Dicionário de Complicações

  • 36 Respostas
  • 12915 Visualizações
*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Dicionário de Complicações
« Online: 28 Abril 2009 às 13:53:22 »
Resolvi abrir esse tópico para criarmos um dicionário de complicações. Colocarei aqui algumas complicações e algumas fotos para melhor compreensão. Peço que os amigos ajudem, para que possamos sanar algumas dúvidas. Conto com a ajuda de todos.

Date

Complicação muito comum hoje em dia, mostra em um disco o dia do mês.

fonte: UN

Day-Date

Possui dois discos um com o dia do mês e outro com dia da semana.

fonte: Horologist


Big Date

Mostra somente o dia do mês, mas em vez de um disco, são dois, um numerado de 0 a 3, que marcam as dezenas e outro de 0 a 9.

fonte: UN

Perpetual Calendar

O calendário perpétuo é uma complicação muito sofisticada em relógios mecânicos/automáticos, mas é bastante comum em relógios quartzo digitais. Ele identifica o mês e o ano, não necessariamente mostrando-os. E marca o dia do mês de acordo com a duração deste último, e identifica também o ano bissexto. Por exemplo um relógio com calendário perpétuo, a data do dia 28 de fevereiro de 2005, após as 0:00 hs mudará para 1 de março de 2005. Pulará os dias, 29, 30 e 31.

fonte: UN
« Última modificação: 28 Abril 2009 às 14:00:26 por JotaA »

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Dicionário de Complicações
« Resposta #1 Online: 28 Abril 2009 às 17:45:30 »
Belo tópico, eu que estou aprendendo ainda sobre esse mundo tenho muito o que aprender aqui.
Um abraço
Fábio

*

Alberto Ferreira

Re: Dicionário de Complicações
« Resposta #2 Online: 28 Abril 2009 às 19:29:59 »
Salve, amigos!

Ainda tentando mostrar e "definir" algumas complicações,...

Clique sobre o endereço aí abaixo.

http://www.tp178.com/jd/uber-comp/artikel_4_1.html)

Este artigo, conhecido por alguns aqui, é bastante interessante.
Nele podem ser vistas muitas fotos e algumas animações (com som). Como a "sonnerie" (soneria), por exemplo.

Pena que o texto seja todo em inglês.
 :-[

Abraços!

PS:
E o relógio em si, cuja saga é contada no artigo, é tido por muitos como "o relógio (de pulso) mais complicado do mundo".
« Última modificação: 28 Abril 2009 às 19:55:36 por Alberto Ferreira »

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Dicionário de Complicações
« Resposta #3 Online: 28 Abril 2009 às 22:54:35 »
Bem interessante, depois vou tentar ler alguma coisa, por hora só "li" as figuras e os vídeos, kkkkkkkkkk.
Um abraço
Fábio

*

Enéias

Re: Dicionário de Complicações
« Resposta #4 Online: 28 Abril 2009 às 23:10:52 »
É complicado definir o que é complicação... ;D

Re: Dicionário de Complicações
« Resposta #5 Online: 29 Abril 2009 às 02:29:53 »
JotaA,

Achei excelente a idéia de criar um dicionário de complicações, este tópico certamente será um importante referencial para os novos usuários.  Gostaria de sugerir a adição de um relógio de exemplo ao fim de cada complicação, para que as pessoas tenham idéia do que se trata.

Agora, minha contribuição (aprendi em um tópico recente, estudei um pouco mais e decidi postar):

Dead Seconds (ou sudden second ou seconde d’un coup)

Trata-se de uma complicação caracterizada pelo movimento súbito do ponteiro de segundos de um marcador ao seguinte e sua interrrupção entre estes dois movimentos, como em um relógio a quartz.  Esta complicação foi adicionada aos relógios de bolso em 1754, por Romilly (em um relógio descrito na Enciclopedie de Diderot) e tinha por função a marcação precisa de pequenos intervalos de tempo. 



Imagem 1: Movimento com Dead Seconds (fonte: Fondation de la Haute Horlogerie)

Este recurso já foi utilizado em um Rolex:


Imagem 2: Rolex Tru-Beat "Dead Seconds" 6556 TA386 (fonte: 10 past 10: 10pastten.com)

Referências:
[link] http://www.hautehorlogerie.org/en/encyclopaedia/complication-watches/watches-for-measuring-short-intervals/watches-with-dead-seconds-and-independent-seconds.html [/link]

[link] http://www.hautehorlogerie.org/en/encyclopaedia/glossary/dead-seconds.html [/link]

Um abraço,
Leandro

« Última modificação: 29 Abril 2009 às 02:31:35 por Leandro »

*

Offline klaus

  • *****
  • 504
    • Ver perfil
Re: Dicionário de Complicações
« Resposta #6 Online: 29 Abril 2009 às 08:29:26 »
otimo topico jotaa

Re: Dicionário de Complicações
« Resposta #7 Online: 30 Abril 2009 às 20:51:14 »
JotaA,

Parabéns ! Excelente tópico !

