Menu principal

Quem pretende ir à feira BASELWORLD 2013 ?

Iniciado por BCRodrigues, 16 Janeiro 2013 às 21:50:14

tópico anterior - próximo tópico

BCRodrigues

Pessoal à feira de BASELWORLD 2013 é de 25 de Abril até o dia 02 de Maio...Alguém daqui vai? Existe alguma operadora que gerencia a ida, hospedagem, etc, indo daqui de São Paulo?...ou quem vai daqui, vai por conta própria e ja se programou? gostaria de dicas, pois dependendo dessas dicas de quem já foi ou vai....facilitaria quem pretende ir, que é meu caso...abraços e obrigado desde já.. BC :) :)
"Nunca se afaste de seus sonhos, pois se eles se forem, você continuará vivendo, mas terá deixado de existir". (Charles Chaplin)

Adriano

Eu vou todo ano, mas este é quase certo que não irei, por estou economizando para o casamento. Mas estou à disposição para dar todo tipo de dica. Acho que posso dar todas!  ;D

A primeira dica é: decida o mais rápido possível para conseguir passagens com preço razoável e para encontrar vagas em hotéis. E esqueça tentar ficar em Basel.

Abraços!

Adriano

BCRodrigues

#2
Adriano...desde já Obrigado!!! já andei pesquisando tem Bienne, Zurich, Zug...algumas cidades que ficam ao redor de Basel...e é só pegar o trem "rápido", como meu primo está pensando em ir tb...me disse que alugar um carro pode ser uma...é melhor trem ou carro?? Até pra dar umas voltinhas em algumas cidades..rrsrs...em caso de hotelaria, voos e a propria feira, se puder me dê dicas pois será de fundamental importância para sabermos "o funcionamento da coisa" para decidirmos...MUITO OBRIGADO novamente e Parabéns desde já pelo futuro casório!!! Atenciosamente BC :) :) :)
"Nunca se afaste de seus sonhos, pois se eles se forem, você continuará vivendo, mas terá deixado de existir". (Charles Chaplin)

igorschutz

Nunca andei de carro por lá, e é justamente por isso que recomendo que você só ande de trem, pois nunca senti falta de um carro, já que o trem vai para todos os lugares rapidamente e no horário marcado.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Adriano

#4
Eu recomendo ficar em Zurique. Pois mesmo se houvesse como ficar na Basiléia, é meio "paradão" por lá. Zurique oferece a possibilidade primeiro de conhecer a ela própria. Segundo, fica bem posicionada geograficamente e de lá você pega trem para o país inteiro.

Ficando em Zurique, você conhece ela própria, que é imperdível, e encontra "n" opções para comer, tomar uma cerveja e etc. Sim, vai pagar um pouco mais caro pelo hotel, mas vale a pena, para mim. Fica a 50 minutos de trem da Basiléia, com trens saindo a cada 30 minutos ou a cada hora dependendo do horário. Como para mim isso é menos tempo do que eu gasto para ir ou voltar do trabalho em São Paulo (cerca de 15 km...), para mim está ótimo. Você viaja confortavelmente, aproveita para esticar as pernas... é uma beleza.

Em Zurique recomendo o hotel Bristol. Fica a 5 minutos a pé da estação de trem principal e não fica no meio do centro velho, ou seja, fica num lugar sem muvuca. Vai pagar, nessa época da feira, em torno de 170 a 210 CHF a diária. Indicar hotel é sempre complicado pois já indiquei hotel de, sei lá, 150 CHF que me dissera "tá louco? não sou milionário, etc...", assim como já ouvi "tá louco? não fico em espelunca, se for assim durmo na rua, etc...". Ou seja, acho que o conceito de custo de acomodação muda muito de pessoa para pessoa. Há quem não gaste, jamais, mais de US$ 100,00 numa diária, e há quem não gaste, jamais, menos de US$ 1.000,00.

Então o Bristol é bem confortável e muito bem localizado. Tem café da manhã bem bom. Vale lembrar que cafés da manhã em muitos hotéis do mundo não são como cafés em hotéis no Brasil. Costumamos ter cafés da manhã em pousada no Brasil que dão de mil em cafés da manhã de hotéis 4 estrelas na Europa e nos EUA.


