Baselworld 2013!!!!

  • 9 Respostas
  • 2567 Visualizações
Baselworld 2013!!!!
« Online: 19 Abril 2013 às 01:19:48 »
Olá amigos foristas!!! estarei indo para Europa, mais precisamente Paris, na próxima semana para ficar uma breve temporada com minha esposa que esta grávida. Viajem programada a algum tempo, tanto que me desfiz de um Cartier Roadster, que havia ficado muito sem graça com a chegada do Omega Speedmaster 9300, no intuito de substituir por outro cronógrafo, algo in-house tipo um El Primeiro ou B01, mas essa já é outra história. O envolvimento com o trabalho não nos deu tempo de programar algumas curtas viagens que pretendemos fazer. Hoje na janta me perguntou se queria ir em algum lugar especial. E checando datas do circuito de F1 e alguns shows me lembrei da Baselworld, e vi que estarei la durante a feira (ou expo?). Gostaria de Dicas dos Amigos Foristas que ja foram. Vi que Zurique fica ao lado de Basel, e tive a ideia de ir a Zurique por umas duas noites e visitar a Basel World. Como sou marinheiro de primeira viajem no assunto gostaria de umas e dicas e que me tirassem algumas duvidas.  Se vale a pena ir conhecer?? Se e aberta ao publico em geral??? Se la comercializam relógios ?? se vale a pena comprar la ou em outra cidade na suíça? e o relato/experencia por quem ja foi. Estou ata abaixando um app da baselworld.

Abracos a todos e obrigado desde ja!!!!

*

Offline Murilo

  • ***
  • 239
    • Ver perfil
Re: Baselworld 2013!!!!
« Resposta #1 Online: 19 Abril 2013 às 07:13:06 »
Tem alguns relatos aqui no FRM sobre a feira.
Mas creio que somente um forista poderá lhe ajudar: Adriano.

*

Offline ThiagoDF

  • *****
  • 1.996
    • Ver perfil
Re: Baselworld 2013!!!!
« Resposta #2 Online: 19 Abril 2013 às 08:44:57 »
Salvo engano, tem um tópico no botequim com dicas do Adriano. ;)
Membro do RedBarBrazil

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Baselworld 2013!!!!
« Resposta #3 Online: 19 Abril 2013 às 09:18:27 »
Exato! Lamentavelmente este ano não irei, ainda que seja por um motivo ainda melhor. A feira estará maior este ano pois o pavilhão sofreu uma ampliação. Por um lado ficou meio "feio", pois matou o espaço aberto, a pracinha, em frente ao pavilhão principal, mas deve ter ficado interessante a interligação entre os dois pavilhões. Essa é reforma é também o motivo da feira ter sido antecipada em quase um mês ano passado (foi para o começo de março) e ter sido "atrasada" este ano (fim de abril), quando normalmente é no fim de março.

Eu, como já comentei, fico sempre em Zurique, por dois motivos: Basiléia na época de feira é impossível achar vaga em hotéis. Se você for agora procurar vagas na Basiléia para a época da feira de 2014, terá dificuldades. E mesmo em Zurique, se for procurar hotel agora, vai ter dificuldades. Eu reservo hotel em Zurique sempre no fim de dezembro ou começo de janeiro no máximo, assim consigo sempre achar vaga no hotel de minha preferência (Hotel Bristol).

De Zurique para Basiléia você gastará aproximadamente 50 minutos de trêm (é menos do que eu gasto para rodar de carro os 12km que separam minha casa de meu trabalho). Os trens partem de meia em meia hora. Descendo na Basel SBB, a estação principal, você vai até o pavilhão de exposições de bonde. Também não tem erro porque durante a feira a população da cidade duplica e tem orientação do pessoal da companhia de bondes indicando quais vão para o pavilhão, e os bondes têm uma bandeirinha da feira. E mesmo se não vir nada disso, basta seguir o fluxo: a multidão entrando no bonde vai para feira, é só ir junto!  ;D

Sim, a feira é aberta ao público, a entrada custa CHF 60 por pessoa para um dia de visitação, ou CHF 150 por pessoa para os oito dias de feira. Nos dias de semana é bem mais tranquilo. No fim de semana, "bomba" de gente mas mesmo assim recomendo ir no domingo para poder visitar a feirinha de antiguidades que ocorre no Stadt Casino. É fácil se locomover para lá de bonde a partir da feira. Eu considero imperdível.

