Polimento de Vidros...

  • 16 Respostas
  • 8812 Visualizações
*

Offline Rafaexp

  • *****
  • 715
  • Time what its time...
    • Ver perfil
Polimento de Vidros...
« Online: 29 Junho 2013 às 20:39:24 »
Ae Pessoar! tudo bem??

Andei pensando por aqui... que tipo de material (ais) normalmente é usado para dar polimento nos vidros dos nossos queridos relógios??????

Acredito que dependa tb no "tipo" de vidro, e normalmente é usado algum tipo de motor? ou aqueles discos de feltro???

Eu lembro de ler alguém postando que tentou polir o vidro com aquelas "super" flanelinhas que dão polimento em anéis e alianças e tal...e que detonou o vidro!!! :) :)

Enfim, pessoal da moderação, se já tiver um tópico sobre o tema, favor me linkar antes de apagar o meu!! por favor!!! dei uma caçada no sistema de busca e não achei nada....mas as vezes, o sistema falha! hahaha  ::) ::) ::)

Abração a todos e obrigado antecipadamente!! ;D ;D ;D

Rafa

Re: Polimento de Vidros...
« Resposta #1 Online: 29 Junho 2013 às 21:28:29 »
É uma boa dúvida.

Abraços, Jorginho

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Polimento de Vidros...
« Resposta #2 Online: 30 Junho 2013 às 17:33:13 »
Depende do "vidro". Acrílico se puli do mesmo jeito que o aço e etc., só muda o tipo de massa.

Agora, vidro, pode-se até polir do mesmo jeito, com massa bem abrasiva, mas o resultado não é perfeito porque muda-se a planicidade e curvatura do vidro, e consegue-se polir mas não consegue-se dar acabamento, lustre, e fica, digamos, mal acabado. Se olhar com lupa fica com cara de "lixado".

Para ficar bom, tem que ter equipamento especial, como os que fazem com lentes de óculos, funciona com água e abrasivo em pó especial, e preserva a planicidade ou curvatura.

Ou seja, não há método caseiro de se polir vidro mineral com perfeição.

Abraços!

Adriano

Re: Polimento de Vidros...
« Resposta #3 Online: 30 Junho 2013 às 23:43:23 »
Eu particularmente uso uma lixa bem
fininha em todo o acrílico e dou uma polida
com disco de feltro bem macio com Kaol
ou semelhante, fica ótimo. Abraço!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Polimento de Vidros...
« Resposta #4 Online: 01 Julho 2013 às 00:29:54 »
Eu particularmente uso uma lixa bem
fininha em todo o acrílico e dou uma polida
com disco de feltro bem macio com Kaol
ou semelhante, fica ótimo. Abraço!

O solvente do Kaol não é nem um pouco recomendável, ataca o acrílico e vai criar micro-fissuras com o tempo. Melhor usar massa própria, ou Polywatch, ou na falta disso, pasta ou massa para polir CD's, mas Kaol ou outro polidor com solventes, jamais. Aliás, nem em vidro nem em parte nenhuma do relógio.

Mas claro, só minha opinião. Eu não recomendo, mas cada um faça seus experimentos por própria conta e risco.

Abraços!

Adriano

Re: Polimento de Vidros...
« Resposta #5 Online: 01 Julho 2013 às 20:14:40 »
Eu particularmente uso uma lixa bem
fininha em todo o acrílico e dou uma polida
com disco de feltro bem macio com Kaol
ou semelhante, fica ótimo. Abraço!

O solvente do Kaol não é nem um pouco recomendável, ataca o acrílico e vai criar micro-fissuras com o tempo. Melhor usar massa própria, ou Polywatch, ou na falta disso, pasta ou massa para polir CD's, mas Kaol ou outro polidor com solventes, jamais. Aliás, nem em vidro nem em parte nenhuma do relógio.

Mas claro, só minha opinião. Eu não recomendo, mas cada um faça seus experimentos por própria conta e risco.

Abraços!

Adriano
Olá Adriano pensei no que você falou, se bem que meus relógios
são antigos (+20 anos), sempre utilizei esse método, não vi ainda nenhuma fissura,
somente o amarelamento pelo tempo,abriu também meus olhos, pois antigamente
era de uso esse processo, vou pesquisar mais.  Abraço!

*

Offline Rafaexp

  • *****
  • 715
  • Time what its time...
    • Ver perfil
Re: Polimento de Vidros...
« Resposta #6 Online: 01 Julho 2013 às 23:56:58 »
Booooaaa mestre adriano, realmente esse lance de polir, sempre leva a um desgaste da superfície, e com certeza esse desgaste deve ser controlado!!! Ou seja, só profissa!!

Mas em caráter de aprendizado/curiosidade, vc fala sobre uma "massa" para polir o acrílico, que massa seria essa??

O jorghata falou kaol, kaol não é usado para polir prata?

Abraço a todos!!

Rafa

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Polimento de Vidros...
« Resposta #7 Online: 02 Julho 2013 às 00:12:21 »
Se o acrílico está tão ressecado a ponto de estar até amarelado, o solvente do Kaol vai estragar mais ainda. Nem sei explicar como ainda não aconteceu nada.

Rafa, a massa de polir acrílico é massa para polir acrílico mesmo. É uma barra como as de polir aço, ouro. Vende em fornituras. E é para o mesmo método de aplicação, ou seja, com politriz. Mas com roda de algodão, nunca de feltro, senão vai derreter o acrílico.

Abraços!

