Não tem muito o que explicar aqui. Quem já lidou minimamente com o mundo dos vintages já deve ter visto máquinas com todo tipo de risco, mancha, dano...
Não sei a história deste relógio, nem por quantas manutenções passou, nem quando, nem como... mas esta é a aparência da máquina ANTES de sofrer a atual revisão. Sem riscos, sem manchas, sem marcas de dedos... sem (quase...) marcas nos parafusos... observem o polimento da rochet e roda de carga. O polimento no centro dessas rodas, intocado, nunca viu uma pinça nem uma chave de fenda, muito menos o toque de um dedo.
Procurei tirar foto de ângulos diferentes para tentar mostrar o polimento dessas rodas. E o estado do regulador.
Estamos falando que um calibre 39,1 L.T1 que pelas minhas contas foi fabricado por volta de 1932. E vale lembrar que é uma caixa sem nenhuma vedação.
Ou seja, esse é o estado de uma máquina que em 86 anos só passou por revisões criteriosas.
É o que falamos recentemente em outro tópico sobre danos causados por manutenções.
Reflitam.
(http://img.photobucket.com/albums/v652/adenoma/DSC_001202_PerfectlyClear_zps0ikh4bty.jpg) (http://smg.photobucket.com/user/adenoma/media/DSC_001202_PerfectlyClear_zps0ikh4bty.jpg.html)
(http://img.photobucket.com/albums/v652/adenoma/DSC_001102_PerfectlyClear_zpslvkfdn7k.jpg) (http://smg.photobucket.com/user/adenoma/media/DSC_001102_PerfectlyClear_zpslvkfdn7k.jpg.html)
(http://img.photobucket.com/albums/v652/adenoma/DSC_001203_PerfectlyClear_zpsdqpmbwug.jpg) (http://smg.photobucket.com/user/adenoma/media/DSC_001203_PerfectlyClear_zpsdqpmbwug.jpg.html)
Abraços!
Adriano
Não há como argumentar contra.
Houve o post de um vídeo, no tópico "Fotos on" (pág 73), que mostrava a revisão de um Chrono Hublot, que estava um pouco surrado, e ilustrava bem como uma boa revisão, pode dar vida nova, até para relógios não tão bem cuidados.
Citação de: fugas online 05 Julho 2016 às 13:25:27
https://imgur.com/gallery/InJcn
Serviço feito em um hublot big bang muito legal e informativo.
Obrigado Adriano!
Abraço.
Lindas fotos e um belissimo exemplo!
Adriano,
Realmente uma boa manutenção é fundamental. Tenho muitos casos de problemas com isso, eu mesmo sofri com um Longines.
Parabens pelo exemplo e também pelo seu profissionalismo no trato dos relógios.
Abs.
Vargas
Mas esse cara vai usar o relógio? Caso contrário, sequer seria necessário revisar. Flávio
Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
Uma opção para diminuir riscos nas peças dos relógios não seria o uso de pinças emborrachadas? Dessa maneira não se perde o 'grip' e é virtualmente impossível riscar as partes dessa maneira.. Sempre penso nisso quando uso a minha pinça... E a minha não é das piores.. É uma Dumont
Em tempo.. Esse movimento é e está absurdamente lindo! Incrível pensar na idade dele.. É difícil de ver acabamento assim em pleno século 21....
Bons profissionais são poucos.
Esse aí só conheceu quem sabe das coisas.
Realmente o movimento está impecável, ainda mais se levarmos em conta a sua idade! O acabamento das bacias dos rubis é maravilhoso!
Abraços e obrigado por compartilhar!
Ps: com revisões bem feitas e nos períodos corretos, essas máquinas viram décadas e décadas mesmo!
Excelente!
Infelizmente, herdei de meu pai um vintage suíço maltratado por algum(ns) relojoeiro(s) inexperiente(s). O Sr. Jairo Teixeira conseguiu colocá-lo novamente em ordem, graças a Deus.
Abraços!
Adriano,
Estas fotos falam por muitas palavras. Realmente é assombroso como este mecanismo parece imaculado depois de tanto tempo.
Uma pena que poucos antigos tenham a mesma sorte.
Obrigado por compartilhar.
Abraços!