Por isso, dependendo de quantos dias for ficar em Zurique, vá por dois dias na feira, fazendo o seguinte: vá num dia de semana e tire o dia todo para a feira. Depois volte no domingo bem cedinho, dê um passeio "light" a pé na Basiléia (pode por exemplo ir a pé da estação até a feira, rende um passeio gostoso e oportunidade de boas fotos) passando pela feirinha no meio do caminho. Isso, claro, para quem gosta de caminhar a pé em viagens.

Eu, curiosamente, adoro fazer as coisas a pé em viagens "urbanas". É impagável o contato com a cidade, a sensação, a oportunidade de ver coisas de perto, tirar fotos, descobrir lugarejos... Tudo o que eu odeio andar a pé em São Paulo, eu ando quando viagem.

É isso aí, se quiser mais dicas específicas, é só perguntar!

Abraço!

Adriano


Re: Baselworld 2013!!!!
« Resposta #4 Online: 19 Abril 2013 às 09:34:55 »
tomei a liberdade de fazer uma pesquisa, e achei as outras dicas do Adriano sobre a feira. desculpem a intromissão.
http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=8853.0

Re: Baselworld 2013!!!!
« Resposta #5 Online: 19 Abril 2013 às 10:22:43 »
Obrigado pelas dicas amigos.  Estou fazendo cotação dos hotéis. E muito obrigado Adriano pela paciência, realmente casamento e algo muito caro mas que vale a pena, casei em novembro passado mas é algo muito gratificante.  Só me restou uma duvida  se na basel world comercializam relogios.  Se sim se vale a pena comprar lá ou em Zurique sairia mais em conta ? Pois ja vi que se for morrerei em 2 relogios, pois a esposa também ira querer um.

Abraços a todos e obrigado pelas informações!!!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Baselworld 2013!!!!
« Resposta #6 Online: 19 Abril 2013 às 10:46:45 »
Legal! Na verdade a dificuldade não está em conciliar o tempo do casamento com a feira, mas o $$$$$!  ;D ;D ;D

Ah sim, esqueci de responder sobre a venda. Não, eles não vender nada na feira. Então você terá que comprar "na rua", mas honestamente, a não ser que vá comprar algo realmente muito, muito caro (sei lá, acima de CHF 30.000,00) onde a pesquisa pode render uma economia significante e a abertura para negociação deve ser maior, vai perceber que os preços são tabelados e dificilmente vai encontrar concorrência de preços. A grosso modo, compre na primeira loja que entrar em Zurique.


Abraços!

Adriano

*

flavio

Re: Re: Baselworld 2013!!!!
« Resposta #7 Online: 19 Abril 2013 às 15:04:25 »
E o vat lá é pequeno. No final das contas, a suíça não é bom lugar para comprar relógios suíços... Flávio

Re: Baselworld 2013!!!!
« Resposta #8 Online: 19 Abril 2013 às 21:54:21 »
Obrigado Adriano e Flávio. Na verdade eu acho que apenas tirando algumas ilhas, os relogios estão meio tabelados. Em Cingapura e Dubai um pouco mais barato que nos EUA , mas de resto sofreu uma tabelada geral. Mas na minha imaginação sempre achei que na 'fonte' poderia sair mais barato. Os hotéis estão um pouco complicado mas ainda estou na procura.

Abraços a todos!!!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.249
    • Ver perfil
Re: Baselworld 2013!!!!
« Resposta #9 Online: 19 Abril 2013 às 22:31:08 »
O que não entendo muito na Europa é que se os vats variam de país para país, o preço deveria variar também, mas não! Assim, você vê um relógio na Alemanha por 5 mil euros e outro na Suíça pelo mesmo valor em euros, mas em francos. O problema é que na Alemanha o VAT é de 16%, enquanto na Suiça, de 7%. Não entendo isso! No final das contas, vale a pena comprar na Alemanha, pois para o gringo fazendo compras (nós...), sairá 9% mais barato pelo estorno. Não entendo... Não vi muita diferença mesmo de preço entre relógios na Europa, mas os vats são diferentes! Alguém me explica?

Flávio