Duvida: Óleo Moebius.

  • 26 Respostas
  • 9912 Visualizações
*

Alberto Ferreira

Re: Duvida: Óleo Moebius.
« Resposta #20 Online: 08 Abril 2013 às 12:13:35 »
Sem sair (muito) do foco da questão aqui, os óleos Moebius mencionados.
Mas tentando contribuir com um pouco mais de informação aos que não são propriamente  técnicos...

Portanto,...
Um complemento genérico ao que já foi dito com relação a quatro aspectos relativos aos lubrificantes...
Sempre baseado na minha experiência de outra área, bastante "cara" (custosa) e delicada ("sensível" às variações de campo, etc...), a dos equipamentos pesados de mineração e construção, onde eu trabalhei com projetos, experiência profissional minha, bem entendido.

1) Especificações dos lubrificantes.
2) Prazos de "validade".
3) Condições de armazenamento.
4) Instruções dos fabricantes.

1) Sim, tudo o que foi falado é válido, quanto á vida útil dos lubrificantes, se minerais, animais ou sintéticos.

2) Cada um tem o seu, o mais difícil, em certos casos, é controlar (de fato, no campo) o item 3.

3) Ponto fundamental. Sem controle aqui, tudo pode acontecer. 
No jargão... Alguns óleos "cozidos" ao sol escaldante, por exemplo, já eram em poucos dias", a menos que eles sejam feitos para tal (resistentes às variações de temperatura).
E os produtos eventualmente  "sensíveis" à luz são fornecidos em embalagens não transparentes.

4) Por prática, e por segurança, os fabricantes tendem a ser "conservadores" nos prazos de validade indicados.
Fabricantes sérios não tentam vender os seus produtos (lubrificantes) encurtando os prazos, embora alguns o façam.
A Indústria Farmacêutica, não raro, nos dá alguns (maus) exemplos.

Por vezes, o preço do óleo, ou fazer uma troca "antecipada", se justifica, diante do valor do bem a ser lubrificado.
Pensem nisso.

Alberto

*

Offline chip

  • ***
  • 233
  • Grande abraço
    • Ver perfil
Re: Duvida: Óleo Moebius.
« Resposta #21 Online: 09 Abril 2013 às 07:03:25 »
Salve

Voltando ao "cerne" da questão do tópico - Oleo Moebius 8000/4

Vejam a cor do óleo, os seguinte slinks :-\

http://watchbitz.com.au/shop/index.php?_a=viewProd&productId=250

http://www.jewelerssupplies.com/Moebius-8000-Mechanical-oil.html

Qualidade difeferente? ou apenas mudança de aspecto? Eis a questão ???

Saúde
Aquele abraço

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Duvida: Óleo Moebius.
« Resposta #22 Online: 09 Abril 2013 às 10:26:46 »
Agradeço as explicações, ainda que, (culpa exclusivamente minha) eu tenha ficado com algumas dúvidas.
Obrigado novamente.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Re: Duvida: Óleo Moebius.
« Resposta #23 Online: 09 Abril 2013 às 15:57:31 »
Interessante aspectos analisados!
Algumas perguntas:

Se o óleo for autentico, será que está passando por uma nova reformulação, depois que a moebius entrou para o grupo swatch?

Outra duvida, qual é a melhor marca de óleos suíço para relógios?


E por final gostaria de saber os óleos específicos para cada parte do movimento.

Obrigado!

Filipe

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.249
    • Ver perfil
Re: Duvida: Óleo Moebius.
« Resposta #24 Online: 09 Abril 2013 às 16:17:42 »
Quais os melhores não, qual a única! Tenho uma visão completamente diversa dos caras da indústria, e já inclusive falei isso com o Adriano, correndo o risco de ser taxado de idiota, já que não trabalho com isso mas... Ora, não faz tantas décadas assim, lubrificação de qualquer relógio se fazia com um óleo fino, um grosso e graxa. Hoje, há movimentos que usam uns 7 lubrificantes diferentes e, com todo respeito, parece-me um exagero!

Mas enfim, no passado as três marcas conhecidas eram a Chronax (francesa), Moebius (suíça) e Nye (americana). Sobrou a Moebius. A Chronax não existe há décadas. A Nye existe e tinha dois óleos para relojoaria (sintéticos) na linha, um gross e um fino. Há uma britânica (inclusive tenho óleos deles) que faz um super fino, um fino, um grosso e uma graxa, esqueci o nome. Mas basicamente, o mercado é refém da Moebius. Os óleos deles aqui:

http://www.ofrei.com/page246.html


Como disse, é minha opinião que com 4 tipos de lubrificantes um relojoeiro independente revista QUALQUER RELÓGIO, e o Mick Waters, em livro atualizado (o cara é FBHI) acha a mesma coisa. Não é razoável que um relojoeiro independente precise ter em sua oficina 20 óleos diferentes e... Tenho uma curiosidade. A tabela de lubrificação de um El Primero, por exemplo, é a mesma da época do seu lançamento?


Flávio
« Última modificação: 09 Abril 2013 às 16:19:24 por flavio »

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.249
    • Ver perfil
Re: Duvida: Óleo Moebius.
« Resposta #25 Online: 09 Abril 2013 às 16:34:36 »
Fuçando na net, encontrei este pdf do BHI sobre lubrificação, com tabelas comparativas para todos os calibres. Sobre a cor, há menção no texto sobre raios ultravioleta e deterioração do óleo, por isso eles são tingidos; sugestão de tempo entre revisões, 5 anos para calibres normais, 2 para femininos; tempo de durabilidade do óleo, 5 anos em regra. Vale a pena dar uma olhada:

http://www.nawcc-index.net/Articles/BTI-The_Practical_Lubrication_of_Clocks_and_Watches.pdf


Flávio

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Duvida: Óleo Moebius.
« Resposta #26 Online: 09 Abril 2013 às 16:50:07 »
Porque dois anos para femininos?