Menu principal

Qual a diferença prática entre o GMT master 1 e 2?

Iniciado por flavio, 23 Maio 2013 às 13:10:50

tópico anterior - próximo tópico

flavio

Juro que passados todos esses anos não sei. Na prática, qual a inovação no mecanismo? Flávio

FALCO

Flavio, ao longo dos anos, em aço, foram 7 referências (desconsiderando cores) entre os dois, e 10 movimentos diferentes, logo, as diferenças ou características diferentes são diversas entre cada.
Eu tenho um tabela em excel, mais tarde coloco aqui.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Adriano

Verdade, teve "n" máquinas entre um e outro. Mudou formato de caixa, material de vidro... Mas a pergunta é a diferença prática, certo? Que eu saiba, é só a possibilidade do ajuste independente do ponteiro se horas no II. Não é?

Abraços!

Adriano

jfestrelabr

Citação de: Adriano online 23 Maio 2013 às 13:32:47
Verdade, teve "n" máquinas entre um e outro. Mudou formato de caixa, material de vidro... Mas a pergunta é a diferença prática, certo? Que eu saiba, é só a possibilidade do ajuste independente do ponteiro se horas no II. Não é?

Abraços!

Adriano

Pratica "Que eu saiba, é só a possibilidade do ajuste independente do ponteiro de horas no II"
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

FALCO

Citação de: Adriano online 23 Maio 2013 às 13:32:47Verdade, teve "n" máquinas entre um e outro. Mudou formato de caixa, material de vidro... Mas a pergunta é a diferença prática, certo? Que eu saiba, é só a possibilidade do ajuste independente do ponteiro se horas no II. Não é?

Concordo contigo, todo I não tem ajuste independente e todo II tem ajuste independente, esta função é seu principal classificador.

Adriano

Aliás, no meu entendimento, foi esse novo "feature" que justificou a alteração do nome para "II".

Abraços!

Adriano

Gravina

flávio

Ok, mas como nunca peguei um GMT I na mão, o que isso significa? No meu, há um clique na tige independente para o ajuste de horas (segundo fuso, porque o home gira junto com o ponteiro, em outro clique), que pula de um em um. Ou seja, o correto é ajustar ponteiro um e dois para o mesmo horário quando estiver em casa (muito embora um deles, claro, você tenha que olhar na catraca, porque gira de 24 em 24 horas). Chegando no exterior, se eu quiser adiantar, digamos, 5 horas (como agora na Bélgica, em viagem que fiz), apenas vou ao clique do ajuste independente de horas, que pula de hora em hora, e avanço cinco horas. O ponteiro principal marcará as horas da Béligica, enquanto o outro continuará marcando a hora do Brasil, visualizada na catraca.

Mas... Como toda essa dinâmica ocorre no GMT Master I?

Flávio

Adriano

No GMT Master-I os ponteiros são sempre sincronizados, o tempo todo. O ponteiro GMT está sempre sincronizado com o de horas e minutos convencional e você não ajusta nenhum deles de forma independente. Aí, a leitura da diferença de horas é feita pela luneta giratória. Você gira ela com a diferença de horas sabida e sempre vai ler a hora certa "de casa" olhando para a hora que o ponteiro GMT aponta na luneta.

Abraços!

Adriano

FALCO

No GMT Master o ponteiro extra é apenas 24hrs, ele segue a marcação do ponteiro de horas, o segundo fuso horário é dado pelo bezel. No GMT Master II o ponteiro extra é independente, permitindo uma terceira marcação de fuso, além do bezel.
Seguindo seu exemplo original, no GMT master você desloca o bezel 5 horas do ponto padrão (12hrs.) e através deste você vê a hora local. Quando o ponteiro de horas estiver sobre a data, na posição 3 (ou 15) horas, o bezel marcará 8 (ou 20) horas pelo ponteiro extra.

Adriano

Complementando, aliás, é por isso que no GMT I a luneta é giratória. No II, ela poderia não ser. Todo relógio com função GMT como a do II, ou seja, com salto independente do ponteiro de horas, dispensa uma luneta giratória, bastando tem uma escala fixa de 24 horas para acompanhar dois fusos diferentes. E aí, sendo que essa escala ainda é giratória, significa que no GMT II você consegue acompanhar até 3 fusos diferentes de maneira bem fácil, ainda que apenas dois de maneira simultânera. Mas num rápido giro da luneta, você acompanha um terceiro, como faria para acompanhar o segundo, com o velho GMT I.

Abraços!

Adriano

CSM

Eu devo ser muito burro, até hoje não consegui usar o terceiro fuso no meu gmt 2, só consigo usar o segundo conforme o flavio falou.....

Abracos
Membro do RedBarBrazil

flávio

Ora, então é o troço mais tabajara do mundo! Não sabia disso. E o terceiro fuso?  Como já ressaltei aqui sobre meu GMT Master II Ceramic, parece-me algo absolutamente inútil se você pretende manter mais um fuso por longo tempo, como por exemplo uma viagem: qualquer esbarrão nessas novas catracas "sopa de minhoca" da Rolex a movimenta.

Qual a utilidade prática da catraca no II? E como confiar que a catraca, no I, não iria se deslocar num movimento mais brusco? Elas eram duras?

Flávio

Adriano

Citação de: FALCO online 23 Maio 2013 às 14:42:11
No GMT Master o ponteiro extra é apenas 24hrs, ele segue a marcação do ponteiro de horas, o segundo fuso horário é dado pelo bezel. No GMT Master II o ponteiro extra é independente, permitindo uma terceira marcação de fuso, além do bezel.
Seguindo seu exemplo original, no GMT master você desloca o bezel 5 horas do ponto padrão (12hrs.) e através deste você vê a hora local. Quando o ponteiro de horas estiver sobre a data, na posição 3 (ou 15) horas, o bezel marcará 8 (ou 20) horas pelo ponteiro extra.

Na verdade, o ponteiro extra do GMT II não é independente, mas sim o ponteiro de horas, da hora local. E no GMT I, por meio do bezel você lê a hora de casa, não a local. A local você lê pelo mostrador normal e os ponteiros normais de hora e minuto. Sei que você sabe, mas estou clarificando pois sei que muita gente confunde e para quem nunca manuseou relógios GMT, fica mais difícil de "imaginar". Mas por favor me corrija se eu estiver enganado, pois estou meio esclerosado nos últimos dias.

Abraços!

Adriano

JotaA

Vejam se entendi direito, então a diferença entre o GMT Master I e o Explorer II é somente o bezel?

flávio

Sim, é isso. Mas voltemos ao meu exemplo. Ajustei os dois ponteiros para hora local. Ao chegar na Bélgica, joguei mais 5 horas no principal, o de 24 horas ficou com a hora de casa. Imaginemos, então, que eu viajasse para a Rússia, mas sabendo que voltaria para a Bélgica, ao deixar o país, marcasse o horário na catraca; ao chegar na Rússia, acrescentasse mais horas no principal. O relógio estaria com o horário da Rússia no principal, o da Bélgica no secundário, lido pela catraca, e o do Brasil, no secundário, lido por "imagem mental" da sua posição 24 horas no mostrador. Tá... E o eventual deslocamento da catraca que, como disse, é muito fácil nesses relógios. E no antigo, cuja única garantia é a catraca?

No final das contas, se é isso, no GMT Master I o sistema é fajuto ao extremo; no II, extremamente funcional para 2 fusos, mas fajuto no terceiro que, sabe-se-lá se alguém na prática usaria.

É isso mesmo produção?

Flávio

TUZ40

hehehehe... fiquei meio confuso agora também.

Eu tenho um relógio GMT com a ETA-2893-2, o GMT master II funciona como ele, é isso?
"All your base are belong to us"

Adriano

Citação de: flavio online 23 Maio 2013 às 14:49:38
Ora, então é o troço mais tabajara do mundo! Não sabia disso. E o terceiro fuso?  Como já ressaltei aqui sobre meu GMT Master II Ceramic, parece-me algo absolutamente inútil se você pretende manter mais um fuso por longo tempo, como por exemplo uma viagem: qualquer esbarrão nessas novas catracas "sopa de minhoca" da Rolex a movimenta.

Qual a utilidade prática da catraca no II? E como confiar que a catraca, no I, não iria se deslocar num movimento mais brusco? Elas eram duras?

Flávio

É tabajara sim.

Recapitulando, para ajudar: em todo GMT, você lê a hora local pelos ponteiros de hora e minuto convencionais, e a hora "de casa" (entenda-se por hora de casa a hora em qualquer outro fuso que não o que você está) pelo ponteiro extra. Esse ponteiro extra dá uma volta em 24 horas. Motivo? Se ele desse uma volta a cada 12 horas, você pode confundir o dia com a noite no outro fuso. E você corre o risco, se não pensar, de ligar para sua mulher em cada às 3 da tarde e acabar acordando ela no meio da madrugada. Para evitar erro e não ter que ficar pensando, os caras da Panam acharam mais esperto que o segundo horário fosse de 24 horas.

Então no GMT I, era tudo sincronizado. Ou seja, ele tem só uma traquitana simples que adiciona um ponteiro que dá uma volta por dia e não duas. E aí, a escala de 24 hora é que gira. Por isso a luneta giratória. É como se você "entortasse" o mostrador do ponteiro GMT para dar a leitura certa. Se não "entortar" a leitura, ele vai funcionar como o Explorer "McQueen", com o ponteiro extra só servindo para te mostrar se as 6 horas que o ponteiro de horas normal mostra é mesmo 6 da manhã ou 6 da tarde.

Exemplo, vou para Londres, que é 3 horas a mais que aqui. Chego lá com meu GMT I, ao meio dia de lá, mas com o relógio ainda no horário do Brasil e a luneta "zerada". O que faço? Ajusto as horas normalmente para o meio-dia. O ponteiro GMT vai andar junto e vai ficar na posição de "6h", que é o meio-dia na escala de 24 horas. Aí, para saber a hora "em casa", giro a luneta três cliques para direta (descontando horas), e voila. O ponteiro GMT passará a apontar 9 da manhã no bezel. Basta eu passar a viagem toda assim, para saber a qualquer momento, instantaneamente, as horas em Londres e em São Paulo.

Agora, vamos fazer o mesmo com o GMT II. Denovo, chego em Londres com o horário do Brasil e a luneta zerada. O que faço? Puxo a coroa no primeiro estágio e salto o ponteiro de horas três cliques para frente. Pronto. Não precisei parar o relógio, não precisei ajustar minutos denovo. Nada. Muito mais fácil. O ponteiro GMT estará lá apontando 9 horas da manhã com a luneta "zerada", a hora local estará apontando meio-dia, e tudo beleza. A luneta poderia ser fixa, que eu conseguiria ler os dois horários simultaneamente do mesmo jeito. Mas vamos supor que, minha esposa está em São Paulo, mas meu chefe está na Suíça e preciso ligar para ele do mesmo jeito. Sabendo que na Suíça são 4 horas a mais que São Paulo (que é a hora que a luneta estava mostrando), apenas giro rapidamente a luneta em 4 cliques para a esquerda (estou adicionando horas ao GMT), e rapidamente o ponteiro de horas que marcava 9h em São Paulo me mostrará 13h na Suíça. Se eu mantiver assim a luneta, terei a hora local e a hora da Suíça. Zerando a luneta, volto para a hora local e hora de casa.

Simples, na verdade.

Abraços!

Adriano

Adriano

Citação de: flavio online 23 Maio 2013 às 15:02:54
Sim, é isso. Mas voltemos ao meu exemplo. Ajustei os dois ponteiros para hora local. Ao chegar na Bélgica, joguei mais 5 horas no principal, o de 24 horas ficou com a hora de casa. Imaginemos, então, que eu viajasse para a Rússia, mas sabendo que voltaria para a Bélgica, ao deixar o país, marcasse o horário na catraca; ao chegar na Rússia, acrescentasse mais horas no principal. O relógio estaria com o horário da Rússia no principal, o da Bélgica no secundário, lido pela catraca, e o do Brasil, no secundário, lido por "imagem mental" da sua posição 24 horas no mostrador. Tá... E o eventual deslocamento da catraca que, como disse, é muito fácil nesses relógios. E no antigo, cuja única garantia é a catraca?

No final das contas, se é isso, no GMT Master I o sistema é fajuto ao extremo; no II, extremamente funcional para 2 fusos, mas fajuto no terceiro que, sabe-se-lá se alguém na prática usaria.

É isso mesmo produção?

Flávio

Sim! É fajuto mesmo, por assim dizer. A "calculadora" do GMT I não é o ponteiro, mas a luneta giratória. Mas usando seu exemplo. Você chegou na Bélgica, jogou as horas a mais só no ponteiro de horas, mas a luneta ficou zerada e o ponteiro GMT no mesmo lugar que quando você saiu de casa. Certo? Ou seja, o GMT tá marcando a hora de casa. Se você viaja para a Moscou, joga mais hora só no ponteiro de horas e pronto, continuará tendo as horas locais (de Moscou) e as horas de casa no GMT. Agora, você quer saber a hora da Bélgica? Então vai ter que girar a catraca o tanto de horas de diferença da hora de casa (que é o que o ponteiro estava marcando). Ou seja, se não me enhano, 5 horas a mais que sua casa, e portanto, girando a catraca 5 cliques para a esquerda. Assim tem a hora local normal, e a hora da Bélgica no GMT. Quer saber a hora de casa denovo, num segundo? Zera a catraca. Você faz tudo isso sem interferir na marcação do tempo. Esse é o barato.

Conseguiu sacar?

Abraços!

Adriano

FALCO

Adriano, quando digo independente, quero dizer que ambos ponteiros são ajustados de forma independente um do outro, ainda que que concorde que seja o ponteiro de horas que se ajusta de forma "separada" do resto do mecanismo (minutos e segundos), influindo apenas na data.
Sobre o que marca a hora "de casa", o bezel ou os ponteiros internos acho que existe uma questão de preferência, em cada uma das formas existe uma vantagem e um compromisso. Marcando a hora local no bezel, eu nunca precisaria acertar os ponteiros, não tendo eventuais problemas com "hack" e desacerto do horário, o que julgo mais prático, chega no destino, move o bezel para a marcação correta e pronto, claro que, desta forma, nem sempre a data estará correta.
Em resumo, das raras vezes que uso, relógio GMT com ponteiro "fixo" 24hrs. - GMT Master - eu uso hora local no ponteiro extra e hora de casa nos ponteiros convencionais, relógio com ponteiros independentes - GMT Master II - eu uso hora local nos ponteiros convencionais e hora de casa no ponteiro extra.