Roubo de Patek

  • 33 Respostas
  • 7893 Visualizações
*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Roubo de Patek
« Resposta #20 Online: 28 Fevereiro 2013 às 09:46:08 »
É, mas a "cadeia alimentar" deve ser mais complexa. Roubar Rolex é uma coisa, tem liquidez no meio da bandidagem, os próprios bandidos mais graúdos podem simplesmente pegar o Rolex para uso pessoal. E se não quiser, passa para frente rapidinho.

Mas um Patek desse não, deve ser um elefante branco na mão do bandido comum. Esse Patek já devia ter dono bem antes. Isso é que me arrepia. Claro, posso estar enganado, mas penso que é mais ou menos como carro: o cara furta um Gol (sei lá, me veio à cabeça) para desmanchar pois qualquer desmanche aí tem demanda. É facinho se livrar. Mas se o cara furta um VW Phaetom (que nem sei se existe algum no Brasil), só pode ser encomenda. Só pode ser porque já tem um outro Phaetom esperando as peças.

Abraços!

Adriano

*

Offline lucius

  • *****
  • 1.167
    • Ver perfil
Re: Roubo de Patek
« Resposta #21 Online: 28 Fevereiro 2013 às 09:51:16 »
Low profile !

E ainda, um Patek é coisa para connaisseur, não raro o que rouba é Rolex, Omegas, Cartier, mais facilmente identificáveis e com maior liquidez no mercado negro, o que indica que houve algum tipo de informação privilegiada que sustentasse a ação do criminoso.

A continuar assim, não longe estará o tempo em que algumas peças se tornarão como quadros em museus, servirão apenas para contemplação em locais controlados, perdendo o seu carater utilitário como relógios de pulso.

Hard times.

Lucius


Corruptissima re publica plurimae leges

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: Roubo de Patek
« Resposta #22 Online: 28 Fevereiro 2013 às 10:04:35 »
É, mas a "cadeia alimentar" deve ser mais complexa. Roubar Rolex é uma coisa, tem liquidez no meio da bandidagem, os próprios bandidos mais graúdos podem simplesmente pegar o Rolex para uso pessoal. E se não quiser, passa para frente rapidinho.

Mas um Patek desse não, deve ser um elefante branco na mão do bandido comum. Esse Patek já devia ter dono bem antes. Isso é que me arrepia. Claro, posso estar enganado, mas penso que é mais ou menos como carro: o cara furta um Gol (sei lá, me veio à cabeça) para desmanchar pois qualquer desmanche aí tem demanda. É facinho se livrar. Mas se o cara furta um VW Phaetom (que nem sei se existe algum no Brasil), só pode ser encomenda. Só pode ser porque já tem um outro Phaetom esperando as peças.

Abraços!

Adriano

adriano,

vc como bom cohecedor do mercado de relógios, entendeu bem que o ladrão que roubou é só uma pecinha dum esquema muito maior.

é sim de arrepiar. gente, quem encomendou isso pode estar lendo o que escrevemos aqui, e dado risada. é connaisseur! é do meio!

esse patek não vai aparecer no mercado livre. não vai ser negociado aqui entre membros do FRM. não é o seiko do adriano. não é o rolex do LF, nem o omega do jokr8.

roubo por encomenda. o ladrão não é também um ladrão qualquer. não é pixulé.

e bandido aí, é toda a cadeia desse crime. de quem vendeu a arma que não é identificada pela balística, mesmo se encontrada (numeração raspada, provavelmente uma arma que tenha sido furtada de algum "cidadão de bem"), a moto que deve ser roubada. o ladrão atrirador. o primeiro receptador, o segundo, quem leva pra fora do apaís, quem compra.

nessa cadeia tem muitos "ciodadãos respeitáveis".


*

Alberto Ferreira

Re: Roubo de Patek
« Resposta #23 Online: 28 Fevereiro 2013 às 10:27:52 »
Muito longe de ser sarcástico, a minha intenção é outra, ok?

Tem aquela imagem do coelho escondido na moita.
O gavião dá um rasante...
Dependendo do coelho, do seu nível de estresse, ele pode confiar na camuflagem, na proteção da moita (no caso a blindagem).

