Quando o FRM foi criado, há cerca de 20 anos, a Internet ainda estava em sua infância, eu o lançara na época das redes discadas e do total sucesso do Timezone (o site). Confesso a vocês que sequer lembro porque a primeira iteração do FRM, o "amarelinho", precisou sair do ar. A segunda eu também não lembro... Mas essa terceira atingiu hoje a impressionante marca de 300 mil mensagens postadas, sequer estou falando em acessos, mas mensagens! Sim, muita coisa mudou na internet em duas décadas, o "in" hoje são as redes sociais, os blogs sem iteração... Por incrível que pareça, eu acho que muita coisa se perdeu nesses novos formatos: os blogs não permitem iteração entre vários pensamentos, tratando-se de verdadeiros monólitos que querem empurrar ao apreciador o que os seus articulistas acham sobre a relojoaria (vide Hodinkee, que até gosto...); o Instagram e Facebook apresentam os produtos em "flashs" rápidos, sem profundidade, mas de forma efetiva para o mercado; o Whatsapp permite iteração entre grupos, mas de forma restrita e não profunda. Enfim, eu sinceramente tenho saudade da época na qual a relojoaria era algo mais "pessoal", menos negócios, menos fontes, mas mais profundas... Mas não posso reclamar, acho que, junto com o ciclismo, talvez tenha sido o troço que mais me uniu a pessoas, dezenas delas eu tendo conhecido pessoalmente e várias se tornado de fato amigos. Sei que alguns dizem que as discussões tem ficado num nível menos técnico, etc mas... Alguém já pesquisou nos arquivos como eram antes? Eu, sem modéstia alguma, orgulho me de ter ajudado a difundir a relojoaria não apenas com aquele relógio que se usa no pulso, mas um fenômeno cultural que poderia unir pessoas. E sejamos honestos: quantos sites vocês conhecem por aí que estão no ar há praticamente 20 anos, sem muito mudar a fórmula e, mesmo assim, ainda servindo de base de consulta e união entre aficionados? Pois é... Muito legal ter alcançado essa marca hoje. A relojoaria, como hobby, não ocupa tanto mais minha vida assim. Há alguns anos eu brincava que a relojoaria ocupava 1/4 da minha vida. Bem... Hoje ainda ocupa 1/8...
Não sei o futuro do site, mas se eu puder escrever de novo quando atingir 400 mil mensagens postadas, o farei, com a mesma empolgação.
Flávio
Parabéns ao fórum e aos organizadores. :D
O primeiro FRM "amarelinho" saiu do ar porque a plataforma ForumNow, que era gratuita, iria cobrar pelo uso.
Encontramos uma plataforma gratuita paralela, mas era um lixo, e ficamos poucos dias.
Você tocou o foda-se e decidiu que pagaria para usar o ForumNow. Ficamos mais tantos anos nessa segunda iteração do FRM "amarelinho".
Só o que o ForumNow decidiu fechar as portas, e deu prazo para sairmos.
Com a ajuda inestimável do sumido Bruno Recchia (torço para que se encontre bem), viemos para cá, e aqui estamos desde então, há mais de 10 anos.
Flávio, parabéns pelo FRM ter chegado a essa expressiva marca. Ele tem sido uma referência para todos os apreciadores de relógios. Espero que continue disseminando informações e servindo de ponto de encontro para os amantes dos relógios
Parabéns e obrigado Flavio!
Parabéns e obrigado à todos os que tornam o FRM possível, atuais e passados: administradores, moderadores e usuários!
Citação de: igorschutz online 09 Maio 2019 às 16:06:06
(...)
Com a ajuda inestimável do sumido Bruno Recchia (torço para que se encontre bem), viemos para cá, e aqui estamos desde então, há mais de 10 anos.
Desde Outubro de 2008 para ser mais preciso.
O fórum amarelinho no seu final caía direto. O serviço era muito instável.
Aliás, há um arquivo de alguns tópicos desta época: http://arquivo.relogiosmecanicos.com.br/ vale a pena dar uma olhada pelo conteúdo e saudosismo...
Abs!
Marca sensacional... Parabéns Flávio... Espero que nosso espaço dure bastante ainda...
Abraços,
Parabéns aos envolvidos.
Praticamente tudo que sei sobre relógios, aprendi pesquisando antigas postagens daqui.
Parabéns mestre.
Vinte anos é bastante tempo. Nesta época nem sabia para que servia internet. Para mim era pesquisar e configurar carros no estrangeiro em configurações impensáveis no Brasil.
