Boas a todos.
Permita-me, Cocobambu:
Pelo que estávamos discutindo três páginas atrás, Os King Diver circa 1975, os quais trazem no dial o dístico "King Diver", tinham os ponteiros retos. Somente os King Diver circa 1977, com o dístico no dial "KD", vinham com os ponteiros em formato de calha, iguais aos do WD.
Especificamente no meu caso, este meu Orient com o dístico "King Diver" está com os ponteiros em forma de calha. À princípio, acreditei que ele tivesse sofrido uma substituição ao longo do tempo. Sucede que, em pesquisa na internet, eu encontrei um igual à venda no mercado com livre, inclusive, com a mesma configuração de ponteiros.
À rigor, pode ter saído "King Diver" com esses ponteiros em forma de calha?
Suas dúvidas são bastantes pertinentes.
Como em todo processo produtivo, no impacto na mudança abrupta de design ou funcionalidade de um determinado item, sempre há um modelo de transição. Fazendo um paralelo com a praia das canetas, a Parker por exemplo, tinha seus últimos modelos 51
vacumatic produzidos com o "clipe de transição" na tampa, que depois passariam a ser padrão nos modelos 51 com sistema
aerométrico.
Imagine então a Orient, cujo padrão sempre foi a exceção, e não a regra. Por esse motivo, e pela certa "regularidade" que houve com os modelos produzidos no decorrer dos anos 70, que mantenho meu foco e minhas pesquisas apenas e tão somente nesses modelos.
Os ponteiros em formato de calha são exclusivos para os WD's, mas não para os KD's. Os primeiros KD's dos final dos anos 60, como os "SWIMMER", e alguns "WEEKLY AUTO" também eram equipados com esse tipo de ponteiro. No início dos anos 70, eles foram sendo gradativamente substituídos pelos "ponta quadrada", e a partir de 1973 pelos "retos". Note que sempre me refiro a "circa", como sendo um período, não o ano propriamente dito. No período entre 75 e 77, e a partir daí, até o final dos anos setenta, os KD's passaram a ter exclusivamente os "calha" com o segundeiro branco "rabo de andorinha". Seu KD, portanto, é um desses modelos de transição, salvo alguma substituição, que para o bem ou para o mal, acabou valorizando seu exemplar. Não há nada de errado com esse modelo, provavelmente é um "pré-77". E bastante raro.
Espero que tenha sido claro e que tenha ajudado a esclarecer sua dúvida.
Abraços a todos.
Gustavo