Sent from my iPhone using Tapatalk
Simplesmente I M P E C Á V E L. :D
Aproveitando o tópico do Adriano, gostaria de saber qual é o calibre deste relógio abaixo. Comprei-o há uns 12 anos. Funciona normalmente, mas não tenho "dado corda" no mesmo pois nunca revisei-o. E como já falado em outros tópicos, fico com receio de mandar revisa-lo, com medo de que volte pior. Pela imagem daria pra notar algum indício de que ele precise de revisão? Poderia ser usado como está, sem causar danos? Desde já agradeço. abraços
(https://c3.staticflickr.com/9/8651/28570977602_b45a4e0e1f_c.jpg) (https://flic.kr/p/KwHJf7)omega bolso (https://flic.kr/p/KwHJf7) by Carbonieri2013 (https://www.flickr.com/photos/92954026@N07/), no Flickr
Adriano
Sem palavras para esse omega!
Abs
Elpeixe
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Cara, sabe que diagnosticar relógio por foto é que nem mandar uma foto de uma bereba para o médico e perguntar se é cravo, espinha, furúnculo ou um tumor.
A inspeção visual é apenas parte do processo de diagnóstico e em metade das vezes, não esclarece nada.
Na dúvida, não use ou não coloque para funcionar. Parado não há risco, mas funcionando sim.
Abraços!
Adriano
Obrigado Adriano, os calibres seriam os mesmos? O desenho parece ser igual , mas nota_se que o acabamento do que vc postou é superior.
Abraço
Carbonieri,
O teu é Cal. 40.6 de 1932
que maravilha de mecanismo Adriano !
abraços,
wilson
obrigado Wilson, abraço
Carbonieri e demais
Um relógio, quando é restaurado para ser colocado em museu, não é lubrificado, justamente porque não será colocado em uso. Por isso o questionamento sobre o Omega levado à Watchtime: se o cara vai usar, revise, se não vai, não revise, não faz sentido, a não ser que pretenda colocá-lo em estado de novo. Porém, mesmo nesse caso, a lubrificação é desnecessária.
Flávio
Flavio, a questão é que se tivesse revisado eu usaria, mas só um pouco kkkkk
tipo assim: uma vez por mês
mas vou deixar ele guardado mesmo
obrigado
abraço.
Citação de: Adriano online 29 Julho 2016 às 20:24:46
Estamos falando que um calibre 39,1 L.T1 que pelas minhas contas foi fabricado por volta de 1932.
A estimativa do ano de fabricação é feita de que forma?
que eu saiba é pelo número constante no movimento do relógio (há uma tabela na net pra identificar o ano), e realmente o Wilson acertou o ano do meu, pois quando comprei-o, mandei um e-mail para a Omega e eles responderam dizendo que era 1932 e que fora vendido para o Uruguai (tempos bons em que a Omega ainda dava informação "de graça"), só não sabia o calibre mesmo.
abraço.
Citação de: mmmcosta online 02 Agosto 2016 às 13:08:32
A estimativa do ano de fabricação é feita de que forma?
De acordo com esta tabela informal, não oficial, baseada em informações coletadas ao longo dos anos por colecionadores, junto com algumas informações do museu. http://chronomaddox.com/omega_serial_numbers.html
Lembrando que esta numeração não serve para calibre Lemania, que seguem outra numeração. Ou seja, os Moowatch não seguem esse padrão.
Informação oficial mesmo só se consegue solicitando o levantamento com o museu.
Abraços!
Adriano
Citação de: Adriano online 02 Agosto 2016 às 14:03:00
(...)
Informação oficial mesmo só se consegue solicitando o levantamento com o museu.
Abraços!
Adriano
Aqui:
https://www.omegawatches.com/pt/planet-omega/heritage/extract-of-the-archives/?no_cache=1
Abs.
Citação de: Adriano online 02 Agosto 2016 às 14:03:00
De acordo com esta tabela informal, não oficial, baseada em informações coletadas ao longo dos anos por colecionadores, junto com algumas informações do museu. http://chronomaddox.com/omega_serial_numbers.html
Lembrando que esta numeração não serve para calibre Lemania, que seguem outra numeração. Ou seja, os Moowatch não seguem esse padrão.
Informação oficial mesmo só se consegue solicitando o levantamento com o museu.
Abraços!
Adriano
Legal, Adriano. Foi lá mesmo que descobri a idade deste relógio, que pertenceu a meu avô e que o José Mauro pôs pra funcionar:
(http://i260.photobucket.com/albums/ii33/mmmcosta/Watches/20151008_125306-1_zps19gsrcox.jpg)
(http://i260.photobucket.com/albums/ii33/mmmcosta/Watches/20151009_165757-1_zps5qh9dgbv.jpg)
O mostrador eu comprei no eBay.