Uma joia de relógio ou será um relógio joia?

  • 16 Respostas
  • 4629 Visualizações
Uma joia de relógio ou será um relógio joia?
« Online: 14 Maio 2013 às 08:24:12 »
Bom dia pra todos ...

Estes dias minha sogra pediu para minha esposa ajudá-la na arrumação de alguns armários na casa dela e lá foi a patroa pra lá no fim de semana para "botar a mão na massa".
E veja só o que ela achou perdido no fundo de um ármário, esquecido há anos ... minha sogra, já com 91 anos, nem se lembrava mais deste presente que, segundo minha esposa e suas irmãs, ganhou do meu já falecido sogro em uma viagem à europa há muito anos atrás ...



Pelo estado do estojo já dá pra ver o tanto que ficou abandonado no fundo do armário ...






O movimento é esta belezura aqui ... calibre FEF6620 ... só que a coroa está perdida, segundo se lembra a irmã mais velha da minha esposa, tem muito tempo e por isso ela parou de usá-lo ...








Na realidade é uma joia em forma de relógio ... vinha uma armação de broche, uma armação de pingente e com várias pulseiras e vários "bezels" (se é que este é o nome desta peça ... o plural segundo vrifiquei na WEB é bezels, mas não tenho certeza  ??? ::) )




A seguir as fotos das peças em separado ... ele servia tanto como relógio de pulso quanto como um broche ou um pingente ...

Alguns dos bezels:











Aqui, montado em um broche:
Reparem que, como broche ou pingente, o relógio é montado de cabeça para baixo para que o usuário possa ver as horas apenas virando a peça ...
O que determina a montagem é uma pequena lacuna (no broche ou no pingente) onde se encaixa a coroa ...







Aqui como um pingente ...







A sacanagem foi que, de tanto tempo esquecido no fundo do armário, algumas pulseiras se estragaram bastante, como esta:



que acabou se descolando ...



A seguir mais algumas fotos das pulseiras no estojo ... também já muito "detonado" pelo tempo guardado ...





O relógio mandei num indicado pelo Xerife Flávio para uma boa revisão, o Derly.

Agora peço a ajuda dos amigos em algumas dúvidas.

Alguém tem alguma idéia do valor desta peça?
É possível restaurar as pulseiras?
E por último a coroa ...
Estou pensando em mandar um email para a Bucherer com a história deste relógio e ver se me enviam uma coroa ... acham que isto é possível ou uma tremenda perda de tempo?

Abraços a todos,
Lourival






« Última modificação: 14 Maio 2013 às 08:26:02 por Lourival »

*

Offline Dorotheo

  • *****
  • 1.344
  • Deseje o bem, que o bem terá!
    • Ver perfil
Re: Uma joia de relógio ou será um relógio joia?
« Resposta #1 Online: 14 Maio 2013 às 09:02:59 »
Lourival, bom dia.
Não sei responder nenhuma das suas indagações, mas queria parabenizar pelo tópico e pela história.
Sempre é bom ver um "pedaço" da história através de nossos relógios.
Imagina quanta coisa esse representante já não presenciou...
Grande abraço.
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

*

Offline Rafaexp

  • *****
  • 715
  • Time what its time...
    • Ver perfil
Re: Uma joia de relógio ou será um relógio joia?
« Resposta #2 Online: 14 Maio 2013 às 09:33:00 »
BOAAA Lourival!!!

Bela peça, e como disse o Dorotheo, provavelmente com muita mais história por trás!!!! uma peça como essa merece todo carinho e atenção!!!!

Eu arriscaria mandar o email, não sei se eles sequer responderiam, mas como diria um amigo meu, o não, vc já tem! hehehe  :-\ :-\ :-\

Grande abraço

Rafa

*

Offline Sifion

  • *****
  • 640
    • Ver perfil
Re: Uma joia de relógio ou será um relógio joia?
« Resposta #3 Online: 14 Maio 2013 às 09:33:38 »
Lourival,

Muito legal a história e a peça.

Eu, com certeza, mandaria o e-mail. O pior que pode acontecer é você receber um não, na melhor eles te ajudam a recuperar uma peça de família!

Boa sorte na restauração.

