Então, Mestre, eu também tenho um DW5200, exatamente igual ao meu primeiro relógio, que ganhei de meu pai ainda muito moleque.
Minha presunção de que os atuais sejam mais resistentes à choques se deve exatamente pela caixa em resina plástica, que provavelmente absorve os impactos melhor do que a caixa em aço, não os transmitindo para seu interior, isto é, a máquina.
Dá pra fazer uma analogia com os carros: antigamente os carros eram todos grandões, feitos de chapas de aço grossas e resistentes.
Aparentemente, estes carros antigos parecem ser mais resistentes a impactos do que os carros atuais, que são miúdos e cheios de plásticos pela carroceria.
Quantas histórias a gente não houve por aí que um Landauzão bateu num Corsinha e este último ficou detonado, enquanto o grandalhão não sofreu qualquer arranhão?
Pois é, a resistência contra impactos dos carros antigos é verdade, mas é boa apenas para a carroceria, pois para quem está dentro, isto é, o condutor, é muito pior.
No carro atual, os plásticos absorvem boa parte do impacto, se deformando mas mantendo o interior intacto. Nos carros antigos, a força do impacto não é absorvida pela carroceria, concentrando-se no interior e chegando ao motorista.
Ou seja, transportando para os G-Shocks, o atual, de resina, deve absorver muito melhor os impactos exteriores, evitando qualquer dano na máquina, pela elasticidade do material.
Mas isso é minha opinião, não fundamentada.
Nossos amigos engenheiros poderão dar a palavra final.
Um abraço,
Igor