seiko 6119-8090 - acrílico?

  • 9 Respostas
  • 3964 Visualizações
*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
seiko 6119-8090 - acrílico?
« Online: 12 Maio 2013 às 14:26:32 »
olás!

hoje me caiu nas mãos um seiko 6119-8080, como o da foto abaixo -  meu está um pouco melhor, mas não muuuuuito melhor..

pela numeração, é de julho de 1969, ou seja, alguns meses mais velho que eu.

está funcionando, embora eu não consiga mudar a data, o que deve ser solucionado na revisão. o dia da semana é girando os ponteiros, conforme infos sobre o movimento. o bracelete - bem vagabundo - não é original e será substituído por alguma pulseira de couro, mais pra frente.

a minha dúvida: acharei acrílico para ele?

uma foto de um semelhante, mas não o meu:


*

Alberto Ferreira

Re: seiko 6119-8090 - acrílico?
« Resposta #1 Online: 12 Maio 2013 às 15:06:14 »
Achar... Até que acha.
Mas há que considerar alguns pontos básicos.

Certamente será difícil, para não dizer impossível, encontrar por aí (com facilidade) o chamado "original", procedente diretamente do fabricante, a Seiko.
Não é impossível, mas já é bem difícil encontrar, em especial aqui no Brasil.

Sim, há acrílicos de reposição (fabricados por terceiros) que, se aplicados, ficam bastante razoáveis.

A questão, como sempre ocorre nestes casos, é observar (bem) as características dimensionais (além de apenas o diâmetro, que é a parte mais fácil...  ::)), tais como a curvatura, a altura, etc.
Isso posto, dá pare substituir, sim.

Alberto

Re: seiko 6119-8090 - acrílico?
« Resposta #2 Online: 12 Maio 2013 às 15:23:38 »
Fácil a reposição desse acrílico!!!
Sem frescuras!!!
Uma boa fornitura te fornece um acrílico na medida, sem problemas!!!
Se o mostrador estiver OK, bem como a caixa bem conservada, terás um baita relógio!!!
Abraço
Paulo Sergio 
Abraço
Paulo Sergio

Re: seiko 6119-8090 - acrílico?
« Resposta #3 Online: 12 Maio 2013 às 16:40:12 »
creio que o dia da semana mude apertando a coroa mais fundo. Apertou um pouco muda o dia do mês. Mais fundo o dia da semana

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: seiko 6119-8090 - acrílico?
« Resposta #4 Online: 12 Maio 2013 às 17:17:36 »
obrigado pelas respostas. o mostrador parece ok, e a caixa idem. no geral tá bem conservadinho para a idade. o mostrador não tem aquelas marcas de mofo e etc. aliás, o mostrador parece muito limpo.

o acrílico tem um rachado. é por isso que quero trocá-lo.

a data eu sei que, nesse calibre - que pela data é um 6119C - muda-se apertando a coroa. apertei a fundo. o número ameça trocar mas volta para onde está.

não sei se isso é desgaste  ou algo está quebrado. o relojoeiro dirá para mim - não sou eu que mexo nos relógios... hehehehe

pena ele não ser de cristal, mas de acrílico, cristal eu dari aum jeito de trocar, com mais facilidade, eventualmente até encomendando uma safira... hehehe - afinal, é um baita relógio sim.

tá bem conservadinho, e com um polimento leve ficará com cara de novo! pois não tem nenhum risco fundo na caixa.

não tenho uma máquina fotográfica com capacidade de tirar boas fotos dele. como é todo acinzentado, precisa de uma boa máquina com alta resolução para pegar as nuanças.

o bracelete que está nele é de chapa dobrada e não é seiko. ou trocarei por uma pulseira de couro, ou um bracelete não muito espesso e bem confortável.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: seiko 6119-8090 - acrílico?
« Resposta #5 Online: 13 Maio 2013 às 10:37:53 »
Ele é caixa 8080 ou 8090? Se for 8090, o vidro original, da própria Seiko, não achará mais. Embora possa procurar, pela referência, que é 310T18ANS0.

Procure pelos vidros de reposição da Sternkreuz. O referência XAC311.650 é o de substituição direta do que precisa. Ou qualquer um genérico na medida 311, mas que provavelmente não terá a aparência do original, que tem o canto chanfrado.

Abraço!

Adriano

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: seiko 6119-8090 - acrílico?
« Resposta #6 Online: 13 Maio 2013 às 14:45:17 »
Ele é caixa 8080 ou 8090? Se for 8090, o vidro original, da própria Seiko, não achará mais. Embora possa procurar, pela referência, que é 310T18ANS0.

Procure pelos vidros de reposição da Sternkreuz. O referência XAC311.650 é o de substituição direta do que precisa. Ou qualquer um genérico na medida 311, mas que provavelmente não terá a aparência do original, que tem o canto chanfrado.

Abraço!

Adriano

adriano, caixa 8090... bom, vou manter o cristal que está nele. é acrílico... ou é vidro e não estou reconhecendo?

me preocupa mais agora o fato de estar sem trocar a data, pressiona-se a coroa, o número mexe um pouco e não troca. o relojoeiro do bairro, acostumado com reloginhos como esse, não quis mexer: diz que falta peça para esse movimento. e que se eu achar, usada, vai me custar muto e durar pouco....

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: seiko 6119-8090 - acrílico?
« Resposta #7 Online: 13 Maio 2013 às 15:27:13 »
Certamente é acrílico!

Sobre o calendário, precisa ver se esse problema se repete com a máquina fora da caixa, por uma razão simples: o calendário pode não saltar por defeito no mecanismo, mas é bem mais comum isso ocorrer por falta de curso da coroa, por ela estar com tanta sujeira ou estar torta a ponto de não permitir que ela entre totalmente e conduza a alavanca de salto do calendário.

Abraços!

Adriano

*

Offline Rafaexp

  • *****
  • 715
  • Time what its time...
    • Ver perfil
Re: seiko 6119-8090 - acrílico?
« Resposta #8 Online: 13 Maio 2013 às 16:23:09 »
Belo Seiko!!!!!

Da uma perguntada pro meneghetti, recentemente ele restaurou um parecido para mim....

Mas como os mestres disseram, não acredito que encontre o acrílico original pois essas belezuras já mudaram bastante até hj, mas mesmo com componentes "alternativos"o resultado final tende a ficar muito bom!!!!

Mas como sempre, essa é minha opinião, e ultimamente ando apaixonado por umas velharias!!!

Grande Abraço e parabéns pela peça Ogum!

Abraço

Rafa

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: seiko 6119-8090 - acrílico?
« Resposta #9 Online: 13 Maio 2013 às 16:42:40 »
uma foto bem porquinha, de celular, tirada no sol:



eu tirei o bracelete, que não era original e tava tão caindo aos pedaços que os pinos se desmontaram junto com os terminais.

mas o estado geral do relógio é bom.

coloquei uma pulseira de couro nele. ficou chique o relógio!

agora, sempre será um desafio tirar fotos dele. ele é todo num tom só de cinza. os marcadores de hora são visíveis por relevo.

afora os riscos e o rachado no acrílico, no geral está em melhor estado que este anunciado no e-bay, pelo menos a caixa tem menos riscos e o fundo está mais inteiro. pela numeração, é de julho de 1969. alguns meses mais velho que eu...

http://www.ebay.com/itm/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=290901118017

insiro o link do e-bay só para comparação, por favor, não interpretem mal.

com a pulseira de couro preta, vai ser usado hoje à noite num evento.