Deu no ABTW. Que a Longines efetivamente se encontrou dentro do "pool" do Swatch Group, resgatando sua veia clássica, ninguém nega, basta ver os últimos lançamentos, todos fantásticos. Alguns podem questionar (eu questiono...) a opção em colocá-la abaixo da Omega no "pool", algo que a marca nunca foi no passado. De qualquer forma, eles têm conseguido apresentar aos consumidores relógios bem bacanas (chrono exclusivo por menos de 3000 mil dólares? Só na Longines...) e bonitos. Gostei.
http://www.ablogtowatch.com/longines-saint-imier-chronograph-watch-review/
E para não passar batido, lançado nesta semana o Avigation Oversize Chrono. Possui o mesmo movimento, mas com layout "bicompax" (Adriano!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! hahahahaha) e...MONOPULSANTE! Show! Acho que é o relógio feito atualmente mais parecido como os antigos relógios de aviador. Muito massa! E também na mesma faixa de preço dos 3000 dólares.
Esse aí é mais um que gostaria de comprar. Muito legal.
http://www.watch-insider.com/news/longines-avigation-oversize-crown/
Flávio
O relógio é lindo, maravilhoso, mas essa coroa... pelamor!
Se ainda fosse um relógio ignorante, tipo Faustão, até entenderia o penduricalho, mas é um relógio relativamente pequeno (41mm)...
Passo!
minha impressao é que esta coroa supersized deva incomodar no pulso...... mas achei o relogio bonito
abracos
O que eles poderiam ter feito era colocar o acionador "dentro" da coroa. Mas gostei do relógio, é diferente da mesmice que temos visto por aí.
Os antigos e a primeira reedição do monopulsante deles têm essa configuração. Vejam:
http://www.thewatchpress.com/wp-content/uploads/2012/10/Longines-Avigation-Mono-Pusher-Chronograph-Type-A-7.jpg
Flávio
Pois é...
E, sobretudo,...
Longines é Longines...
"Elegance is an attitude".
Portanto, tudo bem. Disto eu não tenho dúvidas.
Mas,... Justamente por isso... ;)
Eu acho que o nome faz jus...
..."...Oversize Crown".
Affff!
Para o meu gosto ("careta"? :D) a tal coroa "passou da conta".
E, pela "cara" e pela coroa, eu acredito que posso viver sem ela.
;)
Alberto
8)
Eu tentei procurar o modelo exato que serviu de inspiração (ou cópia) para este modelo, mas não o achei. Talvez o Gravina consiga nos mostrar o caminho da luz! ;)
Hahaha. Gente, podem não gostar, concordo, mas como ressaltou o Alberto, o modelo tem como característica, até no nome, justamente essa coroa. E há uma explicação para isso... O relógio tem claramente inspiração militar e, no passado, carlingas de aviões não eram pressurizadas e os cabras usavam grossas luvas.
Não é por outro motivo que, há alguns anos, a Chronoswiss lançou a linha TimeMaster com a mesma inspiração, justamente porque com luvas grossas, era difícil aos antigos acionar o crono.
Sim, como eu também ressaltei, seria visualmente mais agradável uma coroa tradicional com o acionador dentro dela, como aliás eram os monopulsantes da época de projeto para uso civil. Mas aí perderia justamente o espírito que buscaram no modelo. Repito: por gosto, preferia o acionador integrado. Mas a proposta não me pareceu incorreta, pelo contrário.
Ah, uma foto do Timemaster, para quem boiou! Qualquer semelhança NÃO é mera coincidência dentro da proposta.
http://www.essenceoftime.net/images3/chronoswiss_TMAutoBlk2.jpg
Flávio
Sim, Flávio!
Você tem toda razão.
E, certamente, o fator "histórico" pesa... Sim! Claro que pesa!
E... Meus amigos,...
Sinceramente, eu acho muito legal que, sempre que cabível, nós façamos aqui esta "contraposição" de ideias.
E se me permitem dizer, e sem "puxar o saco"... ;) :D
Este sempre foi o objetivo que você implantou aqui no FRM, Flávio. O conhecimento e o debate.
As tais "explicações" podem nos trazer (e trarão!) uma, porque não dizer, "formação de opinião", evitando que um simples "eu não gostei" (o meu por exemplo, e opinião de fato, diga-se) possa deturpar o entendimento da coisa e passe a angariar "adeptos".
O velho deitado pode nos dizer...
"Toda moeda tem dois lados..."
