Veja o que acontece quando alguém torce uma toalha molhada no espaço

  • 10 Respostas
  • 2943 Visualizações
*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”

*

Alberto Ferreira

Re: Veja o que acontece quando alguém torce uma toalha molhada no espaço
« Resposta #1 Online: 26 Maio 2013 às 13:04:41 »
Muito legal, Mich!
Eu fiquei fã desse canadense, com as suas fotos e experimentos.  8)

Mas, Mich e demais amigos...
Eu teria duas observações ou, mais especificamente, duas perguntas...

- Sim, o relojão... Legal ver...
Mas será que não seria mais seguro se ele o ajustasse ao punho?
Afinal não tem gravidade por lá, mas tem um monte de locais para ele se "enroscar" durante as tarefas normais do astronauta...

- Como eu disse, eu achei o experimento legal, muito didático...
Mas, algumas gotinhas desgarradas, e dá para ver algumas no vídeo, não poderiam ir parar lá naquele monte de fios e contatos que nós vemos no fundo e nas laterais da área onde ele está?
Não haveria um certo risco também aqui?

Mas, muito grato por postar.
Valeu!

Alberto

PS:
Pode ser que a pulseira do relógio esteja ajustada num comprimento tal que permita que o relógio também possa ser usado sobre um traje.
Se for isso, pelo menos há um motivo mais ou menos lógico...   ::)

*

Offline Betocd

  • ****
  • 403
    • Ver perfil
Re: Veja o que acontece quando alguém torce uma toalha molhada no espaço
« Resposta #2 Online: 26 Maio 2013 às 13:37:15 »
Silvio Santos que um microfone flituante também :)

O relógio é um Moon? Achei grande no pulso dele.....

Abs

*

Offline Dorotheo

  • *****
  • 1.344
  • Deseje o bem, que o bem terá!
    • Ver perfil
Re: Veja o que acontece quando alguém torce uma toalha molhada no espaço
« Resposta #3 Online: 26 Maio 2013 às 13:44:29 »
Alberto em outro vídeo vi um tipo de aspirador integrado a nave que capta partículas de poeira e água.
Eu também axho que o relógio está ajustado para uso com a roupa espacial.

Betocd, este não é o moon, é um Omega X33 (eu acho). Abs.

Mich, valeu pelo vídeo, esse eu não tinha.
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

*

Alberto Ferreira

Re: Veja o que acontece quando alguém torce uma toalha molhada no espaço
« Resposta #4 Online: 26 Maio 2013 às 14:54:26 »
Alberto em outro vídeo vi um tipo de aspirador integrado a nave que capta partículas de poeira e água.
...

De fato, Dorotheo.

Eu voltei ao vídeo e, realmente, dá para perceber que as gotinhas "sobem", rapidinho, certamente sugadas por alguma coisa.



Moral do "aprendizado"  ;),...
O que (não) parece... Por vezes,...  É!
 8)

Grato pelo retorno e observação!

Alberto

Re: Veja o que acontece quando alguém torce uma toalha molhada no espaço
« Resposta #5 Online: 27 Maio 2013 às 00:30:10 »
Muito legal!

Vlw Mich

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

*

Offline Sifion

  • *****
  • 640
    • Ver perfil
Re: Veja o que acontece quando alguém torce uma toalha molhada no espaço
« Resposta #6 Online: 27 Maio 2013 às 00:44:29 »
Alberto em outro vídeo vi um tipo de aspirador integrado a nave que capta partículas de poeira e água.
Eu também axho que o relógio está ajustado para uso com a roupa espacial.

Betocd, este não é o moon, é um Omega X33 (eu acho). Abs.

Mich, valeu pelo vídeo, esse eu não tinha.

Quando eu vi esse vídeo da primeira vez eu fiquei com a mesma dúvida do Alberto.
Achei que o astronauta não seria louco de fazer algo irresponsável, mas não tinha ideia do o que ou como seria evitado qualquer problema.

Vlw pela explicação.

Abraços

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Veja o que acontece quando alguém torce uma toalha molhada no espaço
« Resposta #7 Online: 27 Maio 2013 às 14:29:13 »
O Chris Hadfield é de longe o astronauta mais "pop" de todos os tempos. O astronauta "clássico", das primeiras seleções, que viajaram na Mercury, Gemini e Apollo, eram todos militares, ou foram (por exemplo, Neil Armstrong que, apesar da formação de piloto na Marinha, quando foi para o espaço pela primeira vez na Gemini 8, já era um civil pois não seguiu carreira), exceto por Harrison Schmidt, da Apollo XVII, geólogo que nunca foi militar. Todos eles, por isso, pelo treinamento, pela maneira de se comunicarem, eram caras meio "secos". Eles assumem isso, em diversos documentários que já vi. Tornaram-se mais "humanos" depois de aposentados. Por isso, o carisma que eles tinham, advinha mais de sua profissão, de sua categoria de quase heróis, do que se sua personalidade.