Ou pode perder a calma, entrar em pânico e sair correndo.


Mas pode haver outra visão (ou mero chute interpretativo meu) do ocorrido.
O medo do empresário que os bandidos invadissem o local (a firma), e ele simplesmente tentou agir para tentar "proteger" quem estava lá.

Moral da história...
Tem que "blindar" muito mais que apenas o carro, talvez inclusive a própria "cabeça", literal ou figuradamente.  ::)

Alberto

Re: Roubo de Patek
« Resposta #24 Online: 28 Fevereiro 2013 às 10:44:39 »
Tem cara de encomendado. Do estilo que vemos em roubos de obras de arte pelo mundo.

Agora, descer correndo do carro blindado deve ter sido um ato de desespero pela adrenalina. É a única explicação que encontro...

Obs.: Os dois tópicos sobre o mesmo assunto estão mesclados neste.
Rafael.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.249
    • Ver perfil
Re: Roubo de Patek
« Resposta #25 Online: 28 Fevereiro 2013 às 11:04:43 »
Olhando como Promotor de Justiça Criminal, que é o que faço nos últimos 11 anos, tenho que dizer que somos absolutamente imbecis, por exemplo, ao nos expor tanto aqui, em redes sociais, etc. Devemos minimizar riscos.

Por outro lado, vejo muitos dizendo que deveríamos minimizar mais riscos ainda, comprando carros blindados, não usando os relógios, etc. Eu tenho uma visão indignada dessa história, tipo o "vá se foder", com o o perdão da palavra.

Esse país é uma zona, uma bagunça! Quer dizer, então, que por conta de uns filhos de quenga espertalhões temos que mudar completamente nossos hábitos?

Pior é que temos... Em Brasília uso todos os meus relógios se nenhuma preocupação. Mas assim o faço por uma falsa impressão da realidade, pois aqui é muito violento. Quando vou a minha cidade natal, BH, só uso de noite e, mesmo assim, quando vou a algum evento. São Paulo, Rio, esses troços, uso um Swatch, quando muito.

Eu não sei para quem esse ladrão irá vender o Patek, mas o que disseram é verdade: um troço desses não tem liquidez nenhuma, é um fumo total! E que ladrão iria SEGUIR o desgraçado até o interior do local para roubá-lo?

Ladrões normalmente são muito, mas muito, mas MUUUUUUUUUUUUUITO burros! Aliás, só por praticarem crimes violentos podem se qualificar como estúpidos, pois conheço dezenas de estelionatários e criminosos virtuais que, sem correr nenhum risco, seja de ser pego ou, mesmo condenado, cumprir alguma pena, estão muito bem de vida obrigado! Sim, é duro um Promotor de Justiça dizer isso, mas um dos motivos que me vez abandonar uma promotoria de circuscrição de Brasília foi um peculato em que o cara foi condenado em regime aberto, mas com... 17 MILHÕES desaparecidos, e só conseguimos recuperar 1.5!

Dá um desânimo...Não fazem nem ideia.

Flávio

*

Offline mmmcosta

  • *****
  • 1.939
    • Ver perfil
Marcelo

*

Offline R.H.P

  • *****
  • 672
    • Ver perfil
Re: Roubo de Patek
« Resposta #27 Online: 28 Fevereiro 2013 às 12:05:03 »

*

Alberto Ferreira

Re: Roubo de Patek
« Resposta #28 Online: 28 Fevereiro 2013 às 12:06:08 »
Pois é...
Mais um a lamentar.  E a nos indignar.   >:(


Ok...  Mas eu vou tentar ver a questão da pretensa segurança por outro lado. Mas um dos outros lados apenas, que isto fique bem claro...
E eu não falo deste caso, mas sim no geral...
Claro que há proteções mais (ou menos) efetivas, não é disso que eu falo.

A questão que eu gostaria de levantar é a tal paz de espirito.
Melhor dizendo, a "paz" dos que se sentem seguros, mesmo não estando tanto assim.

Eu vou dar o meu próprio exemplo.
Na minha casa em Sampa, e eu nunca fui rico e nem "ostentador", além do seguro do conteúdo, eu sempre tive alarme daqueles computadorizados, que além de disparar ligam para um ou mais telefones.

