Amigos,
Um relógio masculino da marca X, modelo Y e um relógio feminino da mesma marca X, e do mesmo modelo Y, só que em tamanho bem pequeno, a precisão da ambos são equivalentes? Ou, por ser o feminino "bem menor", em relação ao masculino, poderia não ser tão preciso assim?
Antigamente, era comum ver relógios femininos, muito pequenos, que nem sei como a pessoa conseguia ver as horas....Eu pensava quando criança, será que funciona direito? hehe... Pode ser bobagem mas é uma dúvida que me vem desde criança...
Abraços
Edgar
O desempenho de mecanismos menores que 27, 25 mm, o que começa a se enquadrar como feminino, costuma ser inferior. É mais difícil obter uma boa precisão especialmente por conta de todo os escapamento diminuto, em especial o balanço, cuja inércia costuma ser menor. Costumam ter uma diferença de marcha entre posições consideravelmente maior que mecanismos maiores, ditos masculinos.
Alguns são um verdadeiro desastre. E no caso de automáticos, o rotor diminuto ou é pouco eficiente ou demasiadamente sujeito a desgastes.
Abraços!
Adriano
Adriano,
Obrigado. Matou uma curiosidade que tinha há muitos anos. Quer dizer que mesmo em marcas de renome ocorre isso? Caramba.. Mas é como vc disse, a coisa fica muito pequena para se ter um equilíbrio adequado. Muito obrigado mesmo.
Abraços
Edgar
Sim, independe da marca. Mas calma lá: estamos comparando mecanismos masculinos e femininos de mesmo nível. ETA com ETA, Patek com Patek. Se comprara Seiko 7S26 com Vacheron feminino, não dá.
Abraços!
Adriano
Mas aí é óbvio que o Seiko é melhor, né? ;D ;D
Abs