Abraços.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Uma joia de relógio ou será um relógio joia?
« Resposta #4 Online: 14 Maio 2013 às 09:38:08 »
Lourival, na ordem:

1. Não faço idéia, pois não creio ser um relógio representativo. Vale o que pagam.
2. Creio que não seja possível restaurar as pulseiras de couro, pela própria característica do material, que tem um tempo de vida útil. Talvez seja melhor mandar fazer pulseiras na mesma medida.
3. Não tenho certeza, mas penso que a coroa não tinha algo de especial ou que fosse assinada, já que ela fica escondida quando encaixada nos broches e pingentes. Talvez seja melhor pesquisar pra ver se localiza um relógio similar e adaptar uma coroa parecida, mas, de qualquer forma, se você estiver disposto, um e-mail não lhe custará nada, o máximo que pode acontecer é eles não terem essa coroa.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Uma joia de relógio ou será um relógio joia?
« Resposta #5 Online: 14 Maio 2013 às 10:07:49 »
3. Não tenho certeza, mas penso que a coroa não tinha algo de especial ou que fosse assinada, já que ela fica escondida quando encaixada nos broches e pingentes. Talvez seja melhor pesquisar pra ver se localiza um relógio similar e adaptar uma coroa parecida, mas, de qualquer forma, se você estiver disposto, um e-mail não lhe custará nada, o máximo que pode acontecer é eles não terem essa coroa.
Igor, no caso do pingente ou do broche, ela realmente fica escondida ... mas não é o caso de quando esta encaixada num dos bezels.
Aí, como em qualquer relógio, ela fica exposta, porisso não tenho tanta certeza de que não era assinada.
Ainda perguntei isto pra irmã mais velha da minha esposa, que foi a única a usar esta peça em algumas festas ... e ela não se lembra se tinha ou não alguma marca.
Mas de qualquer maneira irei mandar um email pros caras .. quem sabe  ::) ::) ::)
Abração
Lourival

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Uma joia de relógio ou será um relógio joia?
« Resposta #6 Online: 14 Maio 2013 às 10:38:19 »
Eu presumo que não seja assinada pois era mais comum em relógios dessa época que não fosse assinada do que o contrário, mas vale a tentativa.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Uma joia de relógio ou será um relógio joia?
« Resposta #7 Online: 14 Maio 2013 às 10:55:03 »
Eu presumo que não seja assinada pois era mais comum em relógios dessa época que não fosse assinada do que o contrário, mas vale a tentativa.
Bom Igor, isto eu não sabia, grato pela informação! Só pra esclarecimento, numa rápida pesquisa na internet, o movimento FEF6620 me pareceu ser um movimento "genérico" ... mas disso não tenho certeza!
Vou tentar e boto aqui a resposta dos caras.
Abraço,
Lourival
« Última modificação: 14 Maio 2013 às 11:09:07 por Lourival »

*

Alberto Ferreira

Re: Uma joia de relógio ou será um relógio joia?
« Resposta #8 Online: 14 Maio 2013 às 11:14:36 »
Lourival,
Legal a peça e a sua história, grato por nos mostrar!

Mas,...
A Bucherer é (basicamente falando) uma joalheria, que como muitas aqui do Brasil, a Natan, só para dar um exemplo, teve e tem peças (relógios) com a sua marca.

Eu creio que não lhe custe mandar o E-mail questionando, mas eu não ficaria muito surpreso se a resposta fosse "vaga" e não muito técnica (em termos da produção do relógio, etc).
Mas, eu tentaria o contato, sim.

Alberto

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Uma joia de relógio ou será um relógio joia?
« Resposta #9 Online: 14 Maio 2013 às 11:28:35 »
Pior que não, Alberto.

A Bucherer até começou como joalheria, mas espandiu tanto os negócios que hoje, além de joalheria, é também uma manufatura, sob o nome Carl F. Bucherer (nome do fundador da empresa). Eles contam, inclusive, com um movimento "in house":




Ou seja, muito além da finada Natan ou outras joalherias que temos por aqui, que utilizam OEMs e ODMs para fazer seus relógios.

