Para que serve ?

  • 8 Respostas
  • 4410 Visualizações
Para que serve ?
« Online: 30 Abril 2009 às 11:06:21 »
Bom dia a todos,
alguém aqui sabe o que significa e pra que serve (e como) o tal pegwood e pithwood (este eu acho que é Pita ::)??? ??? ???

Abraços
Lourival

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Para que serve ?
« Resposta #1 Online: 30 Abril 2009 às 11:17:16 »
Lourival,

São tocos e pedaços de madeira para auxiliar na limpeza e manejo dos movimentos quando numa revisão.

O peg wood é um palito comprido, e serve para você mexer com peças sem riscá-las, servir de apoio, pressionar molas, etc.
Já o pith wood é um toco de madeira bem porosa, que serve para limpeza de peças e ferramentas (pois retém óleo), fixação de peças pequenas (como também usa o Rodico), etc.

Nesta foto, você vê os dois:


Fonte: TimeZone Watch School

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Para que serve ?
« Resposta #2 Online: 30 Abril 2009 às 11:24:46 »
Traduzindo para o linguajar tupiniquim, falado nas fornituras, caso queira comprar esses itens:

Pegwood - "pau" ou "palito" de laranjeira...
Pithwood - "torrão"

Agora as curiosidades: me contaram que o pithwood provém de uma planta que possibilita que se faça suco dela. Parece que o tal suco vem direto da madeira... Me contaram isso na Suíça... Não excluo a possibilidade de que podiam estar tirando um sarro da minha cara...

Sobre o palitinho de laranjeira, é excelente para se fazer colocadores de ponteiros. Eu tenho um jogo profissional de colocadores de ponteiros, da Horotec, show de bola. Mas para colocar ponteiro de horas, especialmente os de buchas mais espessas, uso um palitinho de laranjeira que eu mesmo furei (pode-se usar uma chave de fenda para isso...) no diâmetro mais largo que o das ferramentas próprias. Não troco por nada, e os relojoeiros idem...
Dica: fure a ponta do palitinho e lixe seus cantos externos, chanfrando-o. Com esse palitinho você pode colocar os ponteiros de um Patek Calibre 89 sem sequer se preocupar em marcar os ponteiros. Além disso, a madeira é muito dura, ela resiste bem sem se danificar.

Abraços!

Adriano

*

rlessa

Re: Para que serve ?
« Resposta #3 Online: 30 Abril 2009 às 11:28:39 »
Faco ponta em pegwood de 2mm de diametro e uso para limpeza entre os links da pulseira de aco.  :D :D

Re: Para que serve ?
« Resposta #4 Online: 30 Abril 2009 às 11:36:44 »
Traduzindo para o linguajar tupiniquim, falado nas fornituras, caso queira comprar esses itens:

Pegwood - "pau" ou "palito" de laranjeira...
Pithwood - "torrão"

Agora as curiosidades: me contaram que o pithwood provém de uma planta que possibilita que se faça suco dela. Parece que o tal suco vem direto da madeira... Me contaram isso na Suíça... Não excluo a possibilidade de que podiam estar tirando um sarro da minha cara...

Adriano,
Pithwood, me parece que é a madeira da árvore Piteira, também chamado de Pau de Pita, tô certo ::)
Quanto ao pau de laranjeira, é aquele mesmo palito que mulher usa pra fazer unha? Aliás nunca consegui entender como e pra que elas usam aquilo ;D

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Para que serve ?
« Resposta #5 Online: 30 Abril 2009 às 11:41:49 »
Só há um jeito de responder para que serve o pegwood: a imaginação é o limite! Ele é muito resistente e ao mesmo tempo totalmente inofensivo às peças do relógio. Seus usos são infinitos.

Sobre a piteira, realmente não sei dizer se é a mesma. A semelhança dos nomes indica que se trata da mesma coisa. Mas a pita me parece menos densa. Esse palitinho de laranjeira é muito denso, bastante impermeável, com superfície bem lisa e brilhante, como se tivesse sido polido.

Abraços!

Adriano
« Última modificação: 30 Abril 2009 às 11:47:22 por Adriano »

*

Alberto Ferreira

Re: Para que serve ?
« Resposta #6 Online: 30 Abril 2009 às 11:43:44 »
...
Pithwood, me parece que é a madeira da árvore Piteira, também chamado de Pau de Pita, tô certo ::)
...



Huuummm!  ::)

Eu não sei não, Lourival.

Mas isso de Pita, em outro contexto, já deu um certo "pau", até "registrado" pela mídia,...  ;)  ;D


Bom,...
O nome da madeira em português, obviamente, eu não sei.
Mas ela parece (parece) um tipo de "balsa".

Abraços mil!
 8)

*

Alberto Ferreira

Re: Para que serve ?
« Resposta #7 Online: 30 Abril 2009 às 12:04:17 »
...
Agora as curiosidades: me contaram que o pithwood provém de uma planta que possibilita que se faça suco dela. Parece que o tal suco vem direto da madeira... Me contaram isso na Suíça... Não excluo a possibilidade de que podiam estar tirando um sarro da minha cara...
...


Salve!

Adriano,
Pode até ser,...  ::)
Mas eu também acho provável que os seus colegas suíços estejam mesmo brincando.

Pois, uma das características da tal madeira deve justamente ser a de não deixar "resíduos", o que talvez não faça lá muito sentido no caso de se usar uma madeira (originalmente) "suculenta".

Mas,...
Isso é apenas uma "especulação" minha.
E eu nem sei se o "pithwood" usado nos relógios sofre, ou não, algum tipo de "tratamento" prévio.

Abraços!

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Para que serve ?
« Resposta #8 Online: 30 Abril 2009 às 12:18:47 »

Quanto ao pau de laranjeira, é aquele mesmo palito que mulher usa pra fazer unha? Aliás nunca consegui entender como e pra que elas usam aquilo ;D


Finalmente alguma coisa que eu saiba responder, kkkkkkkkk
Minha mãe foi manicure, kkkkkkkkk

Ele serve para tirar esmalte do canto das unhas, vou exemplificar abaixo:

Você passa língua na ponta do pau (de lanranjeira, nada de tentar contorcionismos hein) para deixá-lo úmido,
depois enrola-se um pouco de algodão,
molha o algodão na acetona
e passa no cantinho das unhas para tirar o esmalte.

Serve também para levantar a cutícula (o pau puro, não precisa passar a língua nem colocar algodão) do cantinho da unha para poder cortar com o alicate.

 ;D  ;D  ;D  ;D  ;D  ;D  ;D  ;D  ;D
Um abraço
Fábio