Menu principal

Estou em estado de choque...

Iniciado por paulorocha, 24 Abril 2009 às 22:24:07

tópico anterior - próximo tópico

paulorocha

Amigos

Vocês lembram de um tópico de alguns dias atrás, onde eu solicitei informações sobre um relógio de bolso Alpina? Para quem não lembra, é este aqui: http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,889.0.html

Pois bem, no desenvolver do assunto eu comentei da possibilidade de utilizar o movimento do alpina em uma caixa de aço damasco.

A resposta do Igor foi a seguinte:

Citação de: igorschutz online 16 Abril 2009 às 23:02:31
Paulo,

Uma pena que seu amigo tenha decidido por essa via.
Realmente, por se tratar de uma relíquia de família, e não um mero relógio para uso constante, ele deveria ter optado pela restauração, a fim de manter o máximo de originalidade possível. Lamentável que isso não será possível... :'( :'( :'(

Agora, desculpe a franqueza, mas acho bobagem você querer investir uma caixa em damasco numa máquina dessas.
Tipo, a máquina original, dentro da caixa original e com o mostrador original é uma coisa... Mas fora dessas condições, um movimento cilindro desses não vale nada! Você consegue movimentos de âncora, ou até mesmo um daqueles belíssimos movimentos americanos por preços irrisórios...

Construir artesanalmente uma caixa damasco para "encapar" um movimento cilindro desses (que não tem nada de especial ou high grade) é o mesmo que pedir para o Studio Pininfarina criar uma carroceria para um motor de Uno Mille... :-\
É melhor você gastar seu tempo precioso numa caixa para um movimento realmente especial.

Tenho um movimento muito bonito aqui que talvez mereça sua atenção. Amanhã te mando uma MP sobre isso, ok? Tenho certeza que você vai gostar. ;)

Um abraço,

Igor

E hoje de tarde, eis que recebo uma caixa dos correios...

Depois de aberta, olha só o que estava dentro: Um Hampden de 1897!!!

Obs: nesta foto, a mancha branca que aparece na posição 40 segundos do sub-dial é apenas reflexo do flash. O mostrador não tem nem um mísero fio de cabelo! Absolutamente impecável.

Igor, eu não tenho palavras para expressar o meu agradecimento. Tenha certeza de que, mesmo que demore, a nova caixa deste relógio será a Obra Prima da minha aventura como ferreiro.

Muito obrigado MESMO meu grande amigo!

Um grande abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

dyeego

esse movimento é lindo demais!!!!!!!!!
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto."
Rui Barbosa

michelim

Que movimento Lindo!!!! parabéns Paulo e Igor !!!!!!!
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

Enéias

Paulo e Igor:

Dá gosto de "ver" a maneira como vocês estão se tratando. O fórum está indo além do desejável, o que é fabuloso.

Parabéns!

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Umas poucas palavras!

Respeito, desprendimento, grandeza de espírito, o valor do gesto, a amizade.

A história deste relógio começou no século XIX, passou pelos planos do amigo Igor e, tenho certeza, terá um final feliz nas mãos de artesão do Paulo.

Foi criado um vínculo!
Uma corrente forte como o melhor aço de damasco, brilhante como o mais nobre e polido metal. Forte como uma respeitosa amizade.

O tempo, para a conclusão do ciclo?
Não importa.

Quem viver verá!
Quem um dia conhecer a história,...
...saberá!

Abraços e os meus mais efusivos parabéns a ambos!
Vocês merecem!

O Cara

Igor, belo gesto.

Paulo, você merece.

Parabéns a ambos.
Um abraço
Fábio

César-HT

Olá para todos.

Igor e Paulo, você fizeram mais uma história de amizade a camaradagem aqupi do Fórum, parabéns aos dois  :) :) ;).

É o nosso querido Fórum é assim mesmo, dá orgulho fazer parte dessa comunidade :D :D :D.
Para mim é uma honra estar entre pessoas assim, mesmo que eu conheça os colegas daqui apenas virtualmente.

Até mais.
César.
"Perdoe os seus inimigos, mas não esqueça seus nomes" John F. Kennedy.

Alexandre G.

rlessa

igorschutz

Obrigado gentis palavras, gente, mas não foi nada demais... de verdade!

Eu é que fico feliz de prover um "lar" decente para este belo relógio, pois comigo ele estava muito tristinho já que não recebia muita atenção. E agradeço o Paulo por se dispor a recebê-lo e cuidar direitinho dele.

Se um dia ele tiver a oportunidade de receber uma "roupinha" de aço damasco, tanto melhor, mas se não for possível, não tem problema... o que importa é que fique bem cuidado!

Novamente, um abraço e obrigado a todos e um especial para meu amigo Paulo!

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

HumbertoReis

Que relógio, hein?

Fico feliz pelo desfecho da história.

Grande e nobre Igor!

Ficaram faltando duas partes da saga deste relógio.

A fase final, com a nova caixa, o futuro (e a arte do Paulo) vai nos mostrar.

Mas, e o começo da história?

Igor, conte prá gente a história dele. Como ele chegou até você?

Grande abraço!
Marcos  Sá

"prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe" -Maquiavel

igorschutz

Oi Sá!

Nada muito excepcional, infelizmente:
Nosso amigos Wilson possui um relógio com essa máquina e vivia mostrando-o para nós (há tempos, lá no Fórum antigo).
Um dia eu não contive minha inveja ;D e saí atrás de um no eBay, até achar este exemplar...

Não é um relógio raro, porém acho essa máquina excepcionalmente linda, digna de "vestir" um traje especialmente feita para ela.

Abraço,

Igor

ESTRELADEDAVI

Muito interessante a história, o camaradismo de ambos: Igor e Paulo.
Agora Paulo quando estiver tudo pronto, mostra como ficou.

Abraços

Weber
"A felicidade de sua vida depende do caráter dos seus pensamentos." (Marco Aurélio)

paulorocha

Com certeza vou mostrar, não se preocupem!

Já estou procurando níquel para forjar o damasco. Alias, se alguém tiver alguma indicação de um bom fornecedor, eu agradeço.

Também já disponibilizei um torno mecânico, onde farei a usinagem da caixa. Mas antes de tudo, vou estudar bastante para poder executar a tarefa a contento.

Um grande abraço a todos
Um grande abraço

Paulo Rocha

flávio

Por falar nisso, no livro do Daniels, há um capítulo específico só sobre construção de caixas. Se não tiver o livro e tiver interesse no capítulo posso xerocá-lo e combinamos de nos encontrar aqui e te entrego Paulo.

Flávio

igorschutz

Putz! Ótima dica Flávio!

Eu não tinha pensado nisso, acredita?

Acho que será MUITO útil para o Paulo!

Abraços,

Igor

paulorocha

COM CERTEZA !!!!

Muito obrigado Flávio.

Um grande abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

Pandolfi

Amigo Igor, deste americano ainda não tenho nenhum exemplar. Lindo mesmo.
Grande abraço.
Pandolfi

Correia

Belíssimo gesto :)

"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena"

Parabéns aos amigos  Igor e Paulo.

Abraços,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.