E por vezes, a depender de como nós olhamos a questão, tem mais de dois... ;)
Abraços!
Alberto
8)
não consigo não gostar dos Longines, todos que aparecem são classudos 8)
Gostei...só ficou realmente um pouco "demais" a coroa, mas harmonioso e com um bom preço, resta saber quanto de imposto será adicionado aqui na terra Brasilis!!! >:( >:( abraços BC.
Gostei muito do primeiro!
O segundo, a coroa ficou muito estranha para o meu gosto...
Oi pessoal !
Depois de um boooom tempo de "facho baixo", tô aos poucos voltando à ativa... Pelo menos, tô tentando !
Longines é uma marca que eu adoro, não pelo que eles produzem hoje, mas pela historia.
Esse modêlo é inspirado de forma geral em modêlos dos anos 40, mas não acho que imite um em particular. Mas essa corôa... Ridicula, pelo amor de deus !!!
Pra mim, a Longines era sinônimo de movimentos excepcionais. E nesse sêtor, infelizmente, isso é passado, morto e enterrado. Até o crono com roda de coluna, é apenas o 7750 re-re-re-modificado, pela enésima vez... E o segundo é modular. Não são movimentos ruins, muito pelo contrario, mas pra quem um dia fez 13ZN e 30ch... é pena !!
E infelizmente, na logica so Swatch Group, isso não vai mudar tão cêdo.
Bom, pelo menos, o design continua sendo elegante.
Inclusive, o 13ZN era um sonho pra mim, que levei muito tempo pra realizar. Considero esse calibre um dos mais belos movimentos crono da historia. Entre os 5 melhores de todos os tempos.
1 abraço !
Bruno
Bem vindo de volta Bruno! Muito bom vê-lo por aqui! Levante o "facho" e participe mais!
Grande abraço!
Adriano
Putz, Bruno!
Grande prazer em "vê-lo" por aqui outra vez!
Ah!
E o nosso (seu também 8)) FRM é um bom local para levantar "fachos"!
Pode crer.
Contamos com a sua presença.
Um grande abraço!
Alberto
Eu gosto bastante do estilo clássico da Longines.
Citação de: igorschutz online 30 Agosto 2013 às 11:33:33
O relógio é lindo, maravilhoso, mas essa coroa... pelamor!
Se ainda fosse um relógio ignorante, tipo Faustão, até entenderia o penduricalho, mas é um relógio relativamente pequeno (41mm)...
Passo!
+1 !
O 1º é do kcete de lindo !!
Obrigado por compartilhar!!
Comigo essa coroa iria quebrar rapidinho ;D
Que bom ter notícias suas Bruno!
Olha, eu concordo com tudo que falou mas, como ressaltou, por circunstâncias incompreensíveis, o Swatch Group colocou a Longines abaixo da Omega no seu pool, sendo que a... Blancpain (que era marca tabajara), Jaquet Droz (não existia como marca) e Breguet (vá lá, muito embora a Breguet de hoje seja a...Lemania do passado! hahaha) ficaram no topo.
Mas eu não acho o novo roda de colunas deles uma bola fora, pelo contrário. São relógios que possuem um custo benefício bom, muito embora, como disse, a Longines de hoje não seja a Longines de ontem.
Sobre a Longines de ontem, algumas rápidas informações aos neófitos sobre os seus cronos. Até os anos 60, se pensava em crono top, da pesada, lembrava da Omega? Eh... Não. Patek? Eh... Também não... Aliás, as duas marcas citadas usavam movimentos da Lemania, embora a Patek com acabamento primoroso. Tissot? Breguet? Nada disso. Você pensava em Longines, faziam os melhores cronos in house do mundo e ponto final. Mas isso faz um tempo danado! O 13 ZN citado é um projeto com flyback que remonta do final dos anos 30! O 30 CH, modelo mais simples que o substituiu (mas mesmo assim belíssimo), foi lançado no longínquo ano de... 1947! Faz tempo demais! Desde a década de 60 a própria Longines se rendeu aos especialistas como Venus e Lemania para seus relógios.
Mas enfim...Os movimentos Longines tinham uma "tridimensionalidade" que eu só vejo atualmente nos Datograph da Lange. São belos e ponto final. Ah! Quando visitei a Longines, como já disse aqui, não tinham, naquele momento, um 13 ZN no museu. Até o Raymond Krebs achou estranho quando eu e Igor perguntamos: e o 13 Zn? Ué, disse, ele, não está aí? Não... E coçou a cabeça, perplexo.