Pois bem.
E graças a Deus nunca fui roubado lá.
Mas eu lembro que me sentia mais tranquilo viajando de férias com a família, por exemplo.
Montar, manter, e armar a "traquitana” era o preço que eu pagava pela tal "paz de espírito".

Mesmo sabendo que tudo aquilo poderia ser (e seria) desarmado por profissionais, se de fato algum deles decidisse invadir lá a minha praia.

Alberto

*

Offline LF

  • ****
  • 432
    • Ver perfil
Re: Roubo de Patek
« Resposta #29 Online: 28 Fevereiro 2013 às 12:23:13 »
Olhando como Promotor de Justiça Criminal, que é o que faço nos últimos 11 anos, tenho que dizer que somos absolutamente imbecis, por exemplo, ao nos expor tanto aqui, em redes sociais, etc. Devemos minimizar riscos.

Por outro lado, vejo muitos dizendo que deveríamos minimizar mais riscos ainda, comprando carros blindados, não usando os relógios, etc. Eu tenho uma visão indignada dessa história, tipo o "vá se foder", com o o perdão da palavra.

Esse país é uma zona, uma bagunça! Quer dizer, então, que por conta de uns filhos de quenga espertalhões temos que mudar completamente nossos hábitos?

Pior é que temos... Em Brasília uso todos os meus relógios se nenhuma preocupação. Mas assim o faço por uma falsa impressão da realidade, pois aqui é muito violento. Quando vou a minha cidade natal, BH, só uso de noite e, mesmo assim, quando vou a algum evento. São Paulo, Rio, esses troços, uso um Swatch, quando muito.

Eu não sei para quem esse ladrão irá vender o Patek, mas o que disseram é verdade: um troço desses não tem liquidez nenhuma, é um fumo total! E que ladrão iria SEGUIR o desgraçado até o interior do local para roubá-lo?

Ladrões normalmente são muito, mas muito, mas MUUUUUUUUUUUUUITO burros! Aliás, só por praticarem crimes violentos podem se qualificar como estúpidos, pois conheço dezenas de estelionatários e criminosos virtuais que, sem correr nenhum risco, seja de ser pego ou, mesmo condenado, cumprir alguma pena, estão muito bem de vida obrigado! Sim, é duro um Promotor de Justiça dizer isso, mas um dos motivos que me vez abandonar uma promotoria de circuscrição de Brasília foi um peculato em que o cara foi condenado em regime aberto, mas com... 17 MILHÕES desaparecidos, e só conseguimos recuperar 1.5!

Dá um desânimo...Não fazem nem ideia.

Flávio

Pois é... Saiu andando com 15.5 milhões. Mas não adianta buscar no Direito (que, pra mim, é a última razão) a solução para vários processos de adaptação social que são falhos. Por exemplo: não existe sanção moral; ninguém reprova, todo mundo baba ovo e quer ficar perto pra mamar um pouquinho. O sujeito é assediado por todos e vive com a sensação de que é o rei do mundo; não sente reprovação alguma ao comportamento, pelo contrário, está cheio de amigos e prestadores de serviços bajulando-o o dia inteiro. Não faz muito tempo, o presidente da Alemanha renunciou seu mandato por conta de uma suspeita de corrupção que teria vindo à tona; se disse envergonhado, bla bla bla. Veja, não foi necessária a atuação da PGR, MPF, etc... A sanção moral é tão forte que o sujeito se vê sem alternativas. Aqui, o Renan Calheiros diz que, se fosse jovem, também protestaria contra a sua eleição. E nos chama de preconceituosos, porque ele é um nordestino no poder. O sujeito que usa o Patek vira burro por fazê-lo e, muito provavelmente, alvo de investigação do estado por sonegação fiscal. Não há muito o que dizer, apenas lamentar.

« Última modificação: 28 Fevereiro 2013 às 12:24:55 por LF »

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.249
    • Ver perfil
Re: Roubo de Patek
« Resposta #30 Online: 28 Fevereiro 2013 às 12:47:07 »
Isso.


