UM RELÓGIO 24 H NA CATEDRAL DE FLORENÇA?...

  • 20 Respostas
  • 4885 Visualizações
*

Alberto Ferreira

UM RELÓGIO 24 H NA CATEDRAL DE FLORENÇA?...
« Online: 13 Junho 2013 às 19:25:47 »
...O que ele tem de tão especial?
 ::)



Bene, amici...
O relógio é este.



E ele está mesmo lá, no "Duomo di Firenze" (a Basílica di Santa Maria del Fiore).
Como outras obras da catedral ele foi decorado por Paolo Uccello (1397 - 1475), no século XIV, portanto...

Mas, horologicamente, o que este relógio tem de tão especial?
Alguém sabe?
Não?   ::)

Vamos pesquisar?  ;)

Alberto

*

Offline Sifion

  • *****
  • 640
    • Ver perfil
Re: UM RELÓGIO 24 H NA CATEDRAL DE FLORENÇA?...
« Resposta #1 Online: 13 Junho 2013 às 19:31:18 »
Tirando o fato de que ele roda no sentindo "anti-horário" e é 24h?

Abraços.

*

Alberto Ferreira

Re: UM RELÓGIO 24 H NA CATEDRAL DE FLORENÇA?...
« Resposta #2 Online: 13 Junho 2013 às 19:38:49 »
Sim.
Tem algo mais importante...

Apesar de que o que você disse é fato, 24 horas e anti-horário.

Alberto


*

Offline melao

  • *****
  • 613
    • Ver perfil
Re: UM RELÓGIO 24 H NA CATEDRAL DE FLORENÇA?...
« Resposta #3 Online: 13 Junho 2013 às 19:57:31 »
O distico das 4:00 é escrito IIII e nao IV como deveria ser.Alias detalhe bastante comum em relogios antigos e novos tambem.
Será?????Nao sei!!!!!!!! ??? ??? ???
Most3lm.com

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: UM RELÓGIO 24 H NA CATEDRAL DE FLORENÇA?...
« Resposta #4 Online: 13 Junho 2013 às 19:57:38 »
Well... acho que não tem nada a ver com o que vou dizer, mas esse é apenas mais um que derruba totalmente aquela lenda do acidente do trem por causa de um IV ou IIII. Esse é mais um relógio que usa IIII e é BEEEMMM mais antigo que o próprio trem.

Abraços!

Adriano

*

Alberto Ferreira

Re: UM RELÓGIO 24 H NA CATEDRAL DE FLORENÇA?...
« Resposta #5 Online: 13 Junho 2013 às 20:01:03 »
Iiiiiihhhhh!  ::)

Tá todo mundo "frio"...

Não é nada disso, não!  :D
 8)

Alberto

*

flavio

Re: Re: UM RELÓGIO 24 H NA CATEDRAL DE FLORENÇA?...
« Resposta #6 Online: 13 Junho 2013 às 20:15:40 »
Isso no meio representa o Sol? Digo isso porque a concepção não é dessa época... Flávio

*

Offline Sifion

  • *****
  • 640
    • Ver perfil
Re: UM RELÓGIO 24 H NA CATEDRAL DE FLORENÇA?...
« Resposta #7 Online: 13 Junho 2013 às 20:26:38 »
O fato dele ter +600 anos conta? Se ele é 24h e fica dentro da catedral obviamente não é um relógio de sol.
Então é um relógio mecânico de +600 anos.

Se eu entendi direito o que eu li o dia é dividido em 24h e reinicia no por do sol....ao invés das nossas 12h. Assim o dia ao invés das nossas 24h tem 48h?! É isso ou eu viajei demais no texto?

Abraços.

*

Alberto Ferreira

Re: UM RELÓGIO 24 H NA CATEDRAL DE FLORENÇA?...
« Resposta #8 Online: 13 Junho 2013 às 20:27:54 »
Sim...
E não, Flávio...

Mas o que eu pretendo que seja encontrado é que...
Na verdade, sim, tem algo a ver com a sombra, com o por-do-sol...
 ;)

Alberto


*

Alberto Ferreira

Re: UM RELÓGIO 24 H NA CATEDRAL DE FLORENÇA?...
« Resposta #9 Online: 13 Junho 2013 às 20:29:35 »
Viajou sim, Sifion...