Fotos dizem tudo.
13 ZN, foto qualquer que achei na net:
http://nakahiro.parfait.ne.jp/image/image14/longines13zn.jpeg
30 CH, do Steve Gurevich. As fotos e relógios dele são FODA!
http://ninanet.net/watches/others13/Mediums/mlongines30ch.html
Sabem o curioso, depois de verem essas fotos? Nessa época, cronos suíços não eram coisas baratas, mas não inacessíveis. Quanto acham que cobrariam por algo com esse acabamento nos dias de hoje? Uns 20 mil dólares? Acho que sim.
Flávio
Citação de: flavio online 30 Agosto 2013 às 23:26:53
Mas enfim...Os movimentos Longines tinham uma "tridimensionalidade" que eu só vejo atualmente nos Datograph da Lange. São belos e ponto final.
Fotos dizem tudo.
Sabem o curioso, depois de verem essas fotos? Nessa época, cronos suíços não eram coisas baratas, mas não inacessíveis. Quanto acham que cobrariam por algo com esse acabamento nos dias de hoje? Uns 20 mil dólares? Acho que sim.
Flávio
Lindíssimos, e o 30CH com display back ficou.... debochado de lindo!
Eu tive um Longines Ultra-Chron 431, e achava o máximo, esses aí são muito belos.
Obrigado pelas imagens!
Citação de: flavio online 30 Agosto 2013 às 23:26:53
Sabem o curioso, depois de verem essas fotos? Nessa época, cronos suíços não eram coisas baratas, mas não inacessíveis. Quanto acham que cobrariam por algo com esse acabamento nos dias de hoje? Uns 20 mil dólares? Acho que sim.
Flávio
Oi Flavio !
A princiipal diferença, na minha opinião, é que na época, um crono era um INSTRUMENTO. E hoje, o mesmo crono seria vendido como OBJETO DE LUXO.
Isso é algo que me entristece muito. A industria do luxo simplesmente se acaparou a relojoaria como um todo, e hoje o amador que quer uma bela peça, se não tiver muita grana , pode esquecer. Nos simplesmente não interessamos mais os fabricantes. Tudo que sobra pra nos hoje são relogios com movimentos ETA / SELLITA, montados de A a Z por maquinas. Artesãos viraram rockstars, que passam mais tempo fazendo marketing no mercado asiatico do que fabricando relogios, e passam a vida sendo adulados pelo por gente como o pessoal dos ThePurists.
Resultado : Um 13ZN, na época, custaria um mês de salario de um engenheiro. Hoje, custaria 10 ou 20 vezes isso. E teria uma lista de espera de 1 ou 2 anos. Pena...
Abraços,
Bruno
Putz, Bruno, tenho esse mesmo sentimento que você transcreveu muito bem. Isso me desanimou muito.
Um abraço e bom lhe ver novamente!
Citação de: Bruno Recchia online 31 Agosto 2013 às 17:10:52
Citação de: flavio online 30 Agosto 2013 às 23:26:53
Sabem o curioso, depois de verem essas fotos? Nessa época, cronos suíços não eram coisas baratas, mas não inacessíveis. Quanto acham que cobrariam por algo com esse acabamento nos dias de hoje? Uns 20 mil dólares? Acho que sim.
Flávio
Oi Flavio !
A princiipal diferença, na minha opinião, é que na época, um crono era um INSTRUMENTO. E hoje, o mesmo crono seria vendido como OBJETO DE LUXO.
Isso é algo que me entristece muito. A industria do luxo simplesmente se acaparou a relojoaria como um todo, e hoje o amador que quer uma bela peça, se não tiver muita grana , pode esquecer. Nos simplesmente não interessamos mais os fabricantes. Tudo que sobra pra nos hoje são relogios com movimentos ETA / SELLITA, montados de A a Z por maquinas. Artesãos viraram rockstars, que passam mais tempo fazendo marketing no mercado asiatico do que fabricando relogios, e passam a vida sendo adulados pelo por gente como o pessoal dos ThePurists.
Resultado : Um 13ZN, na época, custaria um mês de salario de um engenheiro. Hoje, custaria 10 ou 20 vezes isso. E teria uma lista de espera de 1 ou 2 anos. Pena...
Abraços,
Bruno
Bruno, infelizmente a mais pura verdade.
E, o que é pior, uma verdade que não tem "volta". :(
Alberto
Deu agora no ABTW:
http://www.ablogtowatch.com/longines-avigation-oversize-crown-watch/
Flávio