Para transporte, também recomendo o trem. Ele é confortável, te deixa no centro de tudo, e não precisa de preocupar em estacionar e pagar por estacionamentos. Se pretende se deslocar muito, algo que recomendo, pois, já que vai estar lá, vai logo para La Chaux-de-Fonds no museu, quem sabe para Le Locle, Bienne, e etc. E sendo assim, recomendo comprar um Swisspass ao invés de comprar o bilhete para cada viagem. O Swisspass você compra na própria bilheteria da estação e ele é um bilhete único que serve para todo transporte público em todo o território suíço, seja trem, ônibus, bonde, metrô, teleférico, barco... E ainda te dá entrada grátis em todo museu público também e em alguns particulares. Se for rodar muito, é mais econômico e mais confortável, não precisa ficar comprando bilhete toda hora. Sempre uso o Swisspass. Você escolhe o prazo de validade dele. Tem para 4, 8 ou 15 dias e mais opções. Se comprar em dupla, tem desconto, mas a dupla tem que estar viajando sempre junta.

Sobre a feira: vai depender da sua disposição para feiras. É grande, é gigante na verdade, e este ano deve estar maior ainda depois das reformas na Messeplatz. Eu já não visito mais a feira toda, mas na primeira vez, vale a pena visitar ela todinha. E um dia não é suficiente. Talvez nem dois. Então, ao invés de comprar um bilhete por dia, pode comprar um que vale para todos os dias da feira. Você vai pagar 60 CHF para o bilhete de um dia ou 150 CHF para todos os dias.

Um passeio é obrigatório: existe uma feirinha de relógios itinerante na Suíça. Eles fazem, se não me engano, uma feirinha por mês, aos domingos, em diferentes cidades. Na ocasião da feira, a cidade escolhida naturalmente é a Basiléia. A feirinha ocorre dentro de um salão no Stadt Casino, próximo à feira (mas não tão próximo para ir a pé). Ocorre no domingo que cai no meio da feira. Começa de manhã e vai até o meio da tarde. É imperdível.

Se pretender viajar logo e caso não tenha planos milhagens, é capaz de conseguir comprar passagens da Swiss com o mesmo preço ou até mais barato que as concorrentes, e com a vantagem de viajar direto, sem conexão.

Por enquanto é isso!

Abraços!

Adriano

Mario_Fpolis

Adriano, multifacetário, agora encarando - e muito bem - o papel do "seu" agente de turismo!

Isto tem de ir pros clássicos, depois.
Amplexos do Mário

flávio

O Adriano já disse tudo. Quando viajei com o Igor, compramos o Swiss Pass para 8 dias, salvo engano, que te permite andar até de teletransporte por lá (você pode usar toda a rede de transporte público deles). Não é barato... Mesmo comprando para duas pessoas, o que possibilita um desconto, saiu para cada a 240 francos, sei lá, algo assim. Mas é uma tranquilidade que não tem noção! Quando viajei com o Igor, só bebi um dia, e do lado do hotel. Mas nas minhas viagens à Europa, o carro não é uma opção, porque fico praticamente 24 horas por dia bêbado, já viram... :P

Eu e Igor ficamos com base nos primeiros 5 dias em Genebra e, como não estávamos procurando muita confusão e chegávamos meio pregados no hotel, nem saímos para bares, restaurantes, esses troços. Eu nem posso dizer como é a Suíça no quesito "balada". Mas a hotelaria lá não é barata...

No entanto, eu tenho uma teoria que venho seguindo à risca nas minhas viagens com meu irmão à Europa, que se tornaram frequentes. Rápido (12 dias no máximo), de trem e em hotéis 4 ou 5 estrelas. Fazendo o pagamento daqui, rola desconto, e tenho conseguido diárias em hotéis 4 ou 5 estrelas nesses preços aí que o Adriano citou, mas dividido por 2, hotel nem é o que pesa na viagem. Aliás, minha última viagem até a Alemanha, circulando por tudo de trem, sem pensar em gastos com confusões (desta vez não fomos a baladas, que custam muito mais caras, mas a botecos), 14 dias me custaram (sem o relógio que comprei lá...), cerca de 8 mil reais. Mais barato do que uma viagem aqui dentro.