Abs

Daniel
Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy

Re: Dicionário de Complicações
« Resposta #8 Online: 01 Maio 2009 às 22:57:19 »
Bom, dentre as complicações mais comentadas ainda temos espaço pra falar de fases da lua, dia-noite, equação do tempo, reserva de marcha, turbilhão, segundeiro descentralizado....

Gostei do tópico e tenho duas dúvidas:

- cronógrafo monopulsante é complicação?

- movimentos autômatos são uma complicação?


*

Alberto Ferreira

Re: Dicionário de Complicações
« Resposta #9 Online: 02 Maio 2009 às 13:02:41 »
Bom, dentre as complicações mais comentadas ainda temos espaço pra falar de fases da lua, dia-noite, equação do tempo, reserva de marcha, turbilhão, segundeiro descentralizado....

Gostei do tópico e tenho duas dúvidas:

- cronógrafo monopulsante é complicação?

- movimentos autômatos são uma complicação?





Salve!

Humberto,
Monopulsante se refere ao acionamento da função através de um único "pulsador" (ponsoir) - aquele "botão" de acionamento.

Quanto a considerar a função de "automático" como uma "complicação", como vimos na discussão no outro tópico, varia.  ::)
Não há um claro consenso.

Abraços!

*

Alberto Ferreira

Re: Dicionário de Complicações
« Resposta #10 Online: 02 Maio 2009 às 13:11:27 »
Salve!

O amigo Fernando (broker) nos indicou este excelente vídeo, da IWC.

http://www.youtube.com/watch?v=00k6sjow_jo


Nele, dentre outras coisas, podemos ver algumas "complicações" em ação (animações), como "calendário perpétuo, fases da Lua, indicador de reserva de corda,... (até) carregamento automático da corda, etc.

Dêm uma boa olhada.

Como diz o velho ditado,

"Uma (boa) imagem vale por mil palavras".
 ;) 8)

Abraços!

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Dicionário de Complicações
« Resposta #11 Online: 02 Maio 2009 às 15:07:09 »
Fantárdigo esse vídeo.

Não sabia que um calendário perpétuo era tão completo assim, controla fases da lua, eclipses etc.

Mais um aprendizado pra minha caxola.
Um abraço
Fábio

*

Alberto Ferreira

Re: Dicionário de Complicações
« Resposta #12 Online: 02 Maio 2009 às 15:18:46 »
Salve!

É isso aí, Fábio!

Mas,... Como diria aquele craque "filósofo" (bom de canhota, mas não tanto de "mídia"  ;D),...

"Uma coisa é uma coisa,... Outra coisa é outra coisa."
 ;) :D


As complicações "calendário perpétuo" e "fases da Lua" podem coexistir, como neste fantástico IWC.
Mas não necessariamente.

Por exemplo, há "fases da Lua" que não passam nem perto de ser um "calendário perpétuo", entende?


Abraços!
 8)

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Dicionário de Complicações
« Resposta #13 Online: 02 Maio 2009 às 18:02:03 »
Perfeito Alberto, isso eu já tinha percebido.
Sei que existe o calendário perpétuo e o fases da lua em separado, o que não sabia era justamente que eles podiam coexistir no mesmo mecanismo.
Eu acho fantástica a complicação fases da lua e ainda sonho em ter um relógio que a possua.
Já o calendário perpétuo, não faço tanta questão pois não é trabalho algum mudar a data quando necessária.

Vejo um problema em relógios com essas complicações, você precisa ter watch winder para mantê-los sempre funcionando, senão estará abrindo mão delas.
Um abraço
Fábio

*

Alberto Ferreira

Re: Dicionário de Complicações
« Resposta #14 Online: 02 Maio 2009 às 18:21:03 »
Salve!

Sim, Fábio!
Na verdade o ajuste é mais complexo (ou apenas há mais itens a ajustar,... ...nada além disso), mas ao ser ajustado, ele passa a funcionar normalmente, claro!

