Esquerdo ou direito????

  • 54 Respostas
  • 27070 Visualizações
*

Offline Rafaexp

  • *****
  • 715
  • Time what its time...
    • Ver perfil
Esquerdo ou direito????
« Online: 28 Fevereiro 2013 às 12:28:49 »
Fala povo.... tudo bem por aí?!? ;D

Estava conversando com um cliente esses dias , e quando começamos a conversar sobre relógios, o cara me fez uma pergunta interessante, a qual, eu pessoalmente nunca tinha pensando... como ficamos sem saber a resposta.... resolvi dividir a dúvida com vocês que são OS caras no assunto.... deve ser algo besta....mas la vai!!!

Pq é convencionado o uso do relógio no braço esquerdo??????

Minha mulher é canhota, e usa o relógio na mão direita....quando perguntei pra ela, ela me respondeu que usa no direito por que gosta... então imaginei se teria a ver com a escrita, sobre o relógio atrapalhar para escrever...e ela me disse que não atrapalha.... ae uma das justificativas lógicas que eu havia tido, foi pro espaço....hahahahahaha


Enfim, alguem sabe o pq desssa convenção, se é que existe uma convenção sobre o tema, além do famoso gosto pessoal???

ABRAÇO  a todos!!!

Rafael ;D ;D

PS: se o tópico for mto besta...podem apagar, não vou ficar triste!!! :P :P

Re: Esquerdo ou direito????
« Resposta #1 Online: 28 Fevereiro 2013 às 12:41:58 »
Amigo Rafaexp , gostei do seu questionamento , eu sou canhoto e uso no braço esquerdo , no meu caso , é pq é mais cômodo e acho tb esteticamente mais bonito a coroa apontar para a mão e não para o cotovelo , pode parecer bobeira , mas eu me sentiria desconfortável , além do que , como sou deficiente físico ( cadeirante , acho que ela em sentido contrário me machucaria mais do que como é , quando eu tiver que suspender na cadeira de rodas e inclusive já fiz a experiencia , não gostei muito , nao feriu , mas me deixou desconfortável , bem , é isto , grande abraço

*

Alberto Ferreira

Re: Esquerdo ou direito????
« Resposta #2 Online: 28 Fevereiro 2013 às 12:51:47 »
A resposta clássica, ortodoxa.  :D
Usam no punho que usam menos, pretensamente mais protegido contra os choques e arranhões do dia-a-dia.
Neste "raciocínio" os destros usariam no punho esquerdo e os canhotos no direito...



Mas sempre tem uma vertente heterodoxa...
A que inverte.  ;)  :D



E, last but not least, ...
Porque "les gusta", oras!
 :)

Alberto

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Esquerdo ou direito????
« Resposta #3 Online: 28 Fevereiro 2013 às 12:57:38 »
Sou destro e uso o relógio no braço direito, pois me ensinaram assim e só muitos anos depois fui descobrir que a maioria usa no braço esquerdo.

Penso como o Alberto: destros usam o relógio no braço esquerdo para proteger o relógio e também porque, em tese, o esquerdo seria o braço desocupado quando você quisesse ver as horas.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Esquerdo ou direito????
« Resposta #4 Online: 28 Fevereiro 2013 às 13:14:20 »
Eu também tinha essa duvida, mas pouca coragem para para perguntar a alguém, sou destro e uso no pulso esquerdo por conforto e proteção, mas também por que me ensinaram assim, a resposta do amigo Alberto foi excelente mais clara impossível, valew pessoal por mais essa informação adquirida.

*

Offline Rafaexp

  • *****
  • 715
  • Time what its time...
    • Ver perfil
Re: Esquerdo ou direito????
« Resposta #5 Online: 28 Fevereiro 2013 às 13:21:22 »
Como sempre o Alberto mandando respostas fantásticas!!!! 8)

E como o pessoal postou aqui, eu tb sou destro e uso no esquerdo, por conforto, mas mais ainda pq foi a maneira a qual aprendi desde criança!!!!

O Pedro tocou num tema interessante tb que é a direção da coroa... nunca tinha reparado nisso...mas acho que a coroa apontando para a mão "soa" mais normal....tanto que alguem outro dia mandou alguns relógios com a coroa invertida, e a grande maioria do pessoal torce o nariz para esses modelos....

