Menu principal

O Diver Genérico

Iniciado por ogum777, 09 Fevereiro 2013 às 13:24:45

tópico anterior - próximo tópico

Alberto Ferreira

Citação de: ogum777 online 10 Fevereiro 2013 às 19:04:54
...
... alguma estanqueidade deve ter. mas sem testar não dá pra saber.
...

Sim, claro.  Deve ter...  ::)
O problema seria saber até que ponto confiar, se é que em algum, pois a depender da marca a coisa muda, de mostrador para mostrador.
Será que há mesmo variantes nos sistemas de vedação? Eu duvidaria um pouco.

As marcas de equipamento de mergulho podem ou não corroborar algo.
Eu acho a coisa toda meio "plim-plim"...  ;)

Ou seja, para "deskdiving" está mesmo tudo bem, são bonitos.
Mas se for para mergulhar, melhor "ter", em vez de "deve ter".  ;)

Ah,...
O movimento VX42E...
Existir, ele existe. É um movimento a quartzo.
Veja aqui ---> http://www.timemodule.com/se/eng/download.php

Alberto

Carbonieri

em foruns de mergulho creio que os participantes entendam mais de mergulho do que relógios, logo acredito que varios mergulhadores tenham utilizado o tal relogio....chegando a conclusão que seriam ferramentas resoaveis para o fim que se destinam....no início teve um comentário de que um mergulhador usou muito um desses e que não teria coragem de colocar um relógio "caro" para bater em pedras. outro fato que me leva acreditar que tal caixa é boa é a quantidade de empresas que usam a mesma.....ps. só palpite...nunca peguei uma na mão, quanto mais mergulhei....
sic transit gloria mundi

Carbonieri

em tempo: agora essa estória de variar de 300 a 1.000 mts é estranha, mesmo levando em contra vidros e vedeação.
sic transit gloria mundi

ogum777

pois é. tenho a impressão que a caixa é boa. mas a estanqueidade não depende só disso. no caso da versão da tauchmeister, usa safira de 2,72mm - e não tenho conhecimento pra dizer que esa seja uma espessura adequada a até qual profundidade.

quanto à variação de 300 - tb achei versões de 200 mts - até 1000 mts, não vejo tanto problema. vide o caso da citizen, cuja caixa do ecozilla é muito bem feita e talvez atinja bem mais que os 300 mts anunciados pela marca.

nesse link, a apeks diz que o modelo foi testado até 500 mts:

http://www.apeks.co.uk/products/product_cats_results.asp?Lan=ENG&Product=Gents%20500%20Metre%20Dive%20Watch&Category=Diving%20Watches

parece que já foi vendido com a marca de outro fabricante de tralha de mergulho, a zeagle. o interessante é que no site da zeagle tem outros modelos iguais aos outros modelos da apeks. claro, apeks e zeagle são fabricantes de máscaras, nadadeiras.... alguém está fabricando relógios simples - são baratos - mas que pelo jeito têm a confiança de quem mergulha, pelo menos lá pros lados da europa.
Citação de: Alberto Ferreira online 10 Fevereiro 2013 às 21:10:53
Citação de: ogum777 online 10 Fevereiro 2013 às 19:04:54
...
... alguma estanqueidade deve ter. mas sem testar não dá pra saber.
...

Sim, claro.  Deve ter...  ::)
O problema seria saber até que ponto confiar, se é que em algum, pois a depender da marca a coisa muda, de mostrador para mostrador.
Será que há mesmo variantes nos sistemas de vedação? Eu duvidaria um pouco.

As marcas de equipamento de mergulho podem ou não corroborar algo.
Eu acho a coisa toda meio "plim-plim"...  ;)

Ou seja, para "deskdiving" está mesmo tudo bem, são bonitos.
Mas se for para mergulhar, melhor "ter", em vez de "deve ter".  ;)

Ah,...
O movimento VX42E...
Existir, ele existe. É um movimento a quartzo.
Veja aqui ---> http://www.timemodule.com/se/eng/download.php

Alberto

então, alberto, eu não confiaria numa tauchmeister fornecendo esse relógio. mas numa apeks, cressi ou zeagle, talvez sim. a apeks afirma que são testados. mas se a tauchmeister tem o mesmo fornecedor da apeks, cressi ou zeagle, aí é de se pensar.

a impressão é que esses - talvez tauchmeister não - sejam tool watches mesmo. parecem contar com a confiança de quem mergulha por lá e não tá a fim ou não pode gastar uma grana em relógios mais caros. devem fazer bem o que se propõem: marcar tempo, ser legível e não alagar, e não cair do braço. o resto, debaixo da água, é supérfluo, não é?

