Contato na Marinha

  • 14 Respostas
  • 3598 Visualizações
*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Contato na Marinha
« Online: 22 Agosto 2013 às 11:51:24 »
Prezados amigos,

Entre 1914 e 1917, por conta de afundamentos de navios brasileiros pela marinha alemã durante a Primeira Guerra, o Brasil deteve e nacionalizou navios alemães que estavam ancorados em portos brasileiros.

Meu bisavô era marinheiro mercante em um desses navios e, por conta deste fato, por aqui permaneceu até o fim da vida e cá estamos todos seus descendentes.

Estou em busca de informações sobre este fato, mas precisamente, de um documento que comprove a "internação" do meu bisavô, como tripulante de um desses navios, em terras nacionais. Tenho apenas pistas de qual seja o navio que ele trabalhava e sei o ano em que ele ficou retido no país.

Penso que a Marinha possa ter algum tipo de documento onde se registrou os dados dos tripulantes que ficaram sob a custódia do Governo Federal. Portanto, se alguém tiver algum contato, ou um conhecido que tenha algum contato que possa me ajudar nessa empreitada, ficarei eternamente agradecido.


Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Alberto Ferreira

Re: Contato na Marinha
« Resposta #1 Online: 22 Agosto 2013 às 12:06:23 »
Igor, como vai o amigo?

Tente de alguma forma um contato com o Vilfredo Schürmann, sim, aquele dos veleiros e navegações ao redor do Mundo.

Ele executou um extenso programa para localização de um U-boat que foi afundado aqui na costa de Santa Catarina.

O submarino foi encontrado e ele está agora preparando uma série de documentários com a saga das buscas.
Eu tenho certeza de que em suas pesquisas documentais ele deve ter colhido muitas informações e dados e talvez possa lhe indicar um "caminho das pedras".

Abraços!
Alberto

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Contato na Marinha
« Resposta #2 Online: 22 Agosto 2013 às 12:12:41 »
Putz, que legal a história. Bem, não tenho como ajudar, mas escrevo apenas para desejar sorte e que consiga encontrar essas informações!

Abraços!

Adriano

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Contato na Marinha
« Resposta #3 Online: 22 Agosto 2013 às 15:26:02 »
Porra velho, acho o máximo essas histórias de descendentes! E a Marinha Alemã, será que não tem documentos?


Flávio

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Contato na Marinha
« Resposta #4 Online: 22 Agosto 2013 às 15:42:21 »
Obrigado pelos comentários, Alberto, Adriano e Flávio.

Alberto, qualquer ajuda é bem vinda. Vou procurar algum contato dos Schürmann.

Flávio, quero redigir um texto caprichado e depois pedir para um amigo traduzir para alemão, e aí vou enviar para algumas repartições que possam ter algo sobre o assunto, tais como Marinha alemã e Ministério das Relações Exteriores.
Mesmo se eles não tiverem documentos, se souberem me encaminhar pra algum lugar, já será de grande valia.

De qualquer forma, já enviei um e-mail à Companhia que sucedeu a proprietária do navio que suspeito que meu bisavô tenha vindo. Vamos ver se respondem.

Infelizmente, conseguir esse tipo de coisa aqui no Brasil não é fácil. Documentos não são bem preservados e funcionários não são muito prestativos.

Um abraço!
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Contato na Marinha
« Resposta #5 Online: 22 Agosto 2013 às 15:50:46 »
Igor, consegui todas as informações que queria, inclusive solicitei cidadania italiana e consegui, através de documentos fornecidos pelo museu do imigrante, que inclusive tem site e dá pra fazer algumas consultas pela net. não sei se pode ser útil no seu caso. ou se já tentou esse caminho...fica ai a dica...abraço
sic transit gloria mundi

Re: Contato na Marinha
« Resposta #6 Online: 22 Agosto 2013 às 16:57:10 »
Já tentou o arquivo histórico do Itamaraty?  Acho que lá é que estão os registros do imigrantes.

Um abraço,
Leandro

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Contato na Marinha
« Resposta #7 Online: 22 Agosto 2013 às 17:13:59 »
Carbonieri, obrigado pela dica. O Museu do Imigrante já foi pesquisado, e sem resultados. O problema é que meu bisavô não era imigrante propriamente dito, ele era membro da tripulação e ficou detido quando da apreensão do navio. Depois de liberto, segundo meu pai, ele ganhou um dinheirinho a título de indenização e saiu rodando pelo Brasil.

Leandro, obrigado pela dica. Irei pesquisar. Hoje de noite vou mandar um e-mail.


Um abraço!

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Fe

  • ***
  • 109
    • Ver perfil
Re: Contato na Marinha
« Resposta #8 Online: 22 Agosto 2013 às 18:34:23 »
Igor,

Um amigo achou bastante informacao no site "ancestry.com".

Eles tem um "free trial" de 14 dias e a pesquisa feita no site muitas vezes inclui documentos escaneados relativos a pessoa que se procura.

Boa sorte na sua busca,
Fernando


*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Contato na Marinha
« Resposta #9 Online: 22 Agosto 2013 às 19:07:49 »
Fe, obrigado pela dica! Tentei buscar nesse site, mas sem sucesso, apesar do meu bisavô ter morado dois anos em NY e ter passado pela cidade antes de vir ao Brasil e o navio apreendido.

Um abraço!

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Contato na Marinha
« Resposta #10 Online: 22 Agosto 2013 às 20:53:49 »
Igor; não sei como lhe ajudar, mas apenas imaginando.

Tentou buscar o local de matrícula do navio. Todo navio é matriculada em determinada capitania dos portos. E por se tratar do povo germânico talvez tenham algum resquício de documentos de tripulação.

Por outro lado, poderia fazer uma pesquisa normativa para ver o decreto-lei, portaria resolução que determinou a "nacionalização", apreensão do navio. Talvez encontre dados que indiquem aonde, melhor por qual órgão foi operacionalizada a apreensão.

Muitos órgãos mantém arquivos que são públicos exceto quando portem segredo de estado (fiz uma monografia nesta área).

Espero que lhe ajude.

Boa sorte.

Abraço.

Renato
 

*

Offline ThiagoDF

  • *****
  • 1.996
    • Ver perfil
Re: Contato na Marinha
« Resposta #11 Online: 22 Agosto 2013 às 21:30:57 »
Boa sorte Igor! ;)
Membro do RedBarBrazil

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Contato na Marinha
« Resposta #12 Online: 22 Agosto 2013 às 22:08:33 »
Renato,

O Decreto Legislativo 3.226/1917 autorizou o Presidente a tomar as medidas necessárias para apreender os navios alemães, e no Decreto 12.501/1917 o Presidente determina a apreensão e nacionalização dos navios.

Em nenhum dos textos legais há atribuições ou menção aos tripulantes. São normativas bem enxutas, aliás.

Agradeço o apoio!

---

Thiago, obrigado pelo apoio!


Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Contato na Marinha
« Resposta #13 Online: 22 Agosto 2013 às 23:40:43 »
Igor, vou fazer uma segunda tentativa. Aviso se tiver algum sucesso.
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Contato na Marinha
« Resposta #14 Online: 23 Agosto 2013 às 07:40:22 »
Obrigado, Paulo!

Ontem mandei um e-mail para a empresa (HAPAG) que eu pensava ser a sucessora da antiga companhia dona do navio que suspeito ter trazido meu bisavô e hoje eles já responderam (a famigerada eficiência alemã!) indicando que a verdadeira sucessora e ex-dona do navio é a Hamburg Süd.

Vou fazer contato e ver se eles possuem alguma informação.

Um abraço!

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES