Ajustando relogio atrasando...

  • 15 Respostas
  • 10649 Visualizações
*

Offline Bruno

  • *****
  • 507
    • Ver perfil
Ajustando relogio atrasando...
« Online: 19 Agosto 2013 às 23:33:44 »
Bom amigos, desculpe se já há a resposta para minha dúvida por aqui. Infelizmente não encontrei...

Resolvi me aventurar a começar a mexer nos mecânicos... Minha primeiro impasse é o seguinte:

Tenho um relógio que está atrasando e resolvi tentar uma regulagem. Para isso encontrei 2 tutorais:

http://www.relogioantigo.com.br/dicas.html

http://www.ehow.com.br/ajustar-pendulo-relogio-como_32276/

Porém não consegui localizar a tal 'a porca de ajuste' falada no tutorial 2 (chamada bucha no tuto 1).

Será que algum colega de bom coração poderia me disponibilizar uma fotinho explicativa? rs  ;D

Outra dúvida é: em um dos tutoriais fala que se deve remover o pêndulo para fazer essa regulagem. No outro diz que basta 'pará-lo. Qual é o procedimento correto.

Agradeço desde já aos amigos.

*

flavio

Re: Re: Ajustando relogio atrasando...
« Resposta #1 Online: 19 Agosto 2013 às 23:52:24 »
Pêndulo? A porca fica na base do pêndulo. Flávio

*

Offline Bruno

  • *****
  • 507
    • Ver perfil
Re: Re: Ajustando relogio atrasando...
« Resposta #2 Online: 20 Agosto 2013 às 10:12:28 »
Pêndulo? A porca fica na base do pêndulo. Flávio

Seria o local indicado na imagem abaixo onde devo girar?


*

vinniearques

Re: Ajustando relogio atrasando...
« Resposta #3 Online: 20 Agosto 2013 às 10:15:15 »
NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

se mexer ai vai soltar o balanço, acho que tivemos uma confusão aqui, todo mundo está achando que falamos de relógios de pêndulo, aqueles de parede e tal!

e não de relógios de pulso!

*

Offline Bruno

  • *****
  • 507
    • Ver perfil
Re: Ajustando relogio atrasando...
« Resposta #4 Online: 20 Agosto 2013 às 10:57:20 »
NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

se mexer ai vai soltar o balanço, acho que tivemos uma confusão aqui, todo mundo está achando que falamos de relógios de pêndulo, aqueles de parede e tal!

e não de relógios de pulso!

É.. acho que o tutorial que encontrei é para relogio pêndulo.. ehehe.. Mas não mexi em nada.. ainda bem.. no caso dos de pulso, onde devo mexer?

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re: Ajustando relogio atrasando...
« Resposta #5 Online: 20 Agosto 2013 às 11:02:16 »
.. no caso dos de pulso, onde devo mexer?

No bolso.

Seria bom o amigo levar a um relojoeiro. À vezes o problema vai além de uma simples regulagem.

Abraços


*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Ajustando relogio atrasando...
« Resposta #6 Online: 20 Agosto 2013 às 11:56:09 »
Bruno, você está misturando tudo. Pêndulo é uma coisa, balanço é outra. Está falando de relógios de pulso ou pedestal?


Flávio

*

Offline Cosentino

  • *****
  • 1.319
    • Ver perfil
Re: Ajustando relogio atrasando...
« Resposta #7 Online: 20 Agosto 2013 às 11:59:41 »
.. no caso dos de pulso, onde devo mexer?

No bolso.

Seria bom o amigo levar a um relojoeiro. À vezes o problema vai além de uma simples regulagem.

Abraços



 ;D ;D Desculpem, ma não aguentei.
Abs

*

Offline Bruno

  • *****
  • 507
    • Ver perfil
Re: Ajustando relogio atrasando...
« Resposta #8 Online: 20 Agosto 2013 às 12:35:19 »
Bruno, você está misturando tudo. Pêndulo é uma coisa, balanço é outra. Está falando de relógios de pulso ou pedestal?


Flávio
pulso

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Ajustando relogio atrasando...
« Resposta #9 Online: 20 Agosto 2013 às 13:05:43 »
Bruno, não estou tirando onda, de maneira alguma, mas, sendo MUITO sincero, se você não sabe diferenciar um relógio de pêndulo de um relógio de pulso, melhor não mexer em nada.