O site da manufatura, caso alguém se interesse: http://www.carl-f-bucherer.com/

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Uma joia de relógio ou será um relógio joia?
« Resposta #10 Online: 14 Maio 2013 às 11:34:03 »
Igor, na sua opinião, para que site eu mando o email? Para www.bucherer.com ou para o www.carl-f-bucherer.com?

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Uma joia de relógio ou será um relógio joia?
« Resposta #11 Online: 14 Maio 2013 às 11:42:11 »
Bom, como a CFB começou a operar só em 2001, eu mandaria para a joalheria (www.bucherer.com).

Se for o caso, eles o reencaminharão para a pessoa competente.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Alberto Ferreira

Re: Uma joia de relógio ou será um relógio joia?
« Resposta #12 Online: 14 Maio 2013 às 15:37:27 »
Muito obrigado pela correção, Igor.  8)
Eu não sabia desta fase mais recente da empresa, que aliás nem é tão recente assim.  ::)  :-[

Mas vamos aguardar a resposta que será dada ao Lourival, pois o relógio em questão é da época da joalheria.

Um abraço a ambos,
Alberto

Re: Uma joia de relógio ou será um relógio joia?
« Resposta #13 Online: 14 Maio 2013 às 18:34:19 »
A Bucherer é uma relojoaria e joalheria, quissá a mais antiga em funcionamento na Europa, tanto que é considerada a loja que vende relógios mais antiga da Europa, pelo menos foi o que me disseram na loja e vi em uma propaganda deles por lá. Eles tem espaço na loja deles para a marca própria e vendem todas marcas de relógio consideradas de "luxo", tendo inclusive "in stock" modelos mais concorridos de determinadas marcas. Todos que trabalham na loja são muito bem treinados e sabem "muito" sobre relógios e os movimentos.

 Digo isso porque a 10 dias comprei um relógio na loja e até me apresentaram alguns da marca deles. A experiencia de comprar com eles foi excelente. De qualquer forma tenho o contato de um gerente, um rapaz português, que me atendeu na loja, pois na correria da compra, como a loja que estava comprando havia acabado de ser reinaugurada não estavam achando a garantia e a caixa correta. Ao retornar no outro dia para buscar o relógio haviam achado a caixa  e ficaram de me mandar a garantia pelo correio essa semana.  Como forma de se desculparem com os incômodos me presentearam com uma pulseira Croco e um fecho tipo "deployment" ambos da mesma marca do relógio que havia comprado e gostado. Somente a pulseira custava Eu$ 300. Virei fã de carteirinha da relojoaria, com um atendimento acima da média das próprias AD das marcas.   

Posto isso, acredito que mandando um email com certeza irão te retornar pois percebi que prezam muito o relacionamento com o cliente e ainda mais com um cliente da própria marca deles.

e parabéns pelo relógio bela peça com certeza deve valer bem pois não vendem nada barato lá.

abraços!!!

*

Offline Mauro

  • *****
  • 570
    • Ver perfil
Re: Uma joia de relógio ou será um relógio joia?
« Resposta #14 Online: 14 Maio 2013 às 19:56:34 »
Bela Peça.

*

Offline mmmcosta

  • *****
  • 1.939
    • Ver perfil
Re: Uma joia de relógio ou será um relógio joia?
« Resposta #15 Online: 14 Maio 2013 às 20:27:55 »
Seedorf,

Seria uma loja específica, exclusiva da marca? Pergunto porque se estiver falando de marcas, há outras mais antigas - e não menos conhecidas - de jóias e relógios que a Bucherer. Cartier, Piaget e Chopard são alguns exemplos.

Marcelo
Marcelo

Re: Uma joia de relógio ou será um relógio joia?
« Resposta #16 Online: 16 Maio 2013 às 16:45:17 »
Marcelo, quando digo umas das primeiras é no sentido de Magazine e não de loja própria. Tipo vender várias marcas de relógios suiços em um mesmo lugar, tal como uma Galeria laffayte que é uma loja de moda que vende todas as marcas premium em um mesmo lugar. Com certeza as marcas que citou são mais antigas, mas são boutiques exlcusivas. E dentro da Boucherer pode-se encontrar todas elas e outras mais.

Abraços !!!!