Abraçoooo

 ;D ;D

Re: Esquerdo ou direito????
« Resposta #6 Online: 28 Fevereiro 2013 às 13:23:37 »
Meu bisavô dizia: "tem que usar no braço esquerdo que é o braço do coração assim o relógio não atrasa" eu nunca acreditei nele, mais de tanto ele mudar meu relógio de braço acabei acostumando, já que usava no braço direito, acho que por ser destro e senti-lo mais confortável assim.


*

Offline Dorotheo

  • *****
  • 1.344
  • Deseje o bem, que o bem terá!
    • Ver perfil
Re: Esquerdo ou direito????
« Resposta #7 Online: 28 Fevereiro 2013 às 13:30:46 »
Meu avô dizia: braço esquerdo homem; braço direito mulher!
Acostumei a usar no esquerdo e só depois fui descobrir a besteira que ele tinha respondido...kkkk
Abs
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

*

Offline Sifion

  • *****
  • 640
    • Ver perfil
Re: Esquerdo ou direito????
« Resposta #8 Online: 28 Fevereiro 2013 às 13:46:15 »
Eu sou canhoto e uso o relógio no braço esquerdo, no direito me parece muito estranho. Sempre usei assim.

EU acho que usando no braço direito eu fico muito mais vulnerável a bater o relógio por ai, justamente por não ser o lado dominante, eu sou mais desastrado com o lado direito. Apesar de ter uma boa coordenação motora.

No braço esquerdo sempre me pareceu que eu tenho mais ciência dos meus movimentos e evito bater por aí.

Abraços.

*

KrioK

Re: Esquerdo ou direito????
« Resposta #9 Online: 28 Fevereiro 2013 às 14:29:37 »
Pq as pessoas casadas usam a aliança no dedo da mão esquerda? Pelo mesmo motivo do relógio no pulso esquerdo: segurança. A grande maioria das pessoas é destra, daí o uso desses "equipamentos" na mão menos propensa a acidentes.
A propósito da aliança, nem sempre foi assim. Meus pais usavam o anel de casamento na mão direita, e nunca mudaram de mão, pq na época que casaram era assim.

*

Offline R.H.P

  • *****
  • 672
    • Ver perfil
Re: Esquerdo ou direito????
« Resposta #10 Online: 28 Fevereiro 2013 às 14:41:26 »
Eu sou canhoto, sempre usei do lado esquerdo pq aprendi assim desde criança e nunca pensei em mudar...

Re: Esquerdo ou direito????
« Resposta #11 Online: 28 Fevereiro 2013 às 14:50:19 »
Pq as pessoas casadas usam a aliança no dedo da mão esquerda? Pelo mesmo motivo do relógio no pulso esquerdo: segurança. A grande maioria das pessoas é destra, daí o uso desses "equipamentos" na mão menos propensa a acidentes.
A propósito da aliança, nem sempre foi assim. Meus pais usavam o anel de casamento na mão direita, e nunca mudaram de mão, pq na época que casaram era assim.


tem uma lenda romana que diz que na mão esquerda passa uma veia que vai direto ao coração, por tal motivo usa-se a aliança na mão esquerda.
quando ao relógio sou destro, usava na mão direita, mas gosto de divers e eles ficaram maiores de uns tempos pra ca, passei a ficar incomodado para escrever e dai em diante usei na mão esquerda, por como diadade minha.
sic transit gloria mundi

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: Esquerdo ou direito????
« Resposta #12 Online: 28 Fevereiro 2013 às 16:30:33 »
a resposta talvez seja  outra.

antigamente, ao tempo dos relógios à corda manual - ou seja, quando só havia relógios a corda manual, muitos preferiam usar no braço esquerdo de modo a dar corda com a mão direita, sem tirar o relógio do pulso.

inclusive há uma historinha de um amputado no braço esquerdo, que possuía apenas o coto do braço. indagado por qual motivo não usava o relógio no braço direito, no único pulso que possuía, em vez de usar no coto do braço esquerdo, respondeu:

- e daí eu dou corda como?

claro. hoje, em relógios à corda, nós, mais cuidadosos, tiramos dopulso para dar corda.

mas o costume assim permaneceu.

acrescente-se a isso o que o alberto citou: sendo a maioria de destros, o braço esquerdo, menos ativo, era local mais seguro para o relógio ficar instalado.

claro, muito tempo depois vieram os automáticos. e depois e depois, a quartz... mas daí o costume já havia se popularizado.

eu uso nobraço esquerdo, mas tenho preferencia por leftys/destros, aqueles que possuem coroa no lado esquerdo.

nos demais relógios, com exceção dum orient sub e dum mirvaine muito antigo a corda, os demais têm coroa a 3:45/4 hs.