Alberto Ferreira

Sim.

Bom...
Eu não li as opiniões lá dos sites de mergulho...
Mas fóruns são fóruns, e suas opiniões,... ( ...inclusive as nossas aqui  ;)...) ...podem por vezes não ser totalmente técnicas.
Podem ser um tanto "emotivas", se é que eu me faço entender.

Ok.
Mas o que eu quero dizer, e repito, eu não li os comentários, é que os relógios podem, sim, ser usados em mergulhos.
A questão é, a que profundidades?

Pode até ser que passem no teste (real, prático) de mergulho, mas isso talvez não queira dizer, ou atestar, que eles atinjam as profundidades declaradas ou que estejam de acordo com as normas para relógios deste tipo.

Alguém comentou ter submetido os relógios a testes reais de vedação?

Mas aqui tampouco haveria nada de novo, pois quantos "divers" há por aí que de fato não foram, ou não são, testados como tal?

Alberto

ogum777

pois é. não acho testes. mas ainda não pesquisei em fóruns de mergulho alemães - uma das versões é fornecida com a marca poseidon, um fabricante de reguladores da década de 50 que fornece à marinha alemã (não sei se fornece relógios tb, acho que não, mas é palpite em qq sentido).

mas também não achei ainda reclamações. ninguém dizendo que o relógio alagou e etc.

meu palpite é que seja que nem os pneus que tenho numa bicicleta.

pneus da specialized. specialized é marca de bicicleta. não de pneu. fazem bikes ótimas. mas vendem uns pneus com a marca deles, dizendo que são duráveis e resistentes a furos. e o pior é que são mesmo. muito resistentes. e claro, a gente que pedala nem conhece padrões de testes de pneus (deve ter norma iso, mas eu nem imagino qual seja....). o que me importa, como ciclista, é que o pneu dianteiro nunca furou e o traseiro furou só duas vezes, em 4.000 kms. quando amigo meu pede dica, eu recomendo.

não deve ser diferente nesse mercado. a empresa não pode se queimar, como a specialized não iria se queimar no mundo das bikes só por causa de pneus. explico a lógica: se vai vender outros produtos que não tá fabricando, pra completar a linha que fabrica e vende, a empresa deve ser mais rígida no controle de qualidade. pois o seu cliente confia na qualidade dos seus produtos, e vender uma tranqueirinha pode botar a credibilidade da marca no nicho ao qual ela se destina por água abaixo... e ir por água abaixo sem possibilidade de voltar não é bom no setor de mergulho, né?  ;)

claro, não sou mergulhador. nem relojoeiro. mas me despertou muito a curiosidade, e como dou aulas de direito empresarial tb, dá um bom caso prático pra explicar em aula, sobre marcas, licenciamentos, produção OEM-VAR....

fiquei curioso mesmo, pra saber quem tá fabricando esse modelo e outros modelinhos de relógios simples, com movimentos a quartz seiiko-epson (nem sabia que havia ligação entre essas empresas!) e com miyota automáticos, que ganhou a confiança de alguma forma desses que agem no setor de mergulho.

bom, acabei de descobrir que um outro modelo da poseidon, diferente desse, é fornecido à otan. Nato Stock Versorgungsnummer: 6645-12-352-2921

na versão militar:

na versão civil, podelo p10071

esse que parece como t0046 da tauchmeister é também o Poseidon P10110. uma marca que fornece à otan (a poseidon) deve seguir alguns padrões mais rígidos do que os chinocas que encontramos por aí...