Flávio

*

Offline Luis Costa

  • **
  • 53
  • Sei apenas isto: sendo eu antes cego, agora vejo.
    • Ver perfil
Re: Roubo de Patek
« Resposta #31 Online: 28 Fevereiro 2013 às 12:53:45 »
Bem, quase não escrevo no fórum, até por ser iniciante e pouco conhecer tecnicamente da arte, mas ultimamente muito tenho lido aqui.

De todos os comentários feitos em relação às situações de roubo assistidas ou vivenciadas por nossos colegas, a mais abalizada que li foi a do Flávio.

Por óbvio que sou solidário com todos os colegas deste fórum que foram vítimas de violência e tiveram bens seus retirados à força. Somente quem já esteve do outro lado, com um "cano na cara" sabe o quão traumatizante é uma experiência dessas para sua vida, e pior fica se desse cano sair uma "bala", como no passado aconteceu comigo, por sorte, sem maiores danos físicos (ainda bem que o sujeito era ruim de tiro).

Ocorre que, enquanto assistimos às notícias de roubos, somos literalmente roubados todos os dias,....todos os minutos nesse país e, na maioria das vezes, sem nos indignarmos com isso. E esta sensação se reforça em mim justamente agora, quando lido com a minha famigerada Declaração de Ajuste Anual de Imposto de "Renda", sendo que, na verdade, vivo de salário.

Como bem fi dito, a cada dia mais nos preocupamos em prover nossa segurança pessoal contra a ação dos criminosos, porém o fazemos contra os ladrões de  varejo que agem nas ruas, e ficamos à mercê de uma horda transvestida de administradores do dinheiro público que nos saqueiam por vias indiretas e, na maioria das vezes, nada fazemos (ou podemos) fazer contra isso.

Como uma verdadeira trupe de ididotas, cosumimos diariamente um menu de porcarias colocadas no ar pelos veículos de comunicação de massa que teatralizam e banalizam a violência e o crime nas ruas e depois discutimos na raia miúda se a culpa é da falência do modelo social calcado na família, da educação que não educa, desta ou daquela polícia que não esta preparada, do sistema judicial que é moroso, do prisional que não recupera ninguém, do aparato normativo legal que esta ultrapassado,  etc, mas não nos atemos que todo este quadro pode ser uma mera decorrência daqueles 17 MILHÕES que o Flávio citou como exemplo, dinheiro público cuja destinação era fazer a estrutura funcionar e que foi parar nos bolsos de alguém, alguém este a quem por óbvio não intressa que nada disso funcione mesmo.

Como diria Juvenal (Sátira X, 77-81) "panem et circenses", que no melhor modelo brasileiro entendido como país do carnaval, do samba, do futebol e, principalmente, da patifaria política.
 
Flávio me permita plagiá-lo, mas "DÁ UM DESÂNIMO"!!!

Acho que me excedi. Isso aqui é um espaço para discussões salutares, não para desabafo. Peço desculpas.  

*

Offline LF

  • ****
  • 432
    • Ver perfil
Re: Roubo de Patek
« Resposta #32 Online: 28 Fevereiro 2013 às 13:01:23 »
Apenas para esclarecer... Pode ser que o sujeito nem tenha percebido que estava sendo seguido:

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/02/policia-diz-ter-pistas-de-homem-que-matou-empresario-nos-jardins.html

Abs.,

LF

*

Offline mmmcosta

  • *****
  • 1.939
    • Ver perfil
Re: Roubo de Patek
« Resposta #33 Online: 28 Fevereiro 2013 às 13:45:39 »
"A vítima não tem responsabilidade sobre a própria morte, mas essa vítima infelizmente não cumpriu as principais diretrizes que gente dá para quem é abordado. Resistir, relutar não é indicado”, afirmou o delegado"
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/02/policia-diz-ter-pistas-de-homem-que-matou-empresario-nos-jardins.html

Foi o que eu disse sobre as pessoas insistirem em não aprender:

As pessoas, infelizmente, insistem em não aprender.

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1238026-homem-de-70-anos-leva-tiro-no-rosto-ao-reagir-a-assalto-no-jardim-europa.shtml
Marcelo