estanqueidade: até qual velocidade é seguro movimentarmos nossos relógios n'água

  • 20 Respostas
  • 5898 Visualizações
*

Offline

  • *****
  • 1.255
    • Ver perfil
Aos engenheiros e técnicos do FRM:

Como já há muito discutido aqui no fórum e, agora novamente lembrado no tópico "um relógio consertado na garantia", é necessário um certo cuidado com as tabelas de resistência à água dos nossos relógios.

Já ficou claro que a indicação de "xxx water resistant" refere-se somente à uma condição estática, ou seja, com o relógio paradinho, imóvel, sem movimento algum.

Mas ninguém entra com um relógio na água e fica com ele parado!

Por isso a pergunta: é possivel se calcular qual a velocidade limite para movimento do relógio dentro d'água?

Sabemos que o Patrão costuma mergulhar no mar com seus brinquedos, pulando de barcos. Pelas postura normal de merglho (braços extendidos à frente), todo o impacto na água iria para a região da corôa, por isso pergunto: como se relaciona a estanqueidade do relógio com a velocidade do impacto? Qual a estaqueidade mínima necessária para um mergulho de, digamos, 3 metros de altura?

Alguem teria o saco de relacionar as fórnulas "f:ma" "p: f/a" e outras mais para chegar a essa resposta?

Abraço a todos!


Obs.: se ninguém souber, posso perguntar ao Dr Sheldon Cooper... ;D ;D ;D ;D ;D
« Última modificação: 21 Fevereiro 2013 às 13:23:00 por igorschutz »
Marcos  Sá

“prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe” -Maquiavel

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: estanqueidade: até qual velocidade é seguro movimentarmos nossos relógios n'água
« Resposta #1 Online: 21 Fevereiro 2013 às 13:23:29 »
Vixe... melhor postar essa mensagem num fórum de física...  ;D ;D ;D
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.250
    • Ver perfil
Re: estanqueidade: até qual velocidade é seguro movimentarmos nossos relógios n'água
« Resposta #2 Online: 21 Fevereiro 2013 às 14:54:37 »
Eu não me preocupo muito com isso. É claro que não vou pular de morros dentro do mar com um relógio com 30 metros de resistência. Confesso, porém, que não ligo muito de pular com Rolexes e Omegas de mergulho. Meu medo é outro, algo que já presenciei, na Lagoa dos Ingleses de BH: a pulseira arrebentando no encaixe com a caixa e o relógio (no caso um GMT Master), indo parar no fundo. Aliás, reza a lenda que neste local em BH há uma dezena de Rolexes afundados por isso... ::)

Flávio

*

Offline LF

  • ****
  • 432
    • Ver perfil
Re: estanqueidade: até qual velocidade é seguro movimentarmos nossos relógios n'água
« Resposta #3 Online: 21 Fevereiro 2013 às 14:55:32 »
Também tenho essa curiosidade... Além de não ficarmos parados na água, algumas vezes usamos para coisas mais radicais (ski, wakeboard), ou então mais estúpidas, tipo saltar x metros na cachoeira da pedra não sei de onde. Não faço com alguns relógios porque têm pulseira de couro e/ou sei que não gostam de nadar (como o Speedmaster). Porém, com os esportivos, até esqueço que estou usando e sigo em frente.

Abs.,

LF

*

Offline LF

  • ****
  • 432
    • Ver perfil
Re: estanqueidade: até qual velocidade é seguro movimentarmos nossos relógios n'água
« Resposta #4 Online: 21 Fevereiro 2013 às 14:57:17 »
Eu não me preocupo muito com isso. É claro que não vou pular de morros dentro do mar com um relógio com 30 metros de resistência. Confesso, porém, que não ligo muito de pular com Rolexes e Omegas de mergulho. Meu medo é outro, algo que já presenciei, na Lagoa dos Ingleses de BH: a pulseira arrebentando no encaixe com a caixa e o relógio (no caso um GMT Master), indo parar no fundo. Aliás, reza a lenda que neste local em BH há uma dezena de Rolexes afundados por isso... ::)

Flávio

Então, sem precisar de qualquer fórmula de física, o melhor é botar uma NATO e diminuir pela metade esse risco (porque dificilmente os dois lugs vão abrir o bico, né?).

