Como aprender???

  • 17 Respostas
  • 4771 Visualizações
Como aprender???
« Online: 08 Abril 2013 às 23:25:14 »
Salve senhores...,

    Eu estou com uns 10 relógios meio sucateados (Seiko e Orient; na verdade, comprei já bem velhinhos) e queria eu mesmo fazer o serviço de revisão, pra treinar e poder fazer a manutenção nos da minha coleção;  só que da vontade ao ato eu esbarrei com alguns problemas:
                    1- Quase não existe material de aprendizagem *(passo a passo) na internet; o que eu consegui achei muito resumido e achei que não deveria começar a fazer a desmontagem.
                    2- Daí eu passei para a idéia de um curso, primeiramente aqui na cidade depois procurei até em São Paulo  e nada...

    Em vista disso surge a questão... como é que se aprende a mexer com relógio? como é que existe relojoeiro? Minha idéia é de além de colecionar e conhecer razoavelmente as marcas e suas histórias etc, etc... conseguir revisar e consertar meus próprios relógios; já pensei em começar a desmontar, anotar a posição de cada engrenagem ( quem tá ligada com quem ) entender a ideia do funcionamento e depois tentar montar de novo... mas aí fico na dúvida de existirem alguns ajustes específicos que estão além da simples remontagem... ou seja, será que é esse o caminho? tentar fazer o negócio na cara e coragem e ir aprendendo com os erros??? Já estou com as ferramentas, e quase metendo mão na massa...  ;D ainda bem que comprei sucata pra aprender; nunca teria coragem de sacrificar um relógio novo e em perfeito funcionamento ;D
Abraço

*

Offline Dorotheo

  • *****
  • 1.344
  • Deseje o bem, que o bem terá!
    • Ver perfil
Re: Como aprender???
« Resposta #1 Online: 08 Abril 2013 às 23:29:19 »
A parte teórica estou aprendendo aqui:
http://acrisoft.lojavirtualfc.com.br/sistema/listaprodutos.asp?IDLoja=2977&IDProduto=2548515&q=curso--relojoeiro

Depois que terminar pretendo pedir ajuda dos amigos Meneghetti e Cigano.
Mas somente após terminar a teoria.
Abs.
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

*

Offline Jmm

  • ***
  • 222
  • A vida é curta mas é larga.
    • Ver perfil
Re: Como aprender???
« Resposta #2 Online: 09 Abril 2013 às 08:13:29 »
Quando comecei com essa história de "brincar" com relógios comprei esse curso citado pelo Dorotheo. Não vou dizer que não vale nada afinal, de tudo se pode tirar algum proveito. Porém, o mesmo cara vende cursos desde relojoaria até criação de cabras! :-X

Uma recomendação que recebi e que faço ao colega é o livro do Donald de Carle, Practical Watch Repair. Esse livro é encontrado na internet em espanhol com o título "Manual del Relojero".

Se procurar por "de Carle" ou "Practical Watch Repair" na busca do site vai encontrar várias recomendações.

Abraço!
José Mário

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Como aprender???
« Resposta #3 Online: 09 Abril 2013 às 09:35:58 »
O ideal é ter uma boa base teórica para então partir para a prática, mas isto não é muito comum aqui no Brasil, onde a maioria dos relojoeiros, inclusive profissionais, aprenderam na base da tentativa e erro.

Eu recomendaria que, primeiro, você lesse um bom manual, como o Pratical Watch Repair do de Carle, indicado pelo José Mário. É um livrinho barato e muito bom, elucidativo.

Um link legal para aprender algo é o curso do nosso colega Luís Silva (http://relojoeiro.no.sapo.pt/index.html).
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Como aprender???
« Resposta #4 Online: 09 Abril 2013 às 09:47:14 »
Também recomendo as dicas dadas, do livro do De Carle e do nosso colega Luís Silva.

Eu procuro também enfatizar que se deve aprender da maneira certa. Defendo que já passou da hora de perpetuarmos técnicas ultrapassadas e inadequadas, anti-profissionais, mesmo que seja para hobby. É perfeitamente possível conciliar práticas corretas ao hobby, pois eu faço isso.

Agora, eu nunca vi um manual sequer que ensinasse tudo. Todo manual que existe serve de acompanhamento à aulas práticas ou "upgrades" teóricos. Nenhum deles substitui isso e essa é a dificuldade em se aprender. Não é absurdo comparar como um cirurgião. Existem zilhões de livro de cirurgia abdominal, por exemplo. Mas, se, nem que seja só na primeira vez na vida, no primeiro corte na barriga de um paciente, tem que ter um cara do lado que sabe como fazer e te mostre como fazê-lo.