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Esquerdo ou direito????
« Resposta #13 Online: 28 Fevereiro 2013 às 17:08:20 »
Sou destro e uso o relógio em qualquer braço.. Se não fosse tão ridículo usaria um em cada braço..! (Faço isso em casa de vez em quando ahhahahahahha)

Quando uso relógios com pulseiras de aço ou couro espessas incomoda para escrever.. entao acabo trocando.. No final das contas durante um dia eu troco várias vezes o relógio de pulso.. Na marioria das vezes sem motivo algum, inclusive..!

Abraços

*

Offline Rafaexp

  • *****
  • 715
  • Time what its time...
    • Ver perfil
Re: Esquerdo ou direito????
« Resposta #14 Online: 28 Fevereiro 2013 às 19:32:26 »
 ;D ;D ;D

Que demais....achei que eu ia passar vergonha com esse tópico, e vi que foi o contrário!!! aprendemos mais coisas muito interessantes!!!

tive uma cliente hoje, que comentou que uma vez perguntaram para ela se ela era lésbica por usar o relógio no braço direito!!! :o :o :o :o

Caramba!!!

To vendo que esse assunto pode ir até mais longe do que eu imaginava!!

Abraços!

Rafael :D :D

Re: Esquerdo ou direito????
« Resposta #15 Online: 28 Fevereiro 2013 às 21:02:15 »
Meu avô dizia: braço esquerdo homem; braço direito mulher!
...

Meu bisavô dizia: "tem que usar no braço esquerdo que é o braço do coração assim o relógio não atrasa"
...


Realmente também ouvi muito essas duas conversas. Tanto a convenção de braço direito ser de mulher e esquerdo ser de homem, quanto a explicação  de que antigamente se achava que o relógio automático era movido também pela pulsação das veias, sendo o braço direito mais perto do coração, o relógio tinha mais reserva de marcha.

Quando há um paradigma acaba-se fazendo mecanicamente, sem maiores questionamentos. :-X

Eu sempre uso no esquerdo e não tenho, ainda, nenhum relógio com coroa às 9h. Quando tiver acho que usarei no braço direito. Talvez...  ;D

“O mundo intriga-me. Não posso imaginar que este relógio exista e não haja relojoeiro.” ― William Paley

Re: Esquerdo ou direito????
« Resposta #16 Online: 28 Fevereiro 2013 às 23:24:25 »
Poooo  Rafaexp esse tópico é legal cara.


Eu sou destro e uso do lado direito.....sim do lado direito.

As únicas explicações que não são tão lógicas são

1- Gosto (Eu adoro usar eles na direita acho muito melhor, não sei explicar, desde o primeiro relógio que ganhei de plástico quando eu tinha 6 anos eu coloca sempre na direita hehheheh)

2- Segurança (Quando eu to dirigindo é bom, pelo menos é mais difícil de ver que estou de relógio, apesar de quando o cara vai roubar ele rouba tudo né)

Abraços

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.249
    • Ver perfil
Re: Esquerdo ou direito????
« Resposta #17 Online: 28 Fevereiro 2013 às 23:32:24 »
Sou destro e uso no punho esquerdo e acho MUITO difícil colocar relógios com pulseiras de couro no outro punho. Falta de coordenação! ::)


Flávio

*

Offline Rafaexp

  • *****
  • 715
  • Time what its time...
    • Ver perfil
Re: Esquerdo ou direito????
« Resposta #18 Online: 01 Março 2013 às 00:22:30 »
Sou destro e uso no punho esquerdo e acho MUITO difícil colocar relógios com pulseiras de couro no outro punho. Falta de coordenação! ::)


Flávio

Hahaha depois que li suas resposta tentei colocar o relógio no outro pulso e tomei um baile!!!  ;D ;D ;D ;D

Tenso.... ;D ;D ;D

*

Alberto Ferreira

Re: Esquerdo ou direito????
« Resposta #19 Online: 01 Março 2013 às 00:28:23 »
E tinha aquele cara que era tão ambidestro, mas tão ambidestro,...

...que jogava ping-pong sozinho.
 :D


 ::)


 :P

Afff!
Alberto