Abs.,

LF
« Última modificação: 21 Fevereiro 2013 às 15:03:58 por LF »

*

Alberto Ferreira

Re: estanqueidade: até qual velocidade é seguro
« Resposta #5 Online: 21 Fevereiro 2013 às 15:04:52 »
Amigo Sá...
Prazer em vê-lo por aqui, postando.

Olha...
Pela parte da Engenharia que me “toca”...  ;)  8)
Eu diria, pragmaticamente, como nos aconselha a profissão, que...

Não dá!

Motivo.
Parâmetros demais, variáveis demais, para definir e para acompanhar o desempenho.


Lembre...
Não se trata apenas de mover o relógio, como se ele fosse uma esfera submersa, por exemplo.
As caixas têm formas "complexas", com reentrâncias, concavidades, convexidades, etc, e em cada ponto destes o fluxo de água pode variar a velocidade e provocar pressões dinâmicas diferentes. É algo dinâmico, que muda com os ângulos dos fluxos, etc.
Ou seja, não depende apenas da "velocidade" do deslocamento da peça, como até poderia ser no caso da tal esfera. O escoamento no entorno dela seria, aí sim, (apenas) dependente da velocidade.

Ou, se me permite dizer assim, jocosamente, o "buraco" é mais embaixo (d'água).  ;)

Alberto

*

Offline LF

  • ****
  • 432
    • Ver perfil
Re: estanqueidade: até qual velocidade é seguro movimentarmos nossos relógios n'água
« Resposta #6 Online: 21 Fevereiro 2013 às 15:33:24 »
Interessante, Alberto!

Como apaixonado por automobilismo, me lembrei das equipes de F1 tentando compreender o comportamento de seus carros em túnel de vento e a grande dificucldade reside justamente nisso: são tantas as variáveis (ventos cruzados, laterais, mudança de posição do carro - e/ou só dos pneus - com relação ao vento, como nas curvas) que ainda é impossível entender completamente, na simulação, como um determinado componente aerodinâmico vai se comportar no uso real.

Abs.,

LF

*

Alberto Ferreira

Re: estanqueidade: até qual velocidade é seguro movimentarmos
« Resposta #7 Online: 21 Fevereiro 2013 às 15:42:33 »
Sim, LF, a imagem dos túneis de vento é bem válida, principalmente para a visualização daquilo que eu tentei ilustrar.

Quem aqui nunca viu aquelas imagens (até filmes) dos testes em túneis de vento, onde uma fumaça é inserida, justamente para facilitar a visualização daqueles minúsculos vórtices que aparecem em pontos críticos das superfícies (aerodinâmicas)?

A coisa, na Hidrodinâmica é similar.

Alberto

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: estanqueidade: até qual velocidade é seguro movimentarmos nossos relógios n'água
« Resposta #8 Online: 21 Fevereiro 2013 às 15:44:58 »
de fato é impossível.

pensemos apenas na posibilidade de entrada de água pela coroa. cada forma das guradas, se existem, alteram o fluxo da água, em relação ao ângulo da penetração na água.

mesmo esse ângulo de penetração modifica-se.

claro, acredito que divers devam ter proteção bem maior relativa à essa possibilidade de penetração da água.

como pratiquei natação durante muitos anos, estanqueidade é para mim algo que sempre noto num relógio, e pode determinarse eu o compro ou não. talvez por isso, a grande maioria do meus pobres reloginhos sejam divers com certificação iso.

falando em pulseiras que arrebentam, ontem o pino que lida as duas partes internas dafivela/fechadura/clasp da superjubille do meu skx007 abriu. quebrou-se, na verdade. revelou-se oco. amanhã tentarei consertar de alguma forma, ou tomarei vergonha na cara e comprarei clasp do marine master pra colocar.

lembro duma vez que a pulseira dumrelógio meu arrebentou-se, e o danado foi pro fundo. foi há décadas, era um champion de trocar pulserias, na suapriemria edição. iso foi lá por 1984 ou 1985.

tive que procurar  o relógio no fundo da piscina. precisei de f/õlego, a piscina tinha 6,5 de profundidade. achei-o.

mas com a falha do bracelete do meu skx007, começo apensar seriamente em colecionar zulus e natos...

