci-me de tirá-lo para dormir. Um relógio barato, bonito e bem confiável. Gostei.

   Resumo:

   Caixa: ótimo acabamento. Fosco/escovado em cima, polido no fundo.
   Pulseira: confortável, com fácil ajuste.
   Legibilidade: muito boa, adequada aos divers.
   Conforto: confortável e bem leve.
   Operação:  coroa de boa pega com boa corda.
   Mecanismo: carrega muito bem, sendo muito adequado ao uso diário.

   Ficha técnica:

   Relógio
   Modelo:  Citizen NY-0040
   Referência:  NY0040-09EB
   Material da caixa: aço inoxidável
   Material da pulseira: borracha preta
   Cristal: mineral plano  sem tratamento anti-reflexo
   Dimensões (diâmetro x altura): 42 x 12 mm
   Distância entre garras: 20mm
   Impermeabilidade: 200 metros
   Outras características: coroa rosqueada.

   Movimento
   Calibre: MIYOTA 8203
   Características: automático, calendário duplo, possibilidade de corda manual.
   Frequência: 21.600 a/h
   Número de rubis: 21
   Reserva de marcha: 45 horas

*

Offline ThiagoDF

  • *****
  • 1.996
    • Ver perfil
Re: [REVIEW] Citizen NY 0040
« Resposta #1 Online: 16 Janeiro 2013 às 20:25:10 »
Parabéns Ogum! Excelente review e belo relógio! ;)

Gosto muito deste Citizen.
Membro do RedBarBrazil

*

Offline lucius

  • *****
  • 1.167
    • Ver perfil
Re: [REVIEW] Citizen NY 0040
« Resposta #2 Online: 16 Janeiro 2013 às 20:28:03 »
Parabéns pelo review.

Um bom conjunto de informações sobre o modelo.

Lucius
Corruptissima re publica plurimae leges

*

Offline cass

  • ****
  • 311
    • Ver perfil
Re: [REVIEW] Citizen NY 0040
« Resposta #3 Online: 16 Janeiro 2013 às 21:45:10 »
Excelente  :D :D :D Mestre Ogum

Já pensou em fazer a  " Wikiogum "  para falar de mais alguns ??

 :o :o :o

abraços

CAss
QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

*

Offline cass

  • ****
  • 311
    • Ver perfil
Re: [REVIEW] Citizen NY 0040
« Resposta #4 Online: 16 Janeiro 2013 às 21:49:19 »
Seria difícil mostra o calibre ?

abraços


Cass
QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: [REVIEW] Citizen NY 0040
« Resposta #5 Online: 16 Janeiro 2013 às 22:04:00 »
Seria difícil mostra o calibre ?

abraços


Cass

wiki? nem... hehehehe

olha, num link dos que tão no texto, tem o desmonte do calibre pelo cigano. muito bem feito. no outro link, tem o desmonte feito por um estrangeiro. mas naquele outro fórum tem que se associar pra ver as fotos do calibre. recomendo, pq as fotos são fenomenais e com várias indicações de funcionamento do calibre.

do detalhe de ter praticamente uma ponte pra quase tudo, como citou o cigano, é uma coisa interessante desse calibre, e a roda do segundeiro indireto também é um dado interessante.

claro, não é um calibre high-end. é durável, bem durável. mas tem lá seus problemainhas. o meu adianta uns 10 a 15 s por dia. mas eu não tenho ferramental pra abrir um relógio, o que dirá pra fazer um daqueles testes fantásticos que o adriano faz! ele fez num calibre igual, um 8203, e equipa o autozilla que ele tem. esse calibre não tem muito bom isocronismo. é melhor que um 7s26 da seiko, mas não muito melhor. mas muito durável.

essa foto é de um fórum gringo. 8203b.


*

Offline cass

  • ****
  • 311
    • Ver perfil
Re: [REVIEW] Citizen NY 0040
« Resposta #6 Online: 16 Janeiro 2013 às 22:10:14 »



[/quote]


Isso meu Amigo, agora esta completo,,, ;D ;D ;D

obrigado

Abraços

Cass
QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

Re: [REVIEW] Citizen NY 0040
« Resposta #7 Online: 16 Janeiro 2013 às 22:25:47 »
Bom review ogum777!!!
Bom relógio, boa escolha...
Espero que continue te agradando! ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Re: [REVIEW] Citizen NY 0040
« Resposta #8 Online: 17 Janeiro 2013 às 08:24:58 »
Ótimo Review e gostei muito do relogio!
Abs
AFTP

*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re: [REVIEW] Citizen NY 0040
« Resposta #9 Online: 17 Janeiro 2013 às 11:41:41 »
 
  Muito bom review... sou fã deste modelo, o detalhe da coroa e muito legal...Tenho um Citizen diver, antigo, também com acabamento escovado, uso com pulseira Nato, faz um conjunto bem legal.
 Este modelo também é produzido em titanio, certo ?

