Eu estou com um relógio "FENDI",sem ponteiro de segundo após uma revisão minuciosa percebi,o que funcionamento está anti-horário. Alguém sabe precisamente o que pode ser?
abraço
Se eu não me engano, há um tópico sobre isso, em que o Alberto e o Adriano explicam que o funcionamento anti-horário decorre de uma série de fatores, mas o principal, e aqui é possível, bem possível até, que eu esteja enganado, decorreria de um problema de lubrificação aliado à ausência de torque suficiente na corda + movimentação anti-horária da coroa.
Certamente alguém explicará com os pormenores necessários as possíveis causas. Infelizmente não encontrei o tópico que tratava do assunto, talvez tenha sido referido entre discussões relacionadas a outros assuntos.
Abraços,
Guilherme.
Boa tarde!
Para mim não ficou muito claro, pelas palavras do Christiano, se o problema é o mesmo. ::)
Afinal ele fala em um relógio "sem ponteiro de segundos",...
E aquele efeito de que nós falamos no tópico citado é breve, transitório...
...então como saber que ele está "retrocedendo"? Não é?
Mas, por via das dúvidas, literalmente... ;)
O tópico citado pelo Guilherme é este ---> http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,12036.msg233636/topicseen.html#msg233636 (http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,12036.msg233636/topicseen.html#msg233636)
Se não for o caso, Christiano, ou seja, se a sua dúvida for outra, por favor, retorne com a pergunta, esclarecendo melhor.
Abraços a todos!
Alberto
Sendo um Fendi, é um relógio a quartzo, certo? Se ele está andando no sentido anti-horário, só deve haver uma explicação: você montou o estator invertido (se a máquina permitir isso), ou entortou o estator. Isso está fazendo com que o motor de passo gire para o lado errado quando recebe um pulso.
Abraços!
Adriano
Bah, nem tinha visto a marca do relógio.
Pois é...
E eu simploriamente, e por minha conta :P, pensei que o relógio estava sem o segundeiro e simplesmente desconsiderei o fato, muito mais provavel por sinal, de ser um movimento a quartzo.
Esclarecido, portanto.
Grato, amigo Adriano!
Alberto