[Pocket Watch - Parte 2] Montagem do Ingraham, após limpeza e lubrificação.

  • 19 Respostas
  • 6659 Visualizações
*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Olá caro colegas, hoje tirei o dia para desmontar novamente, e limpar, montar e lubrificar o relógio de bolso Ingraham, o relógio que foi me cedido pelo caro Jansem.

Vamos as fotos do trabalho.



Frente e verso do movimento, e as peças a sua volta, após o último ciclo de limpeza!


Platina inferior, fiz um polimento usando uma lixa fininha para dar o ar de vintage, pois o cromo que tinha estava com desgastes em alguns pontos.



Começando a montar o movimento, rodagem, âncora e na segunda foto, aquela peça perto do pinhão de transmissão, seria uma espécie de báscula com a tirete junto.


Fiz um polimento nos parafusos que segura tudo no relógio, ou seja o que prendem a platina principal.




Depois de uns 45 minutos, ufaaa... tudo no seu devido lugar, acertar todos o eixos em seus devidos mancais, dá um certo trabalho. Agora só falta o balanço.



Frente e verso, com o balanço já montado.

Depois de praticamente pronto o movimento, fui dar um trato na caixa.

Vejam como ela estava.




Agora como ficou depois de lavar e polir.



Com relógio montado, o cristal que na verdade é um acetato, pois ele não é rígido de tudo, ele é um pouco maleável, está amarelado em razão da idade do relógio, em breve irei trocar e guardar esse.



Agora uns vídeos do movimento funcionando, mas agora limpo e lubrificado, dá para perceber que até a coloração mudou !
1ª Parte.
[youtube=425,350]aiz5k5khc7o[/youtube]

2ª Parte.
[youtube=425,350]ahgzR6SmsC8[/youtube]


Agradecimentos:

Ao caro Jansen, por ter me cedido este relógio, aprendi muito com este movimento, conhecido como dollar watch, comum em relógios vintages de bolso americanos.

Caso haja algum erro, é só puxar minhas orelhas, pois faço isso por hobby, então é puro amadorismo. :P 8)

Por hora é só pessoal, assim que eu fizer nos outros, eu postarei aqui. :D
« Última modificação: 23 Março 2013 às 17:22:00 por Cigano »
Abraços,
Cigano!

*

Offline Dorotheo

  • *****
  • 1.344
  • Deseje o bem, que o bem terá!
    • Ver perfil
Pô Cigano, está ficando caprichoso demais, estou gostando de ver sua evolução e sua dedicação.
Ótimo trabalho.
Parabéns. Que tenha força para prosseguir nessa caminhada.
Grande abraço.
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

 8)  ;D ;D Amigo e (ex) aluno Cigano .. agora a parte mais dificil vai ser o diploma meu amigo  ;D ;D ;D tu já sabes tudo amigão 8) 8) :D :D ;) ;)
Parabéns pela apresentação e um grande abraço a voce meu amigo  8) 8)
Meneghetti 8)   

que lindo trabalho Cigano.
parabéns. vc mexe em relógios por hobby ou é um profissional da area?

*

Offline Sifion

  • *****
  • 640
    • Ver perfil
Cigano, TA SHOW!! Parabéns pelo restauro da peça!!

Opinião pessoal, eu deixava o acetato nele, deixou um ar bem antigo na peça. Talvez, se possível, apenas um polimento para tentar tirar os riscos.

Abraços.

*

Jefferson

Olá Cigano,

Está tudo cada vez melhor, das fotos aos pequenos detalhes como polimento de parafusos e trato na platina.

Muito bonito de ver, parabéns meu caro!

Concordo com o Sifion, eu deixaria o acrílico como está, tá bem interessante assim.

Grande abraço,

Jefferson

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Muito bom mesmo, meu amigo. Está de parabéns! :D
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline Jansen

  • ****
  • 375
    • Ver perfil
To sorrindo de orelha a orelha... nunca imaginei que as sucatinhas voltassem em tao grande estilo. Parabens!!!!
abs
" Se todos seus esforços foram vistos com indiferença, não desanime, pois o sol ao nascer dá um espetáculo todo especial e no entanto a maioria da platéia continua dormindo..." Autor Desconhecido

Parabéns!!! Belo trabalho!

abrç

*

vinniearques

O cigano é foda!

*

heracles

Re: [Pocket Watch - Parte 2] Montagem do Ingraham, após limpeza e lubrificação.
« Resposta #10 Online: 24 Março 2013 às 10:36:29 »
Belo trabalho, o relógio ficou 100% e plenamente funcional.
Os meus parabéns!!