Abs

*

heracles

Re: [REVIEW] Citizen NY 0040
« Resposta #10 Online: 17 Janeiro 2013 às 16:30:08 »
Belo trabalho, tenho certeza que vai tirar muitas dúvidas com esse texto 8)
Já tive esse modelo, tem um excelente custo benefício e nunca deu problema
Curta bastante a peça ;)

Abraço
Heracles

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: [REVIEW] Citizen NY 0040
« Resposta #11 Online: 17 Janeiro 2013 às 17:44:04 »

  Muito bom review... sou fã deste modelo, o detalhe da coroa e muito legal...Tenho um Citizen diver, antigo, também com acabamento escovado, uso com pulseira Nato, faz um conjunto bem legal.
 Este modelo também é produzido em titanio, certo ?

Abs

não, o modelo em titânio é o ny0054, coincidente agora no meu pulso. tem consideráveis diferenças de tamanho e etc em relação ao ny0040. vai ganhar um review tb logo logo. é incrível como a citizen consegue produzir esses relógios nesse preço. concorrem com o skx007/009, com os monsters.  e são mais baratos. o ny0040 tem praticamente as mesmas dimensões do monster, sendo mais baixo apenas. e muito mais leve.

ah, sim, obrigado pelos elogios, meu primeiro review. acho que maispra frente faço outros dos meus reloginhos. não tenho nada de grande valor, mas os uso bastante! hehehe

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: [REVIEW] Citizen NY 0040
« Resposta #12 Online: 28 Janeiro 2013 às 16:17:25 »
Caro Ogum, ainda em tempo....
Meus parabéns, pelo relógio e pelo review !!

Esse movimento acho muito bacana, nesta decoração, legal para um relógio com fundo aparente!! ;)
Abraços,
Cigano!

Re: [REVIEW] Citizen NY 0040
« Resposta #13 Online: 28 Janeiro 2013 às 16:38:37 »
Ogum,

Parabéns pela iniciativa. Sou iniciante no mundo dos relógios e meu interesse está justamente nos "affordables" porque são estes que cabem no meu bolso.

Muito legal!

Abraços
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

Re: [REVIEW] Citizen NY 0040
« Resposta #14 Online: 28 Janeiro 2013 às 19:42:07 »
Ogum no meu caso a coroa sempre fica a esquerda.. afinal, sou canhota e uso sempre na mão direita!  ;D ;D ;D ;D
''All we are is dust in the wind.''

Abraços da Watchgirl!

Re: [REVIEW] Citizen NY 0040
« Resposta #15 Online: 28 Janeiro 2013 às 20:32:52 »
Aproveitando o assunto e fazendo uma pergunta de Dummy....

Para transformar um relógio comum para relógio de canhoto é só levar em um bom relojoeiro e pedir para desmontar o relógio e montar com a máquina "de ponta cabeça"?

[espero não virar motivo de chacota por aqui]

 ??? ::) :'(
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

*

BigPaul

Re: [REVIEW] Citizen NY 0040
« Resposta #16 Online: 28 Janeiro 2013 às 21:39:27 »
Legal o review


Paul

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: [REVIEW] Citizen NY 0040
« Resposta #17 Online: 29 Janeiro 2013 às 01:22:46 »
Aproveitando o assunto e fazendo uma pergunta de Dummy....

Para transformar um relógio comum para relógio de canhoto é só levar em um bom relojoeiro e pedir para desmontar o relógio e montar com a máquina "de ponta cabeça"?

[espero não virar motivo de chacota por aqui]

 ??? ::) :'(

Se o relógio nao tiver funcao de calendario e nem nada, apenas 3 ponteiros-ou dois, o trabalho é mais simples.. Inverter o mostrador..! Há o inconveniente dos tais 'dial feet' mas é um problema até simples de se resolver (de maneira tabajara, mas funcional).

Pense que as engrenagens do relógio giram em sentido horario.. se inverter o movimento eles continuarão trabalhando da mesma maneira, portanto não vai ter alteração. Sem contar do problema da coroa/tige que voce vai ter depois de inverter e mudar a posição desse conjunto, né? heheh

Abraços

Re: [REVIEW] Citizen NY 0040
« Resposta #18 Online: 29 Janeiro 2013 às 11:20:42 »
Oi Shun,

Obrigado pelas explicações!

Esta dúvida surgiu depois que li este tópico e a possibilidade de realizar esta operação realmente me deixou intrigado. Vou até aproveitar e comentar sobre isto com um colega de trabalho. Ele ganhou um relógio grande e estava reclamando que a coroa estava machucando a mão dele. Vou falar para ele procurar um bom relojoeiro para tentar transformar o relógio para canhotos.

Abraços!
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

*

Alberto Ferreira

Re: [REVIEW] Citizen NY 0040
« Resposta #19 Online: 29 Janeiro 2013 às 19:20:28 »
Os mostradores são em geral fixados ao movimento por um par de pinos, que alguns relojoeiros chamam de "pezinhos”...


Foto, meramente ilustrativa, do verso de um mostrador genérico.


Pois bem, estes tais pinos são, também em geral, fixados (soldados) na parte de baixo do mostrador de forma "assimétrica", justamente para só permitir a montagem em uma posição.

Para "inverter" o mostrador, estes pinos têm que ser reposicionados (ressoldados), o que pode ser feito por técnicos especializados.

A Sarica (http://www.sarica.com.br/), em São Paulo, pode fazer isso.

Alberto