Revisão X uso

  • 6 Respostas
  • 2155 Visualizações
Revisão X uso
« Online: 03 Julho 2012 às 11:53:20 »
Amigos mecânicos:

Sabemos que em média é indicado pela maioria das marcas, uma revisão do relógio a cada 2 anos, porém imagino que neste caso é considerado um fator de uso diário, ou muito perto disso. No meu caso, e imagino para grande maioria de nós, que temos muito mais do que 1 relógio, o uso médio anual de uma peça é muito mais limitado. Fiz uma conta rápida e por alto: o relógio que mais uso normalmente, se usar ele 100 dias por ano é muito!

Sabemos que em carros, uma revisão independe do fator uso: é tempo ou KM, o que vier antes, ou seja, se em um ano vc rodou apenas 1.000km, tem que fazer a revisão (que também está atrelada a manutenção da garantia) mas e no nosso caso?

Esta é uma grande dúvida que tenho...

abs

AFTP

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Revisão X uso
« Resposta #1 Online: 03 Julho 2012 às 12:13:27 »
A maioria dos fabricantes recomenda a cada 3 a 5 anos. Dois anos é muito pouco tempo.

É impossível dizer com certeza. Pois depende do relógio e depende do uso que se faz. Não é só a quantidade de uso, mas a "qualidade" do uso. Assim como carros. Tem carro que recomenda revisão a cada X km, outros a cada Y km, e para todos, não é só a quilometragem, mas o tipo de via que utiliza. Se utilizar em estradas de terra, o tempo de revisão se abrevia.

É o mesmo com relógios. Tem quem use com cuidado, tem quem bate, expõe a muitas variações de temperatura, etc. Eu recomendo entre 5 a 8 anos dependendo do relógio e dependendo do uso. Relógios de 36.000 bph eu recomendo que se abrevie um pouco os intervalos.

Mas isso vale para mecanismos. Quanto a vedação, se for um relógio de mergulho e que vai ser usado em água, recomendo que se cheque a vedação uma vez por ano.

Abraços!

Adriano

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.249
    • Ver perfil
Re: Revisão X uso
« Resposta #2 Online: 03 Julho 2012 às 15:21:37 »
Complementando o que o Adriano disse, eu diria que, ao contrário do ressaltado no seu post, não é notório o pedido de fabricantes para revisões de 2 em 2 anos, mas de 5 em 5. Aliás, há relógios que possuem inclusive indicador de revisão, de 5 em 5 anos de uso. Isso, como dito pelo Adriano, é meio balela. Já precisei revisar relógios com menos tempo. E tenho relógios que, após 10 anos de uso, colocados num timer, mostram-se com amplitude perfeita. Melhor, então, dar uma "passadinha" no seu relojoeiro de confiança de ano em ano, conferir a resistência à pressão e amplitude. Caiu demais? Revisão. Não caiu. Abraço. Na minha experiência, por exemplo, os Rolexes - não porque sejam melhores ou piores que outras marcas, mas porque são "toscões" mesmo - passam 10 anos fácil sem qualquer revisão. Já mecanismos ultra planos, como Le Coultres, ETAs 2892, etc, arregam mais cedo.


Flávio

Re: Revisão X uso
« Resposta #3 Online: 03 Julho 2012 às 15:28:32 »
Flavio e Adriano, preciosas informações!

Obrigado (e aliviado)

abs

AFTP

*

Offline Neme

  • *****
  • 816
    • Ver perfil
Re: Revisão X uso
« Resposta #4 Online: 09 Junho 2013 às 23:31:20 »
A maioria dos fabricantes recomenda a cada 3 a 5 anos. Dois anos é muito pouco tempo.

É impossível dizer com certeza. Pois depende do relógio e depende do uso que se faz. Não é só a quantidade de uso, mas a "qualidade" do uso. Assim como carros. Tem carro que recomenda revisão a cada X km, outros a cada Y km, e para todos, não é só a quilometragem, mas o tipo de via que utiliza. Se utilizar em estradas de terra, o tempo de revisão se abrevia.

É o mesmo com relógios. Tem quem use com cuidado, tem quem bate, expõe a muitas variações de temperatura, etc. Eu recomendo entre 5 a 8 anos dependendo do relógio e dependendo do uso. Relógios de 36.000 bph eu recomendo que se abrevie um pouco os intervalos.

Mas isso vale para mecanismos. Quanto a vedação, se for um relógio de mergulho e que vai ser usado em água, recomendo que se
cheque a vedação uma vez por ano.

Abraços.

Adriano





Adriano, e no caso dos relógios que não são diver, ou até mesmo divers que entram na água eventualmente, a vedação pode ser verificada com qual intervalo de tempo? ( claro que sei que é uma média)
Abs.
Neme!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Revisão X uso
« Resposta #5 Online: 09 Junho 2013 às 23:51:56 »
Dois anos!

Abraços!

Adriano

*

Offline Neme

  • *****
  • 816
    • Ver perfil
Re: Revisão X uso
« Resposta #6 Online: 10 Junho 2013 às 00:11:01 »
Valeu! :)
Abs.
Neme!