Adriano

*

Offline Rafaexp

  • *****
  • 715
  • Time what its time...
    • Ver perfil
Re: Polimento de Vidros...
« Resposta #8 Online: 02 Julho 2013 às 12:40:09 »
AAAHHHHH eu acho que sei que massa é essa!!!
é a mesma que alguns protéticos usam para polir armações de metal.... é uma pedra meio azulada????

E a sacada do Algodão no lugar do feltro é genial!!!!!

vcs falam em alguma velocidade específica??? ou é o "feeling" do cara que esta com a peça na mão????


Valeuuuu adrianooooo

Abraço

Rafa

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Polimento de Vidros...
« Resposta #9 Online: 02 Julho 2013 às 14:01:24 »
Sim, a massa pode ter cores diferentes (até porque normalmente é um corante que dá a cor). A que usamos é bege. Mas tem praticamente a mesma granulometria da usada por protéticos para acrílico. Eu inclusive ajustei e poli eu mesmo um canto do meu aparelho de mordida certa vez.

A velocidade para polir é alta, algo em torno de 2.500 a 3.000 rpm, mas para lustrar deve-se usar velocidade baixa (entre 1.200 e 1.400 rpm) e uma roda limpa de algodão.

Abraço!

Adriano

*

Offline Rafaexp

  • *****
  • 715
  • Time what its time...
    • Ver perfil
Re: Polimento de Vidros...
« Resposta #10 Online: 02 Julho 2013 às 21:16:56 »
 ;D ;D ;D ;D ;D Suspeitei desde o princípio! hehehe

obrigado pelas dicas Adriano!!!!

como sempre, matando a cobra e mostrando o porrete! hehehehhe

abraçãooooo

Rafa ;D ;D ;D

Re: Polimento de Vidros...
« Resposta #11 Online: 02 Julho 2013 às 21:36:32 »

...

como sempre, matando a cobra e mostrando o porrete! hehehehhe
...



Aniquilando o ofídio e exibindo o cajado!

Abs gabo  :)

Re:Polimento de Vidros...
« Resposta #12 Online: 27 Outubro 2020 às 10:51:59 »
Salve amigos,

Ressuscitando o tópico, lembram do Alemão (Osmar) que fazia polimento em vidro de relógios no mesmo prédio da Sarica no centro de São Paulo? Ele ainda está na ativa? Alguém tem o contato dele para me passar? No Fórum antigo tinha esse (11) 3115 2205 telefone, eu liguei mas está inativo e não existe mais.
Por favor, vocês podem indicar mais profissionais bons que façam polimento no vidro de relógios? Lembrando que não é vidro de acrílico e sim de cristal.

Abraços e Obrigado...

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Polimento de Vidros...
« Resposta #13 Online: 28 Outubro 2020 às 10:49:05 »
Jurandir

Se e somente se algum relojoeiro retirar o cristal para você, normalmente qualquer ótica faz o polimento. Aliás, cristal mineral é uma droga, não sei até hoje porque diabos a indústria saiu dos hesalite para o mineral.

Re:Polimento de Vidros...
« Resposta #14 Online: 28 Outubro 2020 às 20:39:23 »
Olá Flávio,

O relógio em questão é um Orfina Porsche Design Lemania 5100 em PVD preto.
Você sabe se esse relógio usa o hesalite ou cristal mineral? Como descubro se o vidro do relógio é hesalite ou cristal mineral? Você acha arriscado polir o vidro no lugar, mesmo isolando bem a caixa?
Onde você costuma levar seus relógios para fazer revisão (se não puder passar o contato aqui, me envia uma MP por favor)?
Os relógios atuais da Seiko usam esse hesalite ou cristal mineral?

Obrigado...


« Última modificação: 28 Outubro 2020 às 20:47:53 por Jurandir Jr. »

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Polimento de Vidros...
« Resposta #15 Online: 29 Outubro 2020 às 18:13:11 »
O seu relógio usa cristal mineral. Para distinguir um do outro... Bem, plástico é plástico, vidro é vidro: dá para sentir pelo tato.

Sobre o outro questionamento: não, tem que retirar.

Sobre revisões, sem correr o risco de fazer merchand, algo que vai contra as regras do fórum, eu sempre sugiro, em primeiro lugar, a autorizada. Na prática, hoje a Watchtime representa uns 80% das marcas... Eu sinceramente não sei quem é autorizado Porsche Design aqui. Sobre independentes, eu gostava do trabalho da Carpinobilis, composta pelo Flávio e Ériton. Eu fiquei sabendo que se separaram, mas ambos são bons.

Os Seikos usam "hardlex", que nada mais é do que um cristal mineral de maior dureza. E há Seikos com safira, claro.


Flávio

Re:Polimento de Vidros...
« Resposta #16 Online: 30 Outubro 2020 às 11:30:06 »
O hesalite é um tipo de acrílico? Se for acrílico, já fiz polimento em acrílico e ficou perfeito.
Hardlex é melhor que o cristal mineral comum?
Já levei relógios na Watchtime, trabalham muito bem mas levei relógios Swatch automáticos, aí não ficou caro a revisão. Agora outros relógios que cotei o orçamento com eles, me cobraram um absurdo. Algo em torno de 1.500,00. Na Carpinobilis, a revisão de um cronógrafo automático Oris Williams F1 que eu cotei essa semana, me cobraram 1.290,00.
A Orfina não possui autorizada no Brasil, e acho que essas autorizadas estão cobrando um valor muito alto em uma revisão, se você puder fazer a gentileza de me indicar outro local eu agradeço, pode me enviar uma MP se quiser.
 Abraços e obrigado
« Última modificação: 30 Outubro 2020 às 11:35:58 por Jurandir Jr. »