CLUBE DO ORIENT

  • 2004 Respostas
  • 628570 Visualizações
*

igorsfc

Re:CLUBE DO ORIENT
« Resposta #960 Online: 13 Março 2016 às 16:03:04 »
Lindos. Esse pre-saturation eu não conhecia.

*

Offline CALS

  • ****
  • 363
    • Ver perfil
Re:CLUBE DO ORIENT
« Resposta #961 Online: 13 Março 2016 às 19:33:45 »



Queria ouvir de alguém uma explicação para esses indexes coloridos. É esse é um dos bezels internos mais raros de se encontrar inteiro, ou desbotado, ou descascado. Esse é os 15 primeiros indexes em vermelho daquele pontilhado.

CLUBE DO ORIENT
« Resposta #962 Online: 13 Março 2016 às 19:46:40 »
CALS,

Vou aproveitar sua carona para entender este bezel que tem os seguintes números:

Amarelo - 20M
Verde - 30M
Rosa - 35M
Azul - 40M

Eu achava que tinha algo a ver com descompressão de mergulho, mas confesso que é puro chute.

E eu não sabia que este bezel tinha a tendência de estragar. Então tive sorte de pegar um em bom estado, sem querer?

Abraços

PS: a coleção do Cocobambu é muito legal. Bela curadoria!
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

*

Alberto Ferreira

Re:CLUBE DO ORIENT
« Resposta #963 Online: 13 Março 2016 às 19:57:30 »
Boa noite!

Amigos Carlos André e Marco,
Certa vez eu tive uma explicação, não oficial da Orient, pois ela infelizmente não se preocupa muito com estes detalhes de informação...

O que me foi dito é que aquelas cores teriam a ver com a percepção do olho humano às cores à medida que a profundidade vai aumentando e os comprimentos de onda vão sendo gradativamente "bloqueados".
A camada de água age como filtro aos raios solares.

Isso de fato ocorre, pois a uma dada profundidade nós não vemos mais determinadas cores, que consequentemente nos parecem ser preto.

Bene...
Si non e vero, pelo menos faz sentido.  8)

Abraços!
Alberto

Re:CLUBE DO ORIENT
« Resposta #964 Online: 13 Março 2016 às 20:40:43 »
Faz bastante sentido.
FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re:CLUBE DO ORIENT
« Resposta #965 Online: 13 Março 2016 às 21:38:32 »
Hahahahhaha Marco, voce nao resistiu??

Lembro de quando vi esse KD em mãos... Está ótimo mesmo! inclusive o bezel, que costuma estar desgastado estava perfeito.. Polimento original também!

Identifiquei ele pelo mostrador.. que conversamos sobre ele naquele dia hahaha

Espero que tenha conseguido por um bom valor!  ;) ;D

Abraços e parabéns!
« Última modificação: 13 Março 2016 às 21:44:38 por shun »

Re:CLUBE DO ORIENT
« Resposta #966 Online: 13 Março 2016 às 22:18:12 »
Gente, qual o melhor : orient poseidon ou mako?

Re:CLUBE DO ORIENT
« Resposta #967 Online: 13 Março 2016 às 23:20:14 »
Gente, qual o melhor : orient poseidon ou mako?
Já tive o poseidon na mão e já tive um mako. Para mim o mako com vários corpos de vantagem...

Re:CLUBE DO ORIENT
« Resposta #968 Online: 13 Março 2016 às 23:43:40 »
Boa noite!

Amigos Carlos André e Marco,
Certa vez eu tive uma explicação, não oficial da Orient, pois ela infelizmente não se preocupa muito com estes detalhes de informação...

O que me foi dito é que aquelas cores teriam a ver com a percepção do olho humano às cores à medida que a profundidade vai aumentando e os comprimentos de onda vão sendo gradativamente "bloqueados".
A camada de água age como filtro aos raios solares.

Isso de fato ocorre, pois a uma dada profundidade nós não vemos mais determinadas cores, que consequentemente nos parecem ser preto.

Bene...
Si non e vero, pelo menos faz sentido.  8)

Abraços!
Alberto

Grande Lord Alberto,

Realmente faz sentido. Então ele poderia ser usado como uma espécie de profundímetro, de acordo com a variação de cores... Vou tentar encontrar algo sobre este assunto.

Muito obrigado!

 :)

Hahahahhaha Marco, voce nao resistiu??

Lembro de quando vi esse KD em mãos... Está ótimo mesmo! inclusive o bezel, que costuma estar desgastado estava perfeito.. Polimento original também!

Identifiquei ele pelo mostrador.. que conversamos sobre ele naquele dia hahaha

Espero que tenha conseguido por um bom valor!  ;) ;D

Abraços e parabéns!

Shun,

Verdade. Depois que vi este relógio em mãos, ele ficou martelando na minha cabeça com aquela frase "me compra... me compra que estou em bom estado..."

Um dia enviei uma mensagem ao vendedor e consegui um preço legal. Tenho usado ele com frequência e agora fiquei ainda mais satisfeito com estas informações sobre as cores do bezel e a dificuldade de se encontrar um exemplar em bom estado.

Abraços!
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

*

Offline CALS

  • ****
  • 363
    • Ver perfil
Re:CLUBE DO ORIENT
« Resposta #969 Online: 14 Março 2016 às 20:53:05 »
Alberto,

Sua sapiência acerca da horologia vintageira setentista (se é que essa subdivisão existe) é inigualável. Essa do bloqueio das ondas de luz é uma sacação genial da Orient.

Agora Carretera,
Esse seu bezel dá até raiva de tão conservado. Quando esse tipo não está simplesmente descascado, o desbotamento torna as cores quase as mesmas.
Ah, divulguem você e Shun onde há esse vendedor que viaja no tempo para trazer Orient tão inteiros direito dos 70.



Grande Lord Alberto,

Realmente faz sentido. Então ele poderia ser usado como uma espécie de profundímetro, de acordo com a variação de cores... Vou tentar encontrar algo sobre este assunto.

Muito obrigado!

 :)

Shun,

Verdade. Depois que vi este relógio em mãos, ele ficou martelando na minha cabeça com aquela frase "me compra... me compra que estou em bom estado..."

Um dia enviei uma mensagem ao vendedor e consegui um preço legal. Tenho usado ele com frequência e agora fiquei ainda mais satisfeito com estas informações sobre as cores do bezel e a dificuldade de se encontrar um exemplar em bom estado.

Abraços!

*

Offline Stone Free

  • ***
  • 107
  • MAIS UM EX-MEMBRO DO FÓRUM ANTIGO...
    • Ver perfil
Re:CLUBE DO ORIENT
« Resposta #970 Online: 15 Março 2016 às 14:25:02 »
Boas a todos!
Salve Mestre Alberto!

Estou sumido, sim... Mas volto algum dia... ;D
Tenho saudades dessa praia... Dos colegas, dos KD's e WD's...

Mas vamos lá...

Tem a ver com tabelas de descompressão. Faz muito tempo que obtive essa informação, foi na internet, mas realmente não me lembro onde exatamente...

Faixa amarela de 20 metros: Permitido permanecer a 20 metros de profundidade, durante 45 a 60 minutos, sem descompressão;
Faixa verde de 30 metros: Permitido permanecer a 30 metros de profundidade, durante 30 a 45 minutos, sem descompressão;
Faixa rosa de 35 metros: Permitido permanecer a 35 metros de profundidade, durante 15 a 30 minutos, sem descompressão;
Faixa azul de 40 metros: Permitido permanecer a 40 metros de profundidade, durante 0 a 15 minutos, sem descompressão.

Infelizmente nesse momento, estou sem condições de ilustrar uma situação aqui, com fotos, mas não é difícil "desvendar" o segredo, ao olhar atentamente para o bezel e seguir as regras acima.

Abraços a todos! ;)

Gustavo
« Última modificação: 15 Março 2016 às 15:54:18 por Stone Free »

*

Offline Stone Free

  • ***
  • 107
  • MAIS UM EX-MEMBRO DO FÓRUM ANTIGO...
    • Ver perfil
Re:CLUBE DO ORIENT
« Resposta #971 Online: 15 Março 2016 às 14:34:04 »
Faixa rosa de 35 metros: Permitido permanecer a 30 metros de profundidade, durante 15 a 30 minutos, sem descompressão;

Oops... Errei a mão aqui...  :P Leia-se "35 metros de profundidade". Já consertei a gafe acima. Desculpem. Estou meio "destreinado" em editar posts, hehehe.

Abraços.

Gustavo
« Última modificação: 15 Março 2016 às 15:56:38 por Stone Free »

*

Alberto Ferreira

Re:CLUBE DO ORIENT
« Resposta #972 Online: 15 Março 2016 às 15:24:19 »
Boa tarde, Gustavo!

Apareça mais, rapaz!
Seus posts e conhecimentos de estudioso do assunto fazem falta por aqui, na nossa velha "praia" dos KD's e WD's...

Eu agradeço a contribuição e lhe faço uma pergunta...
E a questão das cores de cada setor, você já ouviu falar naquilo que eu mencionei, ou acredita que não passa de "lenda urbana"?

Um grande abraço!
Alberto

Re:CLUBE DO ORIENT
« Resposta #973 Online: 15 Março 2016 às 15:26:41 »
Bela informação Stone... Valeu!!

Re:CLUBE DO ORIENT
« Resposta #974 Online: 15 Março 2016 às 16:14:14 »
Boas a todos!
Salve Mestre Alberto!

Estou sumido, sim... Mas volto algum dia... ;D
Tenho saudades dessa praia... Dos colegas, dos KD's e WD's...

Mas vamos lá...

Tem a ver com tabelas de descompressão. Faz muito tempo que obtive essa informação, foi na internet, mas realmente não me lembro onde exatamente...

Faixa amarela de 20 metros: Permitido permanecer a 20 metros de profundidade, durante 45 a 60 minutos, sem descompressão;
Faixa verde de 30 metros: Permitido permanecer a 30 metros de profundidade, durante 30 a 45 minutos, sem descompressão;
Faixa rosa de 35 metros: Permitido permanecer a 35 metros de profundidade, durante 15 a 30 minutos, sem descompressão;
Faixa azul de 40 metros: Permitido permanecer a 40 metros de profundidade, durante 0 a 15 minutos, sem descompressão.

Infelizmente nesse momento, estou sem condições de ilustrar uma situação aqui, com fotos, mas não é difícil "desvendar" o segredo, ao olhar atentamente para o bezel e seguir as regras acima.

Abraços a todos! ;)

Gustavo

Stone Free,

Muito obrigado pela informação. Isto me fez gostar ainda mais do meu "achado"...

Abraços e espero que continue aparecendo por aqui.
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

*

Offline Stone Free

  • ***
  • 107
  • MAIS UM EX-MEMBRO DO FÓRUM ANTIGO...
    • Ver perfil
Re:CLUBE DO ORIENT
« Resposta #975 Online: 15 Março 2016 às 16:23:02 »
Obrigado Mestre Alberto, e Cocobambu!

Olha Mestre, quanto às cores, nunca consegui descobrir. Não acredito que tenha qualquer relação com alguma norma sobre mergulho, ou descompressão, tampouco com relação à transparência das escalas nas diversas faixas de profundidade. Sou técnico ambiental, e diversas vezes usei um dispositivo chamado Disco de Secchi, para poder medir a profundidade em corpos d'água. As cores usadas nesse disco são apenas o branco e o preto, o que de certa forma invalida a teoria do "bloqueio" dos comprimentos de onda citado inicialmente. Não faz muito sentido pra mim também, a escala dos 30 metros ter a cor mais escura que as demais. Posso afirmar que o verde é bem escuro mesmo (assim como o rosa, que é choque mesmo!!! ;D), pois como voce bem sabe, tenho KD's em estado mint para poder dar esse testemunho 8)

Trata-se muito provavelmente, de "lenda urbana", mesmo.

A funcionalidade do bezel multicolorido do KD é conhecida por muito poucos. Fico feliz em poder compartilhar isso aqui com voces.