Alberto Ferreira

A SEIKO, a SEIKO WATCH CORPORATION, a dos relógios, é apenas a ponta do nosso iceberg.  ;)

http://www.seiko.com.br/corporate/group/index.html#gc10

Alberto

ogum777

Citação de: Alberto Ferreira online 10 Fevereiro 2013 às 23:52:28
A SEIKO, a SEIKO WATCH CORPORATION, a dos relógios, é apenas a ponta do nosso iceberg.  ;)

http://www.seiko.com.br/corporate/group/index.html#gc10

Alberto

sim, uma das pontas, outra é a miyota. detalhe, o poseidon que é fornecido à otan vai com seiko-epson dentro.

automatic

Já tive este modelo em mãos da Tauchmeister fazem uns 6 anos.
O relógio tem bom acabamento, nível Seiko.
Com certeza é um OEM que caiu no gosto do público mergulhador.

César-HT

Olá para todos!!!

Faz uns dios séculos que não escrevo nada no Fórum, mas estava passeando agora e vi esse tópico e um detalhe me chamou a atenção.

Essas marcas podem ser meio estranhas mesmo, algumas desconhecidas da maioria, mas teve uma que me deu um palpite que o relógio seja bom sim.

A Aqualung é um dos mais tradicionalsi fabricantes de equipamentos de mergulho, junto com Mares e Cressi-Sub, então acho que eles não poriam sua marca (como outros fabricantes de equipamento de mergulho também fazem) em algo ruim, que não tivesse estanqueidade apropriada e tal.

Só um palpite.... ;)

É isso, abraço a todos e é bom estar de volta.
César.
"Perdoe os seus inimigos, mas não esqueça seus nomes" John F. Kennedy.

ogum777

uma variante, beuchat:

a caixa é um pouco diferente. o bezel, dial e ponteiros igual a diversos outros, inclusive deep blue.

é, num mundo onde predomina a produção OEM-VAR, era de se esperar que nem só os movimentos fossem comprados de outros fabricantes. pq não tudo? caixa, cristal, tampa, ponteiros, dial, pulseira, bezel...

ogum777

um palpite meu é que seja a prórpia empresa que tem a marca tauchmeister que fabrique esses relógios e outros que aparecem sob marcas de produtos pra mergulho, como as diversas já citadas aqui.

essa emrpesa deve estar fazendo o que a giant, a fabricante de taiwan de bicicletas fez. a giant durante uns 14 anos - 1972 a 1986, só era produtora OEM de quadros de bicicleta. nesse período fabricou pra diverso fabricantes americanos. muitos mesmo.
em 1986 lançou marca própria. mas continuou fabricando quadros em produção OEM, e continua a fazer isso.

deve haver algum fabricante de caixas na europa. os movimentos são asiáticos sempre. mas existe uma predominância gigantesca de vendedores VAR desses relógios na europa. são marcas europeias que vendem esses relógios.

a legislação alemã é mais aberta pra caracterizar um produto como "made in germany" e esse selinho facilita muito a circulação da mercadoria dentro da união europeia.

faz-se a caixa na alemanha, o resto dos componentes são do sudeste asiático (movimento quartz epson-seiko ou automático miyota, ponteiros - pelo menos o minuteiro que é igual ao do ny0040 - miyota e etc). monta-se na alemanha e é tido como produto alemão.

se é estanque a 1000 mts não sei. mas produzir algo estanque a 200 mts não é tão difícil assim. e quem pode o mais, pode o menos. assim, o que pode diferir no relógio estanque a 1000 mts do 200 mts podem ser outros detalhes: anéis de vedação, cristal e etc, não necessariamente a caixa.
tenho a mesma opinião do césar: marcas sérias de mergulho tão vendendo, e não queimariam suas marcas com produto que não funciona. pega mal pra marca.

ogum777

bom, alimentando o tópico.

o diver genérico que aqui aparece como tauchmeister t0046 usa movimento miyta e minutiero igual ao do citizen ny0040. usa o ponteiro de hora igual ao orient mako EM65007B.

agora, fuçando em sites gringos da própria tauchmeister, achei outros modelos de relógios que são iguais em detalhes - ora a caixa, ora o dial, hora os ponteiros de um ou outro modelo, ora o detalhe do bezel - iguais a diversos outros relógios de outros fornecedores de produtos de mergulho: poseidon, beuchat e etc.

ou a tauchmeister (a empresa real, não a fachada com sede na alemanha) era o fabricante OEM destes relógios, ou tem o mesmo fornecedor.

mundo globalizado é isso... daqui a pouco, "in house" em mate´ria de relógio de mergulho, só seiko, citizen, rolex, e vostok... e olhe lá...