Eu não sei quanto tempo vai ficar lá, mas tanto o museu de Le Locle quanto do de La Chaux de Fonds são imperdíveis. Le locle está a 30 minutos de trem de La Chaux, mas é impossível visitar as duas coisas no mesmo dia, o museu de La Chaux é gigante e o de Le Locle numa pirambeira do baralho que, a pé, você gasta uma hora de caminhada até lá. Confesso, porém, que eu e Igor optamos por isso, porque tinha ônibus que ia lá, mas de hora em hora. Aliás, acho que foi isso, não estávamos dispostos a esperar uma hora pelo ônibus.

Os museus de fábrica sempre exigem reserva. Eu e Igor estávamos meio, sei lá, de saco cheio, não vimos nada em Zurich que não se relacionasse a relógios. Lá existe a Bayer, relojoaria, que tem um pequeno museu no subsolo, imperdível também.

Para finalizar, vale a pena LER de novo o texto que escrevi sobre a viagem, nem que pela inspiração.

http://www.relogiosmecanicos.com.br/la%20chaux%20de%20fonds.html

Flávio

Adriano

Citação de: flavio online 17 Janeiro 2013 às 16:31:44
O Adriano já disse tudo. Quando viajei com o Igor, compramos o Swiss Pass para 8 dias, salvo engano, que te permite andar até de teletransporte por lá (você pode usar toda a rede de transporte público deles). Não é barato... Mesmo comprando para duas pessoas, o que possibilita um desconto, saiu para cada a 240 francos, sei lá, algo assim. Mas é uma tranquilidade que não tem noção!

O "caro" aí depende mesmo do quanto você "roda" lá. Eu diria honestamente que, se o Swisspass for custar uns 20% a mais do que você gastaria comprando cada passagem, ainda vale a pena pela comodidade. Agora, eu, quando vou, rodo tanto, que estimo que eu gastaria entre 600 a 700 CHF só no trem. Então, comprando um Swisspass de uns 300 e poucos francos, economizo horrores. Em 2010, aliás, comprei o passe de 15 dias. Mesmo tendo usado por só 13 dias, ainda saiu uma pechincha pois eu rodei demais em 2010.


Citação de: flavio online 17 Janeiro 2013 às 16:31:44

... e o de Le Locle numa pirambeira do baralho que, a pé, você gasta uma hora de caminhada até lá. Confesso, porém, que eu e Igor optamos por isso, porque tinha ônibus que ia lá, mas de hora em hora. Aliás, acho que foi isso, não estávamos dispostos a esperar uma hora pelo ônibus.


Não exagera! É uma caminhada lascada sim porque é um barranco, mas dá uns 25 minutos, mesmo para alguém com porte atlético (de atleta de sumô) que nem eu. A porcaria é tão íngreme que cansa pacas para descer também. Sério!


Citação de: flavio online 17 Janeiro 2013 às 16:31:44
...
Os museus de fábrica sempre exigem reserva. Eu e Igor estávamos meio, sei lá, de saco cheio, não vimos nada em Zurich que não se relacionasse a relógios. Lá existe a Bayer, relojoaria, que tem um pequeno museu no subsolo, imperdível também.
...

Flávio

Bem lembrado! O museu da Beyer é imperdível. Fica na própria Banhofstasse. Tem coisas lá que só eles têm.

Abraços!

Adriano

Paulo Sergio

E sobre essa "feirinha" amigo Adriano...
Encontra-se "de tudo um pouco", ou há marcas mais seletas? E os preços?
Poderia dizer algo? ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Adriano

#9
Encontra-se de tudo um pouco. Mas encontra-se, de certos vendedores, só raridades, algumas peças únicas. Quase tudo sempre em estado impecável, como se tivesse saído da loja, com peças originais, revisados, etc. Os preços, com certeza os mais altos do mundo. Para o que não é raro, os preços são apenas normais, mas para outras coisas, realmente os preços mais altos que se pode imaginar EMBORA, em minha humilde opinião, todos eles JUSTOS, visto a raridade, o estado de conservação, e etc.