Abraço
Heracles

*

Offline Wilson

  • ****
  • 475
    • Ver perfil
Re: [Pocket Watch - Parte 2] Montagem do Ingraham, após limpeza e lubrificação.
« Resposta #11 Online: 24 Março 2013 às 16:43:06 »
Maravilha ! ;)

perfeito cigano ! :D :D

abraços,

wilson

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: [Pocket Watch - Parte 2] Montagem do Ingraham, após limpeza e lubrificação.
« Resposta #12 Online: 24 Março 2013 às 18:16:52 »
Pô Cigano, está ficando caprichoso demais, estou gostando de ver sua evolução e sua dedicação.
Ótimo trabalho.
Parabéns. Que tenha força para prosseguir nessa caminhada.
Grande abraço.


Muito obrigado caro Dorotheo, fiquei feliz em ler suas palavras.
Até o próximo, vou ver se pego algum para o feriadão !! 8)

Tenha uma ótima semana!!



8)  ;D ;D Amigo e (ex) aluno Cigano .. agora a parte mais dificil vai ser o diploma meu amigo  ;D ;D ;D tu já sabes tudo amigão 8) 8) :D :D ;) ;)
Parabéns pela apresentação e um grande abraço a voce meu amigo  8) 8)
Meneghetti 8)   

Muito obrigado, ex-aluno, sempre serei um aluno por aqui caro Meneghetti, então sempre será meu mestre!!
Obrigado pela força

Tenha uma ótima semana!!


que lindo trabalho Cigano.
parabéns. vc mexe em relógios por hobby ou é um profissional da area?


Olá caro JoãoPedro, seja muito bem vindo!!
E muito obrigado pela suas palavvras, eu sou apenas um hobbista!!

Tenha uma ótima semana!!

Cigano, TA SHOW!! Parabéns pelo restauro da peça!!

Opinião pessoal, eu deixava o acetato nele, deixou um ar bem antigo na peça. Talvez, se possível, apenas um polimento para tentar tirar os riscos.

Abraços.

Valeu caro Sifion, muito obrigado pelas suas palavras...
Sim ierei deixar o original sim, porém caso eu troque, eu vou preservar o amarelado !!

Tenha uma ótima semana!!


Olá Cigano,

Está tudo cada vez melhor, das fotos aos pequenos detalhes como polimento de parafusos e trato na platina.

Muito bonito de ver, parabéns meu caro!

Concordo com o Sifion, eu deixaria o acrílico como está, tá bem interessante assim.

Grande abraço,

Jefferson

Muito obrigado caro Jefferson, pois é, achei que seria legal polir os parafusos, como a platina dele não tem muitos detalhes, resolvi difereciar com os parafusos brilhando!!
O acrílico será mantido, caso eu troque, esse ficará guardado !!

Tenha uma ótima semana!!


Muito bom mesmo, meu amigo. Está de parabéns! :D

Caro amigo Paulo"sumido"Rocha!! ;D ;D
Muito obrigado pelas palavras, fico feliz por ter postado um comentário por aqui...

Tenha uma ótima semana!!


To sorrindo de orelha a orelha... nunca imaginei que as sucatinhas voltassem em tao grande estilo. Parabens!!!!
abs

Puxa agora fico mais contente ainda, pois é bom saber que você gostou do destino que dei ao velho Ingraham, e muito obrigado pelas suas palavras caro Jansen, logo mais os outros iram entrar em cena, ou na faca!! ::) 8)
De sucata, poraticamente num vi nada, todos recuperaveis, e sem muito custos. Pelo que olhei por cima, não está difícil de resolver não !!

Tenha uma ótima semana!!

Parabéns!!! Belo trabalho!

abrç

Olá caro FsGuimarães, fico feliz por suas palavras...
E muito obrigado pela visita !!

Tenha uma ótima semana!!

O cigano é foda!

Eu foda ?? Tô mais para fud...do !! rsrsrs
Obrigado caro Vinnie, fico feliz pelo breve comentário !!

Tenha uma ótima semana!!


Belo trabalho, o relógio ficou 100% e plenamente funcional.
Os meus parabéns!!


Abraço
Heracles

Obrigado caro Herácles, pois faltava apenas remontar a peça que estava solta, e limpar e lubrificar mesmo...
Até agora a precisão está muito boa para um relógios do inicio dos anos 40!!
Logos virão os outros !!

Tenha uma ótima semana!!


Maravilha ! ;)

perfeito cigano ! :D :D

abraços,

wilson

Olá caro mestre Wilson, estava esperando uma postagem sua, pois sei da sua paixão pelos "redondos de bolso", eu gosto de pesquisar sobre eles, aliás os vintages de modo geral !!

Obrigado pelo elogios, até logo!!

Tenha uma ótima semana!!