[]s


Re: estanqueidade: até qual velocidade é seguro movimentarmos nossos relógios n'água
« Resposta #9 Online: 21 Fevereiro 2013 às 16:30:07 »
Eu não me preocupo muito com isso. É claro que não vou pular de morros dentro do mar com um relógio com 30 metros de resistência. Confesso, porém, que não ligo muito de pular com Rolexes e Omegas de mergulho. Meu medo é outro, algo que já presenciei, na Lagoa dos Ingleses de BH: a pulseira arrebentando no encaixe com a caixa e o relógio (no caso um GMT Master), indo parar no fundo. Aliás, reza a lenda que neste local em BH há uma dezena de Rolexes afundados por isso... ::)

Flávio

Pô se eu fosse mergulhador ia hoje pra BG fazer um pente fino nesse logar ai....abraço.
sic transit gloria mundi

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: estanqueidade: até qual velocidade é seguro movimentarmos nossos relógios n'água
« Resposta #10 Online: 21 Fevereiro 2013 às 16:44:01 »
Eu não me preocupo muito com isso. É claro que não vou pular de morros dentro do mar com um relógio com 30 metros de resistência. Confesso, porém, que não ligo muito de pular com Rolexes e Omegas de mergulho. Meu medo é outro, algo que já presenciei, na Lagoa dos Ingleses de BH: a pulseira arrebentando no encaixe com a caixa e o relógio (no caso um GMT Master), indo parar no fundo. Aliás, reza a lenda que neste local em BH há uma dezena de Rolexes afundados por isso... ::)

Flávio

Pô se eu fosse mergulhador ia hoje pra BG fazer um pente fino nesse logar ai....abraço.

é, até me deu vontade de fazer um curso de mergulho...

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.250
    • Ver perfil
Re: estanqueidade: até qual velocidade é seguro movimentarmos nossos relógios n'água
« Resposta #11 Online: 21 Fevereiro 2013 às 17:07:20 »
Boa! haha! É onde fica o Alphaville de BH e os patrões praticam wakeboard. Há muito relógio afundado lá.

Flávio

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: estanqueidade: até qual velocidade é seguro movimentarmos nossos relógios n'água
« Resposta #12 Online: 21 Fevereiro 2013 às 17:34:13 »
Que mergulhar que nada.. Uma vara de pescar atrelada a um imã..  ::) ::)  ;)

*

Offline Sifion

  • *****
  • 640
    • Ver perfil
Re: estanqueidade: até qual velocidade é seguro movimentarmos nossos relógios n'água
« Resposta #13 Online: 21 Fevereiro 2013 às 17:54:16 »
Shun,

Roubou minha ideia kkkk

Ia aproveitar o wakeboard e engatar um cabo e um imã submersível.

Me divertia e se desse sorte ao final ganhava um coroado kkk.


Agora falando sério, não existe nenhuma marca que faça qualquer tipo de teste dinâmico?

Pode até parecer um experimento tosco, mas acho que ajudaria um pouco no entendimento do comportamento do relógio debaixo da água. Eu imaginei um tanque, que nem precisa ser tão grande assim, com um braço giratório hidráulico no meio. Coloca-se o relógio no braço - como se fosse o de um mergulhador - e liga-se a máquina.

Um bom exemplo é pensar num desses miniaturizado.

[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=jkUKJMqA880[/youtube]

Poderiam fazer em outros sentidos também. Como eu disse, pode parecer tosco - no sentido de não ser um movimento natural como o de um mergulhador e que só analisaria movimentos separados ao invés de um fluido - mas com certeza poderia trazer um conhecimento.

É só uma ideia que eu tive depois do debate da resistência dinâmica. O que acham, estou louco?

Abraços.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: estanqueidade: até qual velocidade é seguro movimentarmos nossos relógios n'água
« Resposta #14 Online: 21 Fevereiro 2013 às 18:01:14 »
Um teste dinâmico não garantiria muita coisa, já que as forças envolvidas na "vida real" dificilmente poderiam ser previstas em laboratórios.