Um forte abraço a todos.

Gustavo
« Última modificação: 15 Março 2016 às 16:27:32 por Stone Free »

Re:CLUBE DO ORIENT
« Resposta #976 Online: 15 Março 2016 às 16:51:50 »
A parte chata desta história do KD é que agora vou ter que catar um desse em perfeito estado para comprar, visto que não o tenho na minha coleção.


*

Alberto Ferreira

Re:CLUBE DO ORIENT
« Resposta #977 Online: 15 Março 2016 às 18:32:54 »
Obrigado Mestre Alberto, e Cocobambu!

Olha Mestre, quanto às cores, nunca consegui descobrir. Não acredito que tenha qualquer relação com alguma norma sobre mergulho, ou descompressão, tampouco com relação à transparência das escalas nas diversas faixas de profundidade. ...
...

 Não faz muito sentido pra mim também, a escala dos 30 metros ter a cor mais escura que as demais. Posso afirmar que o verde é bem escuro mesmo (assim como o rosa, que é choque mesmo!!! ;D), pois como voce bem sabe, tenho KD's em estado mint para poder dar esse testemunho 8)

Trata-se muito provavelmente, de "lenda urbana", mesmo.

A funcionalidade do bezel multicolorido do KD é conhecida por muito poucos. Fico feliz em poder compartilhar isso aqui com voces.
...

Gustavo

Boa tarde!
Sim, amigo Gustavo,

Pode mesmo até ser que a "lenda" tenha surgido em decorrência disto...





Fonte destas imagens, caso alguém pretenda pesquisar mais ---> https://en.wikipedia.org/wiki/Underwater_vision

Ou aqui...



Mas,...
Das duas uma...  ::)

- A ideia de usar as cores como "profundímetro" pode parecer boa e até ter sido "cogitada" pela Orient...
- Mas ela acabou usando as cores que achou mais "bonitas", no estilo KD de ser...  ::)  ;D
 :-[

Bem,...
Para que a informação correta prevaleça em meio às minhas brincadeiras...

Eu concordo com o Gustavo.
Até prova em contrário nós temos mesmo que considerar a ideia das cores para aferir a profundidade como uma lenda urbana.


Abraços e grato pelas informações!
Alberto

*

Jefferson

Re:CLUBE DO ORIENT
« Resposta #978 Online: 16 Março 2016 às 00:39:30 »
(...) Disco de Secchi, para poder medir a profundidade em corpos d'água. As cores usadas nesse disco são apenas o branco e o preto, o que de certa forma invalida a teoria do "bloqueio" dos comprimentos de onda citado inicialmente (...)
Gustavo

Olá pessoal,

De minha parte, prefiro manter a hipótese sob suspeita do que considerá-la de imediato uma lenda urbana.

Gustavo, fiquei curioso sobre o uso do disco de Secchi para a medição da profundidade. Foi um objeto projetado inicialmente para medir a turbidez de um corpo d'água. (Figura abaixo para não deixar o pessoal perdido)  ;).


Fonte: http://www.miseagrant.umich.edu/

Falando nisso, os diferentes níveis de turbidez tem efeito sobre a escala de absorção dos comprimentos de luz na água. Essa é a razão para eu continuar considerando essa teoria  do profundímetro do KD plausível.

Outro ponto é que há diversas fontes sobre o assunto, com variações a respeito dos coeficientes de absorção dos comprimentos de onda, com efeito sobre a ordem das cores.

Nessa figura abaixo, observa-se correspondência com a escala do KD, no que diz respeito à sequência. As profundidades podem variar, pelo que escrevi acima.



Abraços,

Jefferson

*

Offline fbmj

  • *****
  • 1.825
    • Ver perfil
Re:CLUBE DO ORIENT
« Resposta #979 Online: 16 Março 2016 às 00:47:17 »
E aquela história de que o amarelo é a ultima cor que se deixa de enxergar com a progressão do mergulho? Por isso submarinos são amarelos, assim como material de mergulho?

« Última modificação: 16 Março 2016 às 00:49:13 por fbmj »