É mais ou menos por aí, mas não aí.  ;)

Pesquise por hora itálica...
 ;)

Re: UM RELÓGIO 24 H NA CATEDRAL DE FLORENÇA?...
« Resposta #10 Online: 13 Junho 2013 às 20:48:15 »
Sei lá acho que é viagem, mas acho que o detalhe importante é que o ponteiro "acompanha o sol", por exemplo:
Quando é meio dia, o ponteiro está para cima, ou as 7:00 da manhã está para o lado nascente, e as 18:00 está para o lado poente, e assim acompanha o sol no decorrer do dia.
Não tenho certeza se é isso, é só um chute  8) 8)

Re: UM RELÓGIO 24 H NA CATEDRAL DE FLORENÇA?...
« Resposta #11 Online: 13 Junho 2013 às 21:04:51 »
Magnifico este tópico!

Parabéns ao idealizador!

*

Offline Sifion

  • *****
  • 640
    • Ver perfil
Re: UM RELÓGIO 24 H NA CATEDRAL DE FLORENÇA?...
« Resposta #12 Online: 13 Junho 2013 às 22:31:05 »
Ok, novas informações.

O dia da "Hora itálica" não começa da mesma maneira que o nosso. A primeira hora marcada no relógio na verdade corresponde à hora do por do sol.

Bola dentro dessa vez?

Abraços.

*

Alberto Ferreira

Re: UM RELÓGIO 24 H NA CATEDRAL DE FLORENÇA?...
« Resposta #13 Online: 14 Junho 2013 às 01:23:09 »
Agora sim, Sifion!
Você achou o caminho das pedras, digo, das horas.  8)

O Flávio já tinha dado uma certa "palinha", mas eu não dei muita "corda", justamente para provocar um pouco mais as "pesquisas"...  ;)  :D

De fato este é o único relógio sobrevivente deste tipo.
Todos os outros relógios que nós conhecemos e que vemos hoje têm o sistema francês de horário...

Neste, itálico, a referência é o pôr-do-sol.
Por esta razão o 24 (grafado XXIII, no caso) fica na parte inferior do mostrador. Este é o início da contagem das horas do dia neste sistema...

Se não houver outras manifestações e/ou complementos, amanhã eu tento retornar comum pouco mais de  informação.

Alberto


PS:
Mas,...
Vocês já pensaram como era naquele tempo, não tão distante assim, em que não havia a NET e as pesquisas só podiam ser feitas em livros, ou eventualmente em alguns museus?
 ::)
Era dureza, não é mesmo?   ;)

*

Alberto Ferreira

Re: UM RELÓGIO 24 H NA CATEDRAL DE FLORENÇA?...
« Resposta #14 Online: 14 Junho 2013 às 15:58:37 »
Bem, amigos da Rede ForumNow...

Em resumo é mais ou menos o seguinte...

Como nós sabemos, os relógios com mostradores de 24 horas não são tão incomuns hoje em dia.
Há até modelos de pulso, muitos de inspiração e uso militar, etc.

Estes relógios, ditos 24 H, cujo movimento faz o ponteiro das horas percorrer o mostrador apenas uma vez por dia (as tais 24 horas de onde provem o seu nome) e não nas duas vezes (12 horas) dos relógios convencionais, podem ter duas configurações, com a indicação das 12 horas na parte superior do mostrador, ou na sua parte inferior.

Entretanto, eles ainda são expressões da chamada “Hora Francesa”, onde 12 horas indica o meio-dia e 24 horas a meia-noite.
Este sistema foi implantado em 1669, por um acordo internacional, justamente em substituição à chamada “Hora Italiana”, ou “Hora Juliana”, onde a indicação de 24 horas também ficava na parte inferior, mas com uma fundamental diferença, ela representava a hora do "pôr-do-sol".

Além disso, o giro dos ponteiros era uma "representação" de como a sombra se deslocava nos antigos relógios de sol... Da direita para a esquerda, naquilo que nós convencionamos chamar hoje de movimento “anti-horário”.

Como a indicação de 24 horas corresponde à hora do pôr-do-sol, isto implica em que ele tenha que ser "ajustado", pelo menos semanalmente, devido à variação relativa à progressão da hora do ocaso.

A "Hora Italiana", que pode parecer estranha hoje, tinha todo o sentido naquela época, pois era ao pôr do sol que os portões das muralhas que circundavam e protegiam as cidades eram fechados, com o povo protegido dento delas para passar a noite.
Na mesma época em que o tal acordo passou a ter vigência, houve também a decisão de que o giro dos ponteiros deveria ser, como é hoje, naquilo que chamamos de "sentido horário”, ou seja da esquerda para a direita.

O relógio da catedral de Florença, é hoje o único remanescente (público) daqueles relógios de “Hora Italiana”.