Você compra cronômetro marítimo Zenith, Ulysse Nardin, Longines, só para citar alguns, com documentação original. Você compra relógios de competição de observatório com certificado da competição e boletim original dos resultados.

Um dos vendedores tem uma loja em La Chaux-de-Fonds, próxima ao museu. Ele tem um relógio que é um sonho de consumo: um Be-Ba Chronometer com calibre Peseux 260. O único exemplar que eu conheço é esse e um do Steve Gurevitz (Steve G.). O preço é CHF 7.000,00, desde a primeira e única vez que perguntei, em 2008. Continua à venda pelo menos até o ano passado, 2012. Se eu tivesse esse dinheiro, já seria meu, desde então. Eu já conhecia o relógio e quando vi na banquinha, não acreditei. Perguntei para o vendedor: "é o Peseux 260?". Ele arregalou os olhos e disse: "você entende. Só quem entende pergunta sobre esse relógio.". O que quero dizer é que é um relojinho que fica lá, passa desapercebido por 99,99% dos visitantes da feira. O cara, naturalmente, fica surpreso quando alguém sequer pergunta sobre aquele relógio.

Lá tem peças que só lá existe. Não existe no Antiquorum, não existe na Sothebys... Podem até existir mais valiosos. Mas com tamanha alma, não. Só lá, na mão de caras como esse vendedor.

Ano passado aliás, quase fiz a loucura de comprar um Omega Marine Chronometer 4,2 Mhz, aquele, de mesa, com certificado. Era, honestamente, barato. CHF 2.800. E pensar que vejo gente debruçada em banquinhas, para pagar muito mais, em muito menos.

Abraços!

Adriano

shun


Paulo Sergio

Cara... ia eu postando o mesmo sítio do shun!!! ;D ;D ;D
O relógio do sítio acima é lindão!!! :o :o :o
Como o que você viu Adriano?
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Adriano

Idêntico e no mesmo estado. Mas vale lembrar que originalmente não tem fundo transparente; essa é uma adaptação que o asteve Gurevitz faz na maioria de seus relógios.

Abraços!

Adriano

BCRodrigues

#13
Citação de: Adriano online 17 Janeiro 2013 às 14:02:03

"não fico em espelunca, se for assim durmo na rua, etc...".

"é capaz de conseguir comprar passagens da Swiss com o mesmo preço ou até mais barato que as concorrentes, e com a vantagem de viajar direto, sem conexão".

Por enquanto é isso!

Abraços!

Adriano


Adriano, Igor, Flávio...Estou só esperando a possibilidade do meu primo ir comigo, mas dependerá pois delegará as referidas funções do escritório, e me falará se dará certo no final de Janeiro...no meu caso, eu estarei em período de férias, sem problema...mas pra eu ir só, acho meio complicado..em dupla já arrisco pois voce tem a companhia de um familiar amigão que tb gosta de relógio.

Obrigado a voces pela gentileza em tá passando suas experiências...indicando locais, museus, como transitar, feirinhas...Adriano, vou começar a verificar a disponibilidade desse hotel que voce falou...tb sou assim, se for para ficar em espelunca é fogo!!!...só uma dúvida...vi que as companhias daqui trabalham São Paulo - Paris - Zurich...devo ir por elas?...ou posso ir direto comprando via swiss air?  
Abraços a todos...BC :) :) :)  
"Nunca se afaste de seus sonhos, pois se eles se forem, você continuará vivendo, mas terá deixado de existir". (Charles Chaplin)

BCRodrigues

Citação de: flavio online 17 Janeiro 2013 às 16:31:44

Para finalizar, vale a pena LER de novo o texto que escrevi sobre a viagem, nem que pela inspiração.

http://www.relogiosmecanicos.com.br/la%20chaux%20de%20fonds.html

Flávio

Caro Flávio...Parabéns pelo texto...minha imaginação foi a 1000 e me imaginei indo lá...se tudo der certo espero ir conhecer!!! obrigado por compartilhar!!! abraços BC :) :)
"Nunca se afaste de seus sonhos, pois se eles se forem, você continuará vivendo, mas terá deixado de existir". (Charles Chaplin)

Adriano

Citação de: BCRodrigues online 18 Janeiro 2013 às 00:50:55
Citação de: Adriano online 17 Janeiro 2013 às 14:02:03

"não fico em espelunca, se for assim durmo na rua, etc...".