ogum777

achei o fabricante das caixas!  ;D

esse e outros relógios, fabricados com movimentos miyota e seiko, eventualmente ronda, com ponteiros que equipam seikos, orients e citizens, que aparecem com mais de 15 marcas diferentes, uma delas tauchmeister, mas também momentum, deep blue, beuchat, apeks, cressi, aqualung e etc, tem sua caixa feita por uma empresa alemã.

a empresa chama-se SÄCHSISCHE UHRENTECHNOLOGIE GMBH:

Sächsische Uhrentechnologie GmbH (SUG)
Dresdner Straße 5
01768 Glashütte

ao que consta, estabelecida na cidade de glashütte em 1997 ou 1998.

fabrica caixas de relógios para sinn, entre outros. aliás, um dos fundadores da s.u.g é lothar schmidt, dono da sinn.

http://www.watches-wiki.net/index.php?title=S%C3%A4chsische_Uhrentechnologie_GmbH_Glash%C3%BCtte

o fato de ser europeia explica muito bom pq esses relógios aparecem com marcas alemãs (poseidon, por exemplo) e outras de produtos de mergulho, sempre da europa.

pegaram o caminho fácil de usar movimentos japoneses e ponteiros dos mesmos fornecedores dos movimentos.

desconheço quem fabrique dials para eles.

a s.u.g. chegou a lançar 2 modelos próprios com a mesma caixa do relógio que deu início a esse tópico, sem as quardas laterais do bezel, bezel diverso, mas as mesmas coroas pequenas e desiguais, o mesmo desenho da caixa.

notem ponteiros, dial...

cabe portanto a pergunta: tauchmeister tem caixa feita na alemanha. movimento asiático. é alemão?

TioWatch

Se é Alemão eu não sei!

Mas sei que me divertí pra caramba com esses relógios que tem um preço mui "honesto" pelo que valem.

uma excelente opção de entrada no universo horológico, especialmente para os que tem "pouca disponibilidade de papel" para investir no ajuntamento!

Vejo pessoas pagando valores ridículos nestes relógios de griffe, que não valem nem a metade do que custam.

A moda agora é vender relógios "Fashions" em quiosques nos shoppings, a mesma porcaria com nome diferente, cristais minerais horríveis que arranham só de olhar para eles e as caixas nitidamente mal acabadas...

Fico com os meus Tauchs e Aeros!
"De que serve o dinheiro na mão do tolo, já que ele não quer obter sabedoria?"
Pv 17:16

ogum777

Citação de: TioWatch online 07 Maio 2013 às 23:20:54
Se é Alemão eu não sei!

Mas sei que me divertí pra caramba com esses relógios que tem um preço mui "honesto" pelo que valem.

uma excelente opção de entrada no universo horológico, especialmente para os que tem "pouca disponibilidade de papel" para investir no ajuntamento!

Vejo pessoas pagando valores ridículos nestes relógios de griffe, que não valem nem a metade do que custam.

A moda agora é vender relógios "Fashions" em quiosques nos shoppings, a mesma porcaria com nome diferente, cristais minerais horríveis que arranham só de olhar para eles e as caixas nitidamente mal acabadas...

Fico com os meus Tauchs e Aeros!

eu não tenho tauch. nem aeromatic. mas bateu uma curiosidade grande por relóigos no estilo do seiko tuna, e vi comentários sobre esse diver genérico em fóruns gringos, até que apareceu a versão da tauchmeister, parecendo ser a única senão das únicas, automática.

aqui no brasil o t0046 sai mais caro que alguns seiko. se saísse bem mais baratinho eu pegaria um.

Murilo

Ogum, obrigado pelo tópico!
Muito bom...mudou minha visão sobre esses divers.
Agora que foi identificado, valia uma maior investigação sobre o fabricante das caixas, dada a sua aparente qualidade.

RTOL

Tambem achei muito produtivo esse tópico.
Parabêns Ogum

klaus

òtimo tópico :)
Sempre gostei desses modelos,mas nunca comprei um, agora estou voltando a considerar a aquisiçao.

ogum777

é, acho que é o mais barato relógio com safira no mercado, pelo menos dos encontráveis na net, no brasil.