Até logo pessoal, fico grato pela visita de vocês !! 8)
Abraços,
Cigano!

*

Pandolfi

Re: [Pocket Watch - Parte 2] Montagem do Ingraham, após limpeza e lubrificação.
« Resposta #13 Online: 28 Março 2013 às 10:00:40 »
Parabéns Cigano, adoro estos de bolso...
Grande abreço.
Pandolfi
 

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: [Pocket Watch - Parte 2] Montagem do Ingraham, após limpeza e lubrificação.
« Resposta #14 Online: 28 Março 2013 às 10:25:14 »
Parabéns Cigano, adoro estos de bolso...
Grande abreço.
Pandolfi
 

Obrigado caro Pandolfi, e sei um pouco da sua paixão por eles, realmente nos faz voltar no tempo, ou que não é do tempo, corre atrás de pesquisas e acaba vivenciando, um pouco daquela época de ouro  !!

Até breve !!

Uma ótima Páscoa para todos, independente das religiões que seguem!!
Abraços,
Cigano!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.250
    • Ver perfil
Re: [Pocket Watch - Parte 2] Montagem do Ingraham, após limpeza e lubrificação.
« Resposta #15 Online: 28 Março 2013 às 12:20:48 »
Não sei se todos que aqui frequentam tinham esse interesse em desmontar os relógios e montá-los novamente antes desse site. E sim, só compreendemos DE FATO o que está acontecendo (como num movimento com escape por pinos), quando colocamos a mão na massa. Acho o máximo isso!

Flávio

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: [Pocket Watch - Parte 2] Montagem do Ingraham, após limpeza e lubrificação.
« Resposta #16 Online: 28 Março 2013 às 13:02:46 »
Não sei se todos que aqui frequentam tinham esse interesse em desmontar os relógios e montá-los novamente antes desse site. E sim, só compreendemos DE FATO o que está acontecendo (como num movimento com escape por pinos), quando colocamos a mão na massa. Acho o máximo isso!

Flávio

Caro Flávio, eu até tinha interesse em aprender um pouco sobre o funcionamento deles, mas antes de  ingressar-me no fórum, eu não tinha o real interesse em desmonta-los, porém ficava fascinado com isso, até aparecer os caros Wilson e Meneghetti para me influenciar nesse ofício, mas sou um mero "hobbysta". Faço por distração, e tenho muito a aprender, e aqui no fórum é uma boa fonte para quem quer iniciar nesse maravilhoso hobby, temos muitos assuntos de níveis intermediário e avançado, e inúmeros links bacanas dessa arte !!

Obrigado por comentar!!  ;)

Abraços,
Cigano!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.250
    • Ver perfil
Re: [Pocket Watch - Parte 2] Montagem do Ingraham, após limpeza e lubrificação.
« Resposta #17 Online: 28 Março 2013 às 13:17:23 »
Já valeu meu dia. Foi por isso que há uns 15 anos criei o site "principal" e, depois, o fórum. Achava "pobre" demais pessoas gastarem mundos e fundos em relógios com "bling" sem nem ao menos saber a história da marca. Qual era o sentido? Tudo isso aqui é o que me move. O ter nunca teve muita graça para mim...


Flávio

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: [Pocket Watch - Parte 2] Montagem do Ingraham, após limpeza e lubrificação.
« Resposta #18 Online: 28 Março 2013 às 13:37:58 »
Já valeu meu dia. Foi por isso que há uns 15 anos criei o site "principal" e, depois, o fórum. Achava "pobre" demais pessoas gastarem mundos e fundos em relógios com "bling" sem nem ao menos saber a história da marca. Qual era o sentido? Tudo isso aqui é o que me move. O ter nunca teve muita graça para mim...


Flávio

Eu me lembro da era "bling" do fórum, muitos compravam por compulsão e alguns destes se arrependiam. Com o passar dos anos, os comentários e aquisições do fórum subiram de nível, digo para o lado mais teórico, técnico e histórico. Vejo que muitas das aquisições de hoje são de peças tradicionais no meio relojoeiro.
Os assuntos discutidos aqui hoje, servem de espanto para as aquisições de "blings" e até mesmo um suposto fake ou frankies !!
Quem adquire a paixão pela história por uma fabricante, estará se informando ao máximo, e isso evita de aquisições de modelos fakes e frankies !!

Não sei se concordam comigo !! ;D ;D
Abraços,
Cigano!

*

Offline Cosentino

  • *****
  • 1.319
    • Ver perfil
Re: [Pocket Watch - Parte 2] Montagem do Ingraham, após limpeza e lubrificação.
« Resposta #19 Online: 28 Março 2013 às 14:05:45 »
Excelente Cigano.
Parabéns!
Forte abraço.