Menu principal

Relógios pneumáticos de Paris

Iniciado por mestreaudi, 28 Fevereiro 2024 às 11:06:21

tópico anterior - próximo tópico

mestreaudi

Me deparei com esse vídeo no YouTube, contanto a história dos relógios pneumáticos de Paris e sua interessante maneira de sincronia em toda a cidade através de canos no subsolo.
Muito interessante.

https://www.youtube.com/watch?v=gol_p2aWrJg&ab_channel=PrimalSpace
Rafael.

Devenalme Sousa

Impressionante! Nunca tinha ouvido falar.

Dá a impressão que o universo da relojoaria é infinito.

igorschutz

Maneiro demais. Eu também não tinha conhecimento dessa infraestrutura.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

flávio

Nunca tinha ouvido falar também. Um cabra enviou-me um direct a respeito no Insta, e guardei para eventualmente fazer alguma pesquisa e depois escrever sobre o assunto, sobretudo porque parece um troço completamente fora da casinha, numa época na qual, por exemplo, Londres já usava (meia bomba o sistema, diga-se...) cabos telegráficos para isso.

Flávio

Cosentino

Engenhoso e complexo para a época, imagino o trabalho que deu para ajustar tudo isso, mas apesar de hoje ser corriqueiro, na época manter um relógio na hora correta era bem difícil, e acabava que o sino da igreja era melhor forma de sincronizar seu relógio, há pouco tempo atrás essa ainda era uma realidade dos pequenos municípios aqui no Brasil. Abs

Jefferson

Muito legal, também não conhecia, nem fazia ideia desta possibilidade. Realmente o sistema é bem complexo e fico imaginando o trabalho que dava para fazer manutenção e o problemão quando ocorria algum vazamento numa destas tubulações, tanto para localizar o vazamento, como reparar sem deixar os relógios desta mesma rede sem funcionar. A engenhosidade humana sempre me surpreende.

corygarvin

É ótimo, é a primeira vez que ouço e conheço um sistema tão complexo. Por onde devo começar a pesquisar mais?

flávio

No Youtube. Há alguns artigos também na rede. Se e somente se você não for um bot hahahahaha Mas enfim....