Chris Hadfield, apesar de também ser militar, com formação na Royal Canadian Air Force, com seu carisma trouxe a atenção ao espaço novamente depois de décadas. O cara é genial!

Uma curiosidade, que aparece bem claro nesse vídeo: já perceberam como astronautas "pegam" as coisas flutuando de maneira meio brusca? Pode pegar qualquer vídeo, de qualquer idade, eles sempre agarram as coisas flutuando da mesma maneira, meio "agressiva". Não é firula, é uma necessidade: na Terra, estamos acostumados a pegar objetos fixos, com "peso", e o feedback no nosso tato funciona assim: quando você sente que o objeto a ser pego toca a palma da mão, você começa a fechar os dedos, mas como o objeto tem inércia, você não se preocupa em fechar rapidamente os dedos. No espaço, se fizer do mesmo modo, você acaba empurrando o objeto para longe, com a palma da mão, antes de fechar os dedos. Por isso fazer esse gesto rapidamente garante que você agarre-o ao invés de empurrá-lo para longe.

Abraços!

Adriano

*

Alberto Ferreira

Re: Veja o que acontece quando alguém torce uma toalha molhada no espaço
« Resposta #8 Online: 27 Maio 2013 às 15:26:44 »
Muito interessantes os seus comentários, amigo Adriano.

Em especial este último, das pegadas, que eu confesso nunca tinha pensado a respeito.
A nossa boa e velha companheira, principalmente de nós mecânicos, a inércia, se faz presente, clara e indiscutível.  8)

Ela, a inércia, provém da massa e não propriamente do peso...  ::)
Bem...
Em termos, né?

Como nós estamos em um (quase orbital) papo de botequim, eu vou fazer uma "provocação" aqui...
É comum nós ouvirmos, e repetirmos, que em órbita (ou naqueles vôos em parábola, para treinamento) os objetos ficam sem peso, pois este depende da gravidade, e tal...  ::)

Mas, peso... O que é o chamado peso?
Ou seja...
Será que é assim mesmo, em órbita, ou na parábola, a gravidade não atua, os objetos não têm peso?
Eu temo ter que dizer que não é bem assim, não...


Com a Dona Terra ali, pertinho...
A Dona Gravidade atua, continua na dela, sim...  :D

Mas então, como é que é?
 ::)

Alguém aí explica?
 ;)  :D

Alberto

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Veja o que acontece quando alguém torce uma toalha molhada no espaço
« Resposta #9 Online: 27 Maio 2013 às 15:59:10 »
Aprendi, lááááá há muito tempo, na escola, que massa, toda matéria tem. Aliás, massa é justamente uma dimensão de matéria. Quando mais matéria, mais massa. E é igual, em todo lugar do universo. Mas o peso, advém da massa multiplicada pela aceleração da gravidade. Logo, o peso muda de acordo com a gravidade e até nosso mesmo peso muda um pouco dependendo de que lugar do planeta estivermos.
 
Porém, como a massa dos objetos é calculada, hummm.... na Terra, logo nossa noção de massa se confunde com a noção de peso, constantemente. A vantagem é que eu posso dizer que só sou pesado na Terra. Na Lua, estou mais do que em forma!!!  ;D ;D ;D ;D

Abraços!

Adriano

*

Alberto Ferreira

Re: Veja o que acontece quando alguém torce uma toalha molhada no espaço
« Resposta #10 Online: 27 Maio 2013 às 19:58:36 »
PLIM-PLIM!
Momento Física.
 8)


Pois é...
Lá em órbita há um equilíbrio entre a força de atração da Terra e a força centrífuga criada pelo giro da estação em torno dela.
E tudo que está na estação está sujeito às mesmas condições.

A força da gravidade (a força de atração da Terra) se equilibra (e se "anula") com a centrífuga.
É como se tudo estivesse "caindo" constantemente ao redor da Terra, tudo junto.
Como a atmosfera lá no espaço, fora da nave, é praticamente inexistente, leva muito tempo para tudo desacelerar, por atrito, e para a força de gravidade vencer a centrífuga e tudo voltar para cá, ou seja, cair aqui na superfície.

Na parábola, dos aviões de treinamento ou exibição, é a mesma coisa, só que ocorre em um intervalo de tempo curto.
A curvatura da parábola e a aceleração do avião são cuidadosamente calculadas.

Na superfície da Lua, aí sim, a força de atração daquele corpo (sua força de gravidade) é menor.
Mas orbitando em torno dela é a mesma coisa que aqui nas órbitas terrestres.

Massa é sempre a mesma coisa, aqui, lá em Mercúrio,...
...ou até mesmo em Maranello.  ::)   :-X

Alguém discorda?
 ;)

Alberto