Mas note que no caso do IWC Portuguese em questão, a reserva de corda é de 7 dias, o que reduz a necessidade do tal ajuste, ou pura e simplesmente a freqüência do ato de carregar a corda. Basta movimentá-lo um pouco ou simplesmente carregar a corda pela coroa mesmo.

Ah!
Uma outra coisa, que eu aproveito para comentar, pois não sei se todos os que nos lêem atentaram para este pequeno "detalhe".

O mecanismo de "calendário perpétuo" deste IWC, em específico, está "calculado" para funcionar até o ano de 2499!

E depois, como fica?
Bom, o relógio teria (ou terá  ;)) que ser enviado ao fabricante para troca de uma engrenagem, responsável pelo novo período.
 ;)  :o

E quem duvidar,...
...que verifique na ocasião.
 ;)  8)

Abraços!
« Última modificação: 02 Maio 2009 às 18:32:35 por Alberto Ferreira »

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Dicionário de Complicações
« Resposta #15 Online: 02 Maio 2009 às 18:41:28 »
Alberto, eu notei o calendário até 2499, só tenho uma coisa a dizer:

"Quem viver verá"

KKKKKKKKKKKKKKK.

E por falar em complicações e calendário perpétuo, estou de boca aberta até agora com o Patek Philippe Ref. 5207.
Matéria completa:
http://www.relogioserelogios.com.br/noticias_site.asp?idNoticia=661

O relógio por si só é lindo demais, porém quando lemos a matéria e verificamos quantos anos de pesquisa foram empregados, patentes registradas, empenho das pessoas envolvidas, padrão de qualidade elevadíssimo (2 vezes mais elevado que o exigido pelo COSC) etc, damos ainda mais valor ao relógio.

Pra ser sincero nunca liguei muito para a marca PP, só via status nela, mas depois dessa matéria passei a enteder o porque de seus preços tão elevados.
Um abraço
Fábio

*

Alberto Ferreira

Re: Dicionário de Complicações
« Resposta #16 Online: 02 Maio 2009 às 18:48:57 »
Pois é!...

 ::)
Ou,... Talvez pudessemos dizer,...

Se alguém estiver vivo, verá!
 ;)  ;D


É, meu amigo,...
Patek é Patek.
 ;)  8)

E, obviamente, sem qualquer crítica aos que pensam, ou pensavam, de outra forma.

Há que conhecer, para respeitar e apreciar.   ::)

Um grande abraço!
 8)

Re: Dicionário de Complicações
« Resposta #17 Online: 02 Maio 2009 às 22:32:59 »
Comentava se os movimentos automatizados de figuras no fundo ou mostrador (chamei de autômato, mas não sei se há outra denominação) seriam considerados uma complicação. Acho que sim...

Abaixo, um exemplo da Ulyssse Nardin, em seu modelo Safari Jaquemarts Minute Repeater:


*

Alberto Ferreira

Re: Dicionário de Complicações
« Resposta #18 Online: 02 Maio 2009 às 23:33:37 »
Salve!

Desculpe, amigo Humberto! Mas eu é que não li direito.  :-[  :P

Sim!
Essa eu até diria que todos concordam que é mesmo uma "complicação", sim.

A ULYSSE NARDIN tem inclusive movimentos em que estes autômatos, como você bem disse (e também chamados de "jaquemarts"), são combinados com outra "complicação" muito interessante, a soneria ("sonnerie") onde uma música (ou som) é tocada durante o movimento das figuras.

Por exemplo:



Vejam o relógio aqui,

http://www.ulysse-nardin.com/watch.jsp?ID_Page=100011_100000_10001A




Vejam, e ouçam, uma soneria ("sonnerie").

http://www.youtube.com/watch?v=ipD-_1wQQPE

Abraços a todos!

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Dicionário de Complicações
« Resposta #19 Online: 03 Maio 2009 às 00:04:01 »
Alberto, uma coisa que eu não tinha notado, quando escrevi a mensagem anterior sobre o Patek estava ainda no meio da matéria.

Lá no final dela, tem o preço da peça, 725 mil francos suíssos, o que convertendo dá quase R$1.400.000,00 (um milhão e quatrocentos mil reais).
:o  :o  :o  :o  :o  :o  :o  :o  :o  :o  :o  :o  :o  :o

Isso significa nada mais, nada menso que minha aposentadoria, essa grana bem investida, daria algo entre 10 e 20 mil reais por mês.

Me aposentaria hoje com essa quantia.
Um abraço
Fábio