Também sinto hoje que a dinâmica do relacionamento humano mudou muito conforme expressado no texto. As coisas parecem que perderam a graça, vc vê que na realidade não é o encanto que pareceu na telinha. Da forma analógica era mais gostoso de viver, de esperar dias para contar algo para um amigo ou para a família. Hoje é instantâneo via WhatsApp direct. Fora a ansiedade o medo da reação.
Mas é para frente que se anda e que venham mais 100 anos de FRM.
Poxa vida, realmente um número impressionante. Parabéns ao Flávio e à "entidade" FMR. E meus agradecimentos, acima de tudo. Parte do que sou devo ao fórum, sem demagogia barata. Aprendi muito aqui. Comecei aqui, na verdade, e foi o que manteve alimentado o meu interesse neste hobby que virou profissão.
Abraços a todos!
Adriano
Parabéns ao FRM e a todos os envolvidos! Espaço muito importante para nós, amantes dessa arte que é a relojoaria.
Parabéns Flávio e Parabéns FRM!!! Queria ter descoberto mais cedo, não estava aqui quando grande parte das boas discussões se deu, mas elas estão quase todas aí, pra nossa sorte!! Costumo dizer pra amigos q eu ainda não consegui ler nada nas redes sociais modernas que ainda não tenha sido comentado ou discutido aqui, na maioria das vezes com muito mais profundidade.. Parabéns! Vida longa!!!
Parabéns Flavio! Eu tenho lido sempre e participado quando posso deste fórum por muitos anos já. No começo, anos atrás, era algo que fazia diariamente. Sem duvida, esse espaço refinou meu gosto natural por relógios e o conhecimento também. Espero que muitos anos passem e mais gente venha a gostar e conhecer mais desse universo
[emoji1319][emoji1319][emoji1319]
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Parabéns por tudo que fez e faz para nós, Flávio!
Sou das antigas também, embora não poste tanto.... acompanhei e aprendi muita coisa!! Virou uma de minhas paixões frequentar o FRM.
Para mim é um companheiro de todos os dias, há praticamente 20 anos, pois me inscrevi por aqui desde o amarelinho, e creio que beeemmm no início...
Gosto daqui... simples assim... :D :D :D :D :D ;) ;) ;) ;) ;)
Parabéns aos envolvidos.
Apesar de andar postando pouco, é leitura garantida no fim da noite/começo de madrugada.
Que venham mais 300k.
Enviado de meu SM-N9600 usando o Tapatalk
Parabéns aos moderadores e demais apoiadores pelo espaço.
Sou novo aqui mas já considero pacas, rs
Especialmente ao flávio, pelo conteúdo compartilhado e sustento do domínio, host, plataforma do forum...etc
E que venham muito mais posts!
Parabéns Patrão!
Certamente um grande feito. E que venham as 400.000! :)
Parabéns para todos nós!!
Enviado de meu SM-G900M usando o Tapatalk
Parabens aos idealizadores e a todos que fazem parte do FRM. Aprendi bastante coisa aqui tbm, embora poste pouco.
Parabéns ao FRM, seus idealizadores e principalmente aos criadores de conteúdo de qualidade.
Que venham as 400k mensagens, 500k, 1kk ... :-*
Se isso fosse um país sério você deveria ser condenado por aliciamento de maiores desprovidos de lucidez, alguns desprovidos de algo a mais...kkk
Brincadeira, obrigado pelo empenho em manter o nosso hobby vivo.
Abraço
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Parabéns!! Aprendi muito e ainda tenho muito a aprender!!
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Flavio, parabéns por este fórum, que tem sido para mim uma importante fonte de entretenimento e conhecimento. Espero sinceramente que continue este importante trabalho.
Agradeço também a todos os administradores e moderadores.
Forte abraço, Jefferson.
Parabéns ao Flávio e ao FRM!!!
Média de quantas mensagens por dia por esses tempos?
Alguém sabe?
Parabéns a todos! Grande marca!
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Citação de: Paulo Sergio online 26 Maio 2019 às 01:42:38
Média de quantas mensagens por dia por esses tempos?
Alguém sabe?
Acessando o fórum pelo computador, na página inicial, lá embaixo, tem um link para estatísticas, e aí você consegue obter essa informação e comparar com outros períodos.
Parabéns Flávio, tudo que é feito com amor, rende frutos positivos.
Show!! Parabéns.