Das duas, uma: ou você estuda pacas e daqui uns meses ou anos você tenta mexer no relógio, ou então leve a um relojoeiro.

Agora, neste momento, não mexa no movimento, pois muito provavelmente você o detonará de maneira incorrigível.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Bruno

  • *****
  • 507
    • Ver perfil
Re: Ajustando relogio atrasando...
« Resposta #10 Online: 20 Agosto 2013 às 13:17:50 »
Bruno, não estou tirando onda, de maneira alguma, mas, sendo MUITO sincero, se você não sabe diferenciar um relógio de pêndulo de um relógio de pulso, melhor não mexer em nada.

Das duas, uma: ou você estuda pacas e daqui uns meses ou anos você tenta mexer no relógio, ou então leve a um relojoeiro.

Agora, neste momento, não mexa no movimento, pois muito provavelmente você o detonará de maneira incorrigível.

Eu sei que não está tirando onda amigo. rs.. Mas na verdade não confundi não... É que o tutorial que postei no link acho que é de pêndulo, mas meu relógio é de pulso.. Bom, agradeço pela ajuda. Acho que ninguém mais vai detalhar aqui aonde mexer exatamente.

Podem fechar o tópico.

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re: Ajustando relogio atrasando...
« Resposta #11 Online: 20 Agosto 2013 às 13:47:02 »
Bruno,

Não quis sacanear você. Mas aconselho a não mexer, a maioria das vezes que me precipito com alguma coisa acabo me arrependendo. Mas se você quiser mesmo.

Você tem que mexer nesta alavanca próxima ao parafuso que você destacou na foto. Posição A para adiantar e R para atrasar.

Mas se não souber o que está fazendo, pode atrapalhar ainda mais.

*

Offline Bruno

  • *****
  • 507
    • Ver perfil
Re: Ajustando relogio atrasando...
« Resposta #12 Online: 21 Agosto 2013 às 10:02:38 »
Bruno,

Não quis sacanear você. Mas aconselho a não mexer, a maioria das vezes que me precipito com alguma coisa acabo me arrependendo. Mas se você quiser mesmo.

Você tem que mexer nesta alavanca próxima ao parafuso que você destacou na foto. Posição A para adiantar e R para atrasar.

Mas se não souber o que está fazendo, pode atrapalhar ainda mais.

Eu não entendi que o objetivo tenha sido me sacanear JotaA, fique tranquilo.

Só para constar, já consegui fazer a regulagem. Não sou tão desastrado assim... rs  ;)

Trata-se de um relógio de baixíssimo custo (a foto é meramente ilustrativa, não é o relógio da foto), por isso não o levei a um relojoeiro. O relógio é para eu "treinar" esse tipo de "mexida" mesmo...

Créditos ao amigo @dudu oliveira, pessoa muito educada e prestativa que me orientou por MP.

Abraços a todos.

Re: Ajustando relogio atrasando...
« Resposta #13 Online: 21 Agosto 2013 às 10:20:15 »
Bruno

E deu certo? conseguiu fazer ele para de atrasar?

Abraços

Tiago

*

Offline Bruno

  • *****
  • 507
    • Ver perfil
Re: Ajustando relogio atrasando...
« Resposta #14 Online: 21 Agosto 2013 às 19:34:58 »
Bruno

E deu certo? conseguiu fazer ele para de atrasar?

Abraços

Tiago
Consegui sim Thiago. Estou avaliando no dia-a-dia até chegar na posição mais adequada. No primeiro ajuste ele ficou adiantando um pouco demais. Mas antes adiantar do que atrasar.. rsrs.. abs

Re: Ajustando relogio atrasando...
« Resposta #15 Online: 21 Agosto 2013 às 20:27:36 »
É assim mesmo amigo Bruno, quando acontece esses tipos de coisa na vida da gente só faz a gente correr atras e aprender.
Garanto que no próximo vc não erra.

Só frisando, essa regulagem do balanço só adianta se o relógio esta atrasando ou adiantando 5 minutos.

Ou seja se o relógio esta adiantando mais de 5 minutos a cada 24 horas o problema não é nessa regulagem.