"é capaz de conseguir comprar passagens da Swiss com o mesmo preço ou até mais barato que as concorrentes, e com a vantagem de viajar direto, sem conexão".

Por enquanto é isso!

Abraços!

Adriano


Adriano, Igor, Flávio...Estou só esperando a possibilidade do meu primo ir comigo, mas dependerá pois delegará as referidas funções do escritório, e me falará se dará certo no final de Janeiro...no meu caso, eu estarei em período de férias, sem problema...mas pra eu ir só, acho meio complicado..em dupla já arrisco pois voce tem a companhia de um familiar amigão que tb gosta de relógio.

Obrigado a voces pela gentileza em tá passando suas experiências...indicando locais, museus, como transitar, feirinhas...Adriano, vou começar a verificar a disponibilidade desse hotel que voce falou...tb sou assim, se for para ficar em espelunca é fogo!!!...só uma dúvida...vi que as companhias daqui trabalham São Paulo - Paris - Zurich...devo ir por elas?...ou posso ir direto comprando via swiss air?  
Abraços a todos...BC :) :) :)  

Todas elas operam com conexões em suas bases, ou seja, a British faz conexão em Londres, a Air France em Paris, a KLM em Amsterdan, a Lufthansa em Frankfurt (normalmente), enquanto a Swiss vai direto para Zurique. Você pode ir para Genebra ou Basiléia pela Swiss também, mas fará conexão em Zurique obrigatoriamente. E por incrível que pareça, pode sair mais barato ir para Genebra ou Basiléia do que para Zurique, mesmo com as conexões. Aí precisa ver se o deslocamento depois por trem vale a pena ou não.

Abraços!

Adriano

Adriano

Ah, um link com umas fotos dos lugares que já visitei lá, para atissar a vontade:

http://www.tempusrerumimperator.net/page_11.html

Abraços!

Adriano

BCRodrigues

Citação de: Adriano online 18 Janeiro 2013 às 10:58:03
Ah, um link com umas fotos dos lugares que já visitei lá, para atissar a vontade:

http://www.tempusrerumimperator.net/page_11.html

Abraços!

Adriano

Adriano..Caracaaaaaaa...serio "veio"...deu palpitação!!!! to meio assim....



Obrigado pelas respostas e por compartilhar :o :o :o....Abração BC :D :D
"Nunca se afaste de seus sonhos, pois se eles se forem, você continuará vivendo, mas terá deixado de existir". (Charles Chaplin)

BigPaul

Citação de: BCRodrigues online 17 Janeiro 2013 às 13:25:40
Adriano...desde já Obrigado!!! já andei pesquisando tem Bienne, Zurich, Zug...algumas cidades que ficam ao redor de Basel...e é só pegar o trem "rápido", como meu primo está pensando em ir tb...me disse que alugar um carro pode ser uma...é melhor trem ou carro?? Até pra dar umas voltinhas em algumas cidades..rrsrs...em caso de hotelaria, voos e a propria feira, se puder me dê dicas pois será de fundamental importância para sabermos "o funcionamento da coisa" para decidirmos...MUITO OBRIGADO novamente e Parabéns desde já pelo futuro casório!!! Atenciosamente BC :) :) :)


Cara, alugue um carro, é muito mais pratico e voce tem liberdade para ir em outros lugares e acaba conhecendo bem mais, na hora de alugar voce tem que pedir um GPS pois sem ele é praticamente impossivel de andar de carro ou simplesmente compre um pois é muito barato e vem tambem com voz em portugues, eu sempre que vou a Europa alugo carro no final a gente acaba conhecendo muito mais lugares do que ir de trem pois acho que limita muito e perde de conhecer mais lugares.

Paul

Adriano

Muito embora, na Suíça especificamente, chega-se de trem em toda "biboca". Vilarejos de 200 (duzentos) habitantes, consegue-se chegar de trem tranquilo.

Abraços!

Adriano