Bem,...
Eu encontrei na NET, um pequeno resumo da história deste relógio.
Aqui ---> http://tuscantraveler.com/2008/florence/tuscan-travelers-tales-duomo-clock-keeps-italian-time/, onde  nós podemos ler um pouco mais.
 
E, importante, leiam também os comentários lá do tal site...
Mas, com uma boa pesquisa nós podemos encontrar muito mais sobre ele, há até livros.

Esta é história...
E nós podemos conversar mais e levantar questões e dúvidas a respeito, afinal esta é a ideia aqui.

Durante a sua existência, e através dos séculos, o relógio sofreu reformas e modificações, tanto no seu movimento quanto no seu mostrador, que foi devidamente restaurado.

Alberto

Re: UM RELÓGIO 24 H NA CATEDRAL DE FLORENÇA?...
« Resposta #15 Online: 14 Junho 2013 às 17:34:20 »
Achei interessante também que os algarismos não marcam o ponto de mudança entre uma hora e outra, e sim uma "área" relativa à hora atual. Por exemplo, o meio-dia e meia-noite não estão alinhados na vertical, este alinhamento é a interseção entre as 12 e 13 horas e entre as 24 e 1 hora.

Se fosse para dizer as horas dessa forma, olhando para o meu relógio agora eu diria que estamos na metade da hora 17!

Abraços

*

Alberto Ferreira

Re: UM RELÓGIO 24 H NA CATEDRAL DE FLORENÇA?...
« Resposta #16 Online: 14 Junho 2013 às 17:56:24 »
Sim.
Isto significa que o movimento do ponteiro é analógico, ou que ele tem uma apresentação "analógica".

E é o que ocorre sempre que nós  temos alguma indicação (dos ponteiros, por exemplo) na qual podemos visualizar (ou depreender) o deslocamento proporcional, e inferir uma leitura intermediária.

O que, só para comparação e esclarecimento do conceito analógico vs. digital, difere do que ocorre em uma indicação digital.
Nesta última há uma informação em um dado instante e outra num momento seguinte, não sendo possível avaliar (proporcionalmente) o deslocamento, ou o que ocorre no intervalo entre as leituras.

Alberto

Re: UM RELÓGIO 24 H NA CATEDRAL DE FLORENÇA?...
« Resposta #17 Online: 15 Junho 2013 às 13:37:20 »

Brescia-IT orologio por Carbonieri2013, no Flickr


Brescia - Piaza d'orologio por Carbonieri2013, no Flickr

Alberto, será que este relógio também pode ser considerado "hora itálica", ele guarda algumas semelhanças com o de Firenze e também fica na Itália, na cidade de Brescia.....abraço.
sic transit gloria mundi

Re: UM RELÓGIO 24 H NA CATEDRAL DE FLORENÇA?...
« Resposta #18 Online: 15 Junho 2013 às 14:04:21 »
Dei uma "googada" e consegui maiores informações sobre o relógio que postei
relógio mecanico feito em 1544, marca ainda fases da lua e signos do zodíago
nome correto do local é Piazza della loggia, torre dell'orologio
ps. agora quanto as semelhanças com o inicialmente postado ainda fico na dúvida. notei que neste, as 18h00 e 19h00 ficam na parte mais alta do relógio, o que daria uma enfase no por do sol, como início do dia. acredito naquela época não deveria haver um tradado estabelecendo uma forma padrão para os relógios, logo deve haver vários tipos....abraço
sic transit gloria mundi

*

Alberto Ferreira

Re: UM RELÓGIO 24 H NA CATEDRAL DE FLORENÇA?...
« Resposta #19 Online: 15 Junho 2013 às 21:26:48 »
...
... acredito naquela época não deveria haver um tradado estabelecendo uma forma padrão para os relógios, logo deve haver vários tipos....abraço

Olá, Carbonieri!
Grato por participar.

Sim, eu creio que a tal "acordo" certamente não tenha sido tão efetivo (não a curto prazo) em muitas comunidades.
Além de que, seja por tradição ou até por disponibilidade de recursos, muitos relógios devem ter demorado para serem adequados à nova "ordem". Eu creio...

Eu acho muito interessante todos estes aspectos históricos e culturais envolvendo os relógios públicos. E sempre há muita história por trás deles.

Eu não conhecia este relógio de Brescia e acredito que temos aqui mais um ponto para as devidas pesquisas.
Para os que se interessam pelo tema, bem entendido.  ;)

Legal!
Então, vamos ver se alguém mais "aporta" mais alguma informação ou comentário.

Um abraço!
Alberto
« Última modificação: 15 Junho 2013 às 21:37:03 por Alberto Ferreira »