Sendo assim, é mais fácil você fazer um teste estático e depois mandar que o consumidor só utilize o relógio naquelas atividades nas quais a resistência declarada supre com folga, como, por exemplo, um mergulhinho numa piscina com um relógio resistente a 100 m, como é feito hoje em dia.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: estanqueidade: até qual velocidade é seguro movimentarmos nossos relógios n'água
« Resposta #15 Online: 21 Fevereiro 2013 às 18:08:44 »
Temos de lembrar que a escala de resistência utilizada hoje em dia já é um padrão consolidado. Se acontecesse de uma marca passar a fazer testes dinâmicos (supondo que isso fosse possível), como raios ela teria de anunciar a resistência de seus modelos? Escrevendo "Really real water resist 50 m"? Será que os consumidores não poderiam se confundir?

Penso que daria uma dor de cabeça tremenda mudar o padrão agora, nessa altura do jogo.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Neme

  • *****
  • 816
    • Ver perfil
Re: estanqueidade: até qual velocidade é seguro movimentarmos nossos relógios n'água
« Resposta #16 Online: 21 Fevereiro 2013 às 20:46:23 »
Uma das grandes diversões minhas, é entrar com divers na piscina ou mar, e meter pressão no bicho em baixo dágua. Creio que isso não chegue nem perto das toneladas que 100m ou 600, etcetc.... exercem sobre os relógios.
Abs.
Neme
Abs.
Neme!

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: estanqueidade: até qual velocidade é seguro movimentarmos nossos relógios n'água
« Resposta #17 Online: 21 Fevereiro 2013 às 20:51:20 »
Shun,

Roubou minha ideia kkkk

Ia aproveitar o wakeboard e engatar um cabo e um imã submersível.

Me divertia e se desse sorte ao final ganhava um coroado kkk.


Agora falando sério, não existe nenhuma marca que faça qualquer tipo de teste dinâmico?

Pode até parecer um experimento tosco, mas acho que ajudaria um pouco no entendimento do comportamento do relógio debaixo da água. Eu imaginei um tanque, que nem precisa ser tão grande assim, com um braço giratório hidráulico no meio. Coloca-se o relógio no braço - como se fosse o de um mergulhador - e liga-se a máquina.

Um bom exemplo é pensar num desses miniaturizado.

[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=jkUKJMqA880[/youtube]

Poderiam fazer em outros sentidos também. Como eu disse, pode parecer tosco - no sentido de não ser um movimento natural como o de um mergulhador e que só analisaria movimentos separados ao invés de um fluido - mas com certeza poderia trazer um conhecimento.

É só uma ideia que eu tive depois do debate da resistência dinâmica. O que acham, estou louco?

Abraços.

já viram os testes que gostam de fazer em g-shock?

aqui nesse post do watchuseek tem um torture test feito num g-shock. um dos testes é o da máquina de lavar roupas...

http://forums.watchuseek.com/f43/how-really-tough-g-shock-torture-inside-57302.html

outro teste é ferver por 10 minutos com água a 100 graus.

quem aqui faria um teste desses com seus relógios? (eu é que não...)

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: estanqueidade: até qual velocidade é seguro movimentarmos nossos relógios n'água
« Resposta #18 Online: 21 Fevereiro 2013 às 21:43:08 »
Uma das grandes diversões minhas, é entrar com divers na piscina ou mar, e meter pressão no bicho em baixo dágua. Creio que isso não chegue nem perto das toneladas que 100m ou 600, etcetc.... exercem sobre os relógios.
Abs.
Neme

Com certeza não mesmo. A 100m, um relógio de tamanho médio é submetido a algo em torno de 80 kg sobre seu vidro e tampa do fundo. Movimentar-se debaixo da água numa piscina não chega perto disso.

Abraços!

Adriano

Re: estanqueidade: até qual velocidade é seguro movimentarmos nossos relógios n'água
« Resposta #19 Online: 21 Fevereiro 2013 às 22:23:08 »
Acho que cair de um penhasco de um jet-ski o impacto ou melhor a desaceleração seja problema maior que de vedação . Coitado do exinho do balanço mesmo com incabloc. 
Por isso que as especificações do speed são respeitáveis. São desacelerações violentas.

Agora outro porém. Uma continha de algibeira.  Um relógio digamos de 300m são 30 atm ou seja aguenta quase 31kg/cm2, então num relógio de 43mm, considerando como um círculo, são suportados quase que 450 kg o peso de passar com uma roda do carro em cima do relógio!!!

Então se não for algo violento, com um relógio apropriado (aqui cabe cada um avaliar o risco), um pulinho na piscina, sem problemas.

Um abraço.