As empresas que trabalham com relojoaria podem formar relojoeiros. Um dos caminhos que ocorre nas assistências técnicas é o polidor ou o office-boy, se assim desejarem, aprenderem o ofício de relojoeiro. Conheço um ex-office-boy e um polidor que viraram relojoeiros pois foram treinados dentro da empresa em que trabalham, orientados por relojoeiros experientes. Na ausência completa de formação oficial, as empresas fazem esse papel.

Abraços!

Adriano

Re: Como aprender???
« Resposta #5 Online: 09 Abril 2013 às 12:55:38 »
eu tenho um curos de relojoaria que era dado pela escola suissa....aquele que tinha em SP, e era dado por um conhecido relojoeiro, que não me lembro o nome.
posso disponibilizá-lo, se alguém se interessar. tiro cópia e encaminho.

*

Offline Rafaexp

  • *****
  • 715
  • Time what its time...
    • Ver perfil
Re: Como aprender???
« Resposta #6 Online: 09 Abril 2013 às 13:18:29 »
Quando comecei com essa história de "brincar" com relógios comprei esse curso citado pelo Dorotheo. Não vou dizer que não vale nada afinal, de tudo se pode tirar algum proveito. Porém, o mesmo cara vende cursos desde relojoaria até criação de cabras! :-X

Uma recomendação que recebi e que faço ao colega é o livro do Donald de Carle, Practical Watch Repair. Esse livro é encontrado na internet em espanhol com o título "Manual del Relojero".

Se procurar por "de Carle" ou "Practical Watch Repair" na busca do site vai encontrar várias recomendações.

Abraço!
José Mário

Pode procura-lo na estante virtual, que voce acha varias edições dele...inclusive algumas edições raras!!!! :D :D :D

é um baita livro!!!!! vale a pena!!!

abraço

Rafa

*

flavio

Re: Re: Como aprender???
« Resposta #7 Online: 09 Abril 2013 às 13:31:37 »
Não custa 60 reais na amazon. Flávio

Re: Como aprender???
« Resposta #8 Online: 09 Abril 2013 às 17:29:32 »
A parte teórica estou aprendendo aqui:
http://acrisoft.lojavirtualfc.com.br/sistema/listaprodutos.asp?IDLoja=2977&IDProduto=2548515&q=curso--relojoeiro

Depois que terminar pretendo pedir ajuda dos amigos Meneghetti e Cigano.
Mas somente após terminar a teoria.
Abs.
Dorotheo será um prazer em te ajudar meu amigo  8) 8) pode contar comigo amigão  8)
Abraços
Meneghetti  8)

*

Alberto Ferreira

Re: Como aprender???
« Resposta #9 Online: 09 Abril 2013 às 18:57:39 »

...
Eu procuro também enfatizar que se deve aprender da maneira certa. Defendo que já passou da hora de perpetuarmos técnicas ultrapassadas e inadequadas, anti-profissionais, mesmo que seja para hobby. É perfeitamente possível conciliar práticas corretas ao hobby, pois eu faço isso.

...


Eu concordo!
E, como "testemunha ocular da (nossa) História"  :D, eu vou aproveitar o "gancho" e falar da evolução da nossa "postura" aqui no FRM.

Já houve época em que a nossa preocupação não era tão estrita assim.
Nós tateávamos, pesquisávamos, "trocávamos figurinhas" e aprendíamos.   ::)

Hoje, nós continuamos fazendo exatamente isso.   ;)
 ;D

Mas,...
Como disse o Adriano, com a preocupação adicional de colocar as coisas (dentro do possível e das nossas limitações) de maneira correta, técnica, ou se possível dentro de uma visão mais profissional.

E, sim,...
 "...já passou da hora de perpetuarmos técnicas ultrapassadas e inadequadas, anti-profissionais,..."

Alberto

Re: Como aprender???
« Resposta #10 Online: 09 Abril 2013 às 22:37:42 »
Salve Salve... ;D

        Pois bem, quero agadecer a todos... (ao Dorotheo, Jmm, Igor, Adriano, João Pedro, Rafa, Flavio, Meneghetti... todos) podem acreditar, as dicas foram ótimas, já consegui quase todo o material que vocês indicaram... gostei muito dos textos ... principalmente o que o amigo José Mario indicou; é como o amigo Rafaexp falou: é um baita livro!!!!! vale a pena!!! tive algum trabalho em baixar, mas baixei ;D. Concordo também com o Adriano, Todo manual que existe serve de acompanhamento à aulas práticas ou "upgrades" teóricos. Nenhum deles substitui isso e essa é a dificuldade em se aprender. Não é absurdo comparar como um cirurgião. Existem zilhões de livro de cirurgia abdominal, por exemplo. Mas, se, nem que seja só na primeira vez na vida, no primeiro corte na barriga de um paciente, tem que ter um cara do lado que sabe como fazer e te mostre como fazê-lo. A parte pratica com um mestre do lado pra instruir é até mais rápida, segura e correta que a teórica e nunca um manual vai ensinar TUDO... mas com esse material de hj já da pra ir me divertindo... aos poucos vou pegando experiencia até ter certeza do que estou fazendo... Abraço a todos e mais uma vez, obrigado.

*

Offline Rafaexp

  • *****
  • 715
  • Time what its time...
    • Ver perfil
Re: Como aprender???
« Resposta #11 Online: 09 Abril 2013 às 22:57:31 »
Aeee caverna!!

Passando para deixar um link interessante!! Cara qto mais caço mais coisa legal a gente acha!!  :D

http://www.eta.ch/swisslab/6497/6947.html

Abração!!! ;D ;D

Rafa

Re: Como aprender???
« Resposta #12 Online: 11 Abril 2013 às 00:03:04 »
Salve salve...,

      Muito bacana Rafaexp, hj eu fiquei um tempão montando e desmontando o mecanismo "virtual" ;D tô tentando compreender a lógica da máquina... muito bacana; então como eu sei que todo mecanismo´tem o mesmo princípio... muito bacana e divertido... Valeu ;D

Abraço

*

Offline Rafaexp

  • *****
  • 715
  • Time what its time...
    • Ver perfil
Re: Como aprender???
« Resposta #13 Online: 11 Abril 2013 às 08:38:33 »
 ;D ;D

Relaxa Caverna!!! então, tem algumas coisas no youtube tb, mas lá tem que tomar cuidado pq tem muito "carniceiro" hehehe mas sempre tem uns vídeos interessantes!!!

Abraço

Rafa   ;D ;D ;D ;D

*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re: Como aprender???
« Resposta #14 Online: 11 Abril 2013 às 10:06:14 »

Re: Como aprender???
« Resposta #15 Online: 12 Abril 2013 às 00:05:51 »
Salve,

   Amigo zE muito interessante este site; o bom é que ele te ensina como montar e desmontar o 7s26... muito bom assim torna-se muito mais fácil; no inicio da semana não tinha previsão alguma que eu iria conseguir desmontar um mecanismo e hj tenho muitas fontes de informações. Em breve mostrarei meus resultados  já tô me sentindo um relojoeiro ;D

        Abraço

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Como aprender???
« Resposta #16 Online: 13 Abril 2013 às 01:38:18 »
A parte teórica estou aprendendo aqui:
http://acrisoft.lojavirtualfc.com.br/sistema/listaprodutos.asp?IDLoja=2977&IDProduto=2548515&q=curso--relojoeiro

Depois que terminar pretendo pedir ajuda dos amigos Meneghetti e Cigano.
Mas somente após terminar a teoria.
Abs.

Opa fique a vontade, caro Dorotheo, uma sugestão, adquira umas ferramentas básicas, e um movimento de bolso, pois para aprender o básico são ótimos, por 2 motivos, são simples, sem calendário e módulo automático, e são maiores que os movimentos dos modelos de pulso !!

Ferramentas báiscas:

Suporte simples para apoiar o movimento !


Suporte regulável para movimento.

OFF: Comprei uma parecida com esta da Bergeon, porém das baratinhas, deve ser chinesa, porém é usual, está sendo até hoje... ;D ;D ;D

Um set de chaves de precisão para relojoeiros.


E por último um movimento oriundo de alguma sucata !!


Eu aprendi com uma UT6497, é um movimento gostoso de desmontar, pela facilidade e pelo tamanho graúdo !!


Aqui um link bacana que recomendo aos colegas que queiram entrar nesse mundo, pelo menos por hobby como eu !! 8)
http://people.timezone.com/library/wglossary/wglossary631691881806327073

Agora para animá-los, um teaser do Bell Matic que foi me cedido pelo caro amigo Henk !!


Pulseira e caixa já polidos, depois de algumas pesquisas, fiz um polimento próximo ao do original do modelo, que é conhecido como Bell Matic "Turtle"


Me desculpe pelas fotos ruins, além de tirá-las de noite, eu ainda não aprendi a mexer direito na máquina que ganhei do caro amigo Jansen!! :P ::)




Abraços,
Cigano!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Como aprender???
« Resposta #17 Online: 13 Abril 2013 às 03:30:22 »
Não, não! Deixa o movimento americado em paz tiito!

Flávo